A Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel de Genebra - Suíça - o SUV conceitual T -ROC - veículo que antecipa as linhas que estarão presentes em futuros SUV´s da montadora alemã. O T-ROC é menor que o Tiguan , mas maior do que o conceito Taigun - este ainda em fase de desenvolvimento.
O Volkswagen T-ROC apresenta-se com duas portas, quatro lugares, tração integral e inovações construtivas como o teto confeccionado em fibra de carbono e que pode ser removido em duas metades - as quais podem ser armazenadas no porta-malas.
Em termos dimensionais, o Volkswagen T-ROC mede 4.179 milímetros de comprimento e 1.831 milímetros de largura, tornando-se em torno de 200 mm mais curto do que um Tiguan , e cerca de 300 mm maior do que o conceito Taigun . A altura é de 1.501 milímetros - em torno de 200 mm mais baixo do que um Tiguan .
Da mesma forma que o Golf, o T- ROC é baseado plataforma modular MQB e pesa 1.420 kg. As proporções do veículo são distinguidas por balanços relativamente curtos (dianteiro : 811 milímetros , traseiro: 772 milímetros ). A distância entre eixos é de 2595 milímetros, enquanto as rodas são de 19 polegadas de liga-leve montadas em pneus 245/45.
A equipe de projeto da Volkswagen introduz inovações estéticas no novo SUV da marca, sem perder o DNA. Assim, temos uma grade do radiador em formato 3D com aberturas em formato de colmeia. Os faróis são de LED, enquanto os faróis trazem a referência do Karmann Ghia 34. Na traseira, elementos de LED também são abundantes, com um design forte, decidido.
Tanto na parte da frente quanto na parte de trás, o T- ROC faz uso de câmeras integradas que projetam imagens na cabine através do tablet montado no console central. Isso permite que ao motorista ver buracos ou pedras grandes que possam danificar o carro - ou que possam impedir o avanço.
No que respeita à mecânica, o Volkswagen T -ROC adota o mesmo motor turbo diesel do Golf GTD, com torque de 38 Kgfm @ 1.750 rpm e potência máxima de 184 cavalos, associado com uma transmissão automática DSG de sete marchas e tração integral 4MOTION . A velocidade máxima é de 215 KM/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 Km/h é executada em 6,9 segundos. O consumo médio do T -ROC no ciclo europeu é de 20,4 Km/l (4,9 litros para cada 100 Km rodados).
O Volkswagen T-ROC tem três modos de condução - Roda, Offroad e Neve - selecionáveis na manopla da caixa DSG, que altera parâmetros de rolamento, mapeamento do motor, transmissão, além de acionar os auxílios de subida e descida. O modo de condução que está ativo é mostrado em uma janela pop-up no painel de instrumentos totalmente digital.
Além do cluster digital, o T-ROC também possui um tablet de 12,3 polegadas colorido no painel - sendo que os dois terços superiores da tela se estendem a partir do painel de instrumentos. O display multi-touch é configurável pelo usuário , e a gama de cores usada e as informações apresentadas se alteram de acordo com o modo de condução selecionado.
O nome T-ROC tem o "T" que se referencia aos demais nomes dos atuais e futuros SUVs da Volkswagen, como o Taigun, Tiguan e Touareg, enquanto o "ROC" significa que a "casa" deste carro de tração integral é tanto nas trilhas off-road quanto na pista.
Volkswagen T-ROC: conceito antecipa futuro SUV compacto
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Gostei!
ResponderExcluirNossaaaa, aiiii simmm. Lindonaaaa!!!
ResponderExcluirMuito bonito...
ResponderExcluirQual o valor?
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.