As baixas vendas verificadas no mercado automotivo brasileiro em 2014 está se refletindo em demissões na cadeia produtiva do setor. As dispensas atingem tanto trabalhadores das montadoras quanto do setor de auto-peças.
A Volkswagen decidiu afastar, por cinco meses, 900 operários da fábrica de São Bernardo (SP) - unidade que perdeu a linha de produção de dois importantes veículos no ano passado: o Gol G4 e a Kombi.
Esses trabalhadores vão passar por cursos de qualificação profissional e terão parte do salário - R$ 1,3 mil - bancada por recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
As baixas, porém, não se resumem ao ABC paulista, já que em Gravataí (RS), onde está a GM, o saldo negativo entre admissões e demissões indica o fechamento de 472 vagas. Em Porto Real (RJ), onde estão instaladas a Peugeot e a Citroen, foram eliminadas 371 vagas.
Fonte: Valor Econômico
Vendas em baixa levam a demissões no setor automotivo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Agora que venham os descontos, pois as montadoras tem estoques para 48 dias segundo informações oficiais.
ResponderExcluirDesconto o quê? Estamos no Brasil, é mais fácil vir outro aumento.
ExcluirOuvi na rádio da minha cidade o gerente da css Peugeot falando das promoções, além de cortar de 6k em alguns modelos o preço é dividido em X vezes sem juros ou em 36 vezes com uma taxa baixa. Na VW já colocaram carros na frente com números convidativos desenhados no vidro.
ExcluirO problema que css tem cota de vendas, a montadora vai mandando modelos e o cara tem que se virar para vender, as vezes isso pode significar queimar o estoque a quase preço de custo para cumprir a cota.
E o que vai fazer o PT com sua política protecionista. Para a macro economia os são ruins demais. Como diz o Chaves: " Dá zero pra eles".
ResponderExcluirQuando começou os descontos no IPI para beneficiar montadoras previ que isto iria acontecer. O que o PT não esperava é que fosse bem no ano de eleição.
Pior é que o IPI ainda não aumentou. O aumento para o valor real de IPI está programado para julho ou julho (não me lembro).
ExcluirAgora o governo vai aumentar os impostos para importados e
ResponderExcluircontinuar com essa palhaçada de preços absurdos...
Acorda brasil
O governo daí baixa o IPI, entope o povo de mais dívidas e as ruas de carro e investimento em estradas é ZERO. É muito carro pra pouca estrada. Eu quero mais é que entre em crise mesmo. Daí vamos ter preços justos e parar com essa palhaçada de só carro e enquanto isso quem anda de bus se ferra em congestionamentos.
ResponderExcluirEsse é o Brasil. Quando dá lucro, as empresas embolsam. Quando dá prejuízo, querem que o Governo banque. Empresário no Brasil é tudo malandro. E a culpa é do PT.
ResponderExcluirAmigo, você foi certeiro: na hora do lucro é tudo 'venha a nós o vosso reino', quando dá prejuízo, querem que o governo retire impostos, facilite as demissões, etc...mas baixar a margem de lucro absurda que eles tem em seus negócios no Brasil, tem cem e uma coquinha....ferro neles!
ExcluirEstou pensando em trocar de carro, mas vou deixar pra fazer isso após a maravilhosa Copa do Mundo, anotem vão reduzir IPI dos carros e os dos eletros da chamada linha branca, sem contar que as montadoras estarão dando descontos generosos para esvaziar os pátios lotados de carros
ResponderExcluirA foto principal deveria ser da VW somente, pois quem está afastando os 900 funcionários é a mesma e não a Ford, sitezinho tendencioso.
ResponderExcluirPaul, aqui é o blog VW. A gente não vê muita imparcialidade, mas se diverte. De vez em quando saem umas pérolas! kkkkkkkkkkk
ExcluirColoca a foto do gollll!!!
ResponderExcluirUsam uma foto principal da Ford, sendo que a VW que está demitindo, cadê a imparcialidade ?
ResponderExcluirjá que excluiram meu comentario, vou replicar o que o amigo acima disse, esperando a resposta:
ResponderExcluirUsam uma foto principal da Ford, sendo que a VW que está demitindo, cadê a imparcialidade ?
Agora é só aguardar o Fusion Titanium ser vendido por 95k e esperar o meu semi-novo por 75k, hehehehehe. Pq comprar novo "jamais verão".
ResponderExcluirE os preços dos carros não param de subir!
ResponderExcluirQuerem mesmo é fazer pressão para que o governo reduza o IPI.
Buraco, aí vamos nós! Começamos a tropeçar agora e chegaremos no fundo, também conhecido como inferno, depois das eleições. Quem viver, sofrerá.
ResponderExcluirdificil entender pagar R$40mil em uma porcaria dessas? e ta dificil as vendas e ainda tem aumento de preco? aqui fazem agente de palhaco msm, nos eua e eur, lancam modelos novos tiram de linha o antigo e quando nao mantem o preco antigo, no maximo diminuem o preco, aqui eles mantem o antigo, lanca o novo bem mais caro, pq tem o mané que prefere pagar R$40mil em um 1.0 pé de boi, a compra um usado, acabo de compra um Sentra 2.0 flex, 2013 "completo" de verdade por R$39mil e nao me arrependo minha primeira viagem fez uma media de 14km/l, andando sempre entre 100 e 120 km/h, so ando com ar cond. ligado, e na cidade ta fazendo uma media 9km/l, meu antigo 1.0 fazia isso no max. Vou passar uns 2 anos com ele e pego um novo Sentra semi-novo. Carro 1.0 nunca mais!!!!
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