A Toyota do Brasil não vai deixar o Honda Civic Si reinar sozinho no segmento de sedãs médios esportivos, e já decidiu que irá importar uma versão esportiva do Corolla.
Trata-se de uma configuração baseada no Corolla S vendido nos EUA (cujas imagens ilustram este artigo), que conta com desenho menos sisudo e mais esportivo, já que na terra de Barack Obama, o Corolla atende ao segmento de entrada do mercado, diferente do que acontece no Brasil, onde posiciona-se nos níveis mais elevados.
A nova versão é conhecida atualmente pelo nome de Corolla Furia, mas essa designação não está confirmada, visto que pode sofrer alterações até sua efetiva disponibilidade comercial.
Como o Civic Si conta com um motor mais potente em relação aos modelos convencionais, espera-se que o Corolla "esportivo" apresente um diferencial de performance.
Fonte: Fernando Calmon - Alta Roda
Corolla Furia será importado para enfrentar Civic Si
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O Corolla americano é bem mais bonito, acho a dianteira no vendido no Brasil muito feia
ResponderExcluirAcho interessante que nem o Civic SI e muito menos o Corolla S são páreo para o Jetta TSI...então para quê a Honda e a Toyota vão importar esses posers? Só para serem humilhados pelo Jetta TSI em qualquer comparativo?
ResponderExcluirJetta não vende nada, a Toyota e Honda não devem estar nada preocupadas com o carro da VW.
ExcluirNão vende no Brasil pq o Brasil não é prioridade para a VW do México, mas sim os EUA. O que interessa são as vendas globais, onde, somando-se vendas do Jetta + Jetta Hatch (Golf), o Jetta vende mais que o dobro do Corolla.
ExcluirO Civic, coitado, não dá nem para o cheiro.
Queria saber onde o Civic SI não é páreo para o Jetta TSI.
ExcluirPelo que tenho verificado nos números do Civic 2.4 SI, traz números melhores que o Jetta.
Mesmo não embarcar GDI ou turbocompressor, o motor 2.4 i-VTEC mostra muita inteligência, mesmo que seu giro seja limitado agora a 6.920 rpm.
Colocar Jetta TSI contra o Civic 2.4 SI numa pista é pedir para o Honda esperar na chegada ....
Si 2.4 trás números melhores que o Jetta aonde? Perde nas retomadas e em velocidade final (219 km/h Civic Si e 241 km/h Jetta TSI), o 0-1000m de ambos é semelhante sem falar no 0-200 que o Civic faz em 28s e o Jetta também agora se colocar um GTI MK7 acaba a brincadeira.
ExcluirSem falar que o Jetta tem uma transmissão melhor, mais potência e mais torque e o GTI além de ter uma transmissão melhor, mais potência e mais torque é mais leve, resumindo, só compra o Si quem realmente curti o carro.
O fato que ninguém gosta desse VOYAGE bombado, esse corolla versão esportiva vai vender feito aguá.
ExcluirPaulo, só o número inicial de 0-100 km/h o Civic 2.4 SI sai na frente: 6,6 s contra 6,9 do Jetta TSI.
ExcluirRetomadas o Jetta fica ligeiramente melhor, mas nada que se gabe essa superioridade.
O velocidade final do SI é limitada, mas não acredito que ultrapassaria muito mais que seus 230 km/h.
Em termos de transmissão não podemos falar muita coisa, afinal, o DSG é um câmbio automatizado, enquanto no SI é um câmbio de trocas manuais. Concepções diferentes não há o que se discutir. É o mesmo que discutir laranja com tomate.
Olhar especificamente potência e torque em números absolutos não é uma regra ou lei absoluta.
O conjunto é o que deve ser analisado ao longo da evolução ds giros ....
Pelo que eu me lembro o Jetta TSI humilhou o antigo Honda Civic Si em Interlagos. Aliás, o Civic Si já tinha sido humilhado pelo Golf GTI 4,5 com motor de 193 cavalos.
ExcluirMas nunca é demais lembrar o que disse o maior e mais competente jornalista automotivo do Brasil, Bob Sharp, sobre a diferença entre o Golf GTI e o Civic Si:
Duvido que você mantenha essa opinião sobre o Golf depois de dirigir o GTI. Você (e muitos aqui) não têm idéia do que esse carro é. O Civic Si perto dele parece um microônibus.
Comentário feito no link abaixo:
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2014/01/golf-gti-no-uso.html?showComment=1390340778113#c2735141695594781090
Carlão.
ExcluirFanatismo anda lado-a-lado com o precipício da ignorância.
Esse comentário que postou é uma opinião pessoal tão pouco fundamentada.
Bob Sharp perder tempo em comentar um blog desses é no mínimo questionável pelas palavras que utilizou.
Quanto ao teste Civic SI x Jetta TSI, mesmo que seja pela 4 Patas, traz bastantes informações interessantes:
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/honda-civic-si-x-vw-jetta-tsi-630857.shtml
No caso do Golf GTI 4,5 x Civic SI:
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_230247.shtml
Uma leve busca pelos números das matérias verão dados interessantes.
Mas ressalto os seguintes:
- Civic SI x Jetta TSI: "Na prática, o Civic Si se dá melhor na pista. Se você tem intenções além do circuito trabalho-casa-escola, esse é o carro, como diria Losacco."
"... O Jetta é mais veloz e mais rápido do que o Civic. Só não consegue levar isso para a pista por conta do controle de tração (que não desliga) e pela suspensão mais macia ..."
- Civic SI x Golf GTI: "Trata-se de dois bons esportivos. Por sua concepção mais avançada, o Civic Si leva a melhor por ser mais equilibrado e dócil no dia a dia, sem ficar devendo em esportividade quando solicitado. Qualidades que compensam o investimento extra na hora da compra."
"Bob Sharp perder tempo em comentar um blog desses é no mínimo questionável pelas palavras que utilizou."
ExcluirO blog que o Bob Sharp comentou é do próprio Bob Sharp. Inclusive é um ótimo blog!
O dia que esse cara entender o que é um motor, avise-me para tirar o meu "kkkkk" do que ele comentar.
ExcluirFiguras como estes as pessoas sensatas simplesmente ignoram.
Até você postar esse site eu nunca havia visto. E olha que fuço pacas.
Sinal de que se fosse bom, conheceria e recomendaria com certeza.
Como não é para mim é mais um que mais fede do que cheira ....
Ah, entendi. O seu argumento contrário ao que disse o Bob Sharp é um ""kkkkk""...
ExcluirRealmente é um ótimo argumento e demonstra que vc entende bastante de motores...
Já que citou motores, vamos lá ao que você entende das diferenciações e superioridade dos motores da EA888 2.0 sobre o K20 da Honda ....
ExcluirPelo jeito, Carlão não entende muito de carro e nem dos produtos da VW que tanto defende ....
ExcluirEntão uma pergunta simples, como pode o SI com seu motor de 23 mkgf fazer de 0 a 100 em 6.1 segundos tendo menos torque que um Vectra 2.4 (mesmo que sejam 54 cavalos a menos)? tem muito carro com mais de 40 mkgf e mais de 200cv que não faz esse tempo... A velocidade máxima é limitada eletronicamente, como acontecia no antigo 2.0 que era de 215Km/h... Outra coisa, a Honda já tem o novo motor pra esse carro é o 2.0 i-vtec TURBO de mais de 280 cavalos, com uma possibilidade de utilização em conjunto com sua nova transmissão de dupla embreagem de 8 marchas, inclusive será utilizado esse motor no novo Civic Type R que começa a ser vendido no final do ano na Europa e quer ter o titulo de veiculo de tração dianteira mais rápido do mundo... Se lembrarmos que o antigo SI com seu 2.0 aspirado e cambio manual andava quase igual a um 2.0 turbo do Jetta TSI com sua super transmissão de dupla embreagem DSG, fica fácil de imaginar o que o 2.0 i-vtec TURBO de 280CV *(A Honda esta trabalhando para elevar até 300cv) com uma transmissão de dupla embreagem pode fazer com o Golf GTI... Não sou fã de marca, apenas admiro a engenhosidade de fazer um motor aspirado andar no mesmo nível ou pelo menos muito próximo de um turbo (Que oferece potencia máxima e torque máximo a baixíssimas rotações...) e com uma transmissão muito melhor do que a manual...
ExcluirGostaria de saber aonde que Civic SI, leiam bem "SI", vende mais do que Jetta TSI?? no Brasil tenho certeza que não. No mesmo patamar, quando digo patamar me refiro a valor (money, $$$), o Jetta Tsi vende muito mais do que o Corolla Altis. Estou dizendo isso, pq um zé aí em cima disse que Toyota e Honda não precisam se preocupar com VW.
ExcluirSe juntar Civic Si e Toyota "Furia", não da um Jetta TSI....hahaha que dó
ResponderExcluirVTEC é VTEC, guri!
ExcluirCivic 2.4 SI manda lembrança ao Jetta TSI em Interlagos ou qualquer pista de corrida ....
Charles, respeito sua opinião, porque gosto cada um tem o seu, você gosta do Civic, eu do Jetta, mas uma coisa é certa, com os dados mecânicos em mãos e eficiência energética na pista, realmente daria dó ver um Civic SI 2.4 encarando um o 2.0 TSI. Aceleração, torque, potência, entre outras coisas, tudo maior e melhor no motor da Volkswagen...
ExcluirSe esse 2.4 não surrar o Jetta em pista será uma vergonha, o 2.0 da versão anterior já era espancado pelo Jetta direto agora se esse 2.4 for espancado também será muita vergonha sem falar que de esportivo na mesma faixa de preço a VW tem o GTI MK7 carro que fez o mesmo tempo de um BMW 335i em Nurburgring.
ExcluirTá bom ou quer mais?
André, analisar números absolutos não é nem um pouco sensato.
ExcluirO Golf MK7 tem números similares ao 2.4 SI no 0-100 km/h: 6,6 s.
No Jetta TSI esse número tende a piorar.
O EA888 2.0 é um motor admirável, assim como o DSG-6. O casamento no conjunto mecânico é bem acertado tanto é que o Golf GTI bate muitos conjuntos mecânicos de potência superior.
Esse Honda K24 tem o destaque de ser um motor robusto, de boa relação de torque em baixa por ser um aspirado. Em termos de tecnologia fica muito a dever para o 2.0 TSI, por não levar GDI e nem turbocompressor.
Mas é um motor que merece respeito, uma vez que não estamos falando de um motor qualquer, mas de um Honda K-Series.
Em relação ao Jetta TSI nas pistas não são esses números os mandatórios.
O conjunto da obra fala por si.
Na antiga comparação Civic 2.0 SI x Jetta TSI, deu Civic SI porque o ESP do Jetta impossibilitava seu desligamento.
Logicamente que numa reta o Jetta ganhou no tiro 0-100: 6,9 s contra 7,8 s.
Mesmo a matéria foi enfática ao apontar a dirigibilidade do Civic e sua natureza de projeto para fazer curvas, o que não se verifica a mesma engenharia no Jetta.
Respeito seu ponto de vista em relação ao motor 2.0 TSI, mas entre um Jetta TSI, sedã médio de conforto, e um Civic SI 2.4 como esportivo de rua, possuem propostas bem diferentes e públicos distintos ....
Vcs conseguem entender que com um SI é mto mais prazeroso de dirigir doq um carro turbo automático? Quem gosta de dirigir curte muito mais o giro elevado dos aspirados da honda doq acelerar um carro turbo automático!
ExcluirTorque alto em baixa não é uma característica dos motores turbo?
ExcluirEis uma pergunta que não é tão trivial de responder.
ExcluirMas digamos que torque alto em baixa são características de motores com cursos longos (bore:estroke de relação menor que 0,90:1).
Não depende somente disso. O turbocompressor pode configurar num motor números de torque em baixa, como também em altas.
Tudo depende do projeto do motor ....
Sou mais o meu Del Rey 87 turbinado que herdei. O painel é mais bonito que o desse corolla e ele ainda dá coro em todos (gti, si e etc...), mesmo sendo reliquia. Num troco por nada molequê.
ResponderExcluirfumou o que hein?
Excluirkkkkkkkkk
Excluirhehehehe ....
ExcluirNo youtube tem um vídeo bem curioso e engraçado de uma Belina ralando uma S10 a 180 km/h naquela rodovia Cascavel-Foz do Iguaçu
www.youtube.com/watch?v=HdUnpOaemao
Seu por R$120 mil..... Se o Altis tá por R$92 mil, essa versão esportiva não sairá por menos de R$110 paus.
ResponderExcluirQue venha pelo menos com o teto solar...
ResponderExcluirJetta Tsi possui problemas na suspensão e barulhos internos igual de um golzinho, isso tudo em uma carro de quase 100 mil é uma palhaçada.
ResponderExcluirSó os tios da sukita vão comprar esse carro.
ResponderExcluirVejam o comparativo do Velho Civic Si contra o Jetta TSI na 4patas,Si superior ao Jetta na pista.
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