Entre as marcas, a Volkswagen registrou um novo recorde de volume de vendas: sensacionais 294.235 unidades vendidas - o maior número da história. Em termos comparativos, o que a montadora alemã vendeu na China só em janeiro de 2014 é mais do que a 45ª maior marca do mundo vendeu em 2013 inteiro.
O volume de vendas da VW criou uma distância sobre os demais competidores que dificilmente será reduzida nos próximos anos. A participação de mercado saltou para o maior número da história também: 13,6% - um aumento de significativos 4,5% sobre dezembro. Seu modelo mais vendido foi o Lavida, que emplacou 61.568 unidades, sendo o segundo mais vendido do mercado (atrás apenas do Wuling Hongguang). A VW ainda tem Santana, Jetta, Passat e Sagitar (nosso Jetta) ocupando as posições de 7 a 10 entre os mais vendidos.
Outro destaque da VW foi o Polo, que pulou da 71ª posição para 14ª. A Tiguan ficou com a 17ª colocação e ainda temos Magotan e Bora em 19º e 20º lugar. Assim, nove modelos Volkswagen no ranking de 20 mais vendidos da China.
A Wuling manteve o ritmo vendendo 142.420 veículos com uma quota de 6,6% - aumento de 0,7 pontos em relação ao mês anterior. Hongguang foi o modelo mais vendido no mercado, enquanto Sunshine foi o 5º e o Xingwang 16º.
A Hyundai atingiu seu novo recorde de volume avançando para terceiro lugar vendendo 115.198 carros, pela segunda vez acima de 100 mil unidades, representando participação de mercado de 5,3% - aumento de 0,7 pontos em relação ao mês anterior. Modelo Best-seller foi o Elantra em quarto, enquanto Verna foi 13º e o ix35 em 32º.
A Buick explodiu em vendas, conseguindo superar as 100.000 unidades pela primeira vez, obtendo 4,6% do mercado - 1,9 pontos sobre dezembro. Modelo Best-seller foi o Excelle em terceiro lugar com 61.000 unidades e 2,8% de participação.
A Ford começou 2014 na China com volume recorde de 94.446 unidades e participação também recorde de 4,4% - aumento de 1% sobre dezembro. O modelo mais vendido foi o Focus, em 6º lugar, com 36.000 vendidos, enquanto o Kuga, com 12.000 unidades, foi o quadragésimo.
Ranking das 30 maiores montadoras automotivas da China
Ranking | Marca | Vendas | Participação |
1 | Volkswagen | 294.235 | 13,60% |
2 | Wuling | 142.420 | 6,60% |
3 | Hyundai | 115.198 | 5,30% |
4 | Buick | 100.127 | 4,60% |
5 | Ford | 94.446 | 4,40% |
6 | DongFeng | 87.499 | 4,10% |
7 | Toyota | 86.975 | 4,00% |
8 | ChangAn | 72.346 | 3,30% |
9 | Honda | 71.136 | 3,30% |
10 | Nissan | 70.418 | 3,30% |
11 | Chevrolet | 69.263 | 3,20% |
12 | Kia | 60.026 | 2,80% |
13 | Foton | 48.450 | 2,20% |
14 | Audi | 44.921 | 2,10% |
15 | Chery | 43.168 | 2,00% |
16 | BYD | 35.874 | 1,70% |
17 | Geely | 33.433 | 1,50% |
18 | Peugeot | 33.033 | 1,50% |
19 | Citroen | 32.000 | 1,50% |
20 | Haval | 29.190 | 1,40% |
21 | Great Wall | 28.875 | 1,30% |
22 | Faw | 28.499 | 1,30% |
23 | Suzuki | 25.602 | 1,20% |
24 | Skoda | 24.762 | 1,10% |
25 | BMW | 23.985 | 1,10% |
26 | Beijing | 22.544 | 1,00% |
27 | JAC | 22.341 | 1,00% |
28 | Mazda | 21.881 | 1,00% |
29 | Haima | 16.793 | 0,80% |
30 | Brilliance | 16.252 | 0,80% |
Ranking dos 40 carros mais vendidos da China
Ranking | Modelo | Vendas em janeiro | Participação |
1 | Wuling Hongguang | 81.153 | 3,80% |
2 | Volkswagen Lavida | 61.568 | 2,90% |
3 | Buick Excelle | 60.997 | 2,80% |
4 | Hyundai Elantra | 42.858 | 2,00% |
5 | Wuling Sunshine | 38.459 | 1,80% |
6 | Ford Focus | 36.385 | 1,70% |
7 | Volkswagen Santana | 27.770 | 1,30% |
8 | Volkswagen Jetta | 27.381 | 1,30% |
9 | Volkswagen Passat | 27.085 | 1,30% |
10 | Volkswagen Sagitar | 26.686 | 1,20% |
11 | Chevrolet Sail | 25.296 | 1,20% |
12 | Nissan Sylphy | 25.130 | 1,20% |
13 | Hyundai Verna | 25.097 | 1,20% |
14 | Volkswagen Polo | 24.646 | 1,10% |
15 | Great Wall Haval H6 | 24.602 | 1,10% |
16 | Wuling Rongguang/Xingwang | 24.290 | 1,10% |
17 | Volkswagen Tiguan | 24.282 | 1,10% |
18 | Chevrolet Cruze | 22.621 | 1,00% |
19 | Volkswagen Magotan | 22.116 | 1,00% |
20 | Volkswagen Bora | 21.005 | 1,00% |
21 | Audi A6 | 19.242 | 0,90% |
22 | Honda CR-V | 19.162 | 0,90% |
23 | ChangAn Mini Bus | 16.649 | 0,80% |
24 | Foton Forland | 16.518 | 0,80% |
25 | Honda Crider | 16.510 | 0,80% |
26 | ChangAn Honor | 15.952 | 0,70% |
27 | Dongfeng Future | 15.359 | 0,70% |
28 | Kia K3 | 15.041 | 0,70% |
29 | Chevrolet Malibu | 14.892 | 0,70% |
30 | Volkswagen Golf | 14.854 | 0,70% |
31 | Toyota Corolla | 14.563 | 0,70% |
32 | Hyundai ix35 | 14.530 | 0,70% |
33 | Kia K2 | 13.760 | 0,60% |
34 | ChangAn Eado | 13.754 | 0,60% |
35 | Kia Sportage | 13.524 | 0,60% |
36 | Toyota Camry | 12.874 | 0,60% |
37 | BMW 5 Series | 12.252 | 0,60% |
38 | DongFeng Mini Bus | 12.145 | 0,60% |
39 | Mazda6 | 12.062 | 0,60% |
40 | Ford Kuga | 12.030 | 0,60% |
Parabéns a VW.
ResponderExcluirVW arrebentando na Europa e na China... no Brasil vai sacudir o mercado a partir de 2015 com a chegada das novas gerações de GOL, FOX, VOYAGE,SPACEFOX, SAVEIRO, GOLF (Nacional), JETTA, PASSAT,TIGUAN, CC, e os novos lançamentos CROSSBLUE, TAIGUN, e um novo Sedan para ocupar o lugar do polo assim como um novo utilitário para preencher a lacuna deixada pela Kombi! Dá-lhe VW!!! ios Antis estão comemorando mas vão tremer e chorar muio em breve!
ExcluirSo se for na China né!
ResponderExcluirCom as vendas do up! bombando como estão, não duvido que até o meio do ano a VW já estará à frente da Fiat aqui no brasil também.
ResponderExcluirE na China a VW ainda nem começou a vender o The Very Best por lá...
Imagina quando começar!! A dominação será total...
Carlos, vendas do up! bombando????? Com menos de 1.600 unidades vendidas em seu primeiro mês mesmo com toda a publicidade? Menos, menos...
ExcluirVamos cantar: "Se vc pensa que a Dilma é fraca, a Dilma não é fraca não..."
ExcluirCarlos delirando e eu gargalhando.
AIUhaiHIUAIUhaiuHIUAHIUhauiA.....
O up! vendeu 1.600 unidades em 2 semanas de lançamento.
ExcluirO HB20 vendeu 0 ZERO unidades nas primeiras CINCO SEMANAS depois do lançamento.
O ONIX vendeu 241 unidades nas primeiras QUATRO SEMANAS de lançamento.
O Up! tá vendendo muito mais que HB20 e Onix nas mesmas épocas. Na realidade o up! é o maior sucesso automotivo da história recente na industria brasileira.
A VW está realmente de parabéns.
O carrinho chegou demolindo tudo: demoliu a ideia que carro pequeno é inseguro, colocou logo 5 estrelas para adulto e 4 para crianças no latin ncap.
Demoliu o HB20 em comparativo de custo x benéfício.
Demoliu a ideia de que carro precisa ter manutenção cara, já que ele é comprovadamente o carro de manutenção mais barata do Brasil.
Demoliu a ideia de que carro completo tem que ser gastão, já que ele é o carro completo mais econÔmico do Brasil.
Demoliu a ideia de que mes de lançamento não é para vender carro. Enquanto HB20 vendeu ZERO no primeiro mes, e ONIX ridículas 241 unidades, o up! demole a concorrência emplacando 1.600 unidades em 2 semanas.
Vc quer o que mais?
Carlos, seria interessante que você lembrasse que tanto o HB20 quanto o Onix não estavam disponíveis nas concessionárias para a venda logo após o lançamento, o que, obviamente, não se refletem em números reais de emplacamentos. Situação oposta à da VW - e louvo a marca alemã por isso, em não criar expectativas nos consumidores e não ter carro para entregar no momento certo.
ExcluirDito isto, continua sendo fato de que menos de 1.600 unidades para o veículo de entrada da VW, com forte exposição na mídia, não é um número dos mais expressivos.
Por fim, apenas a título de informação, sou proprietário de um Golf Highline DSG. Estou adorando o carro - excelente, mas não perfeito -, mas isso não me torna fanático pela marca a ponto de esconder certas verdades.
SR. Cerato... vc está muito enganado... estavam disponiveis sim... e a venda dos dois começaram bem tímidas também... explodiram depois do terceiro e quarto meses de venda com carros disponíveis a venda sim... por que eu estava para trocar de caro na época o que não se encontrava a exemplo do UP... eram as versões mais baratas.... desde o 1º dia de venda o HB20 por exemplo tinha as versões top a pronta entrega em qualquer revenda... vc precisa se informar melhor. Eu graças a Deus resolvi esperar pelo NEW FIESTA Nacioanal e pelo jeito acertei em cheio, muito mais carro que Onix e HB20. Concordo que realmente o up! até me decepcionou... Aliás não pelo que o carro oferece... o problema e que brasileiro acha 2 ou 3.000 reais dinheirão e esta preferindo comprar aquele Lixo que atende pelo nome de Palio Fire ao up!, mas o Carrinho está crescendo a cada mês... e não se esqueça que virão ainda várias versões do up!... quando a versão duas portas chegar pode ter certeza que as vendas irão dobrar... agora em abril com certeza as vendas do up! irão chegar muito perto ou bater os 4.000 carros vendidos com certeza... ai vai dar uma olhadinha no ranking e veja quantos modelos ele já deixou para trás... depois a VW nem espera que ele seja líder... por que ela não tem capacidade de produzir mais de 10.000 carros por mês desse modelo e nem terá tão cedo, 10 mil por mês trabalhando a todo vapor em 3 turnos e depois que todas as versões estiverem a venda... a duas portas, a Cross, e uma esportiva com motor 1.4 turbo... isso mesmo... o mesmo motor do Golf e provávelmente o mesmo que irá equipar a versão GTI do novo Gol. A alegria da GM irá acabar logo... pois já colocou na mesa todas as suas cartas e não tem mais nada daqui para a frente para colocar no mercado com grande volume de vendas... enquanto a VW até o fim de 2015 irá apresentar as novas versões com as novas plataformas incluindo novos propulsores do GOL, FOX, VOYAGE, SAVEIRO e Space FOX, TAIGUN, CROSSBLUE, JETTA, Sem contar que o GOLF será Nacional com versões de entrada na casa dos 56.000,00 e trarÁ sim um substituto para a Kombi até 2016 ASSIM COMO PARA O POLO SEDAN... então pode ter certeza que essa alegria toda da GM e da Fiat vai durar até meados do Final de 2015 e início de 2016... pq a partir DO INÍCIO DE 2015 a VW virá com tudo ... se até o Final de 2016 Fiat ou Gm estiverem na liderança ainda, aí sim você pode comemorar... mas até lá segure o seu entusiasmo pois a VW esta preparando o contra ataque com lançamentos que vão colocar a concorrência em apuros... só para você ter uma idéia já estão até mudando os planos, e os novos Gol e FOX (assim como Voyage Spacefox e Saveiro) irão usar a plataforma E MOTORES DO GOLF...tanto que este novo 1.6 será o motor do Golf de entrada Nacional e o 1.4 Tsi do atual Golf estará debaixo do capô das versões esportivas de Gol, Voyage, FOX e quem sabe até da saveiro. Então meu amigo..comemore enquanto pode por que a VW quer a liderança mundial até 2018 mas no Brasil ela virá antes ou no mínimo vai disputar pau a pau a liderança com GM e/ou Fiat... ainda temos que aguardar a chegada do novo KA, esse sim vai tirar muito das vendas do Onix e até do HB20 que já deram o que tinham que dar em termos de vendas!
ExcluirA Volkswagen tem cara de carro chinês mesmo.
ResponderExcluirSó se for na china, pois aqui ela está perdendo mercado.
ResponderExcluirFocus começou a espancar o Golf:
Vendas até ontem:
Focus: 1610
Golf: 1431
Claro, com o tanto de desconto que esse Focus tem e ainda tendo a versão 1.6 para ajudar.. Depois vou querer é ver a cara das pessoas que comprarem o Focus quando souberem que ele irá mudar.
ExcluirNa contra mão dos descontos do Focus o Golf sofre sucessivos aumentos, então fica um pouco óbvio que irá perder mercado.
ExcluirOs dois são concorrentes!
ExcluirA VW não trás as versões Sportline e Confortline porque ela não quer!
caso, se ela trazer será outra história, mas por enquanto é focus.
Focus espancando o Golf !
Também quero ver Paulo..kkkk a cara dos donos que não sabiam que iria mudar
A VW só traz as versões topo de linha porque não quer ter prejuízo trazendo as de entrada.
ExcluirQuem é do ramo sabe que o mesmo veículo tem custo de produção muito próximo, tanto na versão de entrada como na versão topo de linha. As versões topo de linha trabalham com margem de lucro muito maior que as versões de entrada, pois enquanto seu custo de produção é um pouco maior, seu valor é MUITO maior.
Para quem for leigo e quiser ter alguma noção, basta comparar o preço da isenção de IPI e ICMS, que são dois impostos baseados no custo do produto, se você for comprar um Palio Essence 1.6 com isenção o preço cai praticamente a mesma coisa que o preço do Palio Sporting, indicando que a diferença no custo de produção de ambos é muito pequena, porém, um custa bem mais que o outro.
É isso que a VW está aproveitando, aqui ela só vende o Golf Highline, assim pode explorar uma maior margem de lucro por unidade vendida, a ponto de poder absorver o IPI majorado sem grandes problemas. Some-se a isso os opcionais, que aplicam margens de lucro muito maiores que o próprio produto. Assim é possível entender porque a VW só tem interesse de vender o Golf topo de linha aqui.
Se eu fosse para eu fazer uma especulação, apenas pura e lógica, diria que o que a VW lucra com um Golf Highline sem nenhum opcional aqui é semelhante ao que ela lucra com a venda de um Golf mais simples na Europa, mesmo bancando frete e IPI.
Claro que a venda de um Highline lá é mais negócio do que aqui, mas quis tentar passar a ideia para o consumidor médio.
O mesmo está acontecendo com o up!, você chega na concessionária e os veículos que estão à pronta entrega estão lotados de opcionais, pelo menos nesse primeiro momento. A empresa está querendo apenas aproveitar os apressadinhos, que não querem encomendar, e aceitam pagar mais para desfilar a novidade.
No momento posterior, provavelmente já em março, devido até mesmo ao mercado estar pouco aquecido, a VW jogará mais versões básicas e com poucos opcionais para começar a dar volume, caso contrário, correrá risco de encalhar o up!.
Intendo !
ExcluirMas se for pensar pra um lado , tem pessoas que só tem condições de comprar o de entrada!.
Concordo com o que você disse!
Também quero ver a cara daqueles que comprarem o Golf agora e daqui a um tempo ter o nacional para venda com motor flex.
ExcluirSe aqui tivesse um GLI desses. Mas não, é só resto de Jetta.
ResponderExcluirEu não gosto de VW, mas esse vermelho está bonito mesmo.
ExcluirO Jetta é o único carro de 8 v que é vendido nos EUA e com míseros 120 cv..... só no Brasil e China para comprarem isso!!
ResponderExcluirEm outubro de 2013, em uma viagem à Europa, tive oportunidade de dirigir um up! 2 portas e me impressionou muito a qualidade do carrinho como um todo: projeto de vanguarda, estrutura com tecnologia de ponta, manufatura impecável, desempenho arrebatador, estável, super econômico, enfim, um carro para quem prioriza qualidade e segurança!
ResponderExcluirVoltando ao Brasil, já com intenção de compra-lo, aguardei seu lançamento e fiz um testdrive, quando pude comprovar a mesma qualidade do europeu!
Não tive a menor dúvida, comprei na hora o meu, na versão. move! Rodar macio, hipereconomico (faço média de 9,5-15km/l com ar ligado, na cidade com etanol!!!!)
A diferença é simplesmente gritante com seus "concorrentes"(faiz-me rir!)
O up vai ser um divisor de águas, com certeza!
O brasileiro não tem tradição de priorizar qualidade construtiva e segurança, mas sim beleza e preço baixo!
Mas ainda seremos como os europeus, que priorizam essas qualidades, quando vão comprar seu automóvel!
Mas o up! chegou para mudar isso!!!
Detalhe : tenho 58 anos e, curiosamente, NUNCA tive um VW !
Parabéns a Volkswagen
P
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirSeu comentário adicionou muito ao debate, meus parabéns!
ExcluirAssim como os demais populares brasileiros, com a diferença de ser seguro, bem construído e o mais econômico do Brasil.
ExcluirAgora entendi de vez a frase popular, "Vai ter gosto ruim assim lá na china"
ResponderExcluirÉ essa mentalidade retrógrada como a sua, que não consegue reconhecer um projeto bem feito, que o up! vai mudar! Precisamos evoluir como consumidores e, esse trata de compra de automóveis, e priorizamos segurança, qualidade de construção, tecnologia de ponta e, principalmente, meu caro, QUALIDADE!!!!
ResponderExcluirDisse tudo.
ExcluirBrasileiro prefere comprar carro remendado e já ultrapassado ao invés de comprar algo realmente nivelado com o mercado europeu.
Depois ficam no mimimi reclamando que "os carros nacionais são carroças".
Brasileiro merece andar de porcaria mesmo.
É estou vendo como você é evoluído com esse fanatismo em uma marca, isso que é evolução, parabéns, ser fanático é sinal de muita inteligência.
ExcluirEu vou comprar o Up ou o novo Ka, irei avaliar conforto, segurança, consumo, potencia, BELEZA, sim beleza tbm conta, ninguém compra um tênis só porque é confortável tem que ser o conjunto!
E não pense você que o Up teria Air Bag e ABS se não fosse a nova lei.
Mas nunca que teria! digo na versão de entrada.
Somente iria ter nas versões mais top, com pacotes estratosféricos que a VW gosta de enfiar nos seus clientes.
Eu achei o up! muito bonito, acredito que os dois amigos acima também acharam. Duvido que você compre um up!, seu discurso aqui é sempre esse, criticando o up!, até parece que você cogita a compra de um.
ExcluirE pode esperar o Novo KA pelo preço inicial do Onix LT, que parte de 35mil sem ar. A Ford já afirmou que o Novo Ka não tem a mesma proposta do anterior e baterá de frente com os compactos mais modernos, que são: HB20 e Onix, então fique sonhando com preço do Novo KA, pois aposto com você e quem mais quiser que o 1.0 com o pacote básico NÃO sairá por menos de 38mil.
João pode acreditar que estou levando em consideração o Up sim, se o Ka chegar por esse preço aí que você sugeriu ESQUECE, não compro MESMO! nem test drive faço.
ExcluirDou valor ao meu dinheiro.
Quero apenas com Ar e Direção, se nesta configuração vir acima de 38 fico com o Up ou Fiesta.
Rogério :
ResponderExcluirNão acho que nós mereçamos estas carroças. Não temos culpa de, durante anos, só tínhamos produtos obsoletos e em desacordo com mercados mais sofisticados, como o europeu, por exemplo! Nascemos e crescemos SÓ tendo essas carroças ultrapassadas!
A polêmica toda com o up!, é que temos dificuldades em lidar com um lançamento que não estamos acostumados a avaliar!
Daí, como já disse, olhamos a beleza, em primeiro lugar e o preço! A partir de agora, e com os lançamentos que vem por aí, como o KA, começaremos a prestar atenção em critérios mais importantes, como segurança (NINGUÉM, em vários posts falou do ISOFIX, ou dos AIRBAGS do up!, que são de última geração, por exemplo)
Vamos aprender com o tempo, tenho certeza
O problema é que alguns ainda tem pensamentos retrógrados, como você citou... E usam cabresto.
ExcluirMas continue postando as impressões do carro. Eu quero comprar logo o meu Up! tão logo saia o duas portas.
Abraços
Rogério :
ExcluirLeia o post "proprietário de um up, ex-dono de Ka Sport...." aki no CARBLOG. O texto é meu
Abraços
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.