A Hyundai CAOA do Brasil colheu resultados ruins de vendas com a primeira configuração do Novo Hyundai i30 lançado em 2013 com o mesmo motor 1.6 Flex de 128 cavalos do HB20 associado com o cambio automático de seis marchas, e, para tentar reverter, substituiu o motor do carro por um 1.8 a gasolina com potência divulgada de 150 cavalos.

Novo Hyundai i30 2014 1.8

A Hyundai diz nas propagadas que o i30 1.8 tem "desempenho melhor que o 2.0 e consumo de 1.6", mas os resultados dos testes da Revista Quatro Rodas - edição de março de 2014 - apontam uma realidade diferente. O novo motor deu um fôlego ao i30, que melhorou a prova de aceleração de 0 a 100 Km/h de 13,5 segundos (1.6) para 12 segundos agora.

Novo Hyundai i30 2014 1.8

Ou seja, é um número melhor, mas muito distante dos principais competidores do mercado, como o VW Golf TSI, que faz a mesma prova em 8,6 segundos, ou mesmo do Ford Focus 2.0, que termina o teste em 9.4 segundos. Até mesmo o Chevrolet Cruze 1.8 AT é mais rápido que o novo i30 1.8, ao chegar aos 100 Km/h em 11,6 segundos.

Novo Hyundai i30 2014 1.8 - interior

O gráfico abaixo coloca em perspectiva os números de aceleração de 0 a 100 Km/h e de retomada de velocidade de 80 a 120 Km/h do Hyundai i30 1.8 frente ao Golf 1.4 TSI, Focus 2.0 AT e Cruze 1.8 AT.

Novo Hyundai i30 2014 1.8

Como se pode observar, o sul coreano, mesmo com o motor mais forte, ainda fica na lanterna em termos de desempenho, algo que não é compensando por um consumo melhor, como mostrado no gráfico abaixo.

Novo Hyundai i30 2014 1.8

Nos testes da Revista Quatro Rodas, o Hyundai i30 ficou à frente apenas do Cruze 1.8 AT, perdendo em consumo de cidade para Golf e Focus, com 9.8 Km/l de gasolina. Em estrada, seu consumo de 14,7 o posicionou à frente do Golf TSI DSG, atrás do Golf TSI MT e do Focus 2.0 PowerShift.

Preço

O Hyundai i30 1.9 2014 tem preço sugerido de R$ 71.900 reais na versão básica, e de R$ 87.000 na completa, que traz a mais teto-solar, controle de estabilidade e de tração, faróis de xenônio, airbags laterais, de cortina e joelho, ar-condicionado digital, freio de estacionamento com acionamento elétrico e sistema de acesso sem chave (keyless).

O problema é que por entre R$ 5.000 (Golf TSI DSG Elegante) e R$ 12.000 (Focus 2.0 SE Plus PowerShift) reais a menos que o pedido pela versão completa, tem-se modelos da concorrência igualmente equipados, com mais desempenho e menor consumo.

Conclusão

Novo Hyundai i30 2014 1.8

A substituição do motor 1.6 pelo 1.8 no Hyundai i30 melhorou o desempenho do modelo, mas ainda está longe de ser suficiente para deixá-lo em condições de igualdade em termos de desempenho e consumo com seus principais rivais de mercado.

60 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Já era mesmo de se esperar que o desempenho ficaria aquém do que diz a propaganda. A Hyundai faz jus à fama de mentirosa, pois mentiu na potência do 1.6. Esse i30 poderia ter sua reputação salva com propaganda honesta e, sobretudo, preços mais baixos. R$ 60.000 versão de entrada e no máximo R$ 70.000 na completa.

    ResponderExcluir
  2. O que acho imperdoável nesse carro é o cinto de segurança subabdominal do quinto ocupante, e ainda solto em cima do banco. O que custaria colocar um cinto de três pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho.. Mas se nem o Sonata tem o cinto de 3 pontos para quem vai no meio não é novidade o i30 também não ter. Pelo jeito as montadoras só passaram a colocar cinto de 3 pontos para quem vai no meio quando for obrigatório.

      Excluir
  3. Na acelaração o i30 perdeu feio, mas no consumo tá embolado com Golf e Focus. O Cruze é um sedento.

    Os Hyundai/ Kia são bons carros, mas quando comparados com um Golf, aí fica difícil, sem comentários.

    Quem gosta da marca e pensa em ter o "novo" i30, um conselho, não vá fazer o bestdrive do Golf TSI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo, os consumos equivalem-se em rodovia, pois na cidade o TSI é bastante mais economico que a concorrencia.

      Excluir
    2. Aí é que está a grande questão. O carro que chega depois no mercado, com a concorrência já conhecida tem a obrigação de chegar brigando pelo topo! É olhar os demais e fazer melhor. Quando achávamos que nenhum hatch médio poderia ser mais lerdo que o obeso Cruze, eis que surge o novíssimo i30 1.8 para nos surpreender! Não é rápido, não é fréquis, não é turbo, é só uma m... mesmo.

      Excluir
  4. O CONSUMO DO CRUZE EM RELAÇÃO AOS OUTROS BEBE MUITO, O MEU NEW FIESTA 1.6 16V 130CV ANDA MAIS QUE ESTE I 30 , A HYUNDAI CAOA SÓ QUEIMANDO OS CARROS E DANDO PREJUÍZO AOS CONSUMIDORES, PRIMEIRO TINHA UM I30 2.0 POR 62.000,00, LANÇA O MODELO NOVO 2013 COM MOTOR 1.6 FLEX DO HB20 POR APENAS 85.000,00 E TEVE GENTE QUE COMPROU, MESES DEPOIS BAIXOU O PREÇO DE 85.000,00 PARA 62.000,00 ASSIM MESMO NÃO VENDIA, AI RESOLVEU TIRAR DE LINHA E LANÇAR UM 1.8 DE 150CV POR 73.000,00 E AINDA PATINA NAS VENDAS ,QUE NA PROPAGANDA DIZ QUE É MAIS POTENTE QUE 2.0, SENDO QUE O FOCUS 2.0 TEM 178CV , E PRA AJUDAR AOS CONSUMIDORES DE HYUNDAI , ELA ACABA DE TIRAR DE LINHA NO BRASIL O VELOSTER QUE NÃO É VELOZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais potente que o 2.0??? qual, só se for o antigo 2.0 da VW

      Excluir
    2. Amigo... me ajuda ai! Quando eles falam que é mais potente que o 2.0, estão falando do 2.0 que era usado no i30 anterior que tinha 145cv. Todo mundo entendeu isso.

      Excluir
  5. Se eu fosse comprar um hatch médio hoje, compraria golf ou focus, pois ainda são os melhores, quem quer uma pegada mais esportiva golf, mais conforto e dirigibilidade focus, esses sim são hatch médios de verdade no brasil e no mundo, e quando fala em mundo o fucos é líder em vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o colega. Fiz essa mesma análise e fui de GOLF. Peguei um 1.4 DSG com xenon (pacote exclusive) e teto solar. Fiquei bem tentado com o Focus Titanium também. Além de ser mais barato que o GOLF, é um belo carro! Mas no critério de desempate o GOLF, em minha avaliação, levou uns pontos extras por andar mais, consumir menos, aletas no volante para trocas de marchas, sistema start-stop e freio de mão eletrônico.

      Excluir
    2. Pagou mais de 100 mil pelo carro que nao vale nem 70 e ainda acha que esta abafando.Acorda Zé. O golf é bom isto nao nego. O cambio Dsg faz barulho todo mundo sabe. Os opcionais sao um roubo e o preco do seguro nas alturas.

      Excluir
    3. Pagou mais de 100 mil pelo carro que nao vale nem 70 e ainda acha que esta abafando.Acorda Zé. O golf é bom isto nao nego. O cambio Dsg faz barulho todo mundo sabe. Os opcionais sao um roubo e o preco do seguro nas alturas.

      Excluir
    4. Galera fala do Focus e do golf, pois bem.. são carros mtos bons e são mais econômicos que este carro pelo fato de ter um cambio automatizado e não um automático, por isso o i30 gasta mais, porém, procurem se informar da incomodação que os donos destes carros automatizados estão tento, tenho um new fiesta tianium e já vai para a segunda troca de cambio, quero trocar de carro, olhei o Golf e pah... monte de gente reclamando também do cambio, então prefiro pegar um i30 automático de verdade e não ter dor de cabeça, mesmo sabendo q vou perder um pouco com desempenho e consumo... procurem se informarem :)

      Excluir
    5. Se você quer se incomodar, pode ir de Golf DSG e Focus Powershit.

      i30 só vale a pena se for a versão 2015 completa semi novo. Esse estará a frente dos demais, menos em desempenho, que não chega a incomodar.

      Excluir
    6. o problema é que esta dando pau no cambio do golf e do focus, por isso estou optando em pegar o i30
      o que voces acham?

      Excluir
    7. Acho uma ótima opção e outra que achoo i30 mais bonito a volks só tem nome e a ford ainda peca com cambio

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Logo logo a CAOA para de trazer ele para o Brasil também (igual ao Sonata e o Veloster) tendo em vista que as vendas são um fracasso.. Se continuar assim, a Hyundai será extinta do Brasil!! Não duvido nada que daqui a 1 ano terá Veloster por 40K e Sonata por 45K heuheueheuh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonata por 45 mil? Na garantia? Se o seguro não ficar muito caro, terei o meu hauhauhauhauah

      Excluir
    2. Não duvido muito não hehehehe.. Sonata já achei por 65k aqui, daqui a mais 1 ano não duvido que tenha por 45K ainda mais que o carro agora saiu de linha.

      Excluir
  8. Eles tem o 1.6T de 201cv e 26,8kgfm no Veloster R-Type... poe logo no i30 também e pronto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia por esse motor na versão top e manter o 1.8 na de entrada, com preços entre 60 e 75 mil (top) no máximo, venderia muito, pois o carro é mais bonito que a concorrência (minha opinião).

      Excluir
  9. De carro símbolo da volta triunfante da Hyundai ao mercado, chegando a inclusive liderar seu segmento, o novo i30 virou um enorme mico, mesmo com o 1.8. Quem comprou o 1.6 raquítico só não está pior que aqueles que compraram o Sonata e o Lentoster. O povo brasileiro não tem memória. Enaltecem a Hyundai como se essa fosse melhor que as outras e esquecem que na década de 90 ela deu um tombo em milhares de consumidores ao simplesmente parar suas atividades no país. Lentoster e Sonata já foram, Azera foi atropelado pelo excelente Fusion tem vendas pífias, deve ir em breve. Elantra com preço de Fusion e i30 ficarão na rabeira de seus respectivos segmentos. Só sobra o HB20, que durará até cansarem de seu estilo, eu já cansei!
    A Hyundai ficará cada vez menor no mercado, e, por isso tudo, eu não colocaria um centavo meu nessa marca.

    ResponderExcluir
  10. Não faz sentido o Focus ser mais econômico que o Golf e também não faz sentido o Golf MT ser mais econômico que o Golf DSG,pois o DSG tem 7 marchas contra 6 do MT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentido é que o motor tem sobra pra rodar em rotação baixa e consequentemente gastar menos combustível, a revista testou todos juntos então tem que acreditar no que disseram.

      Excluir
  11. Sempre leio este blog e vejo que nunca citam o 308....tenho um allure que comprei em 2012 modelo 2013.... O acabamento e excelente onde inclusive possui cinto de três pontos para todos.... Saída de ac para os.bancos traseiros.... Sensores de tudo que é tipo....enfim,acho que meu carro não deve nada a todos estes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pela origem da marca já se perde credibilidade. Depois achar o carro bom é relativo. Isso depende do que alguém espera do veículo. Quem espera pouco, qualquer mimo já faz com que seja muito exaltado. Quem espera mais, vê que ele deixa a desejar sim...

      Excluir
    2. Não entendo a falta de credibilidade (?)....a Peugeot tem uma assistência ruim....como todas as outras.... Mas em questão de qualidade dos seus carros?.... Se falta credibilidade na marca....como o 206 foi um dos carros mais.vendidos na época no Brasil e no mundo? Como o 308 atual foi eleito carro do ano na Europa? Agora normalmente mimos na VW é desembaçador do vidro traseiro, vidros verdes, protetor de cárter... O que mais?

      Excluir
    3. tenho um 308 e realmente a qualidade vem em primeiro lugar neste carro. Seguro, potente e muito bonito.

      Excluir
  12. http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/fabricantes/peugeot-308-vence-carro-do-ano-na-europa/7249

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse um VW o blog tinha divulgado de minuto a minuto.

      Excluir
    2. Carro francês não faz sucesso aqui , em parte pela baixa qualidade e eletrônica problemática

      Excluir
  13. Conclusão mais uma propaganda enganosa da Da. CAOA, que insiste na arrogância fazendo com que as pessoas esqueçam a boa qualidade dos veículos Hyundai.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Vai continuar encalhado nas lojas. Para vender alguma coisa tinha que ser no máximo 60 mil.

    ResponderExcluir
  16. Quem fez o teste acho que nao sabe acelerar.

    Fiz o 0-100 Km/h no meu I30 e o fiz em 10.5 segundos no automatico e em 10.0 no sequencial manual.

    Que isso 4 rodas?? Fanboys de golf???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que vi o tempo anunciado de 9,5s. 12 ta muito longe... devem ter pegado i30 0km com motor preso ainda... ai é foda né? Pra testar carro tem que ser com motor amaciado.

      Excluir
    2. Concordo com vc Victor, também comprei um 1.8 e o carro ficou ótimo, essa aceleração da 4R é contestada. O problema é que todos enaltecem muito a VW e esquecem que ela deixou seus consumidores fieis por longos anos com o Golf geração 4,5 e só acordou depois que o Hyundai i30 2.0 desbancou todos os Hatch médio consolidados no Brasil (Ex.: Fiat Stilo, Ford Focus, Astra, Golf e etc)... Se não fosse o i30 provavelmente a VW ainda estaria vendendo o Golf 4,5 “Chupa essa Manga”.

      Excluir
    3. Aí pessoal gosto muito do focus lindo porém mecânica dele e muitooooo cara cruze bebe q nem caminhão o golf e VW não posso nem vê essa marca não.inova em.nada tudo é igual painel parte de 1999 agora vai de gosto de todos aí pegaria o i30 e o focus hj resto nem.falo

      Excluir
  17. Pagaria no máximo 70K na versão top de linha e ainda achando caro..

    ResponderExcluir
  18. Já tem loja vendendo esse i30, motor 1.8, por 69k aqui no Rio de Janeiro...

    http://www.webmotors.com.br/comprar/carros/novos/rj-rio-de-janeiro/hyundai/i30?Lojas=True&Particulares=True&Concessionarias=True&TipoVeiculo=1&AnoDe=&AnoAte=&Versao=&IdVersao=&PrecoDe=&PrecoAte=&Cidade=&CidadeId=&BuscarCidadesVizinhas=false&Distancia=null

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Comprei o i30 1.8 e estou feliz com o carro. O design , na minha opinião, é bem arrojado e acho mais bonito que os concorrentes. Não concordo com este teste, não acho que ele precise de 12 segundos para alcançar de 0 a 100... mas enfim, a CAOA poderia, com ações simples, diminuir este sentimento de arrogância e ver que existem concorrentes a altura.... tornando o carro mais atrativo em alguns aspectos. De qualquer forma, estou feliz com a aquisição. Não compraria o Focus (já teve outra versão anunciada) e o Cruze, o Golf era uma opção mas por uma questão do valor do seguro, optei pelo i30. Muito fanboy hein...

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. I30 1.8 comprei um. Muito satisfeito. Meu carro nunca faz 0.100 em 12 s. Faz em 10 s. Fan boys de golf

    ResponderExcluir
  23. Nossa o que aconteceu com o I30 ...era o mais vendido do segmento e agora mal vende 500 carros por mês no Brasil...

    ResponderExcluir
  24. NAO EXISTE I30 TOP DE LINHA A VENDA NAS CONCESSIONARIAS PORQUE ESTES CARROS ESTAO SENDO USADOS NA COPA PARA LEVAR DIRIGENTES PARA LA E PRA CA.DEPOIS QUE PASSAR A COPA OQUE A CAOA VAI FAZER COM ESTES CARROS... SERA QUE ESTES CARROS SERAO VENDIDOS COMO USADOS OU VAO ENGANAR OS SEUS CLIENTES E VENDE-LOS COMO ZERO!!!

    ResponderExcluir
  25. i30 1.6 2013 com 25.000km por 47.000 reais o carro tá novo Vale apena sim ou não.

    ResponderExcluir
  26. i30 2013 1.6 com 25.000 km por 47000reais é um bom negócio o carro tá novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ele só não é muito potente , mas com esse preço da gasolina acho uma ótima opção

      Excluir
  27. o i30 é um bom carro . assistência técnica é fraca em si tratando nível Brasil . aqui em pouso Alegre vendem .a marca mais do dão assistência para hb20 os outros modelos ficam abandona
    tendo que procurar outras alternativas

    ResponderExcluir
  28. Vocês falando só das máquinas e eu tentando trocar meu fiesta rocam 1.0 2011 ultra letárgico por um i30 primeira gen ou um golf mk4.5 ....
    Espero valer a pena..🤷🏻‍♂️

    ResponderExcluir
  29. Gente concordo com muito do que foi dito. Mas o new i30 é um carro com um bom desempenho, silencioso, é robusto, o câmbio com mudanças imperceptíveis, é econômico se considerarmos o que entrega, tem um acabamento muito bom, bem equipado principalmente na sua versão top, é muito estavel e muito bonito mesmo. Dá gosto lavar esse carro e ver o resultado. Não discuto a qualidade do Golf mas sempre que olho pra ele lembro do Gol bolinha. Não dá pra ter esse carro. Pelo preço que se paga nele vou num BMW de entrada ou mesmo num Audi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem