Poucas organizações no mundo automotivo desfrutam de tanto prestígio quanto o ADAC, que é o "Clube do Automóvel da Alemanha", com foco especial em segurança automotiva e, inclusive, executa os testes de impacto do Latin NCAP. Esse órgão está envolvido em um escândalo na apuração dos votos que apontou o "Carro do Ano 2013", que, no ano passado, foi vencido pelo Golf.

VW Golf - carro do ano ADAC 2013

O diretor de comunicações da entidade, Michael Ramstetter, admitiu que computou para o Golf 34.299 votos, enquanto na realidade o carro teria obtido 3.409 votos. Entretanto, segundo comunicado oficial do instituto, a manipulação não alterou o resultado final, já que ocorreu apenas um aumento na quantidade de votos na mesma proporção em todos os carros - o Golf seria o vencedor de qualquer forma.

A "medida" teria sido adotada por Michael Ramstetter para reforçar o prestígio da entidade, que teria, assim, uma quantidade grande de votantes. Além disso, segundo a imprensa européia, a fraude atingiu resultados do Carro do Ano em anos anteriores a 2013

Fonte: Financial Times

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vixxx... não da pra confiar ... essa nota 5 do Up é muito suspeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro, tem tudo a ver... Igual uma panela e um celular!

      Excluir
    2. Eu ri com o comentário acima kkkkkkkkkkkkkkkkkk ^

      Excluir
    3. Essa noticia tem o padrão GLOBO de manipulação. Até gostava do Carblog mas isso aqui virou "informe publicitário" da VW

      Excluir
  2. De 34 mil para 3 milzeros votos que diferença

    ResponderExcluir
  3. Sempre desconfiei, na Alemanha todo tipo de pesquisa tende a favorecer os carros do grupo VAG, enquanto pesquisas semelhantes realizadas em outros países mostram resultados piores (pesquisas de qualidade, confiabilidade e satisfação). E com essa agora, tanto o EuroNcap quanto o LatinNcap tiveram suas reputações questionadas. Principalmente o LatinNcap, que já vem causando estranhamento com os casos recentes do Malibu (4 estrelas aqui, 5 nos EUA), EcoSport (5 estrelas aqui, 4 no europa), Etios e Up (testados mesmo antes de serem comercializados, ambos com ótimas notas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem nada haver o teste colisão com computar votos. Ecosport tem uma estrutura que permite aos padrões locais 5 estrelas, mas na europa e exigido mais segurança pra adquirir o mesmo rating. Por isso aqui foi 5 e lá 4, não confunda areia com barro

      Excluir
    2. O que entra na duvida e a imparcialidade e confiabilidade do instituto, se eles mentem em algo assim quem disse que não estão favorecendo em outras areas

      Excluir
  4. Se aumentaram uma casa decimal em todos os votos, isso significa que os votos podem ser adulterados. Quem diz que a contagem também não foi alterada em favor do Golf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas na realidade não acredito, mesmo se o golf fosse um carro pior que a concorrencia, ganharia por 20 anos de história e cultura na alemanha.

      Excluir
    2. Claro que o carro tem cultura e historia, o carro e de la... e ainda mais em um pais com um historico forte de nacionalismo, e claro que eles vão proteger a industria nacional, do mesmo jeito que a fiat/alpha tem historia na italia e a citroen/peugeot tem na frança.

      Excluir
    3. Pelos números, parece que não foi só acrescentado um zero a mais, os números são diferentes, ou seja 34299 e 3409.

      Excluir
  5. Já, já o Carlos aparece dizendo: "Ah, e quem liga para a Alemanha...?"
    Não vou me espantar se ele chegar ao absurdo de criticar a terra natal da paixão da existência dele...
    Com ele é: "Falem mal de mim, mas não toquem na VW!"
    Hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Focus de ter caído de 200 para 20 votos...

    ResponderExcluir
  7. Tá parecendo as nossas urnas eletrônicas, Só fraude.

    ResponderExcluir
  8. Pior que mesmo com a fraude, o blog tenta defender o golf falando que não mudou o resultado final hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cada SN... Não é o blog que está dizendo, é a própria entidade. O Blog só está transcrevendo a notícia...

      É por isso que o Brasil é do jeito que é...

      Excluir
    2. Mas existem modos e modos de transcrever a noticia, na noticia original ele da enfase em como exixtem fortes suspeitas de que pessoas importantes o instituto receberam "beneficios" de algumas montadoras para manipular os resultados, e metade do texto da noticia e sobre como o golf ainda e o carro do ano e que a culpa e do instituto que queria parecer mais importande,
      É um metodo muito comum de manipulação de opinião, voce da a noticia antes que as pessoas vejam em outro lugar enfatizando certos fragmentos de modo a resultar uma opinião pre formada quando a pessoa ler a reportagem na integra

      Excluir
  9. etios ja tinha sido lançado e comercializado

    ResponderExcluir
  10. essa diferença foi o Carlos que descobriu da votação antes da publicação....

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. 2014 tem sido difícil pro Carlos. Problemas no câmbio DSG, fraude na eleição do Golf, e é só 21 de janeiro...rsrs

    ResponderExcluir
  13. "ocorreu apenas um aumento na quantidade de votos na mesma proporção em todos os carros" .. só multiplicou por 10,06130830155471 ... só isso..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem