Há alguns dias atrás publicamos os dados de consumo e desempenho do novo Gol 1.6 16V obtidos pela revista Quatro Rodas, onde comparamos com os números do HB20, Palio, Onix 1.4 e Etios 1.5 (veja aqui). Agora, porém, vamos expandir a comparação com dados de consumo e desempenho de outros carros.

Hyundai HB20 1.6 Flex x VW Gol 1.6 16V Flex

Todos os números mostrados nos gráficos são da Revista Auto Esporte, o que permite a comparação direta do novo Gol 1.6 16V com Hyundai HB20 1.6 Premium, Renault Sandero 1.6 Flex, Renault Sandero 1.6 StepWay. Fiat Idea 1.6 E-Torque Adventure, VW Fox 1.6 Prime, VW CrossFox 1.6 VHT, Honda Fit Twist e Nissan March 1.6 Flex.

Hyundai HB20 1.6 Flex x VW Gol 1.6 16V Flex

Aceleração de 0 a 100 Km/h

Hyundai HB20 1.6 x VW Gol 1.6 x Ford Fiesta 1.6 16V Flex

O novo Gol 1.6 16V Rallye acelerou de 0 a 100 Km/h em 9,8 segundos, tendo sido o primeiro carro com motor 1.6 aspirado terminar a prova abaixo de 10 segundos. Com esse tempo o Gol deixa para trás todos os seus concorrentes (incluindo o Ford Fiesta 1.6 16V Sigma, com 130 cavalos declarados pela Ford), e, inclusive carros com motores maiores, como a Fiat Strada Adventure 1.8 E-TorQ.

É importante considerar, ainda, que o Gol 1.6 16V testado é a versão Rallye, que conta com suspensão elevada e pneus de uso misto, enquanto os números do HB20 são da versão Premium (com pneus de uso urbano e suspensão mais baixa).

Isso fica evidente com os dados comparação do Fox 1.6 Prime e do CrossFox 1.6, onde o modelo não paramentado para "cross" (Prime) foi em média 6,5% mais rápido. Caso essa mesma diferença seja mantida em um eventual Gol Highline 1.6 16V MSI, esta obteria uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 9,1 segundos.

Consumo

VW Gol 1.6 16V x Ford Fiesta 1.6 16V x Hyundai HB20 1.6 16V - consumo
O consumo de etanol do Novo Gol 1.6 16V também mostrou-se competitivo frente a Hyundai HB20 1.6, já que o modelo da VW foi mais econômico em cidade, com média de 7,8 Km/l, contra 6,5 Km/l do HB20.

Por outro lado, o consumo do Gol 1.6 16V, de 9,6 Km/l, foi praticamente idêntico ao número obtido pelo sul-coreano, com 9,7. Km/l.

Retomadas

VW Gol 1.6 16V x Ford Fiesta 1.6 16V x Hyundai HB20 1.6 16V

Os dados de retomadas de velocidade mostram uma maior agilidade do Gol 1.6 16V frente do Hyundai HB20 1.6, já que o modelo da VW retoma de 40 a 80 Km/h em 6,3 segundos, contra 6,9 segundos do HB20 1.6 Flex. O Gol também foi superior ao Ford Fiesta 1.6 Sigma.

Dinamômetro



A revista FullPower testou o novo Gol 1.6 16V em dinamômetro e obteve 125,5 cavalos de potência e torque de 17,1 Kgfm, mostrando, que o motor da VW apresenta maior potência que o divulgado oficialmente - o que, de certa forma, explica os [bons] resultados obtidos pelo Gol nos testes.

Conclusão


A Volkswagen informa que seu novo motor 1.6 16V tem 120 cavalos, enquanto a Hyundai aponta uma potência de 128 cavalos para o seu motor 1.6 16V. Na prática, porém, o Gol 1.6 16V se mostra mais rápido e mais econômico que o sul-coreano, evidenciando a superioridade da unidade motriz da VW.

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Está na hora de você permitir que a gente avalie os comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ia Tuan. Tenho um hb20 1.6 16v. Nao troco nem por um jetta.

      Excluir
    2. E isso ia Tuan. Tenho um hb20 1.6 16v. Nao troco nem por um jetta.

      Excluir
  2. O Gol Rallye realmente se tornou o melhor da categoria em desempenho, imagine esse motor na versão convencional, com suspensão mais baixa, menor peso e pneus normais! A diferença no desempenho para os demais só irá aumentar, além do consumo melhorar também.

    Poderiam ter comparado com o New Fiesta de 130cv, que fez na Auto Esporte 0-100 em 10,1s e retomou de 40-80km/h em 7s(0,7s mais lento que o Gol Rallye). A VW acertou nesse motor, o erro foi não ter colocado de uma vez só em toda a gama, talvez para não assustar os "dependentes de 8v".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o new fiesta tem um cãmbio longo que prioriza o conforto, ao contrário do que é normal dos volks com relações mais curtas que priorizam o desempenho mas tornam viagens mais cansativas.
      Mesmo com cãmbio longo o desempenho ainda foi bem próximo, o que deixa o fiesta muito interessante.

      Excluir
  3. Realmente parece que o novo motor. Até o antigo 1.6 da VW não faz feio frente ao "moderníssimo" 1.6 da Hyundai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O moderníssimo motor do New Fiesta de 130cv também andou atrás do Gol Rallye nos testes da Auto Esporte, com 0-100 em 10,1s e retomadas de 40 a 80 em 7s(0,1s mais lento que o HB20 1.6 e 0,7s mais lento que o Gol Rallye).

      Excluir
    2. Andou atrás mas com um cãmbio longo para priorizar o conforto, se este gol segue o que a volks costuma fazer nos seus carros o cãmbio deve ser bem curto.

      Excluir
  4. Perguntar não ofende: por que não faz-se teste de dinamômetro com os carros da rudái pra vermos se há diferença com a propaganda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq a "rudái" não deixa, pois sabe que a potencia de seus "motores" é inferior a potencia divulgada.

      Excluir
    2. A hyundai naõ tem como impedir que alguém faça a medição, e é curioso que esta fullpower só mede carros volks e todos tem potência inferior à divulgada, isso está ficando muito suspeito.

      Excluir
    3. a fullpower fez com o hb20 e ele deu 135cv ( 20cv ) a+ que o gol 16v

      Excluir
  5. Respostas
    1. Hater detected!
      Esse Tiago Landi aí não tem um VW, então é revoltado com a vida kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Tiago, certamente que sim, isso está bem claro para todos.

      Excluir
    3. Mesmo se fosse, o blog está demonstrando dados, e contra dados não há argumentos. Realmente o Gol, tirando ser uma lata bateu-morreu, está muito competitivo no quesito motor.

      Excluir
    4. O Gol com airbag tem o mesmo nível de segurança em crash-test que Palio, tanto na frente (10.01 pontos) quanto atrás (21.16)*.
      O Gol é pior que o Etios na frente (12.87 pontos), mas melhor que o Etios Atras (17.38).
      O Gol é muito melhor em segurança que Clio, Sandero, Peugeot 207,
      Mas, enfim, se vc quer segurança máxima, então vá de up!.



      Excluir
    5. CONCORDO COM OS DADOS MAS O MOTOR 1.6 DISPONIVEL PARA FOX E GOL NÃO É DE 16 VALVULAS COMO DIVULGADO NO BLOG. É DE 8 VALVULAS

      Excluir
    6. Isso mesmo. O 16v só é disponível para gol rally e saveiro Cross. O resto continua com o antigo 8v de pífios 101cv

      Excluir
    7. Isso mesmo. O 16v só é disponível para gol rally e saveiro Cross. O resto continua com o antigo 8v de pífios 101cv

      Excluir
  6. Bem que o Fox com a nova plataforma poderia vir com motor TSI, o melhor motor 1.0 do planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FOX MESMO SENDO UM ÓTIMO CARRO, O MELHOR NO SEU SEGMENTO. NÃO TEM ESTABILIDADE EM CURVAS SUFICIENTE, NEM AERODINÂMICA SUFICIENTE, OU SEJA, NÃO TEM CONSTRUÇÃO SUFICIENTE PRA SER MOVIDO POR UM TSI.

      Excluir
  7. Acho que semana passada já tivemos um comparativo do GOL, estou certo?
    Agora com HB20...
    Estão querendo mesmo vender GOL...
    Pelo que vejo, na próxima vão comparar o GOL com um avião e dizer que ele é melhor!!!
    .
    Lembro que no meu comentário eu disse e vou repetir o que disse:
    Gosto do GOL mais do que do FOX
    (teve até um que disse que o FOX era mais para a família e eu morri de rir porque para a familia
    requer porta-malas maior e o do GOL É MAIOR QUE O DO FOX, mas tudo bem!).
    Gosto do GOL, principalmente do Rally

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fox é mais familiar a partir do momento que o banco traseiro tem um teto mais alto e um grande espaço para as pernas, cabendo até pessoas bem altas sem problemas.

      O Fox atinge 353l de porta-malas se puxar um pouco mais para frente o banco.

      Com o banco na posição normal:
      http://3.bp.blogspot.com/-Dq4KHMIcI6g/UeKyNSa5L5I/AAAAAAAAK1M/OiiwrKGNyHs/s1600/banco+pra+tr%C3%A1s.jpg

      Com 353l de porta-malas, banco dianteiro regulado para o Bob Sharp, que é alto.
      http://4.bp.blogspot.com/-GslUVlW9mOc/UeKyZFPmijI/AAAAAAAAK1U/mtPl3n4Hi3s/s1600/banco+pra+frente.jpg

      O Fox é mais versátil.


      E qual o problema de comparar o Gol com o HB20? Ambos são concorrentes de segmento.

      Excluir
    2. O banco traseiro não tem o teto mais alto é o teto do carro que na parte detrás é mais alto.
      Bom, só que se puxar o banco para a frente, aí você destrói por completo a sua afirmação de que tem um aaaaaamplo espaço para as pernas, certo? então isso quer dizer que para ter um aaaaaaamplo espaço no porta-malas, no FOX, deve-se usar de um artificil, não é mesmo?
      AMBOS SÃO HATCHS E AMBOS PODEM SER USADOS PARA O TRABALHO OU PARA A FAMÍLIA, É SIMPLES!!!
      .
      EU DISSE QUE TEM ALGUM PROBLEMA EM COMPARAR???
      SÓ FIZ UMA OBSERVAÇÃO. DOEU? ENTÃO ME DESCULPE!!!!

      Excluir
  8. Não adianta ter somente um motor bom, tem que ter preço e ser bonito, o gol já enjoou, prefiro muito mais o HB20 ou o NewFiesta.
    Cade os dados do NewFiesta????
    Golzinho caiu do galho, ficou no terceiro e vai cair mais ainda. Tadinho da VW, vai ter que dar desconto de 20% ou vai encalhar tudo, kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. New Fiesta, Auto Esporte: 0-100 em 10,1s; retomada de 40 a 80 em 7s.

      Excluir
    2. Felipe, verdade, o fiesta tem cãmbio longo para priorizar conforto,a volks geralmente usa cãmbio muito curto nos seus carros.
      Além disso carro não é só desempenho, o gol é ruidoso, duro, tem interior pobre e com 20
      000km está batendo tudo, é um lixo de carro.

      Excluir
  9. O povo da coréia do sul até que é esforçado, mas precisam comer muito feijão com arroz ainda para chegar na Alemanha.
    Na realidade não vão chegar. A engenharia da VW está tão à frente das demais, que é impossível reduzir o GAP.
    E isso fica claro nesses testes ai...o Gol anda muito mais e bebe menos.
    A isso temos nome: COMPETÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os estudantes da COREIA DO SUL ficaram em segundo no ranking de solução de problemas matemáticos da OCDE, os alemães ficaram em 17° perderam até para Itália e França kkkk

      Excluir
    2. carros n sao feitos por estudantes e sim por profissionais ....

      Excluir
    3. Anthony Sales, então quem faz carros nasce sabendo? não precisa estudar?

      Excluir
  10. Há um erro na matéria, o Gol Rallye não possui pneus de uso misto, a única versão do Gol que utiliza pneu de uso misto é a versão track.

    ResponderExcluir
  11. O que eu acho engraçado esses caras falando de desempenho e criticando o GOL, meu parça o GOL é lider de mercado, vende mais que feijão e arroz rsrsrsrs, tem motores superiores (logico se a vw quiser colocar) realmente já era tempo da vw colocar esse motor com 16v, fato é que na minha casa temos um Palio atractive 13/14 e o gol g6 13/14 e mostra o quanto é superior o cambio, a direção direta e super macia em comparação com a direção hidraulica do palio, mais veloz. Agora vamos falar dos coreanos, a Hyundai não esta nem entre as 5 marcas que mais vendem no mundo, se vcs n sabem a volks a GM e a toyota sao os que mais vendem, e vcs stao comparando carros que sao padrao europeu como o hb20 e new fiesta e nem assim conseguem bater um carro que foi criado para vender no pais que é o Brasil, fala serio, o HB20 e o new fiesta fizeram feio, eles tem obrigaçao de serem carros superiores pois nao foram fabricados para o mercado de paises de 3º mundo como o brasil, so fizeram um arranjo para venderem aqui... e mesmo assim nao chegam ao nivel das marcas alemãs como VW, BMW, AUDI, MERCEDES.... Vamos ver as estatisticas que mostram o quanto a VW É SUPERIOR a essas marcas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma pequena correção .. .ERA líder de mercado, VENDIA mais que feijão com arroz.. esse mês perdeu pra strada e palio e quase perdeu pro Onix também

      Excluir
  12. esse 0 -100 km/h de 9,8s parece o dado do fabricante (VW divulga nº bem melhores do real), os outros testes reais de revistas (car place, car&drive) divulgam 10,8 s para a saveiro cross 1.6 16v.
    Isso acontece com o UP! com 13s divulgado pela VW e reais 14,6s na Car&drive.

    http://carplace.virgula.uol.com.br/teste-carplace-lider-strada-e-desafiada-pelas-novas-saveiro-16v-e-ranger-sport/

    ResponderExcluir
  13. Ta falando que o consumo do Hyundai HB20 1.6 no etanol é 9,7 e 6,5 na estrada e na cidade, respectivamente. Porém, em outra matéria nesse mesmo site, comparando o Novo Gol 1.6 16V com o mesmo Hyundai HB20, o consumo desse é de 11,4 e 7,4 na estrada e cidade. Qual dos dois está certo? Tô interessado em comprar esse carro, mas fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho pouco se comparmoa moteres mais antigos como o corsa lunga da fiat, 1.6 16v com comando duplo no cabeçote gerando 106cv em 96, torque na casa doa 16kgf, 0-100 em 11.5, isso na Marea agora no pálio que e mais leve faz menos bom o palioxdo brother equipado com esse mesmo motor levo um vectra GTX , enfim s volks melhor o finalmente tava na hora já, pq os antigos deus me livre tudo manco

    ResponderExcluir
  15. Se o gol é tão bom por que a VW não aumenta a garantia??? Estava eu dia desses numa concessionária Hyundai e comecei a conversar com o dono de uma Tucson 2009, perguntei pra ele quanto ia pagar pelo serviço e a resposta foi: Nada! Estou acionando a garantia! kkkk... o brasileiro precisa aprender a acreditar em fatos, não em palavras.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber pq a vw não oferece garantia no gol como é oferecido pela Hyundai de 5 anos para o hb20???

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber pq o gol não tem garantia de 5 anos????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem