Entre as marcas, a Fiat manteve a liderança entre os automóveis, vendendo 45.353 carros - participação de 19,91%, seguida da VW, com 44.417 unidades - participação de 19.5%. A Chevrolet vem em terceiro com 44.037 automóveis vendidos - participação de 19.33%. Ford, com 20.265 vendidos e participação de 8.9% é a quarta. Renault 5º - 15.785 carros (6.93% de mkt share) e Hyundai 6ª - 14.797 (6,5% do mercado) encerram a lista das seis maiores do Brasil.
No ranking dos carros, o Volkswagen Gol mantém a primeira posição, com 21.671 unidades, registrando retração de 2.97% sobre a quantidade vendida em 2013.
A segunda posição ficou com o Fiat Uno, com 13.629 unidades emplacadas - queda de 24,38% sobre as 18.022 unidades vendidas em janeiro de 2013.
O terceiro colocado foi o Ford Fiesta, com vendas somadas do Novo Fiesta e Fiesta Rocam de 13.179 unidades, o que representa um avanço de 82.66% sobre os números de 2013.
O Fiat Palio ficou com a quarta posição, vendendo 12.603 unidades, recuo de 27.39% sobre o mesmo período de 2013.
O Fiat Siena é o quinto mais emplacado, com 11.415 unidades transacionadas, avanço de 15,89% sobre janeiro de 2013.
O sexto colocado é o VW Fox/CrossFox, com 11.267 unidades vendidas - retração de 9.40% sobre 2013.
A sétima posição fica com o Hyundai HB20, com 9.612 unidades emplacadas - avanço de 6.47%.
O oitavo colocado é o Chevrolet Onix, com 9.290 unidades vendidas, recuando 13.37% sobre 2013.
A nona posição ficou com o Renault Sandero, que, na iminência de ser atualizado, vendeu 9.155 unidades, avançando 24,46% sobre janeiro de 2013.
O VW Voyage fecha o ranking dos dez mais vendidos em janeiro, com 6.798 carros emplacados - recuo de 15,28% sobre janeiro de 2013.
Lista dos 165 carros mais vendidos em Janeiro de 2014. OBS: a última coluna traz a variação de vendas entre janeiro de 2014 e janeiro de 2013.
Pos | Modelo | jan/14 | jan/13 | Variação |
1 | VW/GOL | 21671 | 22335 | -2,97% |
2 | FIAT/UNO | 13629 | 18022 | -24,38% |
3 | FORD/FIESTA | 13179 | 7215 | 82,66% |
4 | FIAT/PALIO | 12603 | 17357 | -27,39% |
5 | FIAT/SIENA | 11415 | 9850 | 15,89% |
6 | VW/FOX+CROSSFOX | 11267 | 12436 | -9,40% |
7 | HYUNDAI/HB20 | 9612 | 9028 | 6,47% |
8 | GM/ONIX | 9290 | 10724 | -13,37% |
9 | RENAULT/SANDERO | 9155 | 7356 | 24,46% |
10 | VW/VOYAGE | 6798 | 8024 | -15,28% |
11 | GM/PRISMA | 6023 | 131 | - |
12 | GM/CELTA | 5374 | 9239 | -41,83% |
13 | GM/CLASSIC | 5294 | 8479 | -37,56% |
14 | GM/AGILE | 4684 | 3638 | 28,75% |
15 | HONDA/CIVIC | 3983 | 1343 | 196,57% |
16 | HYUNDAI/HB20S | 3927 | 1 | - |
17 | GM/COBALT | 3884 | 4958 | -21,66% |
18 | FIAT/PUNTO | 3623 | 4886 | -25,85% |
19 | HONDA/FIT | 3457 | 2935 | 17,79% |
20 | RENAULT/LOGAN | 3089 | 1639 | 88,47% |
21 | GM/SPIN | 3044 | 3024 | 0,66% |
22 | PEUGEOT/208 | 3033 | 14 | - |
23 | CITROEN/C3 | 2991 | 3212 | -6,88% |
24 | TOYOTA/COROLLA | 2857 | 3866 | -26,10% |
25 | TOYOTA/ETIOS HB | 2682 | 2034 | 31,86% |
26 | HONDA/CITY | 2659 | 3208 | -17,11% |
27 | RENAULT/CLIO | 2641 | 1398 | 88,91% |
28 | GM/CRUZE SEDAN | 2501 | 1671 | 49,67% |
29 | GM/CRUZE hb | 2359 | 1818 | 29,76% |
30 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 2254 | 1424 | 58,29% |
31 | FORD/KA | 2193 | 4640 | -52,74% |
32 | VW/GOLF | 1979 | 1235 | 60,24% |
33 | FIAT/IDEA | 1901 | 1986 | -4,28% |
34 | NISSAN/MARCH | 1806 | 2531 | -28,64% |
35 | FORD/FOCUS | 1749 | 2134 | -18,04% |
36 | FIAT/PALIO week | 1536 | 1629 | -5,71% |
37 | FORD/NEW FIESTA | 1518 | 672 | 125,89% |
38 | NISSAN/VERSA | 1454 | 2000 | -27,30% |
39 | FORD/FUSION | 1341 | 597 | 124,62% |
40 | FORD/FIESTA SEDAN | 1293 | 1811 | -28,60% |
41 | NISSAN/SENTRA | 1086 | 525 | 106,86% |
42 | NISSAN/LIVINA | 914 | 816 | 12,01% |
43 | RENAULT/FLUENCE | 897 | 1311 | -31,58% |
44 | GM/SONIC | 899 | 652 | 37,88% |
45 | CITROEN/C4L | 835 | 219 | 281,28% |
46 | VW/JETTA | 809 | 1873 | -56,81% |
47 | FIAT/500 | 759 | 950 | -20,11% |
48 | FIAT/DOBLO | 714 | 1224 | -41,67% |
49 | KIA/CERATO | 656 | 543 | 20,81% |
50 | PEUGEOT/308 | 650 | 1349 | -51,82% |
51 | VW/SPACEFOX | 624 | 1434 | -56,49% |
52 | VW/POLO SEDAN | 576 | 1165 | -50,56% |
53 | FIAT/LINEA | 546 | 630 | -13,33% |
54 | GM/SONIC SEDAN | 541 | 755 | -28,34% |
55 | FIAT/BRAVO | 528 | 912 | -42,11% |
56 | BMW/320 | 525 | 402 | 30,60% |
57 | CITROEN/C4 | 502 | 594 | -15,49% |
58 | FORD/FOCUS SEDAN | 501 | 663 | -24,43% |
59 | CITROEN/C3 PICASSO | 472 | 669 | -29,45% |
60 | M.BENZ/C180 | 464 | 223 | 108,07% |
61 | PEUGEOT/207 | 454 | 1930 | -76,48% |
62 | HYUNDAI/I30 | 448 | 1070 | -58,13% |
63 | SEAT/POLO | 431 | 833 | -48,26% |
64 | HYUNDAI/ELANTRA | 381 | 430 | -11,40% |
65 | MITSUBISHI/LANCER | 377 | 635 | -40,63% |
66 | AUDI/A3 | 373 | 15 | - |
67 | JAC/J2 | 370 | 168 | 120,24% |
68 | CHERY/CELER | 354 | 0 | - |
69 | CHERY/QQ | 307 | 92 | 233,70% |
70 | HYUNDAI/VELOSTER | 289 | 371 | -22,10% |
71 | KIA/PICANTO | 277 | 442 | -37,33% |
72 | VW/SPACECROSS | 274 | 542 | -49,45% |
73 | JAC/J3 | 259 | 497 | -47,89% |
74 | PEUGEOT/408 | 255 | 532 | -52,07% |
75 | JAC/J3 TURIN | 249 | 292 | -14,73% |
76 | VW/UP | 239 | 0 | - |
77 | CITROEN/C4 PICASSO | 216 | 156 | 38,46% |
78 | M.BENZ/A | 200 | 0 | - |
79 | PEUGEOT/207 SEDAN | 154 | 831 | -81,47% |
80 | HYUNDAI/AZERA | 140 | 268 | -47,76% |
81 | BMW/316I | 136 | 0 | - |
82 | M.BENZ/CLA200 | 119 | 0 | - |
83 | AUDI/A4 | 115 | 143 | -19,58% |
84 | CAMARO/CAMARO | 112 | 109 | 2,75% |
85 | CHERY/FACE | 102 | 102 | 0,00% |
86 | JAC/J6 | 99 | 245 | -59,59% |
87 | VW/PASSAT | 95 | 62 | 53,23% |
88 | BMW/328 | 94 | 19 | 394,74% |
89 | VOLVO/V40 | 93 | 1 | - |
90 | MINI/COOPER | 84 | 61 | 37,70% |
91 | AUDI/A5 | 82 | 46 | 78,26% |
92 | CITROEN/DS3 | 74 | 71 | 4,23% |
93 | KIA/SOUL | 74 | 175 | -57,71% |
94 | BMW/116i | 73 | 25 | 192,00% |
95 | VW/FUSCA | 71 | 243 | -70,78% |
96 | NISSAN/ALTIMA | 71 | 0 | - |
97 | SUZUKI/SX4 | 64 | 108 | -40,74% |
98 | M.BENZ/CLASSE c | 62 | 141 | -56,03% |
99 | JAC/J5 | 59 | 292 | -79,79% |
100 | CITROEN/DS5 | 45 | 134 | -66,42% |
101 | BMW/Z4 | 42 | 24 | 75,00% |
102 | M.BENZ/CLASSE B | 42 | ||
103 | BMW/118i | 38 | ||
104 | CITROEN/DS4 | 38 | ||
105 | BMW/X6 | 36 | ||
106 | AUDI/A1 | 34 | ||
107 | M.BENZ/SLK | 32 | ||
108 | BMW/125I | 32 | ||
109 | MINI/ONE | 31 | ||
110 | M.BENZ/CLASSE e | 30 | ||
111 | JAGUAR/XF | 29 | ||
112 | GM/MALIBU | 27 | ||
113 | KIA/CARNIVAL | 21 | ||
114 | SMART/FORTWO | 20 | ||
115 | CHRYSLER/300C | 19 | ||
116 | MINI/JCW | 19 | ||
117 | RDK/TIGER | 18 | ||
118 | HONDA/ACCORD | 16 | ||
119 | M.BENZ/C 250 | 15 | ||
120 | TOYOTA/CAMRY | 14 | ||
121 | VW/CC | 14 | ||
122 | CHRYSLER/TOWN | 14 | ||
123 | KIA/OPTIMA | 14 | ||
124 | CITROEN/C4 PALLAS | 13 | ||
125 | BMW/335I | 11 | ||
126 | M.BENZ/CLS | 9 | ||
127 | FORD/MUSTANG | 9 | ||
128 | PEUGEOT/RCZ | 9 | ||
129 | LIFAN/LF320 | 2 | ||
130 | VOLVO/V60 | 8 | ||
131 | PEUGEOT/508 | 8 | ||
132 | CHEVROLET/CORVETTE | 7 | ||
133 | PORSCHE/PANAMERA | 7 | ||
134 | BMW/M6 | 6 | ||
135 | VOLVO/S60 | 6 | ||
136 | PORSCHE/911 | 6 | ||
137 | KIA/CADENZA | 5 | ||
138 | SUBARU/IMPREZA | 5 | ||
139 | TOYOTA/PRIUS | 5 | ||
140 | AUDI/TT | 5 | ||
141 | BMW/528 | 5 | ||
142 | PORSCHE/CAYMAN | 5 | ||
143 | LEXUS/ES 350 | 5 | ||
144 | AUDI/A6 | 4 | ||
145 | CADILLAC/CADILLAC | 4 | ||
146 | FYBER/FYBER | 4 | ||
147 | AUDI/A7 | 4 | ||
148 | BMW/M135I | 4 | ||
149 | PORSCHE/BOXSTER | 3 | ||
150 | RENAULT/KANGOO | 3 | ||
151 | BRM/M11 | 3 | ||
152 | M.BENZ/S500 | 3 | ||
153 | HYUNDAI/SONATA | 3 | ||
154 | VW/ZILK | 3 | ||
155 | JAGUAR/XJ | 3 | ||
156 | AUDI/R8 | 3 | ||
157 | CHERY/CIELO SEDAN | 3 | ||
158 | CHERY/S18 | 3 | ||
159 | PARATI/PARATI | 2 | ||
160 | NISSAN/TIIDA | 2 | ||
161 | EFFA/M100 | 2 | ||
162 | HYUNDAI/GENESIS | 2 | ||
163 | CHERY/CIELO HATCH | 2 | ||
164 | LIFAN/LF 620 | 2 | ||
165 | BMW/750 | 1 |
154 VW/ZILK 3
ResponderExcluirCarro zilk da Volkswagen? o.o
É o up!
ExcluirÉ o VW MLK ZIKA, o Up carro do moleque Zika da quebrada.
ExcluirMLK Zika kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluirvw zika kkkkkkkkkk
huhauhauhuah !!
ExcluirTiida só 2 unidades? Que mico, eu q quase comprei, que coisa.
ResponderExcluirDeixou de ser importado tem muito tempo já.
ExcluirAh ta.
ExcluirVc sozinho é culpado pela queda de 50% nas vendas!
ExcluirQuantos menos carros vendidos, melhor, pois é menos visado para roubo.
Excluirford fiesta rumo ao 1º lugar.
ResponderExcluirSonhar é bom!
ExcluirSabe pq? A ford esta vendendo com juros zero as outras nao.
ExcluirMercado está muito volátil, a maioria dos modelos com variações de dois dígitos. Será uma boa notícia?
ResponderExcluirColocaram essa lista de 165 só pra aparecer o UP
ResponderExcluirOXE! Pois não é que foi mesmo
ExcluirBom mesmo é o subaro impreza....
ResponderExcluirPequena observação: O Jetta (vulgo Santanão) está perdendo para o Sentra, C4 Lounge, Corolla, CruzeS, Civic, Fusion (que compete com a versão TSI), e, incrivelmente, para o Fluence.
ResponderExcluirJajá estará disputando vendas com Linea, Cerato e Elantra, caso a VW não traga o 1.4 TSI a preços razoáveis.
Um abraço para o Carlos. ;)
70k por um carro com motor de santana, só podia dar nisso.
ExcluirPor 10k a menos tem opções bem melhores Fluence, o Sentra e o C4. Viva a concorrência!
Se os três Fluence, Sentra e C4 fossem fabricados aqui, certamente iriam incomodar os japas.
esses carros são muito bons mas sofren demais com a desvalorização e principalmente com a manutenção, so ouço historias de horrores das marcas francesas.
ExcluirEntre os sedãs médios, realmente, 2014 parece que não começou bem para a VW.
ExcluirO Novo Sentra já tinha superado o Jetta em vendas em dez/13, agora, em jan/14, além de ampliar sua vantagem em relação ao Jetta, o carro da VW ainda foi superado pelo Fluence e pelo C4L.
Os sinais do mercado são claros e indicam que cada vez menos consumidores estão dispostos a pagar R$65K, em um carro como o Jetta 2.0.
Na realidade, todos os carros não populares da VW no Brasil tem uma relação custo x benefício ruim, e aí podemos incluir o Golf, o Jetta, o Tiguan, o Touareg, o Amarok, etc.
A grande maioria dos consumidores que compra carros parece que concorda comigo e talvez seja esse o principal motivo de nenhum carro não popular da VW conseguir liderar seu segmento aqui no Brasil.
Analisando os dados dessa matéria, vejam as vendas de alguns líderes em 2014, comparando com seus concorrentes da VW:
1) MINIVANS/SW - SPIN (vende quase cinco vezes a mais do o SpaceFox);
2) HATCHES MÉDOS - SPORT6 (líder em 2013, líder em 2014);
3) SEDÃS MÉDIOS - CIVIC (vende quase cinco vezes a mais do que o Jetta);
4) SEDÃS GRANDES - Fusion (massacre, vende 14 vezes a mais do que o Passat).
Detalhe, mesmo caro do jeito que está, o Focus está se aproximando do Golf a cada mês e já poderá tomar a segunda posição do ranking em fev/14, o que considero normal, afinal, o efeito novidade do lançamento do Golf já está passando, os problemas do carro já estão surgindo, e as coisas vão se acomodando naturalmente.
VENDAS DO GOLF E DO FOCUS NOS ÚLTIMOS TRÊS MEDES
1) GOLF - 2.034 (nov/13), 2.047 (dez/13), 1.979 (jan/14);
2) FOCUS - 1.229 (nov/13), 1.476 (dez/13), 1.749 (jan/14).
Tem mais, a Strada lidera no segmento das pick-ups pequenas, a S10, idem, pick-ups grandes.
O Pajero vende 3 vezes o volume da Tiguan, que também é superada peço IX35, ASX, CRV e até carros bem mais caros como o Land Rover Evoque vendem mais do que o Tiguan.
Touareg? Esse é piada. O Cherokee, por exemplo, vende 10 vezes mais que o Touareg no Brasil. O Cayenne e o Range Rover vendem o triplo, o Mercedes Classe M vende o dobro, e por aí vai.
Pelo jeito, se a VW quiser vender um pouco mais dos seus carros que não sejam populares aqui no Brasil, vai ter que melhorar os carros (motor do Jetta, por exemplo), e REDUZIR MUITO OS PREÇOS.
Boa observação, Rasec. A VW sustenta seu mkt share no brasil sobre os modelos populares - principalmente sobre o Gol e Fox - sendo que o restante da sua linha é composta quase que totalmente por coadjuvantes - o que também ocorre com a Fiat, mas esta mantém sua "base" sobre um número maior de veículos baratos. O Up! vem para somar nesse ponto e ajudar a VW a se manter entre as líderes - sempre no pilar dos populares.
ExcluirGolf, Jetta TSI, Passat e Tiguan são, inegavelmente, bons carros, mas não têm demonstrado ter uma boa relação Custo/Benefício para o brasileiro e, por isso, não lideram seus segmentos há anos.
Exatamente, o consumidor tem demonstrado isso de forma clara aqui no Brasil, ou seja, o sonho e a ilusão da VW achar que vai conseguir ter boas vendas com seus carros não populares, por preços superiores aos concorrentes, já acabou, e faz um bom tempo ...
ExcluirO Golf é um bom exemplo, tem potencial para ser o líder da categoria se fosse oferecido ao consumidor nas versões de melhor custo x benefício, tais como a Trendline 1.2 TSI ou a Comfortline 1.4 TSI, que poderiam ser vendidas facilmente entre R$55K e R$65K, mas a VW prefere importar só as versões top do carro (Highline e GTI), e aí, pagar a partir de R$72K em um hatch médio, acaba não sendo uma boa opção, para a maioria dos brasileiros, não todos, é claro.
O Focus ainda não vende mais do que o Golf apenas pelo fato da Ford ter exagerado nos preços do carro. Se tivessem lançado, por exemplo, o Focus S 1.6 manual, por R$55K, já estaria disputando a liderança com o Sport6, fácil.
E para não dizerem que eu só critico os preços altos da VW, o Sport6, mesmo sendo o líder atual, também é vendido por mais do que deveria.
O Sport6 LT 1.8 manual, do jeito que é hoje, não poderia custar mais de R$58K (hoje é vendido por R$62K) e a GM poderia reduzir tranquilamente os preços desse carro, se a concorrência nesse segmento fosse mais forte, mas, infelizmente, não é.
Outros exemplos de exagero:
1) Bravo T-Jet hoje custa R$65K, mas não vende, deveria custar R$60K;
2) I30 1.8 AT6 hoje custa R$70K, mas não vende, deveria custar R$65K;
3) 308 1.6 THP AT6 hoje custa R$70K, mas não vende, deveria custar R$60K, com câmbio manual e teto solar.
Carlos, cade vc...se manifeste...o assunto aqui é VW....
ExcluirFocus sedan... que mico de carro! Nem a nova geração, com taxa 0% consegue vender essa coisa.
ExcluirEm primeiro lugar parabéns para o blogueiro pela rapidez e qualidade da informação disponibilizada com antecedência. Em segundo o destaque é como o mercado vai se comportar com os lançamentos do primeiro semestre (UP, Ka, Sandero, Corolla e March, entre outros) e o fim das antigas gerações (G4. Mille e Fiesta Rocam). Por último, se o aumento da concorrência trará benefícios para os consumidores (principalmente queda no preço
ResponderExcluirQual a diferença entre Fiesta e New Fiesta???
ResponderExcluirPodem me dar uma ajuda e me esclarecer 3 coisas?
ResponderExcluir1 - Com relação ao FORD FIESTA (terceira posição), quantas unidades são do sedã? Quantas do hb? Quantos do Novo e do Rocam?
2 - Com relação ao GOLF(trigésima segunda posição) quantas unidades do golfsauro e do VII?
3 -Com relação ao LIFAN 320(centésima vigésima nona posição), afinal quantas unidades foram vendidas, pq com o número de 2 unidades ele não estaria ocupando tal posição.
CignusRJ
Vendeu mais Porsche Panamera do que Hyundai Sonata
ResponderExcluirHehehe...É verdade se vender mais fosse sinônimo de carro bom o Gol não venderia...Isso só prova que a maioria de população é "burra". E de fato é!!, olha os nossos governantes, eleitos por quem?
ResponderExcluirfalou e disse brasileiro nunca soube comprar carro
ExcluirMuito bom José, falou tudo. rs
ResponderExcluirA Fiat está perdendo mercado. Acho que eles vão ter que mudar a propaganda líder a XX anos em breve. A Ford deve aumentar ainda mais sua participação, com roubo direto do mercado das 3 maiores. A briga vai ser boa em 2014.
ResponderExcluirTambém acredito que este ano a Fiat perca a liderança.
ExcluirFiat só vende pé de boi, qto mais exigente fica o consumidor mais a Fiat desaparece.
ExcluirEsse Focus sedan é um mico!!!
ResponderExcluirAlguém poderia me explicar porque as vendas do Fiesta que ficaram em 3º (vendas do fiesta antigo e do novo conforme falado) aparecem novamente em 37º lugar novamente? E a carrinho da GM pra pegar dinheiro de otário o chamado tracker nem consta na listagem (Não vendeu 1 peça)? Será que eles saber fazer planilha mesmo ou estão enganando a gente também?
ResponderExcluirEntre os sedãs médios não tivemos alterações nas três primeiras posições com Civic, Corolla e Cruze, já no posto 4 aparece o novo nissan sentra, superando fluence e jetta, este parece que está de ladeira abaixo, já o c4l, o kia cerato, peugeot 308, elantra, lancer não deslancham, o linea muito baixo volume de vendas, mais o mico mesmo é o novo focus sedam, mesmo com taxa zero vendeu míseras 500 unidades.
ResponderExcluirA VW além de ter subido o preço do Jetta, ainda criou pacotes de opcionais obrigatórios para quem quiser bancos em couro. Um absurdo! !!
ResponderExcluirPow eu namorei um peugeot 208 uma semana indo todo dia no horario de almoco, no final acabei comprando um hb20 completo por muito menos e com muito mais garantia. Namorinho que so tinha beleza e mais nada. No final o atendimento da hyundai e a falta de respeito da peugeot pelo consumidor falaram mais alto.
ResponderExcluirSó sei que o Fiat Bravo é uma máquina, dá pau em muitos carros sedan de luxo com certeza!!! Recomendo!
ResponderExcluirCadê o Ecosport? Não vendeu nada nesse período? Que pesquisa mais estranha...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.