O mês de dezembro de 2013 mostrou-se negativo para o mercado automotivo brasileiro, fechando o ano com um resultado de vendas abaixo de 2012 - primeira retração em uma década - resultado de fraca confiança dos consumidores e condições de crédito mais restritivas.


No ano todo, pode-se dizer que o destaque ficou para o Hyundai HB20 - modelo que, com seu sucesso de vendas, catapultou a Hyundai para a sexta colocação entre as maiores fabricantes de automóveis do Brasil.


Especificamente sobre dezembro de 2013, vendeu-se no Brasil 335.948 carros - uma queda de 2,3% sobre novembro, e a sexta queda consecutiva nos últimos sete meses - evidenciando a tendência de esfriamento do mercado brasileiro.


No acumulado de 2013, foram vendidos 3.575.731 carros - uma queda de 1,6% em relação a 2012 - aliás, primeira queda em um mercado que vinha crescendo a taxas de 10% ao ano. Apesar da retração, o mercado brasileiro se destaca como quarto maior do mundo, atrás do Japão e à frente da Alemanha.


Na realidade, o tombo só não foi maior pois o governo federal estabeleceu uma série de estímulos fiscais ao mercado, com objetivo de manter o nível de emprego. Entretanto, os economistas alertam que tais medidas são provisórias e só promovem antecipação de compras.

Assim, os representantes do setor automotivo esperam para 2014 um ano de, na melhor das hipóteses, estabilidade, com provável nova retração sobre 2013, já que as alíquotas mais elevadas de impostos serão gradualmente restabelecidas. O IPI que caiu para 1%, volta para 2% ou 3% (dependendo da categoria de carro) e pode chegar a 7% em julho.

Marcas

A Hyundai foi a montadora que mais cresceu em 2013, conseguindo dobrar suas vendas e pulando para o 6º lugar com 6,0% de participação de mercado. A Toyota foi a segunda maior em termos de crescimento, ficando com a sétima colocação entre as maiores, com participação de mercado de 4,9%, um aumento de 1,8% sobre 2012. A terceira com maior crescimento foi a Ford, com participação de 9,4%, um aumento de 0,5% sobre 2012.


O destaque do ano é o Hyundai HB20, quinto carro mais vendido em 2013, dono de 5% do mercado brasileiro. O Chevrolet Onix também foi bem, figurando em 9º mais vendido no ano, com 3,4%. O Toyota Etios ficou com a 16º posição entre os mais vendidos, com 1,7% de participação de mercado.


Fiat - queda em 2013, mas ainda líder

A Fiat vendeu 65.200 veículos em dezembro terminando o ano com participação abaixo de 20%, em 19,4%, sendo a montadora com a pior queda, de 1,3% em dezembro sobre novembro. No entanto, manteve-se líder indiscutível do mercado brasileiro, com mais de 100.000 unidades de diferença para a segunda colocada, a Volkswagen. No acumulado de 2013 a Fiat vendeu 763.021 carros, resultado em participação de mercado de 21,3% - queda de 1.8% sobre 2012.


Apesar de sua gama de produtos envelhecida, a Fiat conseguiu colocar muitos de seus modelos no topo dos mais vendidos, como Palio, Uno e Siena, respectivamente, 2º, 3º e 6º carros mais vendidos em 2013. A Strada ficou em 8º lugar.


O ano de 2014 será difícil para a Fiat, já que a concorrência, especialmente a Volkswagen, prepara o lançamento de novos modelos mais modernos e estratégias agressivas de preços.


Volkswagen - a que mais perdeu participação em 2013

A Volkswagen vendeu 61.357 veículos em dezembro com participação em 18,3%, um aumento de 0,1% sobre novembro. No ano a VW sofreu com o ataque da Chevrolet, mas mesmo assim manteve-se em segundo lugar, com 666.760 vendidos - apenas 15.000 a mais que a norte-americana.


A participação de mercado da VW ficou em 18,6% - uma queda de 2.5% sobre 2012. O Volkswagen Gol foi novamente o líder de mercado, mas perdeu 1% de participação de mercado sobre 2012.


Em 2014, o Gol terá sua liderança desafiada pelo New Fiesta e Hyundai HB20. O Fox terminou na 6º, o Voyage em 11º, a Saveiro em 14º e a Kombi em 35º.


Chevrolet - crescimento

A Chevrolet vendeu em dezembro 61.208 carros - com participação de mercado de 18,2% - muito perto da VW - resultado de um aumento de 0,4% sobre novembro.


No ano de 2013 a Chevrolet foi a terceira com 649.785 veículos e participação de 18,2% - aumento de 0,5% sobre 2012. Logrou êxito em estabelecer nos dez mais vendidos o Onix, na 9º colocação.


Outros modelos bem posicionados são Classic em 12º lugar, Prisma 17º, Cobalt 19º, S10 20º, Montana em 24º e Spin na 26º. Sete modelos no top 30!


Ford - Fiesta é o destaque

A Ford foi quarta com 31.495 veículos vendidos em dezembro e 9,4% de participação - aumento de 0,2% sobre novembro. No ano vendeu 335.048 carros, com quota de 9,4%, um aumento de 0,5% sobre 2012.


O modelo mais vendido foi Fiesta (contadas todas as suas versões), em quarto lugar global. No entanto, com o lançamento de nova geração, as vendas Fiesta voaram, especialmente em dezembro, chegando ao segundo posto de mais vendido.


O Ecosport ficou com a 15º posição, o Focus com a 33º e o Ka com a 34ª.

Renault 


A Renault foi 5ª vendendo 25.815 veículos com quota de 7,7% - aumento de 0,5% em dezembro sobre novembro. No ano sua vendas foram de 236.347 unidades - com participação de 6,6% - estável sobre 2012. Modelo mais vendido foi o Sandero, em 10º lugar, enquanto Duster foi a 22º e o Clio o 30º.

Hyundai - marca de maior crescimento em 2013


A Hyundai foi sexta vendendo 22.087 veículos em dezembro - participação de 6,6%, queda de 0,1% sobre o mês anterior. No ano vendeu 212.170 carros, com 6,0%, um aumento expressivo de 3% sobre 2012.


O modelo mais vendido de sua linha foi o HB20, em quinto lugar no total, mas que, no segundo semestre figurou com freqüência entre os três mais vendidos.


Com participação de 5%, o HB20 representa 85% das vendas da Hyundai no Brasil. À medida que novos modelos serão introduzidos, a Hyundai poderia sonhar a ter mais de 10%, mas isso não é fácil, sobretudo pois há limites para entrada de carros importados.


Toyota

A Toyota classificada em 7 em dezembro vendendo 17.436 veículos com participação estável em 5,2%. Vendas no ano foram 176.083 com uma quota de 4,9%, um aumento de 1,8% sobre o ano passado. O modelo mais vendido foi o Etios em 16º, enquanto o Corolla ficou com a 21º e a Hilux com a 25º.

Honda


A Honda ficou na 8ª colocação em dezembro, vendendo 14.486 unidades, com participação estável em 4,3%. Vendas ano foram de 139.285 com uma quota de 3,9%, um aumento de 0,2% sobre 2012. O modelo mais vendido foi o Civic em 18º, com Fiat em 27º e o City em 32º.

Ranking - 25 maiores marcas do Brasil - 2013
Pos Marca dez/13 2013 mkt share 2013
1 Fiat 65.200 763.021 21,30%
2 Volkswagen 61.357 666.760 18,60%
3 Chevrolet 61.208 649.785 18,20%
4 Ford 31.495 335.048 9,40%
5 Renault 25.815 236.347 6,60%
6 Hyundai 22.087 212.917 6,00%
7 Toyota 17.436 176.083 4,90%
8 Honda 14.486 139.285 3,90%
9 Nissan 6.673 77.838 2,20%
10 Citroen 6.931 66.120 1,80%
11 Mitsubishi 5.949 58.165 1,60%
12 Peugeot 5.015 57.487 1,60%
13 Kia 2.516 29.139 0,80%
14 JAC 1.001 15.980 0,40%
15 BMW 1.322 14.078 0,40%
16 Mercedes 1.462 13.197 0,40%
17 Land Rover 989 10.650 0,30%
18 Chery 1.077 8.067 0,20%
19 Audi 566 6.563 0,20%
20 Suzuki 593 6.293 0,20%
21 Iveco 297 4.062 0,10%
22 Dodge 354 3.814 0,10%
23 Volvo 153 2.899 0,10%
24 Lifan 428 2.486 0,10%
25 Chana 162 1.687 0,00%

Ranking - 50 veículos mais vendidos do Brasil em 2013

Pos Modelo Dez 2013 Mkt Share
1 Volkswagen Gol 24.828 255.062 7,10%
2 Fiat Palio 15.870 192.002 5,40%
3 Fiat Uno 13.114 184.376 5,20%
4 Ford Fiesta 19.066 171.022 4,80%
5 Hyundai HB20 16.778 157.705 4,40%
6 Volkswagen Fox/CrossFox 11.887 129.927 3,60%
7 Fiat Siena 13.747 129.838 3,60%
8 Fiat Strada 11.321 122.908 3,40%
9 Chevrolet Onix 11.761 122.340 3,40%
10 Renault Sandero 10.626 102.517 2,90%
11 Volkswagen Voyage 7.136 89.163 2,50%
12 Chevrolet Classic 7.261 86.947 2,40%
13 Chevrolet Celta 6.661 74.655 2,10%
14 Volkswagen Saveiro 6.371 72.377 2,00%
15 Ford Ecosport 5.098 66.103 1,80%
16 Toyota Etios 5.283 62.038 1,70%
17 Chevrolet Prisma 8.383 61.306 1,70%
18 Honda Civic 6.095 60.976 1,70%
19 Chevrolet Cobalt 4.320 59.690 1,70%
20 Chevrolet S10 5.401 54.255 1,50%
21 Toyota Corolla 5.850 54.104 1,50%
22 Renault Duster 6.215 50.204 1,40%
23 Chevrolet Cruze 4.915 48.991 1,40%
24 Chevrolet Montana 3.733 46.712 1,30%
25 Toyota Hilux 4.339 42.627 1,20%
26 Chevrolet Spin 3.766 41.984 1,20%
27 Honda Fit 4.051 40.645 1,10%
28 Fiat Punto 3.159 40.408 1,10%
29 Citroen C3 3.264 33.671 0,90%
30 Renault Clio 3.450 29.913 0,80%
31 Chevrolet Agile 2.588 29.655 0,80%
32 Honda City 3.175 29.246 0,80%
33 Ford Focus 1.921 27.999 0,80%
34 Ford KA 1.877 26.253 0,70%
35 Volkswagen Kombi 2.700 25.221 0,70%
36 Nissan March 1.536 24.257 0,70%
37 Volkswagen Amarok 1.969 24.195 0,70%
38 Fiat Idea 1.950 23.452 0,70%
39 Renault Logan 2.690 23.036 0,60%
40 Ford Ranger 2.112 22.081 0,60%
41 Mitsubishi L200 2.003 21.372 0,60%
42 Nissan Versa 1.870 20.730 0,60%
43 Peugeot 208 2.613 20.729 0,60%
44 Mitsubishi Pajero 1.510 16.506 0,50%
45 Hyundai Tucson 1.567 16.213 0,50%
46 Fiat Doblo 1.540 16.009 0,40%
47 Nissan Frontier 1.249 15.596 0,40%
48 Renault Fluence 1.368 13.879 0,40%
49 Volkswagen Golf 2.047 13.785 0,40%
50 Toyota Hilux SW4 1.355 12.354 0,30%

38 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu vi em um site se eu não me engano foi o auto esporte, alegando que a chevrolet foi a segunda maior, não sei em quem acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GM é a segunda se forem excluídos os comerciais leves..ela foi a segunda só em vendas de carros. Mas no computo geral a VW é a segunda.
      Mas este ano a tendência é de crescimento da VW e queda da Fiat, pois a VW tem o UP e a GM e Fiat não tem nada.

      Excluir
    2. Carlos pra te falar a verdade a a Chevrolet tem o ONIX,Classic,Agile e a Fiat tem o Uno,Palio e etc e não se esqueça da FORD! Fiesta o segundo mais vendido em dezembro e tudo indica que em janeiro também e ainda tem o novo Ka e ainda existe o HB 20 e o Etios a única coisa que o Up sig. é que irá ter mais uma opção de carro de entrada no Brasil ou seja fica de boa aí que VW não terá muitas diferenças não.
      FLW.

      Excluir
    3. é maravilhoso ver a vokswagem perdendo mercado, após decadas se aproveitando da falta de concorrência e só faturando alto em cima de produtos meia-boca.

      se acomodou tanto, mas tanto que só tem produtos chulé, depende de importados pra fazer vitrine.

      vai viver só de frotistas.

      Excluir
  2. Nissan, coitada, com aqueles carros horríveis quer ter 5% de participação no mercado em 2016. Como ela pretende isso? Com o March? haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o novo sentra lindo, junto com o altima! O novo march estilo europeu e bem mais agradavel que uno e gols....O versa nao e bonito, mas seus concorrentes sao voyage e cobalt...Ano que vem teremos o nissan juke que e um carro muito legal....O nissan note que e mais agradavel que o honda fit...Entao, discordo e muito de voce, apesar de respeitar........
      Quando falamos de carros aqui no Brasil quase sempre focamos mais na marca do coracao do que ba razao. Um exemplo o novo golf e maravilhoso do ponto de vista de tecnologia, mas nao por ser lindo....O jetta e um sedan super discreto....E e comum aqui nesse espaco as pessoas distorcerem tudo....Carro da marca x e lindo, mesmo sendo sofrivel...E por ai vai!!!

      Excluir
    2. O nissan tiida eu não acho muito bonito mais quando eu fui ver ele fiquei adimirado, ele e muito espaçoso eu sou alto e mesmo com o banco na posição para eu dirigir eu consegui entrar atras e sobrou espaço para o joelho. Minha amiga tem um e não tem o que reclamar. Seria uma compra mais racional pelo preco e praticidade mais como para mim comprar um carro e coisa de deixar a razao de lado e ir pelo emocional como para muitos daqui eu deixei de lado.
      A nissan faz exelentes carros mais os que tem um design pouco atraente, os mais antigos que nunca vieram pro brasil eram animais

      Excluir
  3. E a "Chana" lá em 25º!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A Hyundai pode se dar bem esse ano, caso necessário, ela irá praticar preços mais agressivos, assim como a Ford, o Fiesta está indo muito bem, e o Ka, tem grandes chances de sucesso, se seguir a receita do Fiesta, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota aí, o I30 1.8 AT6 está chegando no mercado por R$70K. Se a Hyundai seguir sua dica e reduzir uns R$$5K nesse preço, o I30 pode voltar a ser um sucesso me vendas.

      Melhor ainda seria também vender o I30 1.8 com câmbio manual, por R$60K.

      O Elantra, com preços mais realistas, é outro carro que tem potencial para vender bem.

      Vamos aguardar.

      Excluir
    2. No caso do i30, o certo seria ter duas versões, a 1.6 e 2.0 ambas flex, pois assim ele poderia estar em faixas diferentes e atender necessidades diferentes.

      Excluir
    3. O I30 desse jeito que você sugeriu seria um tremendo sucesso, sem a menor dúvida, com uma faixa de preços entre R$55K(1.6 manual) e 70K (2.0 AT6 top, com teto solar).

      Excluir
    4. Com os lançamentos recentes acho que a hyundai agiu tarde demais. Ja sujou o nome do carro com o preco absurdo e o motor ridiculo, perdeu o status de novidade especialmente perante focus e golf. Tirando que parece um i30 um pouco maior. Eu tenho que olhar muito para diferenciar um do outro na rua, so quando chega perto mesmo.

      Excluir
    5. Acho que você quis dizer da semelhança entre o HB20 e o I30, mas muita gente também reclama da semelhança entre o Gol e do Golf.

      Particularmente, os designs do HB20 e do I30 me agradam mais do que os do Gol e do Golf, mas isso é uma questão de gosto pessoal.

      I30 1.6 flex, manual, completo, por R$55K, seria uma excelente opção para quem usa um hatch médio como segundo carro em cidade com trânsito tranquilo, que é o meu caso, e esse também é o preço que vale o Focus S 1.6, nem um centavo a mais.

      Detalhe, a GM também poderia fabricar a versão LS manual do SPORT6 aqui no Brasil, da mesma forma como já faz no México e EUA. Preço? R$55K, com o motor 1.8 atual.

      O preço da versão LT 1.8 manual do jeito que é hoje deveria ser, no máximo, uns R$58K, e não os R$63K que hoje a GM pede pelo carro, mas o interessante é que, mesmo com os preços exagerados, o Sport6 foi o hatch preferido pela maioria dos brasileiros em 2013.

      Só para ter ideia, em dez/13, o Sport6 simplesmente bateu o seu recorde histórico de vendas desde o seu lançamento, com 2.660 unidades vendidas, ou seja, nunca o Sport6 vendeu tanto, mesmo com o Golf 7 e o Focus 3 no mercado.

      É claro que a GM foi favorecida pelos fatos da VW só importar as versões mais caras do Golf 7 (Highline e GTI), da Ford ter exagerado nos preços do Focus 3 e da Hyundai ainda não praticar preços mais realistas no I30.

      É por isso que eu sempre digo que a concorrência no Brasil ainda é muito fraca.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/chevrolet/cruze/1-8-lt-sport6-16v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10623397

      Excluir
  5. "No entanto, com o lançamento de nova geração, as vendas Fiesta voaram, especialmente em dezembro, chegando ao segundo posto de mais vendido." Será que as carroças Uno e Palio vão deixar o 2 º lugar de uma vez por todas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só temos carroças no topo, infelizmente.

      Excluir
    2. Concordo plenamente, mas convenhamos que o New Fiesta é uma carroça com capota comparado a Uno e Palio.

      Excluir
    3. Não qual dos Ford chega ser mais decepcionante, New Fiesta ou Novo Focus, o Fiesta por ser mal montado literalmente e um pouco caro, ou o Focus que além de mal montado, é muito caro.

      Excluir
    4. Poderíamos ter bons carros no topo da lista não fosse os impostos e o lucro abusivo das montadoras.

      Excluir
  6. Quanto a VW e Fiat merece cair ainda mais. A Fiat pela falta de qualidade e tecnologia declaradas, a VW pelo desrespeito ao Brasil, tem tecnologia, mas não trouxe. Tapou o sol com a peneira com o Golf VII importado, mas a quantidade não supre a demanda. Quanto a Ford, pisou na bola com o Focus, caro demais para o que oferece. A GM lançou gatos e cachorros, a tendência vai ser estabilizar ou até mesmo queda. E os carros são destaque Onix, HB20 e New Fiesta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onix me intriga, pois tem plataforma e câmbio moderno, mas usa motor pra lá de antiquado.

      Excluir
    2. Anônimo qual a potência e eficiência dos motores Fiat 1.4 e VW 1.6 que temos a rodo por aqui. O motor do Onix não é moderno, mas a nível Brasil não é antiquado.

      Excluir
    3. Ele é antiquado pelo ponto de vista que pertence a Família I, assim como o 1.8 do Cobalt e Spin, a GM poderia usar os outros integrantes da Família Ecotec, como tem na Europa. Segundo o desmonte da Quatro Rodas, esse Ecotec 1.8 pode ser beberrão, mas é muito bem montado, acredito que os brasileiros mereçam motores mais evoluídos, não que o Ecotec seja, mas é melhor que os 8v que temos. Minha opinião.

      Excluir
  7. A Hyundai caminha para ser a 4a montadora do brasil...entrou com os dois pés no segmento que mais vende hatchs compactos, fez o obvio e se deu bem...parabéns! As acomodadas vão ter q se mexer agora ou vão comer poeira!
    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hyundai só não está melhor devido a burrada que fez com o i30. Vamos ver se não pisa na bola de novo!

      Excluir
    2. No final de 2014 a Hyundai certamente será a 5a montadora. Se quiser a 4a colocação é só baixar os preços dos importados.

      Olha só, em 2011, sem o HB20, a Hyundai já era a 6a montadora com 114 mil unidades. Se hoje os preços dos importados fossem mais baixos a Hyundai já estaria a frente da Ford.

      Vamos ver como a Ford se sai em 2014, já que a sua credibilidade também não está nada boa.

      Excluir
  8. Tem agora o novo Frankstein no mercado, I30 com motor 1.8 a gasolina, na verdade, já que era para ficar meia boa, ficou bom!!!

    ResponderExcluir
  9. A VW foi a que mais caiu, mas foi a primeira na Finlândia.... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Agora volto a chamar atenção...
    HYUNDAI na frente de marcas tradicionais aqui no Brasil.
    E não é raspando não, é bem na frente.

    ResponderExcluir
  10. Quando vc vende 1 e no ano seguinte vende 3 , o crescimento é de 200% , é o caso da Hyunday. Pelo volume de vendas , nao da para comparar com VW, GM , FIAT e FORD..Outro detalhe é que a Hyundai tem apenas um modelo de carro que vende um pouquinho e que ja esta cansando já os outros modelos nao vendem nada. Eees montadora vai ter que comer muito arroz com feijao para chegar lá.....

    ResponderExcluir
  11. Eu queria que as chinesas crescessem mais, é isso que agente precisa aqui, alguem pra puxar os preços para baixo
    Não que eu compraria um carro chines, não confio nada, mais com a estrategia que eles geralmente tem de apelar com uma politica de precos agressiva, se elas ganhacem mais mercado obrigaria as outras a reduzirem os preços para se manter competitivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Chery vai inaugurar a fábrica de Jacareí/SP em julho de 2014 para produzir o Celer e o Novo QQ. Investimento de 1 bilhão de reais (apenas na primeira fase desse projeto) para produzir 150.000 carros/ano até 2016.

      A JAC deverá inaugurar a fábrica de Camaçari/BA em dezembro de 2014, para produzir o substituto do J3. Investimento de 1 bilhão de reais para produzir 100.000 carros/ano.

      Dizem que o Novo QQ vai chegar ao mercado custando menos de R$20K, completo.

      Pode ter certeza que as marcas chinesas que já estão construindo fábricas no Brasil (Chery, JAC, Geely) não vieram para brincar, seus carros estão evoluindo rápido em qualidade e vão jogar muito pesado para ganharem mercado aqui no Brasil, em preço e em qualidade, para a sorte do consumidor brasileiro.

      É só uma questão de tempo!

      http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/30/chery-qq-nacional-pode-quebrar-barreira-dos-r-20-mil.htm

      http://carplace.virgula.uol.com.br/jac-revela-detalhes-da-fabrica-e-modelos-que-serao-fabricados-no-brasil/

      Excluir
    2. Com certeza Rasec ! E esse Celer é um carro todo pensado para o Brasil, tecnologicamente ultrapassado, porém super robusto e resistente.

      Excluir
  12. Rapaz, que queda Hilux hein? Antonio

    ResponderExcluir
  13. Melhor é amarok, digo e repito
    Ate o nome é lindo

    ResponderExcluir
  14. VW a que mais caiu....é, o povo brasileiro está evoluindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VW e Fiat foram as mais afetadas.

      Gol, Fox e Uno perderam vendas para o HB20 e Étios.

      O brasileiro está trocando seis por meia dúzia!

      Excluir
  15. a ford com esse inovação em seus carros ainda vai passar a vw

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem