O mercado de automóveis brasileiro não vem apresentando números animadores em 2014, mas isso não impede que determinados modelos apresentem uma performance de vendas acima da média e sejam objeto até mesmo de filas de espera que podem se estender por até noventa dias.

Fiat Strada 2015

É o caso, por exemplo, da Fiat Strada, veículo mais vendido do Brasil em março de 2014, com 13.017 unidades. O utilitário, que chegou na linha 2014 com a inovação da terceira porta e um visual reformulado, tem espera nas concessionárias de até 90 dias.

Novo Fiat Fiorino 2015

Outro modelo da Fiat que não é encontrado para pronta entrega é o Fiorino, também com fila de cerca de 90 dias, e que foi totalmente reformulado na linha 2014, passando a derivar do novo Uno.

Chevrolet Tracker 2015

No âmbito da linha de automóveis da Chevrolet, três utilitários esportivos também demandam paciência do consumidor. É o caso da Captiva, com espera de quase sessenta dias, Trailblazer (espera de 40 dias) e Tracker, que exige 30 dias para ser entregue.

Carros completos são os mais demandados

Dentro do segmento de modelos de entrada, os consumidores brasileiros vêm preferindo cada vez mais versões completas em detrimento das básicas.

Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015

A Chevrolet, por exemplo, só oferece o Celta - seu carro de acesso - em configuração completa, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ABS, Airbag e sistema de som. Já 2015, o Celta custa R$ 32.490 reais.


O outro modelo de entrada da GM, o Classic, também é mais demandando na versão completa.

Volkswagen up!: espera chega a 20 dias nas versões topo

No caso da linha Volkswagen, os modelos 2015 de Voyage e Saveiro Cross, além de configurações topo de linha do compacto up! tem espera de até 20 dias, caso o consumidor não opte por levar um modelo que está em pronta entrega.



Outro aspecto que demanda espera são escolhas de cores. Além do preto e do prata, carros pintados de amarelo, branco e vermelho também estão bastante procurados.

45 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Realmente é inexplicável o sucesso da pickpinha da Fiat!
    Por mais "pau pra toda obra" que seja, é um carro com péssima ergonomia, tecnologicamente defasado e, pior, cara!
    Também não tem concorrentes que prestem......
    Já o caso da Captiva, será mesmo que tá com essa bola toda?
    Tem uma dirigibilidade horrível e gastão como nunca, vai entender......
    São as incongruências do mercado automotivo brasileiro, com suas bizarras peculiaridades!
    O celta já paga o preço pelo projeto antigo e começa a sentir os efeitos da chegada do up!, pois entre um celta 2015 e um up! 2015 ao mesmo preço, só um completo desinformado e desatualizado consumidor levaria o primeiro!
    O uno também começa a sentir o abismo tecnológico com o up!, e mostra curva descendente de vendas.
    Vamos ver nos próximos meses, com a chegada do moderníssimo new KA e também do new Sandero.
    À conferir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o brasileiro tem uma queda por carros emperiquitados.
      E a Strada, especialmente a Adventure, é campeã no quesito emperiquitamento. A Adventure parece uma árvore de natal ambulante...cheia de luzinhas para todos os lados...paralamas com parafusos falsos...lanternas bem chamativas...etc.
      Então o povo esquece que ela tem projeto de 1996, não foi aprovada pelo Latin NCAP, motor 1.6 é manco e beberrão perto do EA-0211 da Saveiro..
      Mas em breve teremos Saveiro Cabine Dupla...e aí acho que a diferença vai cair bem.,..

      Excluir
    2. "PARECE UMA ÁRVORE DE NATAL...."

      Rolando de rir até agora.......
      Muito boa, essa!!

      Excluir
    3. "Também não tem concorrentes que prestem..."
      Em outras palavras ele esta querendo dizer que a Pick-up da Fiat é a MELHOR DA CATEGORIA.
      Isso devagar ele vai deixando o fanatismo...
      Parabéns cao-rj pelo progresso.

      Excluir
    4. Saveiro mesmo copiando, vai continuar comendo poeira.
      Daqui a pouco vem o Felipe com toda a inveja de sempre falar bobagens.
      Contando os minutos pra ele aparecer.... kkk

      Excluir
    5. O fato é que a Saveiro é muito superior à Strada.
      A Saveiro anda mais e bebe menos.
      A Saveiro tem freios à disco nas quatro rodas, e a Strada é tambor na traseira.
      A Saveiro tem controle de estabilidade e tração, ausentes na Strada.
      O diferencial Locker da Saveiro tem operação automática, enquanto a Strada demanda comando manual.
      A Saveiro tem um interior com ótima ergonomia, enquanto a Strada não nega ser um projeto de 1996.
      Assim, o fato de a Strada vender mais, mesmo sendo um carro muito inferior, é natural em um país que vota em gente como Lula e Dilma. O povo não sabe nem votar, que dirá escolher carro. Daí escolhe a mais emperiquitada....

