A Ford do Brasil vai aplicar a reformulação estética pela qual passou o Focus europeu e o norte-americano no modelo brasileiro no ano que vem (2015), sendo oferecido como linha 2016.
Dessa forma, o Focus vendido no Brasil contará com a mesma frente do modelo europeu e americano - os quais se assemelham à dianteira do Fusion.
A traseira também será alterada, com novas lanternas de desenho mais delgado, e uma nova tampa traseira.
O interior, por sua vez, ficou mais sofisticado, com o uso de materiais de melhor qualidade.
Nos EUA e Europa o carro também será oferecido com uma série de tecnologias assistivas, como ACC (Piloto Automático Adaptativo), Park Assist 2.0 (auxílio ao estacionamento de segunda geração), alerta de mudança de faixa, entre outros itens.
Motor 1.0 Turbo
Além da alteração estética, a Ford estuda equipar o Focus brasileiro com uma versão turbinada do novo motor 1.0 3C que equipará o seu novo carro de entrada, o Novo Ford Ka.
Esse motor já é oferecido no mercado europeu e rende cerca de 125 cavalos.
Fonte: Folha de São Paulo
Focus reestilizado chega no ano que vem, como linha 2016
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Quem compra hoje um Focus, em 12 meses terá um carro totalmente desatualizado na sua garagem. Parece que até a linha de motores vai mudar.
ResponderExcluirEu me pergunto, o que leva alguém (foram 2.000 pessoas em abril) a comprar um Focus (modelo hoje fora de linha na Europa) fabricado na Argentina, em detrimento de ter Golf Confortline turbo fabricado na Alemanha, por 3 a 5k a mais.
Não consigo encontrar resposta para isso, falta de informação, fidelidade a marca Ford, preço, design (gosto não se discute, lamenta-se, como alguém aqui já escreveu)? Não tem explicação.
O que acontece é que o Golf Comfortline nem ainda chegou às lojas. Tem 1 ou 2 unidades em cada concessionária, e menos ainda da versão básica de 66k.
ExcluirEnquanto isso a Ford está abarrotada de Focus 1.6 Flex produzidos, pois eles estimavam uma demanda maior pelo carro, e foram pegos no contra pé tanto com o Golf e também o mercado em baixa.
Então a Ford tem muito carro para vender e está oferecendo a condições boas, baixa entrada e 24 ou 36 fixas sem juros.
Quando e se a VW inundar as concessionárias com versões básicas do Golf, a Ford vai ficar às moscas.
Hoje tem Focus de 60 mil e na VW vc não pega Golf por menos de 80 mil...Essa é a diferença.
Três explicações:
Excluir- O produto é bom
- O peço é competitivo
- Produzido no Mercosul (maior disponibilidade)
No Brasil a linha de motores não mudará, o texto é pura especulação infundada.
Talvez a explicação seja taxa zero e preço um pouco menor. O brasileiro compra carro no limite do seu orçamento, o que é totalmente errado. Para o brasileiro comprar um carro de 60k e 65k faz uma diferença monstruosa. Talvez entre também a questão do marketing. O focus está em vários comerciais de muitos canais de televisão e principalmente na globo. O cara compra o carro do comercial. Falta educação para o brasileiro.
ExcluirEstava terminando de digitar e passou o comercial do focus na espn kkkkkk
ExcluirDeve faltar educação no mundo ,vide vendas mundial.
ExcluirTenho um familiar que tem um Focus SE 2.0 Powershift, muito bom carro, depois de alguns problemas o carro "tomou jeito", hoje ele está muito contente com o carro.
ExcluirMas, quando estaciono meu TSI Highline DSG na garagem dele e o Focus ao lado, dá para ler o que ele está pensando... - "que mer..a eu fui fazer, porque não peguei um Golf". Too late, porque um carro deste nível não se substitui a qualquer momento.
Concordo com vocês que tem muito Focus no Mercado, mas procurando, garimpando mesmo, pode-se comprar um Golf 7 por preços digeríveis.
Quanto ao custo de manutenção, as peças do Focus são tão ou mais caras que o do Golf, tivemos acesso a NF dos reparos sofridos pelo Focus, foi salgado.
Continuo não encontrando explicação. Sds.
Engraçado ver fanáticos ficar indignados quando pessoas não tem o mesmo gosto que eles.... gente... os 2 carros são ótimos .... aí vai do gosto pessoal de cada um.
ExcluirEstranho que eles querem que todo mundo compre o mesmo modelo de automóvel que eles compraram..... patético!!!
Para os haters é assim: quando o VW é infinitamente superior ao Ford, então eles dizem "gente, os dois são ótimos".
ExcluirNegativo. O Focus não é ótimo. Comparado ao Golf o Focus não existe.
Não tem como comparar Golf com Focus.
O Golf é melhor que BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A.
Focus nem tem como comparar. O Focus é muito inferior em tudo. Não tem sequer 1 aspecto que se possa dizer que o Focus é superior ao Golf. Nada.
Então dizer que "os dois são ótimos" é saccanagem com o Golf.
O Golf não é para ser comparado com Focus. Queima o filme do Golf ser comparado com carros de segunda linha como Focus e Cruze.
Aí JAC, seu comentário reforça o que eu disse. Pra começar pelo motor, pesquisa no google aí qual é o motor do focus na europa e depois pesquisa no google o motor do focus do brasil. Estude as diferenças dos dois. Faça isso também com o golf.
ExcluirGomes,
Excluircom 75k cash para comprar um hatch médio, vc de sã consciência compraria um Focus "frente de tubarão" made pelo hermanos e não um Golf TSI em total sintonia com o que tem de mais moderno na Europa? Diz alguma coisa, friamente, sem fanatismo, sem ser "patético"?
Se Focus fosse ruim não teria sido o carro mais vendido do planeta.
ExcluirMeia dúzia de fanáticos estão certos e o resto do mundo errado.
Golf atual melhor que Focus, mas não é infinitamennnnnte não senhor!
Primeiro que o "nameplate" mais vendido do planeta é o Corolla e não o Focus.
ExcluirSó da Ford fala que o "nameplate" mais vendido é o Focus. O resto do mundo afirma que é o Corolla.
Segundo q o Focus soma Focus Hatch + Sedam. Se somar vendas de Golf hatch com Golf Sedan (jetta), a lavada do Golf é enorme, pois dá mais de 1.4 milhão de carros em 2013, contra menos de 1.1 milhão de Focus e Corolla.
E isso que o Golf é em média 15% mais caro que o Focus e Corolla.
Focus melhor equilíbrio entre conforto e esportividade. E o desempenho não decepciona no 2.0 injeção direta. A título de exemplo, veja os vídeos do topspeed de um e de outro. O golf parece que tem um vibrador dentro do carro. No focus o cara se impressionou com o conforto e ate o desempenho comparado ao golf. Sejamos realistas. São máquinas cada uma com defeitos e virtudes. O focus tem vantagens? Sim.
ExcluirResponda Gomes, vc compraria um Focus e não um Golf tendo 75k na mão?
ExcluirLuciano, então vc nunca dirigiu um Golf TSI, vibração da onde? Menos.
Excluirkkk bom era o golf geração 4 vendido até ano passado.
ExcluirDigo sim Eddie,
Excluireu compraria o Golf, sem hipocrisia e fanatismo.
Sou realista, tenho o Focus Ghia "completaço", couro, teto, chave presencial, automático... excelente carro em conforto prazer ao dirigir, ótimo desempenho e belíssimo com linhas harmônicas da um banho no Golfssauro... mas se fosse troca-lo hoje iria de Golf.
Unknown, agora eu fiquei curioso para saber essa do motor do Focus. Confere o que eu achei e adiciona o que estiver faltando.
ExcluirEu procurei e vi tem nos EUA e Europa o normal é o 2.0 com injeção direta, que é a versão top vendida aqui. E tem a versão TS (247 hp) e a RS que será lançada com 330 hp, além da versão 100% elétrico. Pelo que entendi a versão top do Brasil (2.0) é a versão padrão EUA e Europa.
Essa de colocar motor 1.0 com certeza é para aproveitar a legislação tributária e reduzir o preço pagando menos impostos. O imposto IPI (até junho 14) é 3% para 1.0, 7% para 1.0 a 2.0 flex e 8% para 1.0 a 2.0 gasolina.
Eddie, visitei a css pra ver o golf. Achei lindo por fora, bom acabamento e design pouco atraente por dentro. Não dirigi. Mas veja os 2 vídeos do canal topspeed no youtube e veja do que estou falando.
ExcluirIsso Gomes, obrigado pela sua seriedade.
ExcluirVc tem um bom carro, ainda atual e completo, não há necessidade de substituí-lo.
Eu queria apenas dizer, que, quem tem 75k na mão hoje, o Golf TSi é a melhor opção sem medo de errar. Só isso.
Os colegas aí de cima já comentaram que muitas das vendas do Focus são destinadas a orçamentos restritos. Abraço.
Vou ver o vídeo Luciano, obrigado. Sds
ExcluirValeu. Abraço.
ExcluirVentura, depois digo que falta educação no brasil e ficam me ironizando. Estude mais amigo.
ExcluirSim, concordo Eddie. A melhor opção é o Golf, sem dúvida!
ExcluirEu acho o seguinte, as vezes a pessoa gosta dos dois veículos e por alguma vantagem, que seja desconto, condições de pagamento até mesmo um bom atendimento do vendedor, vai e compra o Focus que é um bom carro também.
Outra coisa, as vezes vai pelo design, gosta mais do interior.
São infinitas as atrações que fazem o consumidor optar pela compra.
O que devemos é respeitar o gosto de cada um.
Se todos gostassem e optassem por casar com as belíssimas negras, o que seria das também belas ruivas??
Não alimente os Trolls
ExcluirNa verdade não são 12 meses, ele será apresentado no final de 2015, ou seja, o facelift será feito mais de dois anos após o lançamento do carro, isso é normal.
ExcluirGostaria de saber quando será feito o facelift do golf, um ano depois do lançamento? Dois? cinco?
Amigo... na verdade, na prática... (EM QUASE TODOS OS ESTADOS DO BRASIL)
ExcluirTem FOCUS sobrando.... até a pronta entrega se quiser...
O Golf, o modelo de entrada... é mosca branca nas lojas, a maioria só tem as versões TOP a pronta entrega, e quando tem a pronta entrega... tem lugar que chega a mais de 30 dias...
Na concessionária que visitei só tinha 2 Golf: um de 93 e outro de 83. Nem me atrevi a fazer o teste drive. Vou continuar com meu Fox de 100 pôneis. Lá para o final de 2015 pretendo escolher entre o Golf ou a nova versão do NOVO Focus que por sinal está muito bonito.
ExcluirVisualmente prefiro a geração atual, mas o motor 1.0 3C é uma joia da mecânica, talvez seja incompreendida por aqui...
ResponderExcluirO 1.0 Ecoboost turbinado conta com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas. A montadora ainda não oficializou mais informações técnicas, mas espera-se que o novo Focus entregue 124 cv de potência e 20,46 kgfm de torque, como o Fiesta dos Estados Unidos.
ExcluirNa minha opinião a frente do carro equivale ao rosto de uma mulher.; Mudou o rosto mudou muita coisa.
ExcluirO que mudou esteticamente nesse carro? Somente a grade e os faróis dianteiros! Isso sim é um facelift e não o que a volks fez com o jetta por exemplo. O focus atual vai ficar uns 2 anos no mercado ja que essa atualização só chega no fim de 2015 sendo este o tempo médio entre as atualizações de design entre todas as montadoras. E se a gama de motores e o conteúdo forem melhorados os consumidores agradecem.
ResponderExcluirFaz tempo que tento fazer um teste drive no Focus Titanium e não consigo. A CS nunca tem o modelo nem para teste. Queria matar a curiosidade para poder fazer um juízo a título de comparativo com o Golf. Dizem que a suspensão da Ford é muito bem acertada. Além disso, o motor 2.0 de 178 cv empurra igual o 1.4 TSI. Por ser mais barato e com mais algumas qualidades vende mais que o Golf, mas este último é mais carro.
