A Volkswagen tem a meta de se tornar a maior fabricante automotiva do planeta até 2018, segundo plano de negócios divulgado em 2008. E, até agora, apesar da situação econômica da Europa desfavorável, eles estão no caminho certo. Considerando apenas modelos Volkswagen (sem as demais marcas que fazem parte do grupo), a VW anunciou a venda de quase 6 milhões de carros em 2013.


5.93 milhões de veículos, em homenagem à precisão - o que corresponde a um aumento de 3,4% em relação a 2012, quando foram vendidos 5,74 milhões de carros.


O Volkswagen Golf, em seu primeiro ano completo de comercialização, é um dos arquitetos desses resultados, assim como a China.


Em toda a Europa, a Volkswagen entregou 1.64 milhões de veículos - queda de 3,7% em comparação com 2012, perdas mais que compensadas pela Ásia - que absorveu 2,73 milhões de carros da empresa em 2013, contra 2.37 milhões de 2012.


Dentro do contexto asiático, a Volkswagen teve um crescimento espetacular de 16,6% na China, atingindo 2.51 milhões de carros, o que evidencia, que, se não fosse a China a VW estaria com números negativos em 2013, já que no Canadá, México e Estados Unidos suas vendas declinaram. Ao se somar as vendas de todas as marcas da VW na China, as vendas atingem 3.19 milhões de unidades.


Nos EUA, em particular, um tombo de -6,9%. E na América do Sul a situação não é muito melhor, com queda regional de -13.9%, enquanto no Brasil, seu principal mercado a retração foi de -16,7%. A China é, de longe, o mais importante mercado automotivo do mundo, não só por seu tamanho, mas por suas perspectivas de crescimento anuais de 8 a 10%, devendo atingir mais de 25 milhões de veículos até 2025.

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ou seja, sem a China, a VW não teria ido para frente, mas sim sofrer uma estagnação.

    ResponderExcluir
  2. O governo controla o mercado automotivo na China e só permite marcas estrangeiras no país através da formação de joint ventures com empresas estatais chinesas.

    No caso da VW, seus "sócios" e "chefes" são a SAIC e FAW.

    Então, o que podemos afirmar, é que as JOINT VENTURES FORMADAS PELAS ESTATAIS CHINESAS (SAIC E FAW) COM A VW, venderam 2,51 milhões de carros na China, não só a VW.

    E isso vale para todas as outras marcas estrangeiras na China, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Rasec ! Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

      Excluir
    2. Leandro,

      O governo chinês definiu o setor automotivo como sendo um dos pilares do desenvolvimento da indústria na China.

      Essas joint ventures do governo com as marcas estrangeiras tem o objetivo claro de "transferência" rápida de tecnologia para as marcas chinesas automotivas, que, segundo especialistas, em um prazo máximo de 10 anos já terão atingido a sua maturidade, até porque elas vem recebendo fortes subsídios do governo para seu rápido desenvolvimento.

      O mercado de carros na China provavelmente será dominado pelas marcas chinesas em um futuro próximo, e esse fortalecimento da indústria local servirá de base para a expansão em mercados emergentes como o Brasil, o quarto maior mercado do mundo, que, aliás, já terá três fábricas chinesas produzindo em breve por aqui (Chery, JAC e Geely).

      Na realidade, a China não se preocupa com as marcas estrangeiras (VW, GM, Ford, Toyota, etc) que hoje estão por lá, até porque o governo controla todas elas com as suas estatais (joint ventures), no entanto, as marcas estrangeiras devem se preocupar, e muito, com as marcas chinesas, que irão tirar muito mercado de todas elas na China e no terceiro mundo, e isso é só uma questão de tempo ...

      Excluir
  3. Escrevo para o Fábio (dono do blog): Pô....chega de escrever da bosta do Golf, já deu...

    Na verdade, vc faz isso para o provocar o doido fã besta do Carlos...só pode...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu antes até indicava o blog, divulgava..., mas sinto vergonha, honestamente, de indicar um BLOG tão tendencioso e parcial assim. Antes eu comentava bastante, mas até isso eu parei. Antes eu até cheguei a defender o blog, mas agora? Como eu já disse, fica feio e enojante. Só entro e leio as notícias que me interessam. A tendência???... enfim. Ah sim, antes que eu me esqueça... antes eu vinha só aqui e raramente em outro site ou blog. Mas isso era antes.

      Excluir
    2. 3. E digo mais, só entro aqui com o AdBlock ativado.

      Excluir
    3. eu entro nas reportagens da vw so pra rir dos comentarios ridiculos do carlos parece uma criança falando que o pai dele e melhor que o de todo mundo

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Que sirva de alerta ao(s) dono(s) do BLOG: CREDIBILIDADE, DEPOIS DE PERDIDA, NÃO SE RECONQUISTA!!!!
      Prete(m) atenção no que está sendo feito com o Blog.

      Excluir
    6. Compartilho da mesma ideia de vocês, não recomendo mais este blog pois são imparciais e com testes sempre divulgando e favorecendo o golf, um otimo carro, mas as exaltações à marca são forçadas demais , vocês falaram tudo, já deu....
      Pergunto a vocês leitores deste bolg e fãs de carro igual eu, vocês indicariam outro blog para nos informarmos sobre lançamentos e e testes?

      Excluir
  4. Bem interessante!! Veremos como as coisas ficam em 2014, com a recuperação da Europa e as novidades prometidas para o mercado brasileiro(Up!, Novo Fox, Novo 1.6 na Saveiro e derivação cabine dupla com 4 portas, nada de porta suicída).

    Notável a VW ter caído apenas 3,7% na Europa, talvez seja a menor queda entre as marcas populares daquele mercado. Quem não sentiu a crise na Europa foram apenas as marcas premium: Audi, Mercedes e BMW.

    Veremos como ficam as vendas no mercado norte americano com o Golf VII, facelift do Jetta e troca do motor de Santana de 116cv.

    ResponderExcluir
  5. Esse Polo é muito bonito e o espaço interno é bem maior do que parece, quando estive na Europa pude utilizar o carrinho e gostei bastante. É uma pena que o mercado brasileiro só tenha aquele Polo velho e cansado.

    ResponderExcluir
  6. Se a Volkswagen tivesse atualizado sempre seus modelos mundiais no Brasil, certamente não cairia tanto em vendas no nosso País. As vendas do Golf 7 provam isto.

    ResponderExcluir
  7. Vai ter de remar muito, pois a Toyota está chegando a 10 milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dados deste artigo são só da Volkswagen.
      Se somar Audi, Skoda, Seat, Lamborghini e etc, já está quase igual à Toyota, Lexus, Scion e etc.

      Excluir
    2. Mesmo assim. Li outro dia que a Toyota vai ser a primeira a chegar a 10 milhões. E pior para a VW é que ela decidiu investir nos mercados 'periféricos', Brasil incluído.

      Excluir
    3. Para voce ver a VW precisa ficar esmolando venda das outras marcas para tentar se comparar com a toyota. A lexus e Scion nao adicionam muita coisa nas vendas da toyota

      Excluir
  8. Se não fosse a China, até a Ford seria maior que a VW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^^^ Verdade, a Ford ganha em mais paises!!!

      Excluir
    2. comcerteza os chineses nao sao pessoas

      Excluir
  9. Coitados, os chineses não entendem nada de carros. Fato.

    ResponderExcluir
  10. Posso até a vir a comprar um carro desses, mas só o faço se usado for... Não compro e pago uma carro zero com um valor absurdo

    ResponderExcluir
  11. Vcs são muito quadrúpedes mesmo defendendo carros de marcas ruins e de países medíocres. Carro q presta é só vw e os americanos mesmo! Espero que sejam muito felizes vivendo em meio a carros medíocres de origens ruins...lixo lixo lixo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem