Entre as marcas, a Fiat foi a líder, com 21,34% de participação de mercado, seguida da Volkswagen (18,64%) em segundo lugar, e GM (18,17%) em terceiro. A tabela a seguir mostra as 20 maiores montadoras do Brasil em 2013.
POS | MARCA | VENDAS | MKT SHARE |
1º | FIAT | 762.950 | 21,34% |
2º | VW | 666.707 | 18,64% |
3º | GM | 649.726 | 18,17% |
4º | FORD | 335.015 | 9,37% |
5º | RENAULT | 236.337 | 6,61% |
6º | HYUNDAI | 212.900 | 5,95% |
7º | TOYOTA | 176.074 | 4,92% |
8º | HONDA | 139.268 | 3,89% |
9º | NISSAN | 77.830 | 2,18% |
10º | CITROEN | 66.109 | 1,85% |
11º | MITSUBISHI | 58.157 | 1,63% |
12º | PEUGEOT | 57.511 | 1,61% |
13º | KIA | 29.135 | 0,81% |
14º | JAC | 15.974 | 0,45% |
15º | BMW | 14.076 | 0,39% |
16º | M.BENZ | 13.219 | 0,37% |
17º | LAND ROVER | 10.648 | 0,30% |
18º | CHERY | 8.067 | 0,23% |
19º | AUDI | 6.691 | 0,19% |
20º | SUZUKI | 6.291 | 0,18% |
O gráfico a seguir mostra as dez maiores montadoras do Brasil em 2013.
Ranking dos 50 carros mais vendidos em 2013 - acumulado
POS | MODELO | VENDAS | |
1º | VW GOL | 255.057 | |
2º | FIAT UNO | 184.362 | |
3º | FIAT PALIO | 177.014 | |
4º | FORD FIESTA | 136.712 | |
5º | VW/FOX/CROSS | 129.927 | |
6º | FIAT SIENA | 129.825 | |
7º | GM ONIX | 122.333 | |
8º | HYUNDAI/HB20 | 122.320 | |
9º | RENAULT/SANDERO | 102.514 | |
10º | VW VOYAGE | 89.759 | |
11º | GM CLASSIC | 86.936 | |
12º | GM CELTA | 74.647 | |
13º | GM PRISMA | 61.301 | |
14º | HONDA/CIVIC | 60.970 | |
15º | GM COBALT | 59.685 | |
16º | TOYOTA COROLLA | 54.103 | |
17º | GM SPIN | 41.983 | |
18º | HONDA/FIT | 40.637 | |
19º | FIAT PUNTO | 40.407 | |
20º | HYUNDAI/HB20S | 35.382 | |
21º | TOYOTA ETIOS HB | 34801 | |
22º | CITROEN/C3 | 33.669 | |
23º | GM AGILE | 30.120 | |
24º | RENAULT/CLIO | 29.911 | |
25º | HONDA/CITY | 29.243 | |
26º | FORD FIESTA SEDAN | 29.048 | |
27º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 27.236 | |
28º | GM CRUZE SEDAN | 26.525 | |
29º | FORD KA | 26.252 | |
30º | NISSAN MARCH | 24.255 | |
31º | FIAT IDEA | 23.451 | |
32º | RENAULT/LOGAN | 23.036 | |
33º | GM CRUZE SPORT6 | 22.464 | |
34º | FORD FOCUS | 20.825 | |
35º | NISSAN VERSA | 20.730 | |
36º | PEUGEOT/208 | 20.729 | |
37º | VW SPACE FOX | 16.324 | |
38º | FIAT PALIO WEEK | 15.554 | |
39º | VW JETTA | 14.350 | |
40º | RENAULT/FLUENCE | 13.878 | |
41º | VW GOLF | 13.785 | |
42º | PEUGEOT/308 | 10.931 | |
43º | FIAT SOBLO | 10.512 | |
44º | PEUGEOT/207 | 10.385 | |
45º | FORD FUSION | 9.562 | |
46º | NISSAN LIVINA | 9.542 | |
47º | FIAT BRAVO | 9.060 | |
48º | FORD NEW FIESTA | 8.498 | |
49º | VW POLO SEDAN | 8.187 | |
50º | FIAT LINEA | 7.531 |
Ranking dos 50 comerciais leves mais vendidos de 2013 - acumulado
POS | MODELO | VENDAS |
1º | FIAT STRADA | 122.904 |
2º | VW SAVEIRO | 72.370 |
3º | FORD ECOSPORT | 66.097 |
4º | GM S10 | 54.251 |
5º | RENAULT/DUSTER | 50.222 |
6º | GM MONTANA | 46.707 |
7º | TOYOTA HILUX | 42.625 |
8º | VW KOMBI | 25.221 |
9º | VW AMAROK | 24.191 |
10º | FORD RANGER | 22.077 |
11º | MITSUBISHI L200 | 21.363 |
12º | MITSUBISHI PAJERO | 16.511 |
13º | HYUNDAI/TUCSON | 16.213 |
14º | NISSAN FRONTIER | 15.592 |
15º | FIAT DUCATO | 12.734 |
16º | FIAT FIORINO | 12.434 |
17º | TOYOTA HILUX SW4 | 12.354 |
18º | HYUNDAI/IX35 | 10.368 |
19º | MITSUBISHI ASX | 10.115 |
20º | RENAULT/MASTER | 10.009 |
21º | KIA/SPORTAGE | 9.438 |
22º | CITROEN/C3 AIRVROSS | 9.358 |
23º | HONDA/CRV | 8.272 |
24º | HYUNDAI/HR | 7.166 |
25º | LAND ROVER EVOQUE | 6.606 |
26º | FIAT DOBLO | 5.986 |
27º | VW TIGUAN | 5.598 |
28º | RENAULT/KANGOO | 5.160 |
29º | MITSUBISHI OUTLANDER | 4.376 |
30º | TOYOTA RAV4 | 4.362 |
31º | HYUNDAI/SANTAFE | 3.964 |
32º | IVECO/DAILY | 3.875 |
33º | FIAT FREEMONT | 3.873 |
34º | SUZUKI GVITARA | 3.788 |
35º | KIA/K2500 | 3.636 |
36º | GM TRAILBLAZER | 3.284 |
37º | FORD EDGE | 3.242 |
38º | KIA/SORENTO | 3.241 |
39º | PEUGEOT/BOXER | 3.089 |
40º | FORD COURIER | 3.052 |
41º | M.BENZ SPRINTER | 2850 |
42º | CITROEN/JUMPER | 2.847 |
43º | BMW/X1 | 2.738 |
44º | GM CAPTIVA | 2.512 |
45º | JEEP CHEROKKE | 2.501 |
46º | DODGE/JOURNEY | 2.423 |
47º | GM TRACKER | 2.388 |
48º | FORD TRANSIT | 2.281 |
49º | VOLVO/XC60 | 2.088 |
50º | LIFAN/X60 | 1.953 |
O Gol ficou mais bonito nessa versão Rallye.
ResponderExcluirO Gol é feio em qualquer versão.
Excluirprefiro um palio sporting com teto solar
ExcluirCoisa de pobre, só carro velho na ponta da tabela, quem deveria ser a primeira, sem sombra de dúvidas, deveria ser a Hyundai com o HB20, projeto muito mais moderno e eficiente.
ResponderExcluirHB20, Gol, Fiesta, Onix, Palio, Uno é tudo a mesma coisa. Só aqui no Brasil que vende esses carros e ainda a preços estratosféricos.
Excluirtalvez esse ano o gol perca a liderança hein, com a saida do g4 e a chegada do up
ResponderExcluirpalio e fiesta poderão assumir esse posto dependendo do q ocorrer esse ano
Mudando um pouco o assunto o novo Nissan Sentra até o dia de hoje já vendeu mais que Fluence,Jetta,C4 louge, fico feliz pela Nissan,afinal ela merece depois de tanto tempo tentando.
ResponderExcluirA Nissan é apenas boa, pois ela tem todas as condições de melhorar aqui no Brasil, mas não sabe aproveitar, talvez possa ser culpa da Renault não querendo concorrência em certos segmentos, como a dos sedans médios.
ExcluirHyundai na frente de marcas tradicionais como Toyota, Honda e Peugeot.
ResponderExcluirAcho que isso deve dizer alguma coisa à essas marcas.
Na minha opinião, os destaques esse ano foram:
ResponderExcluirHB20, mesmo com poucas concessionárias em relação às 4 grandes, vender o mesmo que Onix e quase o mesmo que Fox, Fiesta, Novo Palio e Novo Uno.
Sandero, não sentiu o efeito das novidades, aliás, cresceu em vendas, mesmo prestes a ganhar uma pesada reestilização. Idem para o Toyota Corolla, Honda Fit, Renault Duster e Fiat Ducato.
Range Rover Evoque, vender 6,6 mil em um ano, mesmo partindo de 200 mil é um feito e tanto.
Também acho que as vendas do HB20 merece mesmo destaque em 2013.
ExcluirSe consideremos só as vendas no varejo para consumidores como nós aqui do blog (sem frotistas), o HB20 se destaca ainda mais.
VENDAS VAREJO 2013 FENABRAVE
1) Gol (G6 + G4) - 157.004 unidades;
2) Palio (Fire + Novo Palio) - 132.409;
3) Onix - 114.267;
4) Fiesta - 114.267;
5) HB20 - 112.514;
6) Fox - 105.080.
Outro destaque foi a Spin, que vendeu, sozinha, mais do que todos os seus concorrentes (SpaceFox, Palio Week e Livina), juntos.
O Fusion é o único carro com preço inicial acima de R$95K que aparece no ranking do top 50, ou seja, é a preferência nacional entre os sedãs grandes, disparado.
O Fusion vende bem pq ele é uma banheira enorme e custa 95k.
ExcluirEntão o povo que quer "status" vai e compra esse benheirão lerdo para "impicionar".
Mas o carro em si é uma aberração. É muito maior que o Jetta e tem menos espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem.
E é lerdo até dizer chega,p além de beberrão.....
O Fusion é carrro de new rich...classe média ascendente doida para ostentar. Para esses o Fusion cai como uma luva.
O problema é que esse povo, ao comprar Fusion, acaba revelando toda sua ignorância não só em matéria automotiva como cultura em geral. Consumismo barato de produto de baixa qualidade impulsionado por campanhas de marketing que apelam para a necessidade latente do ser-humano em impressionar o vizinho....kkk
Assim como Gol e Palio, as vendas do Fiesta incluem dois tipos de carros, o Rocam e o New Fiesta.
ExcluirFusion é banheira e passat é o q carlos? kkkkkkkkkk
Excluirqnta bobagem
Passat é carro de gente culta que quem só compra são os executivos da VW (por obrigação, diga-se de passagem), e quando não querem mais, vão para leilão na Superbid.
ExcluirFusion Hybrid o carro mais economico do brasil sr carlos
ExcluirEsse Carlos hein,! sabe nem o que fala acho que esse maluco ta afim de aparecer, chamar o ford fusion de banheira nada a ver isso, acho muita ignorância dele dizer que o jetta e melhor que fusion, o jetta e um carro bom, mas não e melhor que o fusion, não mesmo, eu já andei nos dois,e tem muita diferença o fusion e muito melhor que o jetta e outra categoria e um nível muito superior de conforto e incomparável, quem já andou sabe disso. e como se o jetta fosse dolly guarana, e o fusion coca cola!
ExcluirA Auto Esporte diz que a GM é a 2º
ResponderExcluirhttp://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/01/volkswagen-deixa-de-ser-segunda-maior-do-mercado-nacional-depois-de-tres-anos.html
E este site diz que a VW é a segunda. Quem tá certo? Sou mais a AE....
Os dados da matéria são da FENABRAVE e incluem as vendas para os frotistas.
ExcluirVeja agora o ranking das marcas mais vendidas em 2013 para consumidores como nós, ou seja, sem os frotistas, segundo a FENABRAVE, que é o que realmente nos interessa:
MARCAS MAIS VENDIDAS NO VAREJO EM 2013 (SEM FROTISTAS)
1) GM - 18,93%;
2) Fiat - 17,76%;
3) VW - 15,70;
4) Ford - 10,21%;
5) Hyundai - 7,30%.
Em 2013, a VW foi a empresa que mais perdeu mercado no Brasil para consumidores como nós, e isso é muito fácil de ser explicado, afinal, os carros que a VW fabrica no Brasil estão todos desatualizados (Gol, Fox, SpaceFox, Golf 4,5, Polo, etc).
O Up poderá ajudar em 2014, mas acho que esse carro vai tirar vendas da própria marca, principalmente do Gol 1.0 e do Fox 1.0.
Um Gol 1.0 básico hoje custa R$30K e um Fox 1.0 Bluemotion básico custa R$32K, portanto, a partir de fev/14, o Up completo por R$30K, que é um carro atual e global, passa a ser um opção muito mais interessante para os consumidores que gostam da marca VW, nessa faixa de preço.
Ué.;.então venda para frotista não é venda? Entra dinheiro do mesmo jeito.
ExcluirA matéria da AE tá errada isso sim. A VW é a 2ª.
As vendas para o varejo (nós) e para os frotistas são categorias tão distintas que até a própria FENABRAVE informa os dados de vendas em separado, exatamente para possibilitar ao mercado uma melhor análise.
ExcluirMas é claro, cada um analisa como achar melhor ...
O Gol sempre foi o mais vendido mesmo super atrasado. Tenho umas 4Rodas antigas que na pesquisa "Os Eleitos" ele tava entre os últimos nos quesitos de satisfação etcetcetc.
ResponderExcluirNem sempre o melhor ganha.
Dou força pra Fiat dar uma reestilizada no Palio, a Ford melhorar o acabamento e montagem do New Fiesta e o HB20, esse sim...emplacar de vez.
43º FIAT SOBLO 10.512
ResponderExcluirHahahaha, Soblo foi para rir muito!!!
caro amigos
ResponderExcluiré muito estranho essa noticia já q como postei em outras noticias(ate de forma muito repetitiva....)a auto esporte noticiou outra noticia onde a volks perdeu o segundo posto no mercado nacional pra gm,que temos q elogiar a evolução da msm trazendo novos carros e mudando seus conceitos sobre o q pensa o consumidor ,vendo q pro mesmo naum importa tanto,o emblema da marca do veiculo e sim o q o mesmo oferece a mais pro consumidor.....sobre a proteção da marca volks aqui no blog,temos q entender e respeitar q o dono do mesmo tem essa preferencia pela marca volks tanto é q hj em dia de 10 noticias do blog 8 são do novo golf...mas como o blog é pessoal ele tem todo o direito de postar ou falar do golf a quantidade de vezes q ele quiser,tbm foram anos de espera por um golf de verdade ,naum o golf 4/5 que era uma piada de mal gosto da volks com os brasileiros......sobre a volks perder mercado isso so refleto o q eu já postei em outras noticias..o povo brasileiro cansou de carros q o item de serie do carro é o motor e o volante q o resto se vc quizerr a mais tem q pagar por isso...por isso a volks perdendo mercado ,pois a volks ainda pensa q so pq ela é a "volks" o brasileiro vai continuar comprando carros sem itens de serie...,pois tudo ela cobra é a parte ate o carpete do carro.....então meus amigos...desculpe se fui repetitivo nos meus comentários....so q eu sabia q essa noticia aki no blog naum teria espaço,ou se tive-se seria como foi colocado aki,com defesa da marca volks .....mas tudo bem..q bom q o brasileiro esta acordando e exigindo carros melhores,assim quem sabe a volks e as outras montadoras continuem trazendo melhores veículos pro nosso pais....e viva a concorrência e boa tarde a todos!!!!!
A audi a chery m. benz a bmw... n sao montadoras brasileiras como diz na materia
ResponderExcluirCara chamando Fusion de banheira. ai ai. deve ter uma Mercedes ou BMW pra andar p/ debochar assim. Cada um q aparece.
ResponderExcluirAGUT - Pessoalmente penso que todos estes comentários são saudáveis !!!
ResponderExcluirDe um modo geral contribuem para melhorar o mercado de veículos automóveis no Brasil.
Todo o leitor que acesse estes sites, vai (se não é seu costume) olhar, vai com certeza ter mais atenção futuramente para conhecer um pouco mais da qualidade do produto que está comprando.
A beleza e a qualidade do automóvel num pais vai sempre depender muito do mercado e da economia desse país...
A proteção que os governos exercem ás montadoras nacionais acabam de uma forma geral ser prejudicial, pois interferem na concorrência direta o que deixa de ser saudável, pois atrasa a evolução normal dos modelos e de seus itens de equipamentos.
As montadoras fazem todas seus estudos de viabilidade econômica é logico que se poderem vender sem investir mais em linhas de montagem modernas e em funcionários mais especializados melhor.
Nesse aspeto não havendo concorrente a montadora vai para o produto que lhe é mais viável deixando de lado carros topo de gama e fabricando os mais econômicos... o que não se traduz numa economia para o cidadão na generalidade dos casos, pois as montadoras querem é fazer seu negocio... vender... se poderem vender por 30, com campanhas publicitarias e toda a máquina de propaganda, logico não vão vender por 20.
Na minha opinião pessoal os carros no Brasil ainda estão caros demais, e eu falo caros demais verificando a beleza a dinâmica e os níveis de segurança bem como o nível de equipamento e a qualidade das matérias utilizadas na fabricação dos mesmos, isso traduz -se com certeza depois em termos práticos na qualidade e na duração da peça em si e nos números de vitimas de acidentes.
Enquanto que na Europa já no inicio dos anos 90 se usava automóvel com sistema de Air Bag e sistema de ABS aqui no Brasil só agora que ficou obrigatório.
Quanto menos concorrência as montadoras tiverem pior vai ser para o Brasil.
A analise dos itens e qualidade dos materiais utilizados é de máxima importância...
A marca de determinados componentes que a montadora utiliza na montagem de seus veículos dá também uma maior fiabilidade e é naturalmente um fator determinante na decisão final da compra... esteja sempre atento veja que não é só carro velho que quebra na estrada tem alguns modelos e marcas que infelizmente por utilizarem componentes de marcas mais baratas, infelizmente deixam muito a desejar.
Em relação ao novo Corolla eu acho ele atraente, pessoalmente gosto da marca, já possui vários modelos, ou melhor ... anda possuo um modelo que não foi vendido no Brasil, Toyota Célica ST TA 22 Modelo de 5 marchas que era estrela de ralye nas décadas de 70 e 80 na Europa, vendeu se nos Usa, Europa e Ásia.
Na Toyota o único ponto negativo que encontro é da suspenção que não oferece muita performance estabilidade e segurança em velocidades acima da media, é aí que infelizmente a Toyota pouco tem evoluído... esperamos que esse novo modelo nos possa surpreender já nesse ponto.
Abraço a todo mundo
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.