ResponderExcluirFizeram essa mesma jogada no Fiesta, lançaram um modelo novo e em seguida outro com nova frente etccc, sacanagem com quem comprou o modelo que em pouco tempo ficou com o modelo defasado. Nesse ponto a Ford força a amizade!
ResponderExcluirÀqueles que disseram que a Ford demoraria a trazer o Focus re-estilizado e que o atual não será mico, podem refazer o discurso de vocês!
ResponderExcluirRefarei meu discurso SE o carro chegar em 2015. Falar até papagaio fala.
ExcluirA Ford sabe que o Golf sendo nacionalizado que este Focuszinho atual vai comer poeira. Aos apressados e desinformados, meus parabéns mais uma vez.
ResponderExcluircomentário mais malvado esse do Jhoneribas......penso que ele é um camarada muito mau educado....como pode chamar o carro da Ford de Focuszinho?? Já imaginou se passarem a chamar o Golf de Golfezinho, ou GolfeFeio ou GolfeEstranho? Camarada, cada um tem um gosto...eu mesmo não sou fã de nenhuma Marca, porém, acho o Focus mais bonito que Golf...e sinceramente fosse trocar meu carro agora optaria pelo o que vc mau educadamente chamou de Focuszinho, e não me considero apressado e tão pouco mau informado..
Excluircomentário mais malvado esse do Jhoneribas......penso que ele é um camarada muito mau educado....como pode chamar o carro da Ford de Focuszinho?? Já imaginou se passarem a chamar o Golf de Golfezinho, ou GolfeFeio ou GolfeEstranho? Camarada, cada um tem um gosto...eu mesmo não sou fã de nenhuma Marca, porém, acho o Focus mais bonito que Golf...e sinceramente fosse trocar meu carro agora optaria pelo o que vc mau educadamente chamou de Focuszinho, e não me considero apressado e tão pouco mau informado..
ExcluirDizer a verdade agora é falta de educação. rsrsrs.
ExcluirA Ford agradece. O mesmo aconteceu com quem comprou o I30 1.6. A falta do mínimo de consciência na compra dessas bombas móveis é que nos faz o país da maravilha para as montadoras.
O presente são os motores turbo e a Ford tem tecnologia de ponta, mas para que se os emergentes se acham os mais sortudos do mundo por poder comprar um Focus 1.6 com desempenho similar a 1.0 convencional. Meus parabéns mais uma vez!
Assistam ao vídeo:
http://www.youtube.com/results?search_query=desabafo+de+um+brasileiro
Sr. Jhoneribas, concordo qdo vc diz que quem comprou o I30 1.6 fez um péssimo negócio pois diminuíram a potência do motor e aumentaram o preço...aí concordo plenamente...Mais acho sim, falta de educação dizer que quem compra um Focus é um sujeito incauto e mau informado....Como disse anteriormente não sou incalto e tão pouco mau informado...e compraria sim, um Focus...e como sou um cara de muito bom senso eu acho que Golf é um ótimo carro também.....tem suas virtudes e seus defeitos como outro qualquer....mais não me considero desinformado por preferir comprar um Focus a um Golf...e mesmo preferindo o Focus eu não seria mau educado a ponto de chamar o Golf de Golfezinho ou Golfjurássico, ou coisa parecida pois sei da qualidade dos dois carros...como dizia meu professor de filosofia, gosto se discute sim, o que não se discute é o direito de se ter mau gosto.....espero que tenha entendido o que eu quis dizer.....
ExcluirEsse Focus 1.6 é muito lixo em termos de desempenho, a maioria dos carros 1.4 o acompanha.
ResponderExcluir0 a 100 em praticamente 13s, acabamento muito pobre, enfim, uma lástima.
VOCÊ TEM A CAPACIDADE DE COMPRAR UM CARRO MELHOR QUE O FOCUS, ACHO QUE NÃO QUEM DIRIGEM UM FOCUS JAMAIS FALARIA ESTA BESTEIRA QUE VOCÊ ESCREVEU EU TENHO UM FOCUS 1.6 16V 135CV QUERO VÊ UM CARRO COM MOTOR 1.4 SEM TURBO MIM PEGAR DEIXA DE FALAR BESTEIRA.
ExcluirCom o padrão de remuneração que tenho no Brasil, se proporcionalmente fosse nos EUA ou até no Paraguai teria um Camaro para os fins de semana e um IX 35 para o dia a dia.
ResponderExcluirDesafio a assistirem 30 segundo do vídeo cujo link segue abaixo.
http://www.youtube.com/results?search_query=desabafo+de+um+brasileiro
O negócio é virar cantor de Funk.
ESTE NOVO FOCUS ESTÁ LINDO, MAIS BONITO QUE O ATUAL, DEVE CHEGAR NO BRASIL NO FIM DE 2015 COM MODELO 2016 PRA NÃO DEFASAR A GERAÇÃO ATUAL.
ResponderExcluiresse focus renovado deveria ser lançado era agora como linha 2015 e não 2016!
ResponderExcluira ford já pisou na bola de lançar um produto desatualizado....então que corrija o mais rápido possível.
ResponderExcluiré por isso que a honda é líder com o civic porque não pensava duas vezes para lançar uma atualização no carro. lançou o civic com uma traseira feinha no final de 97 e antes de terminar o ano de 98 já lançou uma traseira melhor na linha 99 e já no início de 2000 lançou a linha 2001 totalmente nova.
ResponderExcluirComo sempre, a molecada fanboy discute sobre produtos diferentes, em um país em que não se sabe nada de "bons" automóveis e que não tem cacife para bancar esse tipo de veículo. Comprei em 1994 um Tipo 0k e que se tornou, depois, o sonho e o melhor carro do mundo para os brazucas. O segrêdo? Custava o mesmo que um Gol quase pelado. Só que ele tinha injeção eletrônica, ar, direção assistida, mais espaço, etc e tal. Então, comprar Civic ou Corolla, bons carros, mas sem a melhor tecnologia de segurança é ideal? Não sei. Mas o modismo brasileiro de quem compra carro para mostrar seu "poder econômico" prevalece. No caso do Golf, um bom carro, sem dúvida. Já apresentou unidade com problema no câmbio? Claro, e ruídos também. E o Focus? Problemas de alinhamento na carroceria, e tantos outros que aparecem em todo e qualquer veículo. Já tive um Audi que deu problema no câmbio e que teve de ser retirado e enviado para a Alemanha. E eu fiquei com um excelente Astra emprestado por um tempo, apesar de ter gasto um bom dinheiro na compra do mesmo. Coisa de Brasil.
ResponderExcluirEntão, prezados, há gosto para tudo e para todos. Não acreditam em mim? Procurem, por exemplo, no Reclame Aqui sobre marcas famosas e que servem de exemplo para comparações de muitos por aqui, e vejam que o buraco é mais embaixo. Abraços a todos.
Caro JR...pelo que vc expôs vc parece ser um cara de muito, mais muito bom senso...concordo plenamente com você....todo carro tem seus "pós" e seus "contra"....tem gente que adora o Golf, outros que adoram o Focus e cada um tem que comprar o que gosta...E como vc mesmo diz, o Golf, excelente carro, já deu problemas no câmbio e problemas com ruídos...Focus, por sua vez, problemas de alinhamento na carroceria, problemas d acabamentos, e por aí vai....não existe carro perfeito...por isso as pessoas devem comprar aquele que mais acha interessante, seja no quesito preço, seja no quesito acabamento, seja no quesito motor, designer, e por aí vai....parabéns pelo bom senso das suas colocações.....
ExcluirSó os puxas... de Volkswagen falam mal por tem alguem competindo com mercadoria melhores em quase tudo... o tal Golf vem da Alemanha, quero ver a hora de se nacionalizar como que vai ser o comentário... peso, potencia, economia, acabamento que é uma bosta... daí os invejosos vão ter que engolir....
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluirSabem me dizer se o novo esta com BORBOLETAS?
Fiz um test drive em 2014 num titanium e foi um banho de água fria as trocas de marchas. Demoradas e com trocas de marchas com giro alto, parecendo um opala antigo.
Será que veio com cambio novo tipo o fusion?
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.