A Volkswagen do Brasil investiu R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo com foco em proteção ambiental, além de qualificação profissional dos empregados, para a implantação da nova linha de produção do Volkswagen up! na unidade de Taubaté (SP). O aporte aplicado na fábrica do interior de São Paulo faz parte do cronograma de investimentos no Brasil, até o ano de 2016, da ordem de R$ 9,2 bilhões.
O início da produção do up! em Taubaté representa uma nova fase para a unidade. Com mais de 5 mil colaboradores, a fábrica de Taubaté também é responsável pela produção dos modelos Novo Gol e Novo Voyage, mas ao longo de seus 38 anos de operação já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e Voyage, além de todas as gerações do Gol.
A modernização da planta de Taubaté incorpora o conceito de "Fábrica Digital”, que permite realizar simulações que garantem a definição do melhor e mais robusto processo produtivo, minimizando o prazo de implementação, otimizando o tempo de fabricação e balanceamento da linha, além de promover a melhoria da ergonomia, cuidando do bem-estar do trabalhador e gerando maior produtividade.
Nova Pintura
A unidade também recebeu uma nova unidade de pintura, com inovações que permitem reduzir o consumo de energia e de água em 20% por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional. Trata-se de um processo que utiliza 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada.
Qualidade Assegurada
Para a inspeção final de qualidade dos carros, foi construída uma nova sala de inspeção, com áreas distintas para a apresentação e a avaliação dos veículos. A iluminação dos túneis de inspeção oferece melhores condições de identificação de possíveis ocorrências adaptadas a cada cor de veículo e que permitem menor grau de ofuscamento da superfície avaliada.
Sustentabilidade
Desde 2002, a unidade conta com a certificação ambiental ISO 14.001. A fábrica foi a primeira produtora de veículos da Volkswagen do Brasil a receber o certificado pela DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen), que é a Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão. Com a certificação, o processo produtivo da fábrica passa por constantes avaliações, com o objetivo de identificar e aproveitar todas as oportunidades de redução do impacto ambiental, incluindo o consumo de recursos hídricos.
Na última década, graças ao sistema de reaproveitamento de água industrial, que recupera e reutiliza 30% da água usada em suas instalações, a fábrica reutilizou cerca de 3,3 bilhões de litros de água.
Volkswagen moderniza fábrica de Taubaté para fazer o up!
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
ResponderExcluirA Volkswagen do Brasil investiu R$ 1,2 bilhao blz acho ate legal, mas por isso tem que vender o carro um absurdo de preço? hoje divulga valores investidos so para servir de desculpa
BMW investe R$ 600 milhões e faz uma fábrica novinha para fabricar 04 modelos. Você acha mesmo que a VW pegou estes 1.2 bi do BNDES e usou tudo para "modernizar" uma fábrica?
ExcluirInocentes....
A fábrica da BMW vai produzir em um ano o que a fábrica da VW produz em um mês. Esse pequeno detalhe você deixou passar né...
Excluircomo disse na ultima frase e so para servir de desculpas para manter os altos preços dos carros .. e voce acha tambem que dilma gastou 33 bilhoes em reformas de estadios ? nao somos inocentes somos culpados por nossas escolhas sad but true
ExcluirNão é bem assim, vi numa reportagem da Globo que o governo vai bancar com "apenas" 3 ou 4 bilhões!
ExcluirPode tirar um cambio manual de um carro e colocar um automático???? Diz o Guilherme q pode..
ResponderExcluirO up! é mesmo muito bem construído, seguro e com materiais honestos. Pena é possuir aquela abertura central do ar-condicionado em cima do painel, sem permitir o seu direcionamento para os ocupantes, com o jato de ar indo fixo para o pára-brisas. E gostaria de saber se haverá versões com vidros elétricos traseiros, outra falha notada.
ResponderExcluirAmanhã sai os preços. Vai depender deles o sucesso ou fracasso do carrinho. Infelizmente por aqui poucos consumidores troca o carro X pelo Y só pela questão de segurança. Ao que se refere ao consumo e mecânica são bons predicados, mas nada de revolucionário.
ResponderExcluireles ,os preços garantiram revolução no mercado como rasec disse em outro comentário a vw ta com a faca e o queijo na mão com certeza não e teste de segurança que vai fazer a maior diferença sao eles (preços) sera que vai ser como hb20 e onix ? amanha saberemos
ExcluirCom certeza o fator decisivo será o preço que se atrativo, com as qualidade que possui o carrinho tem tudo até para superar até o gol.
Excluiras pessoas estao pouco lixando com ar condicionado se tem lataria a mostra nos acabamentos se vao cozinhar quem vai comprar o up a maioria e dono de um carro sem ar- condicionado pe duro de tudo eles estao preoculpado e se passar no quebra mola ou lombadinha a porta vai abrir igual na brasilia ou no fuscao kkkkkkk e com preço do take-up se nao passar de 23k uhuhuhuhuhuuh a e tem mais no up voce vai sentado para quem sempre foi em pe no busao abafado com fedor de peido e cc vomito no pe reladinha no traseiro ar condicionado e de menos
ResponderExcluirQue comentário enriquecedor !
Excluirquer uma coisa enrriquecedora comenta de outro carro >>> melhor comenta onde esta o 1.2 milhoes que volks investiu kkkkkk se descobrir vai enrriquecer kkkkk
ExcluirSó falta agora o blog publicar a notícia de que a fábrica da VW em São Carlos/SP foi condenada a mais de R$ 1 milhão, por desrespeitar direitos trabalhistas dos seus empregados!
ResponderExcluir1.2 bi para modernizar uma fábrica??????
ResponderExcluirHumm, sei não...
o ford ka vai acabar com a vw de vez
ResponderExcluirVai mesmo, já acabou!
ExcluirA VW já tá fechando as portas no Brasil e voltando pra Alemanhã!
Coitadinho de vc colega, a sua mente é do tamanho de um grão de mostarda.
Pensei que a VW como segunda maior fabrica do mundo em vendas tinha grana pra bancar isso pego 1.2 B do BNDES pra "modernizar" a fabrica, quero fazer uma reforma aqui em casa será que eles emprestam aí uns 100k, quero pagar em 1200 parcelas, é pro desenvolvimento do meu barraco, kkk
ResponderExcluirComo assim modernizar? Tecnologia pra fabricar banco inteiriço, carro sem conta giros e lataria no interior da porta eles não tinham ainda?
ResponderExcluirO Chevette já tinha issso!!!
O banco é o mesmo do Chevette.
ExcluirSerá mesmo que esse carro é tão fantástico assim????
ResponderExcluirSó compraria se viesse completo. Não acho feio, acho desrespeitoso o valor, só isso.
ResponderExcluir19k completo com motor 1.0 turbinado ! mais que isso é roubo nessa macunbinha fraca , feia e chupada descaradamente da renault ...
ResponderExcluirTive a oportunidade de ir a uma agencia aki na minha cidade, para da uma olhada no Up.Tinha visto msm só em propagandas na tv e nos jornais e ñ tinha agradado do design.Porém, pessoalmente tive outra visão do veículo, é bastante confortavel, um espaço interno de rasoável pra bom, porta-mala eficiente, além de ser economico.Agradei bastante do veículo, vamos ver se ele emplaca e faz sucesso em nosso mercado.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.