O mercado de veículos sedãs brasileiro absorveu um total de 69.878 veículos em janeiro de 2014, o que representa uma retração de 17,46% sobre os 84.655 comercializados em dezembro de 2013.

BMW Série 3 - líder entre os sedãs premium no Brasil

Os campeões de vendas são: BMW Série 3 na categoria "premium"; Honda Civic entre os médios e grandes; Fiat Siena entre os compactos.

Honda Civic 2014 - líder entre os sedãs médios brasileiros

Sedãs premium - domínio do BMW Série 3

O mercado segmento de sedãs premium tem um líder claro no mercado brasileiro, o BMW Série 3 (316i / 320i / 328i), que emplacou 755 unidades em janeiro de 2014 - com avanço de 5,15% sobre dezembro de 2013.

BMW Série 3 - líder entre os sedãs premium no Brasil

O segundo colocado foi o Mercedes-Benz Classe C, com 541 unidades vendidas em janeiro  - pequena retração de 0.73% sobre os 545 carros comercializados em dezembro de 2013. O resultado não é ruim tendo em vista o fato de que o modelo à venda no Brasil será substituído pela nova geração nos próximos meses.



O estreante Audi A3 Sedan vendeu 173 unidades no primeiro mês de 2014, completando o pódio entre os sedãs premium, além de abrir uma vantagem de 54 carros sobre seu principal concorrente, o Mercedes-Benz CLA 200 - o 4º mais vendido.

Mercedes-Benz CLA 200

O Audi A4 ficou com a quinta colocação,  com 115 unidades comercializadas em janeiro. A lista completa dos sedãs premium mais vendidos em janeiro segue abaixo.

Ranking Modelo dez/13 jan/14 Evolução
1 BMW Série 3 718 755 5,15%
2 Mercedes-Benz Classe C 545 541 -0,73%
3 Audi A3 Sedan 0 173 -
4 Mercedes-Benz CLA200 1 119 -
5 Audi A4 126 115 -8,73%
6 Audi A5 78 82 5,13%
7 Mercedes-Benz Classe E 50 31 -38,00%

Sedãs médios / grandes - Honda Civic lidera

No caso do mercado de sedãs médios e grandes, o Honda Civic começa 2014 na mesma posição que terminou 2013: na liderança do mercado, com 3.893 unidades - retração de 34.65% sobre as 6.095 unidades vendidas em dezembro de 2013.

Honda Civic 2014 - líder entre os sedãs médios

O tombo do Civic só não foi maior que o do Corolla, que já sente os efeitos da iminente substituição (a nova geração deve chegar ao mercado brasileiro em março): apesar da queda de 51,16% em janeiro de 2014 relativa à dezembro de 2013, ainda manteve-se como vice-líder, com 2.857 unidades vendidas.

Toyota Corolla - quase foi ultrapassado pelo Cruze em janeiro

O terceiro colocado foi o Chevrolet Cruze, vendendo 2.501 unidades em janeiro de 2014 - avanço de 10,91% sobre o último mês de 2013.

Chevrolet Cruze 2014 - avanço na terceira posição

Na quarta colocação temos o Ford Fusion que avançou - na contra-mão do mercado - 40,71% em janeiro para 1.341 unidades vendidas (contra 953 em dezembro de 2013).

Nissan Sentra estreia entre os top 5

O Nissan Sentra fecha o top 5 entre os médios grandes, com 1.086 unidades comercializadas, avanço de 1,21% sobre dezembro de 2013. A ranking completo de sedãs médios/grandes segue abaixo.

Ranking Modelo dez/13 jan/14 Evolução
1 Honda Civic 6095 3983 -34,65%
2 Toyota Corolla 5850 2857 -51,16%
3 GM Cruze Sedan 2255 2501 10,91%
4 Ford Fusion 953 1341 40,71%
5 Nissan Sentra 1073 1086 1,21%
6 Renault Fluence 1368 897 -34,43%
7 Citroen C4 Lunge 931 835 -10,31%
8 VW Jetta 1053 809 -23,17%
9 Kia Cerato 609 656 7,72%
10 Fiat Linea 543 546 0,55%
11 Hyundai Elantra 363 381 4,96%
12 Mitsubishi Lancer 540 374 -30,74%
13 Peugeot 408 299 255 -14,72%
14 Hyundai Azera 188 140 -25,53%
15 VW Passat 87 95 9,20%
16 Nissan Altima 85 71 -16,47%
17 Jac J5 78 59 -24,36%
18 Citroen DS5 65 45 -30,77%

Sedãs compactos - Fiat Siena

O Fiat Siena continua em sua trajetória de liderança entre os sedãs pequenos, tendo comercializado 11.415 unidades de suas duas configurações de carroceria no primeiro mês de 2014. Relativamente às vendas de dezembro de 2013 (13.746 unidades vendidas), o número representa um recuo de 16,96%.

Fiat Grand Siena 2014 - sedã mais vendido do Brasil

O Volkswagen Voyage, que tinha sido ultrapassado pelo Chevrolet Prisma no final de 2013, voltou à segunda colocação, com 6.798 unidades emplacas em janeiro de 2014 - retração de 4,74% sobre dezembro de 2013.

Volkwagen Voyage 2014

As vendas do Chevrolet Prisma recuraram 28,12% quando se compara janeiro de 2014 com o mês imediatamente anterior, para 6.026 unidades - número suficiente para mantê-lo no pódio.


Outro representante da GM aparece na quarta colocação. O Classic emplacou 5.294 unidades - perda de 27.08% sobre o último mês de 2013.

Hyundai HB20S 2014

Fecha o top 5 o Hyundai HB20S, com 3.927 vendidos - queda de 28.08% sobre dezembro de 2013. Abaixo segue o ranking completo dos sedãs compactos em janeiro de 2014.

Ranking Modelo dez/13 jan/14 Evolução
1 Fiat Siena 13746 11415 -16,96%
2 VW Voyage 7136 6798 -4,74%
3 GM Prisma 8383 6026 -28,12%
4 GM Classic 7260 5294 -27,08%
5 Hyundai HB20S 5460 3927 -28,08%
6 GM Cobalt 4320 3884 -10,09%
7 Renault Logan 2690 3089 14,83%
8 Honda City 3175 2659 -16,25%
9 Toyota Etios Sedan 2262 2254 -0,35%
10 Ford New Fiesta 1502 1518 1,07%
11 Nissan Versa 1870 1454 -22,25%
12 Ford Fiesta Sedan 1265 1293 2,21%
13 VW Polo Sedan 682 576 -15,54%
14 GM Sonic Sedan 436 541 24,08%
15 JAC J3 Turin 266 249 -6,39%
16 Peugeot 207 Sedan 249 154 -38,15%

Fonte dos dados: FENABRAVE

24 Comentários

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  1. Todos nós sabemos que o Fusion não é um sedã médio, então, vamos comparar as suas vendas com as dos seus verdadeiros concorrentes, aqui e em todo o mundo:

    VENDAS SEDÃS GRANDES JANEIRO 2014 FENABRAVE
    1) Fusion - 1.341 unidades vendidas;
    2) Azera - 140;
    3) Passat - 95;
    4) Altima - 71.

    Nesse segmento dos sedãs grandes, aqui no Brasil, o Fusion é, DISPARADO, o preferido para a esmagadora maioria dos consumidores que compararam e compram esses tipos de carros.

    O Fusion vende, SOZINHO, mais de quatro vezes o que vendem seus principais concorrentes, JUNTOS.

    Já entre os sedãs médios, o destaque negativo parece ser o Jetta, que fechou o ano de 2013 na quarta posição geral, atrás do Cruze, mas já começa 2014 sendo superado também pelo Novo Sentra, pelo Fluence e pelo C4L.

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    1. Ele pode até não ser médio, mas vende mais que a maioria dos médios. Só perde para a trinca civic/corolla/cruze...e fica na frente de jetta (que tb vem do méxico).

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    2. Você tem razão, o desempenho de vendas do Fusion é mesmo espetacular e supera até sedãs mais baratos, de segmento inferior, como o Jetta.

      Aliás, o Fusion vendeu em jan/14, SOZINHO, mais do que o Jetta, o Passat e o Tiguan, JUNTOS.

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    3. Quanto paga pau de Fusion!!!

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    4. O Fusion é um carro nada a ver.
      Ele é uma banheira de 4,9 metros de comprimento e 1.6 tonelada de peso.
      Mas todo essa massa de ferro não se traduz em benefício aos passageiros.
      O VW Jetta, por exemplo, tem 25 cm a menos no comprimento, e porta-malas do mesmo tamanho. O Jetta tem 510 litros e o Fusion 514...,;;.;.
      No interior é a mesma coisa...o interior do Jetta é mais amplo que o do Fusion!
      Toda a diferença de tamanho do Fusion só serve para deixá-lo menos prático, mais cansativo e difícil de ser dirigido em cidade, sobretudo em cidades de transito ruim, como sp e rj e bh....o tamanho mais não torna o fusion nem mais espaçoso e nem mais confortável e nem mais seguro que o jetta. Ele é pior que o jetta em todos os sentidos.
      mas o pior. o fusion é mais pesado e mais lento. O Jetta 2.0 TSI humilha tanto o Fusion 2.5 flex quando o 2ç0 Turbo. HUMILHA MESMO, andando muito mais e bebendo muito menos.
      Então, quando vejo alguém em um Fusion, o mínimo que penso foi que a pessoa não analisou direito as opções, pois se tivesse feito isso, teria comprado um Jetta...com toda a certeza.

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    5. Não tem nada a ver comparar jetta com fusion. Quem conhece de carros sabe disso. O jetta parece uma carroça perto do fusion. Abs

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    6. Prezado Carlos VC ratifica mesmo o que escreve?
      Quanto achismo. Até acredito que VC entende mesmo de carro, mas sua parcialidade te condena.
      Coisa do tipo... quando vejo alguém.. parará. O Jetta é isso, o GOLF aquilo.

      Na verdade, o amigo Carlos já virou motivo de piada no blog. Pior de tudo, talvez melhor, ele sabe disso. E não cansa pq esse é o ganha pão do Carlos, eu no lugar dele faria o mesmo e até entendo.

      Mas Carlos, o Fusion eh muito mais carros, palavras de quem tem os dois carros na garagem.

      [ ]'s

      Robson Moretti

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    7. Acho interessante você dizer "o Fusion é muito mais carros que o Jetta"...e não colocar sequer 1 único argumento para sustentar a sua tese!!?
      Em quê o Fusion é melhor? O fato de ser maior? Só isso (que na minha opinião é péssimo).
      O Fusion é mais apertado por dentro, porta-malas igual, anda muito menos, bebe muito mais....e ainda é muito mais caro que o Jetta...
      O Jetta é mais econômico, e ainda se colocar os dois na pista, o Fusion, com tração AWD e tudo não ve sequer a cor do Jetta! Nem a cor! O Fusion não dá nem para sentir o cheiro do escapamento do Jetta, amigo.
      Na boa, o Fusion pode ser mais espalhafatoso! Pode ser melhor do quesito "impressionar o vizinho"...e só.
      Carro? Na boa, Jetta anos luz à frente.

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    8. Moretti, com toda razão voce escreveu o que todos nós usuários do Blog já estamos de saco cheio de saber.

      Carlos o Moretti não precisa escrever coisas redundantes. O Resec entende muito mais que VC e já escreveu.

      Contudo se o Resec e o Moretti pertubou seu domingo, se esgane no site abaixo:
      http://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-fusion-titanium-awd-tem-visual-inspirado-e-muita-tecnologia-para-conquistar-clientela/

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    9. Carlos, vai pra ti. Se não entender eu posso desenhar. (Fonte: frescas da noticias automotivas).

      Tecnologia – O Fusion é um carro bastante moderno. A segunda geração é de 2012 e a versão topo trocou o antigo V6 de 3.0 litros por um mais eficiente 2.0 litros turbinado da linha EcoBoost – que produz praticamente a mesma força do V6. Dentro, a Ford instalou a geração mais recente do MyFord Touch, com uma tela sensível ao toque de 8 polegadas. O carro ainda tem dispositivos eletrônicos de segurança como monitor de ponto cego, sistema de estacionamento automático, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e até um sistema que ajuda a manter o carro na faixa de rolamento. Nota 9.

      Habitabilidade – Mesmo com ar de carro “executivo”, a cabine do Fusion tem diversos porta-objetos que facilitam a vida a bordo. Há dois porta-copos fundos no console e um grande nicho sob o descansa braço dianteiro. Nas portas, espaços para garrafas e outros itens que ficariam soltos pelo interior. O porta-malas leva bons 453 litros, tem rede para segurar objetos menores e os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos. Nota 7.

      Acabamento – Os materiais usados no interior são de qualidade, com couro e imitação de metal usados em profusão. O problema é a montagem das peças, que não está à altura dos R$ 118.900 cobrados. Os encaixes mereciam melhor precisão, principalmente em áreas que trabalham sob maior estresse, como os revestimentos próximos aos puxadores de porta, que não passam muita firmeza e se soltam com facilidade. Ao menos, o isolamento acústico é dos melhores e as costuras das partes revestidas em tecido ou couro não decepcionam. Nota 7.

      Design – Certamente o ponto alto do modelo. As linhas são muito elegantes e esportivas, com traços finos e bem resolvidos. A frente em cunha, com a grade que imita os Aston Martin, dá bastante personalidade, enquanto a traseira alta é ornada por belas lanternas de led. O perfil é sóbrio e as dimensões sutilmente avantajadas do carro são notadas. Nota 10.

      Custo/benefício – O Ford Fusion Titanium EcoBoost AWD reina praticamente sozinho no segmento. Seus principais concorrentes – como Nissan Altima e Hyundai Sonata – trazem motores menores e são mais emparelhados com a versão 2.5 flex do sedã da marca norte-americana. Pelos R$ 118.900 pedidos, ele já consegue brigar com as versões mais baratas de Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 e BMW Série 3 que, no entanto, são carros menos equipados e mais fracos. O Ford ainda traz uma extensa lista de itens de série, com várias comodidades ainda raras em seu nicho, visual instigante e muita tecnologia

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    10. Jetta TSI nao se paga menos de 92 mil e nem nem com GPS. Tá Loko.
      Quero naum!!!! Obrigado garota propaganda VW.

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    11. Carlos Bofe, VC quer argumentos?
      Alem das matérias citadas pelos amigos concordantes, segue mais uma para ti. Contudo, esteja ciente que a matéria não se trata do meu Titanium, OK?

      Aqui, agora deixa eu ir descansar pq amanhã tenho muito trabalho, meu tempo eh meio escasso, sorry. Não dá para ficar a semana inteira em cima do micro falando sobre o que não tenho e babando de desejo.

      Moretti

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    12. http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/novo-fusion-chama-jetta-para-briga-na-pista/4765

      Moretti

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    13. Baita sabugada que o Fusion levou do jetta heim? O Jetta é 3 segundos mais lento no 0 a 100....kkkk

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    14. O fusion tem 20cm a mais de entre-eixos, é muita coisa.

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    15. Carlos, uma correção no seu primeiro comentário, o porta-malas do Fusion atual é de menos de 514l.. 514l era do antigo.. Em relação ao Fusion top de linha contra o Jetta, o Jetta não da nem pro começo.. Mas entre Fusion 2.5 Vs Jettta o Jetta TSI humilha.. Mas não tem nem como compara o Fusion top de linha contra o Jetta, aí o Fusion é bem mais carro.

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    16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Obrigado por clarear as informações meus caros. Fiquei confuso com a matéria.
    Abss

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  3. Audi A3 Sedan começou bem, heim? Já entubou o CLA 200 e vai à caça do todo poderoso BMW 320i...que é o atual sonho de consumo da classe média....comprando o carro em 80 parcelinhas...
    Pena q a classe media sempre chega por último..vão comprar o série 3 quando a galera da grana mesmo ta trocando os seus pelo novo Audi A3 Sedan..que é o novo must wanted do pedaço...

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    1. Mais do que a obrigação para um carro que custa quase R$ 36 mil a menos do que o CLA e que tem propagandas veiculadas em horário nobre todos os dias nas principais emissoras. BMW Série 3 manda lembranças!

      Deixa de fanatismo, cara!

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    2. Audi A3 Sedan vender mais que a Série 3?? Desculpa mas não creio em milagres.

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  4. A nissan acertou nesse novo sentra. Parei para dar uma olhada em um e quase o levei para casa. Ficou bonito e discreto. E o tipo de carro que voce nao enjuara com o tempo. A nissan tinha o objetivo de vender na faixa de 1100 por mes... Estrateja dando certo... Porem, vi tambem um altima preto. Que carro maravilhoso... Ja dirigi, bmw, fusion o novo, acord.. Mas nada, nada mesmo parece superar o conforto interno do altima, esse negocio de bancos projetados pala nasa e verdade....

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  5. Entre os sedãs médios não tivemos alterações nas três primeiras posições com Civic, Corolla e Cruze, já no posto 4 aparece o novo nissan sentra, superando fluence e jetta, este parece que está de ladeira abaixo, já o c4l, o kia cerato, peugeot 408, elantra, lancer não deslancham, o linea muito baixo volume de vendas, mais o mico mesmo é o novo focus sedam, mesmo com taxa zero vendeu míseras 500 unidades.

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