O lançamento do seu novo carro compacto mudou o destino da VW para sempre e o valor da marca começou a crescer, com o Golf se afirmando como o carro dos recordes. Em poucos anos o Golf se tornou uma marca com dinâmica própria - tão ou mais conhecida que a própria VW, consubstanciando-se em um dos mais desejados carros de toda uma geração de jovens na Europa e nos EUA - fama esta que se expandiu sozinha, posteriormente, em um contexto global.
O Volkswagen Golf é um carro compacto produzido desde 1974, marcado por sete gerações, em vários tipos de configurações de carroceria e sob vários nomes - Volkswagen Rabbit nos EUA e Canadá, e Volkswagen Caribe no México (no caso da geração Mk1).
Historicamente, o Golf é o carro mais vendido da Volkswagen e o segundo carro mais vendido da história, com mais de 29 milhões de unidades produzidas até 2012.
A primeira geração do Golf foi lançada em 1974 - com uma plataforma de tração dianteira e motor dianteiro, que chegou ao mercado para substituir o Fusca da época, caracterizado por motor refrigerado a ar, e motor e tração traseiros.
Inicialmente o modelo mais produzido foi o de três portas hatchback. Outras variações era um 5 portas hatch, state-wagon (Variant, a partir de 1993), conversível (1979 a 2002, 2011–até agora), Golf sedã - conhecido como Jetta, Vento ou Bora - dependendo do mercado.
Existem versões do Golf para vários segmentos de mercado, desde versões básicas até hot hatches de alta performance.
O Volkswagen Golf venceu muitos prêmios ao longo de sua história. O modelo venceu o Carro Mundial do Ano em 2009 com a sexta geração e novamente em 2013 com a sétima (atual). Todas as gerações do Golf ficaram bem posicionadas nas disputas pelo prêmio de Carro Europeu do Ano, tendo vencido duas vezes, com o modelo de terceira geração em 1992, e com o Golf Mk7 em 2013. Além disso, o Volkswagen Golf fez parte da lista de dez melhores carros da revista Car and Driver múltiplas vezes.
A última geração foi eleita recentemente como o Carro do Ano no Japão, sendo a primeira vez na história que um modelo não japonês é agraciado com tal premiação.
A sétima e atual geração do Golf foi apresentada no Salão de Paris de 2012. Baseado na plataforma modular MQB, compartilhando componentes com a terceira geração do Audi A3, SEAT León e Škoda Octavia, ele ficou um pouco maior, porém cerca de 100 Kg mais leve.
O Golf é vendido mundialmente em várias configurações de propulsão: Golf TSI, incluindo o GTI, a gasolina; Golf TDI, incluindo o GTD, diesel; Golf TGI é movido a gás natural; e-Golf movido à eletricidade; e o Golf GTE, que é um híbrido plug-in. O uso da plataforma MQB permite a fabricação de modelos com gasolina, diesel, gás natural, eletricidade, e híbrido dentro do mesmo monobloco, dentro das fábricas da VW.
Em 2012 o Golf foi o 5º carro mais vendido do planeta, tendo caído para a 8ª colocação em 2013 durante o processo de lançamento global da nova geração.
O post ficou muito bom! Mas faltou uma foto do MKIII, não acham?
ResponderExcluirSim, achei. Acabei de colocar uma do MK3....! Valeu!
ExcluirEsse Golf 7 é lindo demais...
ResponderExcluirParabéns Golf! Melhor e mais vendido hatch médio do planeta!
ResponderExcluirEsse GTI Mk5 está lindo como eu nunca viu igual. Eu não gostava desse Mk5, mas agora passei a gostar depois de ver essas fotos...o R32...então, está destruidor! maravilhoso...
ResponderExcluirBelíssima matéria. Essas fotos sequenciais, torna fácil absorção das informações.
ResponderExcluirMuito bom! parabéns.
Parabéns, e só.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.