A Volkswagen AG divulgou seus resultados financeiros relativos ao exercício fiscal de 2013. O conglomerado alemão apurou lucro lucro líquido consolidado de € 9,066 bilhões de euros - o que representa uma queda 58,2% sobre os € 21,712 bilhões de euros registrados em 2012.
Essa queda da lucratividade é explicada pela Volkswagen pelo fato de o balanço de 2013 (relativo ao exercício fiscal de 2012) contar um efeito extraordinário decorrente da aquisição da Porsche, em 2012, que resultou na incorporação no balanço da VW os ativos da montadora de esportivos. Como esse efeito não se repetiu em 2013, então o lucro líquido caiu.
Esse fenômeno fica claro quando se observa o lucro operacional - que é o resultante da atividade principal da empresa, que é o de fabricar e vender carros - o qual avançou para € 11,671 bilhões de euros em 2013 - crescimento de 1,5% sobre os € 11,498 bilhões de euros em 2012.
A Volkswagen tem um caixa de de € 16,8 bilhões de euros - número este que subiu quase 60% em relação ao final de 2012, evidenciando a boa posição de liquidez da empresa.
Scania
A Volkswagen fez uma oferta de € 6,7 bilhões de euros pelo controle total da montadora de caminhões Scania. Com isso, os investidores puniram as ações da Volkswagen nas Bolsas de Valores, com quedas de 7,5% nos pregões de ontem, refletindo preocupações com queda na lucratividade em razão da aquisição.
Volkswagen: lucro líquido despencou em 2013
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A tendência mundial é comprar menos carros, isso foi até divulgado em reportagem se não me falhe a memória na Folha de São Paulo.
ResponderExcluirA VW tentou compensar parte do baixo lucro no Brasil, mas a situação está complicada.
Já tem vários na minha cidade...Esse carro vai fazer sucesso como o Carlos disse.
ResponderExcluirEste blog tem tantas informações privilegiadas sobre a VW....
ResponderExcluirA VW já tem a MAN e agora Scania? Não que VW/MAN seja ruim. Tá saindo ótimos produtos em caminhões e ônibus (Volksbus). Mas prefiro Scania.
ResponderExcluirA VW tem 16,8 bilhões de euros em cash. Isso dá 23,1 bilhões de dólares em dinheiro vivo.
ResponderExcluirBom, o que a VW tem em dinheiro cash é mais que duas vezes o valor de mercado da FIAT Chrysler, que é de US% 10 bilhões de dólares....
Ou seja, se a VW quisesse comprar a Fiat-Chrysler, era só usar metade do que tem em caixa....incrível não?
A VW poderia comprar a FIAT e fazer um grande favor à humanidade, fechando-a.
ExcluirIsso não será bom... certamente a Vokswagem colocaria a frente do GOL no Palio, no Grand Siena, no Siena, etc, etc, etc, etc, etc,.. ah sim, claro... a VW também acabaria com todos os motores 1.4 e todos os carros seriam 1.0 ou 1.6. Melhor não, não é mesmo? se com concorrência a VW faz o que quer com o consumidor brasileiro, imagina sem...
ExcluirFechar a fiat seria bom
ExcluirA fiat e a vergonha automotiva deste brasilsilsil nem nas europas ela é respeitada, marca de pobres De grana e inteligência coisa dev País subdesenvolvidos
ExcluirVendas do UP, ONTEM: 157 unidades
ResponderExcluirSorry!
Valeu pelas informações, Souza, muito bom!
ExcluirComo sabemos e só a título de comparação, o Onix começou a ser vendido na segunda semana de nov/12 e emplacou, de cara, 7.409 unidades, segundo os dados da FENABRAVE, com uma média diária de vendas em torno de 460 unidades.
O Onix tinha fila de espera no lançamento e a fila do HB20 era ainda pior.
O Up, caro do jeito que está, tem a pronta entrega em pleno lançamento, mas continua com vendas muito fracas (157 unidades/dia), bem baixo da meta de 500 unidades/dia estabelecida pela própria VW.
Basta o consumidor continuar firme não comprando o Up e sem dar moleza para a VW, que os preços do carro irão cair, beneficiando à todos.
O up! está vendendo muito bem. Se compararmos com o HB20 e o Onix nas mesmas épocas, então, é HUMILHAÇÃO.
Excluir- O HB20 foi lançado em setembro de 2012. Quantos HB20 foram vendidos em setembro de 2012? ZERO.
- O Onix foi lançado em outubro de 2012. Quantos Onix vendeu no mês de lançamento? 242 unidades.
- Volkswagen up! lançado em fevereiro de 2014. Duas semanas depois emplaca 1.575 carros e deve fechar o mês de lançamento com mais de 2.000 unidades vendidas.
Quanto vendeu o HB20 no seu mês de lançamento? ZERO!
Quanto vendeu o Onix no seu mês de lançamento? 242 unidades! kkkk
Quanto vende o up! no mês de lançamento? mais de 2.000 unidades!
Eu sugiro aos anti-up de plantão criarem o PAU - Partido Anti-Up.
Assim ficará bem claro, quem não gosta do up!, gosta do PAU.
Já temos três representantes que gostam de PAU aqui no Blog. O Rasec, Souza e o Junior Rodrigues. Estão esperando o quê para oficializar a entrada de vocês no PAU?
Carlos,
ExcluirVocê realmente é um moleque "valente" e "engraçadinho" no mundo virtual, mas eu gostaria muito de ver você tem coragem para repetir tudo isso que escreveu no mundo real. Cara a cara comigo certamente você molharia as calças antes de abrir a boca, portanto, você não passa de um verme desprezível.
Interessante também é a tolerância do administrador do blog com mensagens lamentáveis, provocativas e de baixo nível como essas suas.
Esse tal de Carlos tem toda a pinta de ser aquele tipo de moleque que é ridicularizado pelos colegas de escola, só consegue conviver socialmente no mundo virtual, e se bobear nem namorada tem, o que, aliás, explicaria todo o fascínio desse infeliz pelo PAU alheio.
ExcluirÉ de dar pena, mas fazer o que?
coitado desse carlos de 4....ele deve ser um vendedor de uma concessionaria VW e deve estar desesperado, trabalhando de sol,a sol e nada desse carrinho de feira vender...o povo esta abrindo os olhos...não é qualquer baratinha que vai aparecer com emblema VW que vai vender...alias..ate vai vender..mas quem iria comprar o velho e ultrapassado gol, e o cansado e sem graça fox vai comprar essa coisinha ridicula.
Excluirenquanto isso vamos sentar o pau em vc e nesse carrinho de plastico carlos de 4....
Carlos é o fanboy mais chato de todos, eu sou todo VW também, mas porra Carlos, pare de falar bobeira o dia todo! Ok, você gosta de VAG, que bom, mas você tem que ser no mínimo uma ANTA pra defender o valor praticado no up!, eles só jogaram lá em cima porque têm muitos fãs que vão pagar e pessoas ainda naquela mentalidade de manutenção VW. Não estou nem aí com o quanto O HB24 ou o Onix venderam, os 2 não me interessam, eu quero que o valor do up! caia e nós recebamos o devido valor que merecemos da marca, visto que eles começaram a investir em todos os países, MENOS NO NOSSO, onde a concorrência se fortaleceu: México, Argentina, China, a Volkswagen TEVE de fazer esforço p/conquistar o público novamente, lançando O GLI, o novo Polo, Touran, etc e tal. então pare de fingir-se de cego, ou você acha mesmo que colocar V.E. atrás e AR de série realmente ia machucar o bol$o da Marca?
ExcluirRasec, acredito que por essa a VW não esperava e ela que se cuide, pois o New KA vem por aí com a mesma proposta do UP, porém o modelo é mais bonito, vamos ver se tem as mesmas qualidades do carro da VW.
ResponderExcluirCarlos, pode soltar as frangas, espernear, mas não tem pra onde correr, estou aqui dando minhas gargalhadas como prometido e quero ver esse circo pegar fogo. Posso apostar que daqui a 3 meses a VW dará férias coletivas aos seus empregados caso a situação não se reverta.
Outro dado interessante é com relação a disputa GOL vs Pálio, o compacto da Fiat encostou e a diferença é menor que 950 unidades, com o detalhe que as vendas do Gol encolheram na ordem de 37%. Uauuuuuuu......
Qual será a próxima invenção do Carlitos ? Afirmar que Onix não vendeu no início chegou a beirar o ridículo, o carro teve até fila de espera. hahahaha....
Moro numa cidade de mais de 600 mil habitantes e até agora não vi um mísero Up! nas ruas... porque será? esse CarlosD4 é demais mesmo.... hahaha...
ResponderExcluirToda vez que falo que esse Carlos é um personagem fictício da vw apagam meu blog. Agora ele ficar insultando as pessoas dizendo que gostam de PAU pode. Ridículo esse blog.
ResponderExcluirEssa foi a melhor notícia do dia.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.