A temporada 2014 da Fórmula 1 começa no próximo final de semana, sendo que do que se viu até o momento dos testes de inverno, o predomínio da RBR de Vettel sobre os demais chegou ao fim, com muitos apontando que este será um dos mais disputados campeonatos da F-1 dos últimos anos.
Sendo assim, com base nos resultados de testes, fica claro que a Mercedes F1 tem o conjunto mais forte dessa temporada de 2014, o que permite fazer algumas previsões sobre o campeonato de pilotos, que seriam as seguintes:
1º - Campeão - Lewis Hamilton
O campeão de 2008 é um dos pilotos mais rápidos da F-1, e reconhecido por sua grande capacidade de adaptação à novas regras. Além disso, conta com o carro mais forte do grid no começo da temporada, e já superou todos os seus companheiros de equipe, inclusive o atual, Nico Rosberg.
Isso posto, parece que o cenário para o bi-campeonato de Lewis Hamilton está se formando: carro rápido, excelente equipe e um ótimo companheiro de equipe.
2º Vice-Campeão - Nico Rosberg
Alguns analistas - minoria, porém - apontam que este será o ano de Rosberg brilhar. É fato que ele venceu mais corridas que Hamilton em 2013, mas o inglês terminou à frente nos pontos. Além disso, Hamilton é inquestionavelmente mais rápido.
De qualquer forma, é provável que o filho de Keke Rosberg venha a se configurar o desafiador de Hamilton no título de 2014, mantendo a disputa dentro das fronteiras da equipe germânica, mas no final a maior velocidade do inglês prevalecerá e Rosberg terminará com o vice-campeonato.
3º - Fernando Alonso
Alonso já mostrou várias vezes que não precisa dispor do carro mais rápido do grid para disputar o título, e é provável que 2014 ele fará isso novamente, já que está claro que a Ferrari não está no nível da Mercedes.
Entretanto, não é uma aposta arriscada colocar um piloto da Ferrari como previsão da terceira colocação do campeonato. A vantagem de Alonso sobre Raikkonen reside no melhor conhecimento do time por parte do espanhol, associado com os melhores resultados de testes de pré-temporada.
Se a F14T evoluir em velocidade e confiabilidade ao longo do ano, não será difícil, porém, que Fernando Alonso possa vir a disputar o título com Hamilton e Rosberg.
4º Sebastian Vettel
A RBR e seu motor Renault se mostraram pouco confiáveis e incapazes de acompanhar o ritmo de Mercedes e Ferrari, de modo que o início do campeonato para o alemão será difícil.
Ao longo do campeonato, porém, é bastante provável que o carro evolua, assim como a confiabilidade do motor Renault, colocando Vettel novamente em condições de lutar por vitórias, mas sem condições de disputar o título.
5º Kimi Raikkonen
O finlandês vai fazer em 2014 o que ele vem fazendo desde que retornou à F-1: manter-se longe de problemas, acumular pontos com regularidade e vencer quando o carro se mostrar capaz.
Isso não será suficiente, porém, para superar a determinação de Alonso e a habilidade do espanhol em liderar a Ferrari, o que deve fazer Raikkonen terminar o campeonato na quinta colocação.
Fórmula 1: previsões para a temporada de 2014
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Entendo que o Felipe Massa vem de anos difíceis na F1, mas ele foi o mais rápido na maioria dos testes de pré temporada, mostrando que está com um bom carro e com um ótimo motor Mercedes. Não mencioná-lo foi um equívoco. Esqueceram da Mc Laren, que também está forte...
ResponderExcluirVerdade, os motores da Mercedes em geral estão muito bons, colocaria como surpresa aí até a Force India, só a Red Bull que creio pelo que mostrou não vai brigar por nada no começo pelo problema no software dos motores deles.
ExcluirTambém acredito que o Massa irá aparecer nesse bolo aí... um 3º ou 4º
ResponderExcluirMassa, campeão!
ResponderExcluirVejo propaganda na Globo dizendo que tudo mudou... de que adianta? O que mais tinha que mudar continua a mesma bost@: Galvão Bueno gagá de dar dó narrando as corridas...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.