A principal montadora da Índia é a Maruti (Suzuki), que vendeu em 2013 1.064.144 carros, com participação de mercado de 43% - alta de 3% sobre 2012 - ampliando ainda mais seu domínio. Seus modelos mais vendidos foram Alto, Swift e Dzire, monopolizando as três primeiras colocações.
A sul-coreana Hyundai foi a segunda maior da Índia, com 380.002 carros vendidos e participação de mercado de 15.3% - alta de 0,6% sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi o Eon, 6º colocado, seguido de Hyundai i10 e Hyundai i20, 7º e 8º, respectivamente. O Verna foi o 15º, Santro o 17º. O recém lançado Grand i20 foi o 18º.
A Mahindra & Mahindra é a terceira na Índia, com 242.405 carros vendidos e participação de 9.8% - queda de 0,1% sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi o Bolero, 5º, enquanto o Scorpio ficou com 16ª colocação.
Toyota é a quarta, ultrapassando a Tata, mesmo perdendo 0.6% de mercado sobre 2012. Vendeu 145.132 carros e tem participação de 5,9%, emplacando o Innova na 9ª colocação, o Etios na 24ª e o LIva na 28ª.
A Tata foi a 5ª, com 142.045 vendidos e participação de 5.7%, queda de 5.2% sobre 2012 - reduzindo sua participação quase a metade.
A Honda ficou com a 6ª posição no ano, com 107.658 vendidos e participação de 4,3%. O carro mais vendido é o Amaze, com 13ª e o Brio ficou com a 29ª.
A Chevrolet avançou para o 7º lugar, vendendo 86.825 carros, com participação de 3.5% - estável sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi Beat, em 27º, enquanto o Sail foi o 30º.
A Ford é a 8ª, vendendo 80.431 carros no ano e participação de 3.2% - queda de 0,1% sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi o Figo, em 19º e a EcoSport ficou com a 23ª posição. Abaixo temos o ranking das maiores marcas indianas.
Pos | Marca | Vendas 2013 | Participação |
1 | Maruti | 1.064.144 | 43,00% |
2 | Hyundai | 380.002 | 15,30% |
3 | Mahindra | 242.405 | 9,80% |
4 | Toyota | 145.132 | 5,90% |
5 | Tata | 142.045 | 5,70% |
6 | Honda | 107.658 | 4,30% |
7 | Chevrolet | 86.825 | 3,50% |
8 | Ford | 80.431 | 3,20% |
9 | Renault | 64.368 | 2,60% |
10 | Volkswagen | 60.405 | 2,40% |
11 | Nissan | 32.069 | 1,30% |
12 | Skoda | 21.410 | 0,90% |
13 | Audi | 10.284 | 0,40% |
14 | Fiat | 8.801 | 0,40% |
15 | BMW | 8.367 | 0,30% |
Ranking dos 50 carros mais vendidos na Índia - 2013
Pos | Modelo | Vendas em 2013 | Participação |
1 | Maruti Alto | 265.777 | 10,70% |
2 | Maruti Swift | 199.257 | 8,00% |
3 | Maruti DZire | 198.317 | 8,00% |
4 | Maruti Wagon R | 159.233 | 6,40% |
5 | Mahindra Bolero | 110.470 | 4,50% |
6 | Hyundai Eon | 89.964 | 3,60% |
7 | Hyundai i10 | 77.913 | 3,10% |
8 | Hyundai i20 | 71.788 | 2,90% |
9 | Toyota Innova | 63.184 | 2,60% |
10 | Maruti Ertiga | 62.219 | 2,50% |
11 | Maruti Omni | 61.070 | 2,50% |
12 | Tata Indica/Vista | 59.713 | 2,40% |
13 | Honda Amaze | 59.461 | 2,40% |
14 | Renault Duster | 52.862 | 2,10% |
15 | Hyundai Verna | 49.715 | 2,00% |
16 | Mahindra Scorpio | 49.455 | 2,00% |
17 | Hyundai Santro | 42.420 | 1,70% |
18 | Hyundai i10 Grand | 41.861 | 1,70% |
19 | Ford Figo | 38.619 | 1,60% |
20 | Maruti Eeco | 38.029 | 1,50% |
21 | Maruti Ritz | 36.857 | 1,50% |
22 | Volkswagen Polo | 35.131 | 1,40% |
23 | Ford Ecosport | 33.702 | 1,40% |
24 | Toyota Etios | 33.586 | 1,40% |
25 | Mahindra XUV500 | 30.432 | 1,20% |
26 | Tata Indigo/Manza | 29.641 | 1,20% |
27 | Chevrolet Beat | 29.041 | 1,20% |
28 | Toyota Liva | 26.496 | 1,10% |
29 | Honda Brio | 24.954 | 1,00% |
30 | Chevrolet Sail | 22.898 | 0,90% |
31 | Volkswagen Vento | 22.290 | 0,90% |
32 | Maruti M800 | 20.754 | 0,80% |
33 | Tata Sumo | 18.773 | 0,80% |
34 | Tata Nano | 18.447 | 0,70% |
35 | Toyota Fortuner | 17.352 | 0,70% |
36 | Mahindra Xylo | 17.210 | 0,70% |
37 | Chevrolet Enjoy | 15.679 | 0,60% |
38 | Skoda Rapid | 14.477 | 0,60% |
39 | Chevrolet Tavera | 12.376 | 0,50% |
40 | Nissan Micra | 12.155 | 0,50% |
41 | Nissan Sunny | 11.840 | 0,50% |
42 | Tata Safari | 11.589 | 0,50% |
43 | Maruti Estilo | 9.059 | 0,40% |
44 | Mahindra Thar | 7.650 | 0,30% |
45 | Renault Scala | 7.392 | 0,30% |
46 | Nissan Terrano | 7.380 | 0,30% |
47 | Fiat Grande Punto | 6.430 | 0,30% |
48 | Renault Pulse | 4.974 | 0,20% |
49 | Mercedes E Class | 2.888 | 0,10% |
50 | Skoda Fabia | 2.814 | 0,10% |
Na Índia não tem para a VW, a preferência por lá é Suzuki, embora com outro nome.
ResponderExcluirNa realidade a VW tentou comprar a Susuki, acho que até rolou um negócio, depois miou..
ResponderExcluirA Susuki não vai conseguir sobreviver sozinha.
ExcluirEla já saiu dos EUA.
É uma empresa familiar no Japão.
Não vai ter como competir com as grandes.
Uma hora ou outra vai se vender.
Que seja para a VW...
Realmente, até houve compras de ações da Suzuki por parte da VW, mas logo não deu certo, porque os japoneses viram que a VW quer monopólio de mercado. A Suzuki não será vendida para a VW.
ResponderExcluirE a Susuki tem o quê na Índia? Monopólio..
Excluirduvido q a venda foi por esse "motivo nobre'.
Não devem ter chegado no preço que queriam...só isso.
Claro, claro, por lá é monopólio, a VW e suas subsidiárias não é caracterizado por ser uma marca "diferente".
ExcluirE onde a VW tem um domínio como esse da Susuki?
ExcluirSó se for na Alemanha, e mesmo assim não chega a tanto.
Todas almejam o monopólio....É natural da atividade empresarial.
Porém, em um mercado livre, o monopólio só se sustenta pela competência.
Logo, se há monopólio, há competência.
Não vejo mal nisso.
Monopólio não é sinônimo de competência como diz, e deve saber bem disso. Monopólio não é bom para qualquer uma.
ExcluirA VW só não tem o monopólio na Alemanha, pois o Governo faz vista grossas por lá por lá, vide a Lei VW que nem a UE conseguiu derrubar.
Não entendi sua colocação.
ExcluirA VW não tem "monopólio pois o governo faz vista grossa"?
A verdade é que a Alemanha tem o melhor órgão anti-truste do planeta.
E mesmo assim a VW tem uma ótima participação.
Resultado de competência sim.
Explicando, a VW tem sim o monopólio, mas o governo faz alemão faz de fato vistas grossas sobre isso, e como falei anteriormente, aquela Lei VW nem o governo quer se meter, portanto a VW mexe os seus pauzinhos, então não fale que a Alemanha tem o melhor órgão anti-truste do planeta!
ExcluirA VW tem ótima participação pois pratica preços menores onde seja favorável para ela, e os alemães como os brasileiros são trouxas em cair no conto do vigário chamada VW.
Sim, sim, alemão o povo mais rico e culto da Europa e um dos mais do mundo é trouxa...
Excluirespertos somos nós que compramos fiat...lkkkk
Melhor Fiat que VW ever!!!
ExcluirAí vc ta exagerando!!!!!
Excluire o golf?
ResponderExcluirA VW e a Suzuki tinha um acordo de troca de tecnologia, mas os germânicos ñ cumpriam a parte do negocios, os niponicos romperam com o acordo, lembrando que os americanos da GM tbm pularam fora da suzuki, resumindo ñ sera facil adquirir a Suzuki, quem sabe a FIAT consiga para crescer nos mercados asiaticos, prq so brasileiro e italianos q compram seus carros
ResponderExcluirA verdade é que tanto os alemães quanto americanos tentaram dar golpe na Suzuki e os japoneses sacaram qual era das suas!
ExcluirIndia, really?
ResponderExcluirÍndia, relevante?
ResponderExcluirSim faz parte dos Brics- Brasil, Rússia ,China e India.
ExcluirCác dịch vụ về định vị cho ô tô, xe máy bao gồm : Thiet bi dinh vi xe may | Dinh vi oto, lắp đặt nhanh chóng tiện lợi bí mật, giá cả hợp lý liên hệ http://thietbidinhvi.net.vn
ResponderExcluirvixxx.... nguyen não entendi nada......
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.