Os números parciais de vendas de automóveis (não estão computados os comerciais leves) no mercado brasileiro em janeiro de 2014 apontam uma quantidade comercializada de 227.821 unidades.

Fiat mantém a liderança no ranking dos automóveis em 2014

Entre as marcas, a Fiat manteve a liderança entre os automóveis, vendendo 45.353 carros - participação de 19,91%, seguida da VW, com 44.417 unidades - participação de 19.5%. A Chevrolet vem em terceiro com 44.037 automóveis vendidos - participação de 19.33%. Ford, com 20.265 vendidos e participação de 8.9% é a quarta. Renault 5º - 15.785 carros (6.93% de mkt share) e Hyundai 6ª - 14.797 (6,5% do mercado) encerram a lista das seis maiores do Brasil.

Volkswagen Gol 2014 - carro mais vendido em janeiro de 2014

No ranking dos carros, o Volkswagen Gol mantém a primeira posição, com 21.671 unidades, registrando retração de 2.97% sobre a quantidade vendida em 2013.

Fiat Uni 2014 - segundo carro mais vendido em janeiro de 2014

A segunda posição ficou com o Fiat Uno, com 13.629 unidades emplacadas - queda de 24,38% sobre as 18.022 unidades vendidas em janeiro de 2013.


O terceiro colocado foi o Ford Fiesta, com vendas somadas do Novo Fiesta e Fiesta Rocam de 13.179 unidades, o que representa um avanço de 82.66% sobre os números de 2013.


O Fiat Palio ficou com a quarta posição, vendendo 12.603 unidades, recuo de 27.39% sobre o mesmo período de 2013.


O Fiat Siena é o quinto mais emplacado, com 11.415 unidades transacionadas, avanço de 15,89% sobre janeiro de 2013.


O sexto colocado é o VW Fox/CrossFox, com 11.267 unidades vendidas - retração de 9.40% sobre 2013.


A sétima posição fica com o Hyundai HB20, com 9.612 unidades emplacadas - avanço de 6.47%.


O oitavo colocado é o Chevrolet Onix, com 9.290 unidades vendidas, recuando 13.37% sobre 2013.


A nona posição ficou com o Renault Sandero, que, na iminência de ser atualizado, vendeu 9.155 unidades, avançando 24,46% sobre janeiro de 2013.


O VW Voyage fecha o ranking dos dez mais vendidos em janeiro, com 6.798 carros emplacados - recuo de 15,28% sobre janeiro de 2013.

Lista dos 165 carros mais vendidos em Janeiro de 2014. OBS: a última coluna traz a variação de vendas entre janeiro de 2014 e janeiro de 2013.

Pos Modelo jan/14 jan/13 Variação
1 VW/GOL 21671 22335 -2,97%
2 FIAT/UNO 13629 18022 -24,38%
3 FORD/FIESTA 13179 7215 82,66%
4 FIAT/PALIO 12603 17357 -27,39%
5 FIAT/SIENA 11415 9850 15,89%
6 VW/FOX+CROSSFOX 11267 12436 -9,40%
7 HYUNDAI/HB20 9612 9028 6,47%
8 GM/ONIX 9290 10724 -13,37%
9 RENAULT/SANDERO 9155 7356 24,46%
10 VW/VOYAGE 6798 8024 -15,28%
11 GM/PRISMA 6023 131 -
12 GM/CELTA 5374 9239 -41,83%
13 GM/CLASSIC 5294 8479 -37,56%
14 GM/AGILE 4684 3638 28,75%
15 HONDA/CIVIC 3983 1343 196,57%
16 HYUNDAI/HB20S 3927 1 -
17 GM/COBALT 3884 4958 -21,66%
18 FIAT/PUNTO 3623 4886 -25,85%
19 HONDA/FIT 3457 2935 17,79%
20 RENAULT/LOGAN 3089 1639 88,47%
21 GM/SPIN 3044 3024 0,66%
22 PEUGEOT/208 3033 14 -
23 CITROEN/C3 2991 3212 -6,88%
24 TOYOTA/COROLLA 2857 3866 -26,10%
25 TOYOTA/ETIOS HB 2682 2034 31,86%
26 HONDA/CITY 2659 3208 -17,11%
27 RENAULT/CLIO 2641 1398 88,91%
28 GM/CRUZE SEDAN 2501 1671 49,67%
29 GM/CRUZE hb 2359 1818 29,76%
30 TOYOTA/ETIOS SEDAN 2254 1424 58,29%
31 FORD/KA 2193 4640 -52,74%
32 VW/GOLF 1979 1235 60,24%
33 FIAT/IDEA 1901 1986 -4,28%
34 NISSAN/MARCH 1806 2531 -28,64%
35 FORD/FOCUS 1749 2134 -18,04%
36 FIAT/PALIO week 1536 1629 -5,71%
37 FORD/NEW FIESTA 1518 672 125,89%
38 NISSAN/VERSA 1454 2000 -27,30%
39 FORD/FUSION 1341 597 124,62%
40 FORD/FIESTA SEDAN 1293 1811 -28,60%
41 NISSAN/SENTRA 1086 525 106,86%
42 NISSAN/LIVINA 914 816 12,01%
43 RENAULT/FLUENCE 897 1311 -31,58%
44 GM/SONIC 899 652 37,88%
45 CITROEN/C4L 835 219 281,28%
46 VW/JETTA 809 1873 -56,81%
47 FIAT/500 759 950 -20,11%
48 FIAT/DOBLO 714 1224 -41,67%
49 KIA/CERATO 656 543 20,81%
50 PEUGEOT/308 650 1349 -51,82%
51 VW/SPACEFOX 624 1434 -56,49%
52 VW/POLO SEDAN 576 1165 -50,56%
53 FIAT/LINEA 546 630 -13,33%
54 GM/SONIC SEDAN 541 755 -28,34%
55 FIAT/BRAVO 528 912 -42,11%
56 BMW/320 525 402 30,60%
57 CITROEN/C4 502 594 -15,49%
58 FORD/FOCUS SEDAN 501 663 -24,43%
59 CITROEN/C3 PICASSO 472 669 -29,45%
60 M.BENZ/C180 464 223 108,07%
61 PEUGEOT/207 454 1930 -76,48%
62 HYUNDAI/I30 448 1070 -58,13%
63 SEAT/POLO 431 833 -48,26%
64 HYUNDAI/ELANTRA 381 430 -11,40%
65 MITSUBISHI/LANCER 377 635 -40,63%
66 AUDI/A3 373 15 -
67 JAC/J2 370 168 120,24%
68 CHERY/CELER 354 0 -
69 CHERY/QQ 307 92 233,70%
70 HYUNDAI/VELOSTER 289 371 -22,10%
71 KIA/PICANTO 277 442 -37,33%
72 VW/SPACECROSS 274 542 -49,45%
73 JAC/J3 259 497 -47,89%
74 PEUGEOT/408 255 532 -52,07%
75 JAC/J3 TURIN 249 292 -14,73%
76 VW/UP 239 0 -
77 CITROEN/C4 PICASSO 216 156 38,46%
78 M.BENZ/A 200 0 -
79 PEUGEOT/207 SEDAN 154 831 -81,47%
80 HYUNDAI/AZERA 140 268 -47,76%
81 BMW/316I 136 0 -
82 M.BENZ/CLA200 119 0 -
83 AUDI/A4 115 143 -19,58%
84 CAMARO/CAMARO 112 109 2,75%
85 CHERY/FACE 102 102 0,00%
86 JAC/J6 99 245 -59,59%
87 VW/PASSAT 95 62 53,23%
88 BMW/328 94 19 394,74%
89 VOLVO/V40 93 1 -
90 MINI/COOPER 84 61 37,70%
91 AUDI/A5 82 46 78,26%
92 CITROEN/DS3 74 71 4,23%
93 KIA/SOUL 74 175 -57,71%
94 BMW/116i 73 25 192,00%
95 VW/FUSCA 71 243 -70,78%
96 NISSAN/ALTIMA 71 0 -
97 SUZUKI/SX4 64 108 -40,74%
98 M.BENZ/CLASSE c 62 141 -56,03%
99 JAC/J5 59 292 -79,79%
100 CITROEN/DS5 45 134 -66,42%
101 BMW/Z4 42 24 75,00%
102 M.BENZ/CLASSE B 42
103 BMW/118i 38
104 CITROEN/DS4 38
105 BMW/X6 36
106 AUDI/A1 34
107 M.BENZ/SLK 32
108 BMW/125I 32
109 MINI/ONE 31
110 M.BENZ/CLASSE e 30
111 JAGUAR/XF 29
112 GM/MALIBU 27
113 KIA/CARNIVAL 21
114 SMART/FORTWO 20
115 CHRYSLER/300C 19
116 MINI/JCW 19
117 RDK/TIGER 18
118 HONDA/ACCORD 16
119 M.BENZ/C 250 15
120 TOYOTA/CAMRY 14
121 VW/CC 14
122 CHRYSLER/TOWN  14
123 KIA/OPTIMA 14
124 CITROEN/C4 PALLAS 13
125 BMW/335I 11
126 M.BENZ/CLS 9
127 FORD/MUSTANG 9
128 PEUGEOT/RCZ 9
129 LIFAN/LF320 2
130 VOLVO/V60 8
131 PEUGEOT/508 8
132 CHEVROLET/CORVETTE 7
133 PORSCHE/PANAMERA 7
134 BMW/M6 6
135 VOLVO/S60 6
136 PORSCHE/911 6
137 KIA/CADENZA 5
138 SUBARU/IMPREZA 5
139 TOYOTA/PRIUS 5
140 AUDI/TT 5
141 BMW/528 5
142 PORSCHE/CAYMAN 5
143 LEXUS/ES 350 5
144 AUDI/A6 4
145 CADILLAC/CADILLAC 4
146 FYBER/FYBER 4
147 AUDI/A7 4
148 BMW/M135I 4
149 PORSCHE/BOXSTER 3
150 RENAULT/KANGOO 3
151 BRM/M11 3
152 M.BENZ/S500 3
153 HYUNDAI/SONATA 3
154 VW/ZILK 3
155 JAGUAR/XJ 3
156 AUDI/R8 3
157 CHERY/CIELO SEDAN 3
158 CHERY/S18 3
159 PARATI/PARATI 2
160 NISSAN/TIIDA 2
161 EFFA/M100 2
162 HYUNDAI/GENESIS 2
163 CHERY/CIELO HATCH 2
164 LIFAN/LF 620 2
165 BMW/750 1

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. 154 VW/ZILK 3

    Carro zilk da Volkswagen? o.o

    ResponderExcluir
  2. Tiida só 2 unidades? Que mico, eu q quase comprei, que coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixou de ser importado tem muito tempo já.

      Excluir
    2. Vc sozinho é culpado pela queda de 50% nas vendas!

      Excluir
    3. Quantos menos carros vendidos, melhor, pois é menos visado para roubo.

      Excluir
  3. ford fiesta rumo ao 1º lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe pq? A ford esta vendendo com juros zero as outras nao.

      Excluir
  4. Mercado está muito volátil, a maioria dos modelos com variações de dois dígitos. Será uma boa notícia?

    ResponderExcluir
  5. Colocaram essa lista de 165 só pra aparecer o UP

    ResponderExcluir
  6. Bom mesmo é o subaro impreza....

    ResponderExcluir
  7. Pequena observação: O Jetta (vulgo Santanão) está perdendo para o Sentra, C4 Lounge, Corolla, CruzeS, Civic, Fusion (que compete com a versão TSI), e, incrivelmente, para o Fluence.

    Jajá estará disputando vendas com Linea, Cerato e Elantra, caso a VW não traga o 1.4 TSI a preços razoáveis.

    Um abraço para o Carlos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 70k por um carro com motor de santana, só podia dar nisso.

      Por 10k a menos tem opções bem melhores Fluence, o Sentra e o C4. Viva a concorrência!

      Se os três Fluence, Sentra e C4 fossem fabricados aqui, certamente iriam incomodar os japas.

      Excluir
    2. esses carros são muito bons mas sofren demais com a desvalorização e principalmente com a manutenção, so ouço historias de horrores das marcas francesas.

      Excluir
    3. Entre os sedãs médios, realmente, 2014 parece que não começou bem para a VW.

      O Novo Sentra já tinha superado o Jetta em vendas em dez/13, agora, em jan/14, além de ampliar sua vantagem em relação ao Jetta, o carro da VW ainda foi superado pelo Fluence e pelo C4L.

      Os sinais do mercado são claros e indicam que cada vez menos consumidores estão dispostos a pagar R$65K, em um carro como o Jetta 2.0.

      Na realidade, todos os carros não populares da VW no Brasil tem uma relação custo x benefício ruim, e aí podemos incluir o Golf, o Jetta, o Tiguan, o Touareg, o Amarok, etc.

      A grande maioria dos consumidores que compra carros parece que concorda comigo e talvez seja esse o principal motivo de nenhum carro não popular da VW conseguir liderar seu segmento aqui no Brasil.

      Analisando os dados dessa matéria, vejam as vendas de alguns líderes em 2014, comparando com seus concorrentes da VW:

      1) MINIVANS/SW - SPIN (vende quase cinco vezes a mais do o SpaceFox);
      2) HATCHES MÉDOS - SPORT6 (líder em 2013, líder em 2014);
      3) SEDÃS MÉDIOS - CIVIC (vende quase cinco vezes a mais do que o Jetta);
      4) SEDÃS GRANDES - Fusion (massacre, vende 14 vezes a mais do que o Passat).

      Detalhe, mesmo caro do jeito que está, o Focus está se aproximando do Golf a cada mês e já poderá tomar a segunda posição do ranking em fev/14, o que considero normal, afinal, o efeito novidade do lançamento do Golf já está passando, os problemas do carro já estão surgindo, e as coisas vão se acomodando naturalmente.

      VENDAS DO GOLF E DO FOCUS NOS ÚLTIMOS TRÊS MEDES
      1) GOLF - 2.034 (nov/13), 2.047 (dez/13), 1.979 (jan/14);
      2) FOCUS - 1.229 (nov/13), 1.476 (dez/13), 1.749 (jan/14).

      Tem mais, a Strada lidera no segmento das pick-ups pequenas, a S10, idem, pick-ups grandes.

      O Pajero vende 3 vezes o volume da Tiguan, que também é superada peço IX35, ASX, CRV e até carros bem mais caros como o Land Rover Evoque vendem mais do que o Tiguan.

      Touareg? Esse é piada. O Cherokee, por exemplo, vende 10 vezes mais que o Touareg no Brasil. O Cayenne e o Range Rover vendem o triplo, o Mercedes Classe M vende o dobro, e por aí vai.

      Pelo jeito, se a VW quiser vender um pouco mais dos seus carros que não sejam populares aqui no Brasil, vai ter que melhorar os carros (motor do Jetta, por exemplo), e REDUZIR MUITO OS PREÇOS.

      Excluir
    4. Boa observação, Rasec. A VW sustenta seu mkt share no brasil sobre os modelos populares - principalmente sobre o Gol e Fox - sendo que o restante da sua linha é composta quase que totalmente por coadjuvantes - o que também ocorre com a Fiat, mas esta mantém sua "base" sobre um número maior de veículos baratos. O Up! vem para somar nesse ponto e ajudar a VW a se manter entre as líderes - sempre no pilar dos populares.

      Golf, Jetta TSI, Passat e Tiguan são, inegavelmente, bons carros, mas não têm demonstrado ter uma boa relação Custo/Benefício para o brasileiro e, por isso, não lideram seus segmentos há anos.

      Excluir
    5. Exatamente, o consumidor tem demonstrado isso de forma clara aqui no Brasil, ou seja, o sonho e a ilusão da VW achar que vai conseguir ter boas vendas com seus carros não populares, por preços superiores aos concorrentes, já acabou, e faz um bom tempo ...

      O Golf é um bom exemplo, tem potencial para ser o líder da categoria se fosse oferecido ao consumidor nas versões de melhor custo x benefício, tais como a Trendline 1.2 TSI ou a Comfortline 1.4 TSI, que poderiam ser vendidas facilmente entre R$55K e R$65K, mas a VW prefere importar só as versões top do carro (Highline e GTI), e aí, pagar a partir de R$72K em um hatch médio, acaba não sendo uma boa opção, para a maioria dos brasileiros, não todos, é claro.

      O Focus ainda não vende mais do que o Golf apenas pelo fato da Ford ter exagerado nos preços do carro. Se tivessem lançado, por exemplo, o Focus S 1.6 manual, por R$55K, já estaria disputando a liderança com o Sport6, fácil.

      E para não dizerem que eu só critico os preços altos da VW, o Sport6, mesmo sendo o líder atual, também é vendido por mais do que deveria.

      O Sport6 LT 1.8 manual, do jeito que é hoje, não poderia custar mais de R$58K (hoje é vendido por R$62K) e a GM poderia reduzir tranquilamente os preços desse carro, se a concorrência nesse segmento fosse mais forte, mas, infelizmente, não é.

      Outros exemplos de exagero:
      1) Bravo T-Jet hoje custa R$65K, mas não vende, deveria custar R$60K;
      2) I30 1.8 AT6 hoje custa R$70K, mas não vende, deveria custar R$65K;
      3) 308 1.6 THP AT6 hoje custa R$70K, mas não vende, deveria custar R$60K, com câmbio manual e teto solar.

      Excluir
    6. Carlos, cade vc...se manifeste...o assunto aqui é VW....

      Excluir
    7. Focus sedan... que mico de carro! Nem a nova geração, com taxa 0% consegue vender essa coisa.

      Excluir
  8. Em primeiro lugar parabéns para o blogueiro pela rapidez e qualidade da informação disponibilizada com antecedência. Em segundo o destaque é como o mercado vai se comportar com os lançamentos do primeiro semestre (UP, Ka, Sandero, Corolla e March, entre outros) e o fim das antigas gerações (G4. Mille e Fiesta Rocam). Por último, se o aumento da concorrência trará benefícios para os consumidores (principalmente queda no preço

    ResponderExcluir
  9. Qual a diferença entre Fiesta e New Fiesta???

    ResponderExcluir
  10. Podem me dar uma ajuda e me esclarecer 3 coisas?

    1 - Com relação ao FORD FIESTA (terceira posição), quantas unidades são do sedã? Quantas do hb? Quantos do Novo e do Rocam?

    2 - Com relação ao GOLF(trigésima segunda posição) quantas unidades do golfsauro e do VII?

    3 -Com relação ao LIFAN 320(centésima vigésima nona posição), afinal quantas unidades foram vendidas, pq com o número de 2 unidades ele não estaria ocupando tal posição.

    CignusRJ



    ResponderExcluir
  11. Vendeu mais Porsche Panamera do que Hyundai Sonata

    ResponderExcluir
  12. Hehehe...É verdade se vender mais fosse sinônimo de carro bom o Gol não venderia...Isso só prova que a maioria de população é "burra". E de fato é!!, olha os nossos governantes, eleitos por quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou e disse brasileiro nunca soube comprar carro

      Excluir
  13. A Fiat está perdendo mercado. Acho que eles vão ter que mudar a propaganda líder a XX anos em breve. A Ford deve aumentar ainda mais sua participação, com roubo direto do mercado das 3 maiores. A briga vai ser boa em 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que este ano a Fiat perca a liderança.

      Excluir
    2. Fiat só vende pé de boi, qto mais exigente fica o consumidor mais a Fiat desaparece.

      Excluir
  14. Esse Focus sedan é um mico!!!

    ResponderExcluir
  15. Alguém poderia me explicar porque as vendas do Fiesta que ficaram em 3º (vendas do fiesta antigo e do novo conforme falado) aparecem novamente em 37º lugar novamente? E a carrinho da GM pra pegar dinheiro de otário o chamado tracker nem consta na listagem (Não vendeu 1 peça)? Será que eles saber fazer planilha mesmo ou estão enganando a gente também?

    ResponderExcluir
  16. Entre os sedãs médios não tivemos alterações nas três primeiras posições com Civic, Corolla e Cruze, já no posto 4 aparece o novo nissan sentra, superando fluence e jetta, este parece que está de ladeira abaixo, já o c4l, o kia cerato, peugeot 308, elantra, lancer não deslancham, o linea muito baixo volume de vendas, mais o mico mesmo é o novo focus sedam, mesmo com taxa zero vendeu míseras 500 unidades.

    ResponderExcluir
  17. A VW além de ter subido o preço do Jetta, ainda criou pacotes de opcionais obrigatórios para quem quiser bancos em couro. Um absurdo! !!

    ResponderExcluir
  18. Pow eu namorei um peugeot 208 uma semana indo todo dia no horario de almoco, no final acabei comprando um hb20 completo por muito menos e com muito mais garantia. Namorinho que so tinha beleza e mais nada. No final o atendimento da hyundai e a falta de respeito da peugeot pelo consumidor falaram mais alto.

    ResponderExcluir
  19. Só sei que o Fiat Bravo é uma máquina, dá pau em muitos carros sedan de luxo com certeza!!! Recomendo!

    ResponderExcluir
  20. Cadê o Ecosport? Não vendeu nada nesse período? Que pesquisa mais estranha...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem