O presidente da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne, tem um pedido a potenciais compradores de Fiat 500e - variação elétrica do modelo compacto: "Não o comprem!". Ele está cansado de perder dinheiro.
"Eu espero que vocês não o comprem, porque cada vez que eu vendo um, tenho prejuízo de 14.000 dólares", disse o executivo para uma platéia na Brookings Institution sobre a 500e .
O preço do Fiat 500 movido à gasolina, nos EUA, começa em US$ 17.300 dólares (R$ 38.000 reais), enquanto o Fiat 500e, elétrico, tem preço inicial de US$ 32.650 dólares (R$ 72.000 reais). O consumidor final paga menos, pois os governos federal e estaduais dos EUA pagam um parte do valor, mas mesmo assim os consumidores não estão dispostos a desembolsar um preço que cubra os custos da Fiat, e é por isso que ela perde dinheiro no 500e.
Até abril, a montadora vendeu 11.514 Fiat 500 nos EUA este ano, uma queda de cerca de 15% em relação ao mesmo período de 2012. A empresa não informa quantas vendas ocorreram do Fiat 500e.
O Fiat 500e só é oferecido nos EUA porque a legislação norte-americana de proteção ambiental obriga. Dessa forma, a Fiat quer vender apenas a quantidade necessária para atender às normas, mas nem um adicional.
O Estado da Califórnia, o mais rico dos EUA, e a agência de proteção ambiental federal dos EUA, estabelecem uma quota de carros elétricos que deverão ser vendidos pelas montadoras até 2025, mas Marchionne disse que preferiria o Departamento de Energia dos EUA simplesmente definisse as metas de redução de poluição, e que deixasse as montadoras alcançá-las em sua própria maneira .
Carros exclusivamente elétricos, como o Fiat 500e, tem sido rejeitados pelos consumidores por sua insuficiência de autonomia e preços elevado.
Fiat pede a consumidores que não comprem o Fiat 500 elétrico
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Bom conselho. Mas deveria recomendar para não comprar o Fiat 500 a gasolina também, já que o up! é mais seguro, melhor acabado, mais espaço, consome menos e ainda é R$ 15 mil mais barato.
ResponderExcluirIsto depende, veja esta matéria:
Excluirhttp://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/23/volkswagen-up-de-duas-portas-cai-no-preco-e-no-conceito-leia-avaliacao.htm
Sinistro!!!
PELADO BRASIL!!!
ExcluirAvaliação ridícula do Uol.
ExcluirSe for verificar os dados objetivos do teste, eles mostram o quanto o up! é superior aos demais. Nessa avaliação do UOL ele fez nada menos que 18 Km/l de média de gasolina. E eles ressaltam que é o mais seguro do mercado.
ExcluirQuanto ao acabamento interno, é óbvio que, por se tratar da versão de entrada, ele é mais simples. Normal, mas mesmo simples, o acabamento é primoroso.
Mas o UOL disse que o Nissan March por R$ 32.990 é 'completo" por 32.990. Só que eles se "esqueceram" de avisar que o up! 2 portas com os mesmos itens do March "completo" sai por R$ 30.960 reais, ou seja, mais de $ 2.000 reais a menos que o March. E a versão 4 portas completa do up! tb sai mais barata que o March de entrada, pois o up! 4 portas take com ar e direção sai a R$ 32.960.
Só que o up! foi aprovado com louvor no Latin NCAP, com 5 estrelas para adultos e 4 estrelas para crianças, enquanto o March levou bomba, sendo reprovado, com 2 estrelas para adultos e 1 estrela para crianças.
E o up! ainda tem mais espaço interno, maior porta-malas, anda mais e gasta menos.
Ou seja, a avaliação do UOL omite muitas informações e "recomenda" um carro inseguro.
Bom:
ExcluirO UOL acertou quando diz que o up! pelado é muito mais desconfortável que a versão de top, o que é óbvio, e errou feio quando o comparou com a versão topo de linha!
A versão pelada de entrada tem que ser comparada com seus concorrentes "pelados", ou seja, celta pelado, uno pelado, palio pelado, clio pelado, etc
E aí, não há comparação, o up! ganha de lavada, pois já vem com a mesma qualidade e segurança da versão topo de linha, além do ISOFIX, que nenhum de seus concorrentes tem!
Compare um Uno pelado, por exemplo, com um up! nas mesmas condições e deduza vc mesmo qual é o melhor!
E, outra, ele anda mais e é infinitamente mais econômico que qualquer de seus concorrentes!
Quanto a qualidade do painel, discordo totalmente, pois a qualidade dos materiais e da manufatura empregada são impecáveis, desde as versões mais simples às mais sofisticadas.
Quem não quer mais o ônibus ou quer trocar seu surrado usado e não tem muito dinheiro, mas procura um 0km e não faz questão de opcionais, tem no up! uma excelente opção!
Talvez a única verdade em tudo o que tu escreveu seja sobre o consumo, no restante nada é verdade.
ExcluirNossa, nunca li tanta bobagem nessa avaliação do UOL.
ExcluirPQP, os caras queriam o quê? É a versão de entrada, feita para ser SIMPLES e para quem quer sair do busão... O engraçado é que os concorrentes são tão simples quanto ele e, pior, INSEGUROS.
Quer luxo, compra carro de categoria superior!
Os concorrentes são muito piores que o up!.
ExcluirO acabamento do Uno é péssimo! E o Uno não vem sequer com limpador traseiro, não vem com desembaçador traseiro, e, pior: não vem tb com apoios de cabeça traseiros!
Enquanto o up! vem com todos os itens de segurança desde a versão básica.
Realmente, a matéria do Up! está com cara de encomenda da concorrência. Tudo foi muito criticado, até coisas que não existem. E o avaliador esperava que a versão de entrada, que custa abaixo dos 30mil, fosse sofisticada? Críticas vazias e totalmente parciais. Chegou a criticar o plástico duro do painel, deu vontade de parar de ler ali mesmo, pois ficou claro que era uma matéria tendenciosa, mas fui até o final por curiosidade.
ExcluirReclamaram até do tamanho do porta-malas, mesmo sendo um dos maiores de sua categoria.
Chegaram a mentir em determinado momento, quando disseram:
"Banco inteiriço do up! é tão ruim quanto o do Fiat Uno, sobretudo para pessoas mais altas: é difícil encontrar posição correta para costas e cabeças; além disso, você vai perder seu acerto sempre que liberar acesso ao banco de trás"
Tenho mais de 1,80m e não tive dificuldades nenhuma para encontrar posição correta para dirigir, pelo contrário. Inclusive, o Up! foi pensado levando em conta a boa estatura dos europeus, quem já foi na Alemanha sabe como eles atingem 1,85~1,90m com facilidade. A outra mentira deslavada foi a parte em que disse que "vai perder seu assento sempre que liberar acesso ao banco de trás", o que não é verdade, pois o assento do motorista possui memória mecânica para que o banco retorne à mesma posição anterior. Também é mentira quando dizem que a alavanca de rebatimento é difícil de ser manuseada.
A avaliação realmente foi patética. Outro detalhe foi dizer que o Up! 2 portas é "mal feito" em relação ao 4 portas, isso é bizarro e só demonstra o nível de ignorância do avaliador, que deveria ser mandado embora por justa causa. Porém, acredito mesmo que trata-se de matéria encomendada pela concorrência, pois o nível está baixo demais.
Fizeram uma crítica ferrenha ao ajuste manual dos retrovisores da versão de entrada do Up!, mas esqueceram que nenhum dos concorrentes tem esse item de série, na verdade, tem veículo de categoria superior, a exemplo do Onix, que sequer conta com isso na versão 1.0 mais cara(mais de 40mil), só aparecendo na 1.4 LTZ.
ExcluirÓtima matéria, disse "na real", o que o carrinho tem de bom e de ruim também, o que ele relatou sobre o interior é como eu sempre disse; é simplório(diferente de simples), impressionado com o consumo, muito bom mesmo!
ExcluirJá haviam falado por aqui, mas como foi dito por fanático não acreditei.
Outra, eles não compararam o carrinho com seus concorrentes, simplesmente ficaram com o carro por um tempo e o avaliaram, tiraram as duvidas e publicaram as impressões.
Só tem uma coisinha carlos, os estadunidenses não gosta de carroças, por isso o Up! não irá vender no EUA nunca!
ExcluirTinham que enfiar a VW no bolo. O que o Up tem com isso? Aqui ele não tem nada a ver com o 500, que dirá lá nos EUA onde ele nem existe.
ExcluirA avaliação foi sem critério mesmo, além de cometer gafes como as que citei, criticaram o fato do painel ser em plástico rígido, o que também ocorre em carros bem superiores, a exemplo do Civic. Uma péssima avaliação e perdeu toda a credibilidade com tantas gafes.
ExcluirE uma coisa que deve ser levada em conta em cada avaliação é em qual categoria o veículo se encontra, caso contrário, comete-se erros muito grosseiros. Não se pode avaliar um Corolla e usar como referência para críticas um Audi A7, pois corre-se o risco de falar asneiras, que foi o que aconteceu.
Além, é claro, dos inúmeros erros toscos da matéria, a exemplo de dizer que cada vez que o motorista rebate o banco a posição é perdida, o que não é verdade.
Foi tão sem noção, que beira o ridículo!
ExcluirAtente para essa declaração do repórter :
-" o interior é bem inferior ao WRB " ou
- " O carro perde totalmente suas qualidades, quando se tiram o ar e a direção elétrica "!!!!
OHHHHHH....é óbvio e hululante!!!
É como querer comparar um new fiesta 1.5s com sua versão topo de linha, New fiesta 1.6 powershift!
E é assim em toda a matéria.
Das duas, uma: ou faltou ao jornalista experiência e conhecimento do carro, ou foi má fé mesmo!!
Uma das grandes virtudes do carrinho, é, justamente, manter, em todas as versões, as mesmas qualidades construtivas e de manufatura impecáveis e seguindo, rigorosamente, o mesmo padrão do europeu, desde a take pelada à WRB completa! Digo isso, por já ter dirigido o europeu e afirmo que o acabamento e a manufatura são iguais!
E, outra, foi tão tendenciosa, que, em nenhum momento, foi comparada a qualidade geral do carrinho com seus concorrentes, o que, para se ter um juízo de valor, é um erro grave! Pareceu mais uma impressão pessoal do jornalista, que, em uma publicação automotiva com grande abrangência, é inaceitável, pois a imparcialidade no meio jornalístico deve ser a premissa de qualquer publicação!
Enfim, foi como eu disse antes: ou foi amadorismo ou má fé mesmo!
Esse tipo de imprensa presta um desserviço ao Mercado.
ExcluirOs incautos e leigos em geral quando leem um texto (teste) daquele nível acabam acreditando.
Lamentável existir imprensa especializada de um nível técnico e até ético tão baixo.
Falar que UP é melhor acabado e mais seguro que o 500 é forçar a barra demaaais!!! O 500 conseguiu 5 estrelas no crash test dos EUA. O up nao deve ser nem aprovado! E nao venderia nada lá! 500 é muito mais carro que Up em qualquer das suas versões.
ExcluirDesculpe, mas qual instituto americano trabalha com classificação em estrelas?
ExcluirSim, o 500 foi tããão bem no crash-test do IIHS lá nos EUA...
ExcluirConseguiu o conceito "poor" em vários quesitos...
Só olhar: http://www.iihs.org/iihs/ratings/vehicle/v/fiat/500
Porque fiateiro nunca admite isso?
Essa avaliação da UOL só gera descrédito.
ResponderExcluirPrimeiramente é que as mesmas máquinas que fazem os moldes do HIGH UP! também fazem os moldes do TAKE UP!, Não existe rebarbas, eu mesmo já conferi o carro e é honesto, apenas mais simples.
O UP! não foi feito para 4 pessoas, primeiro pelo motor 1.0, segundo sua vocação de carro urbano, honestamente quem compra um UP! com outros propósitos não deve ter muitos recursos, pois se tivesse iria de station wagon ou Sedam.
Eu sou um dos potenciais compradores da versão TAKE, prefiro o interior todo preto, ficou mais bonito, particularmente falando, do que 2 tons na versão MOVE UP!
Hoje mesmo vi no Jornal uma versão Take up! completa por 29,990 sendo 14,800 Reais de entrada e 24x 713 Reais com taxa de 0,79%. Eu quero barganhar o valor a vista, hora propícia num momento de escassez de crédito.
Esse poderá ser meu carro urbano, espero apenas o lançamento do New Ka para tomar a decisão.
E aquele seu High Up! vermelho e completo por 33mil reais(que seria pago em espécie)? Não saiu?! O que houve?!
ExcluirDeve ter sido "vendido"!!!!!
ExcluirTambém, por esse preço..... ;;;
Kkkkkkkkk
Ou não tinham "troco" pro "dinheiro vivo"..........
ExcluirKkkkkkkkk
Ou ainda: ele foi proibido de aparecer na loja para comprar seu highup! vermelho, por $ 33k em espécie, para não criar atritos e danos físicos entre seus vendedores, uma vez que, na presença do SOUZA, eles se engalfinham a tapa, para atendê-lo!
ExcluirKkkkkkkkkk
É verdade, Cao... Depois dessa ficou difícil levar à sério o SOUZA(Rasec), até hoje espero o scan da nota fiscal do veículo(High up! vermelho completo por 33mil).
ExcluirFelipe:
ExcluirÉ que ele está aguardando até o ano de 2985, quando, finalmente, ele conseguirá comprar seu tão desejado highup! vermelho, por 33k, pagos em espécie!!!!!!
Kkkkkkkkkk
Abs
jogada de marketing fajuta essa do sr. presidente... conta outra agora...
ResponderExcluirTbm acho!
ResponderExcluirE como o "desconto de funcionários " da GMB! É para por o carrinho na berlinda, nada mais!
Nem precisa pedir, ninguém compra Fiat lá mesmo.
ResponderExcluirAmericano tem várias opções, assistam esse video e sintam a cólera por morarem no Brasil:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=eAiVm8q14YQ
Corolla é carro de pessoa sem recursos nos EUA, o Carlinhos Troll é lavador de carros e tem um Corolla 0km, aqui no Brasil que querem empurrar a imagem de carro mediano, por Deus, como os Irmãos do Norte desfrutam daquela prosperidade.
Espero que a Dilma não ganhe este ano para termos pelo menos uma esperança de reação.
Aqui as montadoras fingem que perdem 1000 reais com alguma lei e já tão chorando! kkkkk
ResponderExcluirATENÇÃO :
ResponderExcluirMatéria recém publicada no NA!
Trata-se da resposta da Nissan, à cliente questionando quanto a segurança do march fabricado no Brasil.
Está lá, ninguém inventou, declaração assinada pela própria Nissan do Brasil! Vale a pena dar uma olhada, para que TODOS atestem a insegurança do carrinho, repito, ATESTADA PELA PRÓPRIA NISSAN!
O carrinho, segundo a fabricante, terá, NO MÁXIMO, 3 ou4 estrelas!
Aí está, os "reforços estruturais " do "novo" march!!!!
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