      Excluir
    6. Sim a Saveiro é bonitinha, típico carro de boy-de-periferia, enche a caçamba de som coloca um Funk no DVDzão e sai azarando as minas....
      Strada é para o trabalho, com suspensão apropriada que aguenta carga, mecânica barata, melhor revenda, baixa desvalorização, versátil.

      Excluir
    7. Como de costume, o Fiateiro Gomes aparece para falar bem da Fiat e comemorar a fila de espera para a Strada. O cara é uma piada mesmo. É semelhante ao que ocorreu na notícia do Palio Fire.

      Esses Fiateiros realmente fazem um desserviço para a sociedade.

      Excluir
    8. É que ele ainda tá na ressaca de ontem, coitado......
      Não fala coisa com coisa!
      A última foi que tecnologia é frescura e o que importa é o feixe-de-molas(??!!)........
      O bebum ontem foi brabo mesmo!

      Pobre Gomes!
      Kkkkk

      Excluir
    9. Resumindo o empresário quer pagar pouco. Não interessa conforto, segurança e tecnologia para seus funcionários. Por este motivo que compram os carros da Fiat.

      Excluir
    10. O esquema da Strada é que aguenta o tampo. É um carro de trabalho. Acredito que mais de 90% usa o carro com essa finalidade.

      Excluir
    11. Sergio Vilaça foi o mais coerente até agora...

      Excluir
    12. Não acho a Strada ruim.

      Mil vezes ela do que a "Monstrana", com espaço lateral ruim e ergonomia péssima.

      Mas até a Trekking, ok... A linha Adventure eu já não curto.

      Excluir
  2. No resto do mundo, quando um mercado vai mal baixam os preços e fazem promoções para promover as vendas, sendo que nestes mercados cobram-se precos justos. Já no Brasil, correm para as abas do chapéu do governo em busca de incentivos de toda ordem, diminuem a produção (demitindo trabalhadores ou dando férias forçadas) e aumentam os preços dos produtos que já não baixos e tão pouco justos. Tudo isso aliado a falta de informação de um enorme número de consumidores ávidos em gastar/comprometer seus orçamentos é o que explica essas filas. Brasil eternamente país do futuro.

    ResponderExcluir
  3. Nananinaná, Gomes:

    Vou traduzir, pra ver se vc entende:
    "NÃO HÁ CONCORRENTES QUE PRESTEM" quer dizer que, não existe nenhuma desse segmento que seja menos pior que essa tranqueira pirotécnica!
    A saveiro cross, com seu novo motor 1.6, vai "atropelar" essa coisa!
    Prá variar, falou "bobagi ", Gomes.....
    Deve ser o efeito do bebum de ontem....
    Pobre Gomes!!!!!!

    Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!
      NÃO HÁ CONCORRENTES À ALTURA.
      Entendemos.

      Excluir
    2. acredito q esse diferença de motor não é pra tanto pra chegar a "atropelar" a strada visto q a strada mesmo com motor 1.6 tem um otimo desempenho e a diferença de motorização mesmo com esse novo motor não é tanto pra isso visto q o novo 1.6 16 v da volks tem Potência 120 cv (A) 110 cv (G) a 5750 rpm e Torque 16,8 kgfm (A) 15,8 kgfm (G) a 4000 rpm e o e-torq 1.6 16v da fiat tem Potência 117 cv (A) 115 cv (G) a 5500 rpm e Torque 16,8 kgfm (A) 16,2 kgfm (G) a 4500 rpm então acredito q o desempenho sera bem parecido, e tbm visto q a strada verdadeira pra trabalho q se usa mais tanto no campo como em outro é a strada 1.8 adventure com Potência 132 cv (A) 130 cv (G) a 5250 rpm e Torque 18,9 kgfm (A) 18,4 kgfm (G) a 4500 rpm, q é muito boa por sinal , a saveiro eu particulamente acho um modelo bem interessante , bonito e agora com esse motor promete desempenho melhor do q a de antes mas ainda não tem como comparar a saveiro com a strada.....seria a msm coisa de querer falar q a montana é melhor q a saveiro não tem cabimento...!!!

      Excluir
    3. Luiz:
      Me referi a "atropelar " no sentido da evolução tecnológica da saveiro cross 2015, que vem com um moderníssimo motor 1.6 de alumínio, nova suspensão, freio a disco nas quatro rodas, dispensa do uso do tanquinho, etc.
      Não me referi ao desempenho em si, apesar que este novo motor é bem mais eficiente e econômico que o ultrapassado 1.8 da strada adventure.
      Abs

      Excluir
  4. Saveiro melhor que Strada? Tem maluco pra tudo! Se for para o fim que se destina, pau pra toda obra (afinal estamos falando de um utilitario) a Saveiro não aguenta o que a Strada tira de letra. Basta perguntar a qualquer pessoa que já usou os dois no campo. A suspensão da Saveiro não resiste a 10 meses na estrada de chão, em 3 meses ja bate tudo no painel, depois carroceria... Uma carroça a Saveiro. Já a Strada leva quase 3 anos para começar a apresentar barulhos na suspensão, mas com o painel sempre firme sem aquela bateçao da saveiro. Saveiro é gol com caçamba. E quanto à ergonomia, tanto no gol quanto na saveiro o volante é desalinhado do banco... horrível. E vem gente falando de ergonomia... só rindo.
    Na prática amigo, por experiência própria de ter rodada com os 2 veículos, a Saveiro não aguenta o trampo da Strada, fica na poeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora, quanto ao preço, acho absurdo sem falar que pra ficar legal só com uma penca de acessórios que elevam demasiadamente o preço. Absurdo também os preços de revisão, que são muito mais caros do que meu Renault Fluence. Até o seguro do Fluence é um pouco mais barato.

      Excluir
    2. Claro, concordo, como disse, acho TODAS umas tranqueiras (incluindo a saveiro antiga).
      Agora, a saveiro 2015, com seu moderno novo motor, mais tecnologia embarcada e com o lançamento da versão 3 portas, aí já acho que a strada, por mais "pau-pra-toda-obra" que seja, vai ficar bem mais defasada e antiquada

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. E outra:
      Acho ridículo essas versões cross que, com incremento de borrachões e penduricalhos, além de suspensão um pouco mais elevada, credenciam a fábrica a cobrar os olhos da cara e iludir o consumidor, que pensa que tem um produto "diferenciado"!
      A VW também poderia estender às versões mais simples, as melhorias tecnológicas da versão cross!

      Excluir
    5. Alô cao-rj, terra chamando....
      Tecnologia embarcada? Logo vê que nunca saiu da cidade grande mesmo!
      Nunca foi em uma fazenda, nunca rodou em estrada de terra!
      Quem compra esse tipo de veículo não quer saber de tecnologia(frescuras) não.
      Quer saber se aguenta o tranco, suporta carga. Quer olhar a suspensão e ver o feixe de molas.

      Excluir
    6. Lançamento de Saveiro 3 portas??
      Onde ficou sabendo dessa informação privilegiada ? È cãozinho, acho que você bebeu querosene estragado hoje.
      Até onde eu sei a VW irá lançar Saveiro cabine dupla, e só.

      Cara não está dando uma dentro hoje, hein!

      Soltando uma pérola atrás da outra.
      rsrrsrsrs

      Excluir
    7. Só se for prá vc......
      Independente de ser no campo ou na cidade, tecnologia é tão ou mais importante que "aguentar tranco"!
      Vc sabia que até colheitadeiras usadas no campo, apresentam altíssima tecnologia embarcada, item fundamental para uma melhor produtividade?
      Vc sabia que os abatedouros modernos, por exemplo, usam tecnologias de ponta, na criação, abate e processamento de aves, por exemplo?
      Vc sabia que abatedouros de suínos, por exemplo, usam tecnologia de ponta no abate, que ameniza o sofrimento do animal, torna sua carne mais fibrosa e saborosa?
      Vc sabia que em haras, a tecnologia está presente na alimentação dos animais?
      Tecnologias, em qualquer área, inclusive na automotiva, é a é a evolução normal de aprimoramento de processos e máquinas!
      Não "ligar" pra tecnologia e, pior, ignorá-la, é estar fora de compasso.
      Palavra de quem tem fazenda, na família a mais de 100 anos, e conhece o "campo" a mais de 50 anos!

      Vai, dormir, Gomes!
      Hj, definitivamente, você não deu uma dentro, de novo!

      irc.......irc......irc......

      Excluir
    8. Tem razão Gomes:
      onde se lê: 3 portas, leia-se: cabine dupla, claro
      irc........irc........irc..........
      Kkkkkkkk

      Excluir
    9. Sei exatamente da tecnologia de uma colheitadeira, meu pai tem fazenda, a tecnologia dessas maravilhosas máquinas são especificas, direcionadas ao trabalho na lavoura.

      Conheço os sistemas de controle de temperatura, dosagem de água e rações de suínos, bovinos das granjas e confinamentos..... mas o tópico é outro.

      Se sua família possui fazenda há mais de 100 anos, deve saber que um pecuarista, por exemplo, quando vai em uma concessionária, comprar uma pick-up para seu funcionário transportar ração, não quer saber se o carro tem central de multimídia, nem piloto automático, muito menos assistente de estacionamento.

      Então cada máquina deve atender as necessidades básicas. Simples.

      Excluir
    10. Você tem razão Gomes, é o mesmo caso das pickups...enquanto a Toyota e a Ford incrementam com mimos de luxo a Hilux e a nova Ranger (e devem ganhar uma barbaridade em cada unidade vendida), a GM coloca apenas o básico e realmente necessário nas suas versões da S-10 e lidera facilmente as vendas...[embora eu deva admitir que a S-10 - que não me agrada - não é a melhor pickup a venda no mercado brasileiro].

      Excluir
    11. Sim, também não me seduz, mas supre as necessidades de muitos consumidores.

      Excluir
  5. Por falar em fila de espera, dizem que o novo Corolla vai ter aumento em breve!

    ResponderExcluir
  6. Se esconde VW, o escritor, para não deixar por baixo o mico, em termo de venda UP, fez questão de frisar que algumas configurações tem espera de 20 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tente encomendar um up! nas versões high, red, white ou black e veja se consegue alguma unidade para pronta-entrega, ok?
      Você entrará numa fila de espera que, dependendo da versão, só receberá o carro em 30/40 dias
      !
      Depois poste aki é diga se conseguiu, ok?

      Excluir
  7. Sucesso de uma marca que pensa em carros adequados às condições brasileiras.

    ResponderExcluir
  8. Isso é verdade :
    Só a Fiat percebeu a ignorância automotiva do brasileiro, fez esse Pálio extended, colocou uns borrachões, pôs os preços lá em cima e o brasileiro comprou!
    Tecnologia? modernidade? segurança? Deixa isso prós europeus, porque pra nós o que interessa é "aguentar o tranco" e o "feixe-de-molas ", claro!

    Êita, povinho, viu!

    ResponderExcluir
  9. Antes da Fiat a VWB é quem atendia a 'ignorância automotiva' do povinho brasileiro’, como você frisou. Nos anos em que essa companhia tinha domínio quase absoluto do mercado nacional só dava Fusca, Brasilia, Variant, Gol (com motor de fusca)...só escapava o Passat. Não dá para negar que foi ela que mal acostumou e nivelou por baixo o gosto automobilístico brasileiro...que demorou anos para mudar e mesmo assim até recentemente continuava a arrastar a barriga na lama aceitando tudo que era tranqueira (Celta, Uno Mille, Kombi, e outros).

    ResponderExcluir
  10. Vc disse bem.....
    ANTES era isso mesmo, só tínhamos tranqueiras!
    HOJE temos up!, ecosport, fiesta, corolla, HB20, etc, etc
    Todos projetos modernos, aprovadissimos em testes de impacto, com motores modernos, tecnologia de ponta aplicada, econômicos, com baixos índices de reparabilidade e com índices mínimos de emissão de poluentes!
    ISSO é modernidade, isso é avanço tecnológico!
    Estamos em outra época, não há mais espaço para automóveis como a strada, que "aguenta tranco" e é "pau-pra-toda-obra ". O consumidor informado e consciente, não vai mais aceitar só isso!
    Já o consumidor sem cultura automotiva......

    ResponderExcluir
  11. Insucesso volkswagen = 'Ignorância automotiva'

    ResponderExcluir
  12. O único peso que a Saveiro aguenta mesmo é o peso das caixas de som na caçamba. E pra que suspensão? Quem compra já trata logo de rebaixá-la pra desfilar no postinho de gasolina.

    Essa fórmula da Fiat de vender carros velhos e ainda conseguir mais sucesso (fila de espera) que muito lançamento tecnológico 5 estrelas na casa do carvalho é surpreendente.

    ResponderExcluir
  13. Só tem um explicação, " a maioria quase sempre é burra".

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. CaO,

      Realmente, não há explicação para um carros desses vender, se não a total desinformação de uma boa parcela do consumidor brasileiro.

      Um carro "enjambrado" com índices de segurança abaixo do tolerável; desconfortável, o ar-condicionado gela a barriga do incauto, não tem espaço para as pernas no banco traseiro; o motor é manco e beberrão; a suspensão ainda é da década de 70 num carro com plataforma da década de 80 (a do Uno G1). E as pessoas ainda compram pagando caro!

      E termina pelo fato do porta-malas ser uma caçamba que entra pó e água e é sujeita a vandalismo e furtos. Se, o sujeito não tem um negócio ou laser que justifique ter um carro com caçamba, comprar um carro caro desses é ser no mínimo incoerente. Isto vale para todas as pick-ups em que não tenha uma utilização apropriada.

      É simples achar uma explicação para esta reação do Mercado, total desinformação.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem