O Mercedes-Benz B200 Turbo Sport é a configuração topo de linha do Classe B no Brasil, com preço sugerido na faixa de R$ 116 mil reais.


O veículo adota uma carroceria que é uma meio termo entre um hatch médio e uma mini-van, procurando conciliar as boas qualidades de ambas as configurações.


O motor aplicado ao carro é um quatro cilindros turbo 1.6 com 156 cavalos, associado a uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem.


O conjunto mecânico é o mesmo adotado no Classe A, modelo do qual o classe B herda também a plataforma NGCC (New Concept of Compact Cars).


Essa mesma plataforma dá origem ao crossover GLA, que será fabricado no Brasil, na planta que a empresa constrói na cidade de Iracemápoilis, no interior do Estado de São Paulo.


Em termos de itens de série, o Classe B Turbo Sport conta com direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 18 polegadas, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), freios com ABS (anti-travamento) e EBD (distribuidor de frenagem), controles de estabilidade e tração, auxiliar de partida em aclives, assistente de estacionamento, monitoramento de fadiga do motorista.


Além disso, este modelo conta também com suspensão rebaixada com amortecedores auto-ajustáveis, ponteira dupla de escape, difusor traseiro, freios com discos dianteiros perfurados e pinças na cor cinza, frisos cromados, apliques da cabine e pedaleiras em alumínio, ar-condicionado automático, iluminação interna em LED, bancos, volante e painéis das portas revestidos em couro, faróis bi-xenônio, LEDs diurnos e repetidores de seta nos retrovisores.


A grande ausência sentida no B200 Turbo Sport é o sistema de navegação, que, à exemplo do Classe A, não é item de série no modelo, a despeito da enorme tela multimídia no centro do painel.


No que respeita à suspensão, observa-se logo nos primeiros passeios com o Classe B que ela não está adequada ao piso brasileiro, já que, além de baixa, ela é muito macia, fazendo com que o B200 raspe a parte debaixo do compartimento do motor em lombadas, saídas de garagens ou mesmo em valas que dividem o acesso em vias.


Dessa forma, consideramos que a Mercedes-Benz poderia ter adotada a mesma solução que a Volkswagen aplicou ao Golf 7, igualmente importado da Alemanha, que consiste em elevar a suspensão em cerca de 1.5 cm, com um pequeno prejuízo para a estabilidade em altas velocidade, mas melhorando muito a praticidade do carro em uso urbano.


No que respeita ao comportamento dinâmico, o Mercedes-Benz B200 Turbo Sport, apesar do nome Sport, não tem comportamento esportivo, visto que a suspensão tem ajuste definido para conforto, enquanto a direção traz poucas informações do que de fato acontece na pista.


Dessa forma, o carro tem um visual esportivo e agressivo que não encontra reflexo no comportamento do carro. Entretanto, para quem busca conforto não há o que reclamar, já que o carro é além de espaçoso, confortável para até quatro passageiros. Um eventual quinto sentir-se-á incomodado.


Outro ponto de destaque no B200 Turbo Sport é o consumo, já que o motor com 25,5 kgfm de torque, disponíveis entre 1.250 e 4 mil rpm, equipado com injeção direta de combustível é bastante módico no consumo de combustível. Em cidade o computador de bordo informa sempre médias superiores a 12 Km/l em cidade, sendo que em estrada são normais médias acima de 16 Km/h.


No que respeita à performance, o B200 Turbo Sport acelera de 0 a 100 Km/h em 8,6 segundos para atingir uma velocidade máxima de 220 Km/h.



Conclusão


O Mercedes-Benz B200 Turbo Sport é um modelo que busca seduzir consumidores com conta corrente bem servida, e que precisam de espaço para a família, mas não querem pular para a categoria SUV.

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É um carro legal, bonito e bem acabado mas acho que se fosse para pegar uma Mercedes preferia uma Classe A ou Classe C.

    ResponderExcluir
  2. Carro extremamente confortável em rodovias, agora na cidade é muito ruim. Parece que vai desmontar

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma 2007,bonita e espaçosa, mas em uso urbano não traz conforto, pula muito e raspa fácil em várias condições de solo brasileiro, deveria ter ajustado aos padrões nacionais.

    ResponderExcluir
  4. 1. Tenho uma B200 2.0 2008.
    2. O marcador marca 20/25 Km/l
    3. O outro marcado marca 12,5 Km/l em 100 litros
    4. Onde está pode estar acontecendo?
    5. Obrigado pela ajuda, Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem