Não é segredo para ninguém que as marcas de carros considerados "premium" apresentam uma lucratividade maior que as montadoras de carros de massa. Dentro as marchas premium, a Porsche é a campeã, auferindo lucro médio de US$ 23 mil dólares (R$ 51.000 reais) por carro vendido.

Porsche 911 2015

Em termos relativos, a margem de lucro da Porsche é de 18%. Dentro da linha Porsche, o SUV Cayenne é o veículo mais lucrativo, deixando para a fabricante de Stuttgart expressivos US$ 25.000 dólares (R$ 55.500 reais) a cada unidade comercializada.

Porsche Cayenne 2015

Dentro do grupo Volkswagen, a Lamborghini seria ainda mais rentável, em termos relativos, que a Porsche, mas como ela é de propriedade da Audi, sua lucratividade não é explicitada, pois seus resultados ficam escamoteados nos balanços dos quatro anéis.

Lamborghini Huracan

Esta, por sua vez, apresenta rentabilidade média de US$ 5.200/veículo (R$ 11.544 reais), o que, se é menor em termos relativos, é um valor importante pois a Audi vende mais de 1.5 milhão de carros por ano, resultado em um montante considerável em termos absolutos (US$ 8 bilhões de dólares anualmente).

Audi RS& 2015

Como era de se esperar, os carros da marca núcleo Volkswagen são os menos lucrativos, com margem média de U$ 850 dólares líquidos (R$ 1.900 reais) a cada exemplar transacionado - 2,9% em termos relativos.

VW Golf GTI

A explicação para tal fenômeno é que desde a crise financeira mundial de 2008, os ricos foram pouco afetados, e, portanto, continuaram a compra seus carros de luxo.

Volkswagen up!

Enquanto isso, a classe média consumidora de carros mais baratos foi muito afetada, demandando, portanto, carros mais baratos, levando a uma intensa competição entre as marcas de massa, pressionando as margem de lucro.

Fonte: Business Week via Automotive Business

23 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O grande ganhador (de maior lucro), sócio da VWB e nosso também, é o Governo (Federal e Estadual). Quando compramos um carro 0km quase 50% são impostos e taxas, se pelo menos esta expressiva quantia fosse traduzida em boas escolas, saúde publica de qualidade e segurança pública. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil certamente esse número deve ser ainda menor, pois aqui temos custos mais elevados, infra-estrutura precária (que afeta ainda mais os custos das montadoras) e INCOMPETENTE governo que suga mais de 50% do que se paga em cada carro sem entregar NADA em troca para a população. As empresas que optam por operar no Brasil são heróicas, pois aqui se faz de tudo para dificultar a vida de quem quer trabalhar e empreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sabido que aqui as montadoras tem um lucro muito maior, aqui a margem passa de 10%, então esta de que a volks aqui ganha esta miséria não cola, todas ganham muito bem.

      Excluir
    2. Mesmo com 50% de imposto a conta não fecha. O custo Brasil certamente é alto, mas a lucratividade das montadoras é absurdamente maior que lá fora!

      Isso pode ser observado nos descontos que as concessionárias dão quanto um carro vai mudar de geração ou receber um facelift... os descontos chegam a passar dos 10% sobre o valor de tabela. Um carro de R$ 40.000,00 chega ter fácil R$ 4.000,00 de desconto, que é mais que o dobro desse valor de R$ 1850,00.

      Excluir
    3. É sabido que aqui as montadoras tem um lucro muito maior, aqui a margem passa de 10%, então esta de que a volks aqui ganha esta miséria não cola, todas ganham muito bem.

      Informação vinda diretamente da Agência Mãe Diná de notícias, já que não é possível saber qual o lucro das montadoras pois elas não são S/A e não tem balanços públicos.

      Então temos que agradecer aos serviços de vidência, com bola de cristal, ou quem sabe o jogo dos búzios?, proporcionados pelo colega!

      Excluir
    4. Cartel também não existe. Ninguém tá vendo nada!

      Excluir
    5. Como você é espertão Carlos, você com certeza sofre de algum transtorno, defender a VWB? Se fosse a Volkswagen tudo bem, mas a do Brasil? UAUHAUAHUHAUAHUA Eles ganham mais que o triplo desse valor.

      Excluir
  3. 1.850 reais nos outros países, pq no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil é menos ainda...

      Excluir
    2. Carlos, você só pode ser funcionário da VW para dizer um absurdo desse.

      Excluir
    3. Carlos como você sabe que é menos?? Agência Mãe Diná de notícias??? kkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Para termos uma ideia, a Chevrolet está dando desconto de R$ 4200 no Onix LTZ. A Toyota estava dando R$ 8 mil de desconto no antigo altis. O Palio Fire saiu milagrosamente de R$ 28mil para se tornar o carro mais barato da Fiat a R$ 24 mil. Isso pq elas ainda lucram bastante. Veja a Ford que em 5 meses aumentou o preço do New Fiesta em R$ 4 mil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não esqueçam que a Toyota tinha planos de lançar a versão pé-de-boi do Etios por preço mínimo de R$ 35 mil...depois da reação negativa da imprensa e de consumidores que participaram de clínicas fechadas de avaliação do carro, como que num passe de mágica, eles reajustaram o preço para R$ 29 mil....assim, do dia para a noite, na véspera do lançamento...

      Excluir
  5. Quem acha q o lucro das empresas e pequeno ou é retardado ou so burro mesmo! Deixa de ser imbecil, qual foi o lucro da montadora, quanto ela mandou p a matriz? Veja se consegue essa informação? NÃO! NÃO CONSEGUEpq não são obrigados a dar.

    ResponderExcluir
  6. "Informação vinda diretamente da Agência Mãe Diná de notícias, já que não é possível saber qual o lucro das montadoras pois elas não são S/A e não tem balanços públicos."

    "No Brasil é menos ainda..."

    Por isso q não dá p se considerar suas declarações!!! Se numa frase vc diz q NÃO É POSSÍVEL SABER QUAL O LUCRO, como é q na outra, logo abaixo, vc afirma, categoricamente, algo cuja certeza só se tem quando se conhecem esses valores?! PATÉTICO!!!

    Tenho certeza de q se a reportagem estivesse metendo o ferro em outras montadoras, vc "gritaria" aqui ser tudo verdade, os lucros são exorbitantes mesmo e mimimis...

    Seja imparcial e sensato!

    ResponderExcluir
  7. "A margem de lucro das montadoras de automóveis no Brasil chega a ser o triplo da praticada nos Estados Unidos. É o que revela um levantamento realizado pelo jornal O Globo, publicado na edição impressa desta quarta-feira, 29 de agosto.

    Segundo o diário, a margem de lucro brasileira gira em torno de 10%, enquanto nos EUA ela é de 2% e no resto mundo chega a 5%. Os números foram estudados pela consultoria IHS Automotive a pedido do jornal. A diferença de valor de um mesmo veículo vendido aqui e no exterior chega a ser de 106,03%. Como principal exemplo, a reportagem cita o Honda Fit EX 1.5, que no Brasil custa R$ 57.480 e na França sai pelo equivalente a R$ 27.898,99.

    Além da alta margem de lucro praticada pelas empresas, o preço abusivo praticado pelas montadoras brasileiras também é resultado dos altos custos de produção e de distribuição e dos impostos cobrados pelas autoridades locais. De acordo com levantamento feito pelo jornal, 32% do valor total do veículo é constituído apenas por impostos, enquanto 10% do preço é fruto da margem de lucro praticada pelas montadoras. OS 58% restantes vêm dos custos de produção e de distribuição, incluindo valores de matéria-prima, mão-de-obra, logística, publicidade, entre outros fatores."

    Fonte: Quatro Rodas 29/08/2012

    ResponderExcluir
  8. Não precisa ser mãe-diná não! Pesquise sobre "Lucro Brasil" que você verá uma serie de matérias que compara os valores dos carros fabricados e vendidos aqui e os fabricados e exportado para países vizinhos. A margem de lucro é absurda!

    Até gosto de alguns comentários do "carlos4carros", porém este ultimo mostra um nível de alienação descomunal.

    ResponderExcluir
  9. Esse Carlos é pago pelo blog ou é um dos administradores, é o tipo do cara que está lá para fazer intriga e gerar grande polêmica em um local onde todos expressam suas opiniões. Coitado..

    ResponderExcluir
  10. E porque não começam uma campanha contra esse lucros absurdos?
    era uma boa ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém é obrigado a comprar carro, e muito menos carro zero-quilômetro!

      Eles cobram mais caro no Brasil por que pagam mais caro no Brasil. É a lei da oferta/demanda.

      Infelizmente vivemos em um país de palhaços. Você é um palhaço, eu sou um palhaço.

      Se quiser mudar algo, não compre carro zero-km!

      Excluir
  11. É preciso desconsiderar a questão da conversão de moeda, que muita gente erroneamente faz. Americano ganha em dólar!! Portanto, quando um americano paga 14.000,00 por um Sonic, ele está pagando na prática 3 vezes menos que o brasileiro, que precisa desembolsar 49.000,00 pelo mesmo carro.

    ResponderExcluir
  12. Gentem.........
    Durou pouco a colher de chá do Rasec no blog!
    Em cinco minutos, as baixarias foram tantas que foi banido de novo!!
    Coitado......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem