No comparativo com abril de 2013, que registrou licenciamento de 333,7 mil unidades, o recuo foi de 12,1%. No resultado do quadrimestre o setor também registra retração: foram 1,11 milhão de produtos comercializados neste período contra 1,16 milhão no ano passado, baixa de 5%.
O setor registrou queda também nas exportações de autoveículos nos quatro primeiros meses do ano. Foram 111,9 mil produtos enviados para fora do Brasil, retração de 31,9% na comparação com as 164,3 mil do mesmo período do ano passado. Na análise mensal o registro é de crescimento: as 36,7 mil unidades de abril de 2014 representam alta de 55,7% frente a março, quando o setor exportou 23,5 mil autoveículos – com relação as 52,8 mil de abril de 2013 a redução foi de 30,4%.
A produção no quadrimestre foi de 1,07 milhão de autoveículos, 12% menor do que as 1,21 milhão de 2013. Apenas em abril saíram das linhas de montagem 277,1 mil unidades, o que representa redução de 21,4% com relação as 352,4 mil do mesmo mês do ano passado e alta de 1,6% frente as 272,8 mil de março de 2014.
Fiat consolida liderança
Ao encerrar o mês de abril com 60.248 unidades emplacadas, a Fiat consolidou a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves no quadrimestre. De janeiro a abril, a Fiat superou a marca de 235 mil unidades emplacadas, liderando o mercado com 22,3% de participação. A empresa ampliou para mais de 48 mil unidades a diferença acumulada de vendas em relação ao segundo colocado.
Tabela - Ranking das 20 maiores marcas - Abril/2014
Ranking Abril
|
Marca
|
Vendas em Abril
|
Participação de mercado
|
1 | Fiat | 60.249 | 21,50% |
2 | Chevrolet | 50.046 | 17,90% |
3 | Volkswagen | 47.232 | 16,90% |
4 | Ford | 26.349 | 9,40% |
5 | Hyundai | 19.288 | 6,90% |
6 | Renault | 19.054 | 6,80% |
7 | Toyota | 16.556 | 5,90% |
8 | Honda | 11.239 | 4,00% |
9 | Nissan | 5.589 | 2,00% |
10 | Mitsubishi | 4.913 | 1,80% |
11 | Citroen | 4.599 | 1,60% |
12 | Peugeot | 3.792 | 1,40% |
13 | Kia | 2.300 | 0,80% |
14 | BMW | 1.226 | 0,40% |
15 | Mercedes | 1.085 | 0,40% |
16 | Audi | 897 | 0,30% |
17 | Chery | 776 | 0,30% |
18 | Land Rover | 747 | 0,30% |
19 | Jac | 723 | 0,30% |
20 | Suzuki | 469 | 0,20% |
Ranking - 40 carros mais vendidos - Abril / 2014
Ranking - Abril 2014
|
Modelo
|
Unidades vendidas - Abril
|
Vendas - acumulado 2014
|
Market Share - Abril
|
Market Share - Acumuado 2014
|
1 | Volkswagen Gol | 16.963 | 65.256 | 6,10% | 6,20% |
2 | Fiat Palio | 16.826 | 59.864 | 6,00% | 5,70% |
3 | Hyundai HB20 | 14.166 | 52.335 | 5,10% | 5,00% |
4 | Fiat Strada | 13.298 | 52.147 | 4,80% | 4,90% |
5 | Chevrolet Onix | 13.247 | 44.343 | 4,70% | 4,20% |
6 | Ford Fiesta | 12.042 | 49.542 | 4,30% | 4,70% |
7 | Fiat Uno | 11.286 | 45.600 | 4,00% | 4,30% |
8 | Fiat Siena | 8.940 | 37.400 | 3,20% | 3,50% |
9 | Renault Sandero | 8.746 | 30.224 | 3,10% | 2,90% |
10 | Chevrolet Prisma | 8.122 | 24.686 | 2,90% | 2,30% |
11 | Volkswagen Fox/CrossFox | 7.770 | 35.643 | 2,80% | 3,40% |
12 | Volkswagen Voyage | 5.976 | 23.650 | 2,10% | 2,20% |
13 | Honda Civic | 5.776 | 18.170 | 2,10% | 1,70% |
14 | Toyota Etios | 5.648 | 19.631 | 2,00% | 1,90% |
15 | Toyota Corolla | 5.566 | 14.388 | 2,00% | 1,40% |
16 | Volkswagen Saveiro | 5.422 | 20.373 | 1,90% | 1,90% |
17 | Volkswagen Up | 5.198 | 11.069 | 1,90% | 1,00% |
18 | Chevrolet S10 | 4.743 | 15.864 | 1,70% | 1,50% |
19 | Ford Ecosport | 4.734 | 17.441 | 1,70% | 1,70% |
20 | Chevrolet Celta | 4.252 | 16.979 | 1,50% | 1,60% |
21 | Renault Logan | 4.088 | 13.803 | 1,50% | 1,30% |
22 | Chevrolet Montana | 3.781 | 13.196 | 1,40% | 1,30% |
23 | Renault Duster | 3.632 | 14.420 | 1,30% | 1,40% |
24 | Chevrolet Cobalt | 3.572 | 13.602 | 1,30% | 1,30% |
25 | Toyota Hilux | 3.524 | 12.609 | 1,30% | 1,20% |
26 | Ford Focus | 3.354 | 10.726 | 1,20% | 1,00% |
27 | Chevrolet Spin | 3.254 | 11.229 | 1,20% | 1,10% |
28 | Chevrolet Cruze | 3.074 | 13.577 | 1,10% | 1,30% |
29 | Honda Fit | 2.922 | 11.694 | 1,00% | 1,10% |
30 | Chevrolet Classic | 2.677 | 13.130 | 1,00% | 1,20% |
31 | Ford Ranger | 2.342 | 7.451 | 0,80% | 0,70% |
32 | Citroen C3 | 2.332 | 10.658 | 0,80% | 1,00% |
33 | Honda City | 2.314 | 8.997 | 0,80% | 0,90% |
34 | Fiat Punto | 2.270 | 10.176 | 0,80% | 1,00% |
35 | Fiat Fiorino | 1.823 | 7.002 | 0,70% | 0,70% |
36 | Peugeot 208 | 1.815 | 8.378 | 0,60% | 0,80% |
37 | Mitsubishi L200 | 1.738 | 6.512 | 0,60% | 0,60% |
38 | Hyundai Tucson | 1.611 | 5.599 | 0,60% | 0,50% |
39 | Fiat Idea | 1.522 | 6.449 | 0,50% | 0,60% |
40 | Volkswagen Golf | 1.504 | 6.540 | 0,50% | 0,60% |
O brasileiro está acordando e vendo que não da mais pra continuar comprando carros com preços absurdos e dando mais lucro as montadoras.
ResponderExcluirJá as exportações também é uma vergonha sendo que o carro sai do Brasil e é vendido la fora por um preço mais barato...
concordo,, praticamente todo carro produzido aqui no Brasil tem um valor maior no nosso mercado q lá fora!!
ExcluirO uno na argentina (aqui do lado), é mais barato e vem mais completo com ar e motor 1.4.
ResponderExcluirO nosso, eles depenam mais do que a galinha que eu comi ontem....
UMA VERGONHA
A volatilidade do mercado de automóveis é conhecida de todos, principalmente em períodos sazonais. A dependência da Argentina para escoamento da produção brasileira chega a ser assustadora, visto que a Argentina também é um mercado frágil, assim como o nosso, vítima de um Governo ganancioso, corrupto e mal preparado. Outra coisa a se observar é a consolidação das três maiores fabricantes Fiat, GM e VW com quase 60% do mercado. A Ford (4° colocada) está bem mais próximo da Hyundai (5°) do que da VW (3°), ou seja, mesmo que o seu próximo lançamento, Ford Ka, fosse um sucesso estrondoso (o que eu não acredito) ainda assim não representaria ameaça alguma às três primeiras.
ResponderExcluirFalando dos modelos produzidos, sem considerar categoria: o Gol voltou a ser líder no mês de abril, mas a diferença para o segundo colocado Palio é modesta, o que não garante uma tendência. A surpresa (positiva) fica com a ascensão do HB20, que ocupou a 3° colocação em volume de emplacamentos, o que fez Strada e Onix despencarem. O VW up! que tanto gera polêmica aqui (e que particularmente acho um excelente carro frente aos demais de sua categoria) está subindo no volume de emplacamentos, porém, muito aquém do que a VW projetava.
Perfeito comentário, Cernoski!
ExcluirNosso mercado automotivo é tão frágil, que um espirro dos argentinos se tornam uma pneumonia no Brasil!
A volatilidade de nosso mercado tem muito a ver também com a estratosférica carga tributária cobrada ao consumidor final que já tem sua renda comprometida está inseguro quanto ao futuro, principalmente em ano eleitoral!
Números HB20 9715 HB20S 4451 .
ExcluirO pior de tudo é que apesar da baixa nas vendas os fabricantes não largam o osso. Baixar de preço, nem pensar.
ResponderExcluirBaixar preço para que? Se a lucratividade baixar é só ir chorar nos pés do governo.
ExcluirÉ verdade. Apesar da queda nas vendas nao só nao baixam como ainda aumentam o valor dos carros. Parece que nào percebem que o brasileiro tá sofrendo um aperto no bolso com a volta da inflação e além de cortar os supérfluos está deixando pra depois a compra do carro novo. É hora de segurar o dinheiro e tb nao pagar o preço absurdo dos carros brasileiros. E não digam as montadoras que é culpa dos tributos pq todo mundo já sabe que é a margem de lucros estratosferica do mercado
ResponderExcluirFaço coro aos milhares que desejam que estas transnacionais passem por extrema dificuldade, todas elas são contrárias aos interesses nacionais. Noticia melhor não poderia ter lido, que venha a crise.
ResponderExcluirContrária aos interesses nacionais se começam a construir fábricas no Brasil, gerar milhares de empregos e aumentar a concorrência? como seria isso? contrário aos interesses nacionais seriam as que só exportam pra cá. Agora, a queda é boa para que eles sejam forçados a baixar preços se SE o Governo não abrir as pernas de novo.
ExcluirO mercado em baixa e nenhuma foto da VW? interessante...
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