Graças a este novo desempenho fenomenal, o total de carros vendidos na China em 2013 foi de 21,9 milhões de unidade - aumento de 14,9% sobre 2012, sendo que a liderança do mercado coube à Volkswagen, com vendas anuais de 2.469.713 veículos e participação de mercado de 11,3% - crescimento de 0,3% sobre 2012. O seu modelo mais vendido foi o Lavida - 4º mais vendido do país no acumulado do ano e campeão em dezembro. A empresa ainda emplaca o Sagistar (12º), Jetta (13º), Bora (16º), Passat (17º) e Tiguan (19º). Assim, a Volkswagen colocou 6 modelos no top vinte.
O carro mais vendido da China em 2013 é um modelo da subsidiária da General Motors, a Buick. Trata-se do Buick Excelle, com 500.457 carros vendidos em 2013.
A Wuling, líder entre comerciais leves, é a segunda maior da China, com vendas anuais de 1,54 milhões de unidades e participação de mercado em 7,1% - aumento de 0,1% sobre 2012. O Hongguang foi terceiro carro mais vendido do país no acumulado do ano.
A Hyundai foi a terceira mais vendida no ano, com 1.048.631 carros vendidos em 4,8% do mercado - aumento de 0,3% sobre 2012. Seu best-seller é o Elantra em quinto, enquanto o ix35 classificou-se em 38º.
A ChangAn é a 4ª maior da China, com 933.795 carros vendidos e 4,3% de share - queda de 0,1% sobre 2012. O seu carro mais vendido foi o Mini Bus em 9º.
A Toyota fecha 2013 em quinto lugar, com 905.821 carros vendidos e participação de 4,1% - aumento de 0,1% sobre 2012. O modelo mais vendido foi Corolla em 8 º lugar, enquanto Camry foi o 25º e o Rav4, 45º.
Ranking das 30 maiores montadoras da China
Ranking | Marca | Vendas em 2013 | % |
1 | Volkswagen | 2.469.713 | 11,30% |
2 | Wuling | 1.546.548 | 7,10% |
3 | Hyundai | 1.048.631 | 4,80% |
4 | ChangAn | 933.795 | 4,30% |
5 | Toyota | 905.821 | 4,10% |
6 | Nissan | 843.395 | 3,90% |
7 | DongFeng | 776.541 | 3,50% |
8 | Buick | 761.230 | 3,50% |
9 | Honda | 753.523 | 3,40% |
10 | Chevrolet | 715.235 | 3,30% |
11 | Ford | 698.814 | 3,20% |
12 | Kia | 579.361 | 2,60% |
13 | Foton | 519.037 | 2,40% |
14 | BYD | 506.189 | 2,30% |
15 | Audi | 489.292 | 2,20% |
16 | Great Wall | 481.665 | 2,20% |
17 | Chery | 430.425 | 2,00% |
18 | BMW | 369.897 | 1,70% |
19 | Jinbei | 317.870 | 1,50% |
20 | Faw | 310.293 | 1,40% |
21 | Citroen | 286.044 | 1,30% |
22 | Haval | 279.762 | 1,30% |
23 | Peugeot | 272.914 | 1,20% |
24 | Suzuki | 232.305 | 1,10% |
25 | Geely Gleagle | 214.973 | 1,00% |
26 | Geely Emgrand | 207.307 | 0,90% |
27 | Mazda | 187.240 | 0,90% |
28 | Roewe | 152.238 | 0,70% |
29 | Lifan | 151.601 | 0,70% |
30 | Beijing | 151.478 | 0,70% |
40 carros mais vendidos da China - 2013
Ranking | Modelo | Vendas 2013 | % |
1 | Buick Excelle | 500.457 | 2,30% |
2 | Wuling Sunshine | 479.838 | 2,20% |
3 | Wuling Hongguang | 448.480 | 2,00% |
4 | Volkswagen Lavida | 433.870 | 2,00% |
5 | Hyundai Elantra | 412.349 | 1,90% |
6 | Ford Focus | 403.640 | 1,80% |
7 | Wuling Rongguang/Xingwang | 331.752 | 1,50% |
8 | Toyota Corolla | 294.401 | 1,30% |
9 | ChangAn Mini Bus | 293.917 | 1,30% |
10 | Foton Forland | 279.322 | 1,30% |
11 | Chevrolet Sail | 276.302 | 1,30% |
12 | Volkswagen Sagitar | 271.188 | 1,20% |
13 | Volkswagen Jetta | 263.408 | 1,20% |
14 | Nissan Sylphy | 259.545 | 1,20% |
15 | Chevrolet Cruze | 246.890 | 1,10% |
16 | Volkswagen Bora | 237.156 | 1,10% |
17 | Volkswagen Passat | 227.262 | 1,00% |
18 | Great Wall Haval H6 | 217.890 | 1,00% |
19 | Volkswagen Tiguan | 199.782 | 0,90% |
20 | Honda CR-V | 199.333 | 0,90% |
21 | Hyundai Verna | 198.376 | 0,90% |
22 | Geely Emgrand EC7 | 193.210 | 0,90% |
23 | Volkswagen Santana | 180.617 | 0,80% |
24 | Toyota Camry | 177.649 | 0,80% |
25 | DongFeng Mini Bus | 162.176 | 0,70% |
26 | Hyundai ix35 | 156.876 | 0,70% |
27 | Kia Sportage | 133.237 | 0,60% |
28 | Nissan Tiida | 129.346 | 0,60% |
29 | Great Wall Haval M4 | 128.054 | 0,60% |
30 | Nissan Qashqai | 124.589 | 0,60% |
31 | Audi A4 | 122.672 | 0,60% |
32 | Chery QQ | 121.630 | 0,60% |
33 | Honda Accord | 118.920 | 0,50% |
34 | Toyota RAV4 | 117.800 | 0,50% |
35 | Roewe 350 | 113.033 | 0,50% |
36 | Nissan Sunny | 112.963 | 0,50% |
37 | Nissan Teana | 106.220 | 0,50% |
38 | Venucia R50/D50 | 105.425 | 0,50% |
39 | Honda Crider | 91.594 | 0,40% |
40 | Toyota Vios | 28.616 | 0,10% |
VW + Audi = humilhação para as demais: 13,5% do mercado chinês.
ResponderExcluirSó a Audi vendendo mais de 100.000 carros que a BMW...isso vai fazer a Audi ultrapassar a BMW muito em breve.
Somente na China Carlitos, perceba que, caso ocorra em um futuro próximo o monopólico de vendas universais da VW, ainda terá pessoas assim como eu que apreciam outras marcas.... Como já frisei anteriormente, sou mulher, casada, resolvida financeiramente, detesto dogmas ou eixos norteadores de visão equivocada em consonância com a realidade em que se encontram (diga-se de passagem seus comentários), e ainda, sou fissurada por carros e marcas generalizadas... Lanço-te um desafio! Você em seu Golf TSI 2014 e eu em minha M5 1995, tração traseira!!! Mas, você terá que descobrir por um meio mais árduo o que esconde debaixo do capu da minha queridinha alemã...(detalhe não tem Turbo é não é V8...), E ai vai encarar??? Atenciosamente Ana Carolina Moura
ExcluirEntão carlos se juntar a buic a chevrolet a Wuling ( que tb e do grupo gm ) da 13.9 então fica quietinho
ExcluirAté gostaria de aceitar o desafio, "Ana", mas eu não tenho carro. Meu meio de transporte é ônibus, metrô e minha bike. Sorry!
ExcluirCarlos4carros... Uma atitude sabia quando não corajosa! Considero sua ponderação e fico surpresa, pois tamanha devoção com a VW, presumia que, tinhas em seu poder o Golf TSI, ou Gol GTI, Passat GTS Pointer ou VR6... Uma pena!!!
ExcluirCarlitos tem um Corolla, Ana. É um bom carro, mas não dá pra nenhuma série M.
ExcluirPodem falar o que for do Elantra, que as linhas fluidas enjoam e o que mais quiserem, mas ele ainda chama muita atenção e acho ele lindo.
ResponderExcluirUma pena a CAOA acabar com ele por aqui... (Não em beleza, mas em Preço, Equipamento, motor, bla bla bla)
já tem elatra sem teto a 84k nas lojas...ainda é caro, mas não é 100k como antes.
ExcluirE é um belo 2.0 flex de 178 cavalitos...
Sempre é bom lembrar que o mercado automotivo chinês é totalmente controlado pelo governo e nenhuma empresa estrangeira pode fabricar no país se não for através de joint ventures com empresas estatais chinesas.
ResponderExcluirEsse controle das empresas estrangeiras pelas estatais chinesas tem o objetivo claro de transferência de tecnologia para o desenvolvimento rápido da indústria automotiva nacional, que já foi definida pelo governo como estratégica para a economia da China.
A venda de quase 2,5 milhões de veículos na China em 2013 não foi da VW, foi da JOINT VENTURE formada pela SAIC e FAW, que são as empresas estatais que controlam a VW, e, portanto são seus "donos" e "chefes" por lá.
A VW é apenas um exemplo, mas esse mesmo controle estatal vale para todas as demais empresas automotivas estrangeiras (GM, Ford, Toyota, Nissan, Hyundai, etc).
O maior mercado automotivo do mundo já tem dono e é o governo da China.
Nenhuma empresa estrangeira tem a menor chance de liderar alguma coisa por lá, o máximo que conseguem é permissão para investir, fabricar e vender, com total controle das estatais chinesas, enquanto isso for do interesse da China.
Esse regime é chamado de Capitalismo de Estado.
Para variar você está falando bobagens.
ExcluirO governo chinês não "controla" a VW. As joint-ventures são 50% VW (ou outras empresas) e 50% FAW ou SAIC. Portanto não tem essa de "controle" do governo chinês sobre as demais montadoras.
E toda a propriedade intelectual dos carros produzidos são da VW, como pode ser observado por outros modelos vendidos por FAW e SAIC que não contam com tecnologia VW.
O que acontece é o seguinte: como você é fã-boy da GM e sua queridinha é uma incompetente no mundo inteiro e especialmente na China, onde não passa do 10º lugar em vendas, então você fica revoltadinho com a liderança esmagadora da VW no mercado chinês (resultado da competência técnica) e vem arrumar desculpinhas....
Sinto lhe informar que vc verá a VW como sendo a maior montadora da China nos relatórios de mercado da Bolsa de Valores de Nova York e de Frankfurt, que é onde ela é negociada. E não me consta que investidores de NY e da Alemanha acreditem em histórias da carochinha....por que vc não tenta a sorte lá contar essa sua?
So porque apontaram um FATO (fato mesmo não uma suposição ou teoria) que a gm vende mais que a VW o cara é fanboy? Nem elogiaram a GM nem nada so falaram uma simples verdade e o carlos ta todo ofendidinho dalando que e fanboy da gm??
ExcluirSe olha no espelho carlos ai vc vai ver o que e um fanboy
Ou agora você vai falar que o que importa e so as vendas da VW contradizendo o que vc sempre falou nos outros topicos so pra sua queridinha ganhar.
E eu gosto muito da VW mais mesmo assim acho ridiculos os seus comentarios. Não tem cabimento.
Eu reli o que escrevi e não ficou muito claro eu quis dizer que voce vai falar que tem que contar so da VW e não da audi para tambem não contar as outras marcas do grupo GM para a VW ficar na frente.
ExcluirEi, o cara não falou nada que a GM vende mais que a VW, até porque seria uma mentira.
ExcluirEle apenas tentou relativizar o estupendo predomínio da VW na China falando que é o "governo chinês" que controla a VW na China, quando a verdade é que a VW tem 50% da Joint-Venture e 100% dos direitos de propriedade intelectual.
E tem mais: em breve, muito em breve, essa regra será flexibilizada.
Ou seja, o Rasec tá aqui como fã-boy da GM falando bobagem, só isso.
Se você não gosta de ler o meu ponto de vista sobre o mercado chinês, azar o seu, aliás, não sei porque ainda insiste em ler e responder aos meus comentários.
ExcluirVocê não passa de um Cão Sem Dono, um bicão, que sempre aparece onde não é chamado.
Quer continuar com suas ilusões, delírios e asneiras sobre a VW, tudo bem, MAS, ME POUPE.
Perceba que eu jamais respondo ao seus comentários, até por uma questão de higiene mental.
Copiado do post mais para cima
Excluir"Então carlos se juntar a buic a chevrolet a Wuling ( que tb e do grupo gm ) da 13.9 então fica quietinho"
Ei Rasec, no lugar de você ficar espalhando mentinhas sobre sua queridinha GM, na tentativa de fazer ela um pouco menos incompetente (que precisa de dinheiro dos contribuintes mais pobres dos EUA para viver, já que não consegue viver das próprias pernas, o que um sinal de incomptência absurdo), seria melhor vc usasse toda a sua capacidade de inventar estorinhas da carochinha para soluções efetivas para sua queridinha deixar de ser tão incompetente e sair da ridícula e humulhante posição de 10ª no maior mercado do mundo que é a China\\!!!
ExcluirCurioso que o carlos4caloiceci ignora o fato que o grupo gm vende mais que a VW e a audi juntas. Ele so ve o que quer e ignora totalmente a realidade.
ExcluirÉ muito engraçado ver o Carlos ele fala como se ele não fosse fanboy. E o cara nem carro tem, oque ele ta fazendo defendendo a VW com unhas e dentes.
ExcluirEi, quero deixar claro que não sou fã-boy da GM e nem da Fiat. Só trato de fatos!
ExcluirAnônimo (12:05),
ExcluirNão tinha reparado, mas, realmente, se somarmos as vendas das marcas Wuling, Buick e Chevrolet, o tal de vendas da GM na China em 2013 foi de 3.023.013 veículos.
Já a VW, com as vendas da Audi, somaram 2.959.005 veículos.
Esse doente mental, o tal de Carlos, realmente é ridículo, mas isso todo mundo aqui do blog já sabe, incluindo os colegas equilibrados e que gostam da VW, como você.
Mais mentirada. A GM tem 44% da Wuling e 0% de propriedade intelectual.
ExcluirMe aponta 1 carro da Wuling que seja GM.
Esses fanboys da GM estão cada vez mais desesperados com o domínio da VW (com base na competência) em cima da moribunda GM...kkk
Anônimo (12:43),
ExcluirEsse tal de Carlos deve ser um adolescente perturbado, totalmente rejeitado pelos colegas, e que precisa de espaços virtuais como esses para poder, de alguma forma, existir, até porque na vida real, para o convívio diário, deve ser um lixo.
Totalmente sem amigos e sem carros. Daqui a pouco ele ta indo la chorar pro papai porque as pessoas não concordam com ele
ExcluirSim a gm tem 44% da wuling na china assim como a VW tem 50% da VW na china. O resto e do governo então tirando o governo eles são sim os donos da Wuling.
Excluire o Baojun 630 e feito na estrutura do Buick Excelle ou do lasseti.
E a marca e mais voltada para minivans e veiculos de trabalho
E eu não gosto nada da GM so acho pior voce falando que a VW é perfeita e a melhor do mundo a qualquer custo, Eu gosto dos carros da VW mais vc exagera demais nos seus comentarios. Sai dessa ilusão e vai trabalhar para ver se vc consegue comprar um carro
Excluira Wuling Hongtu e a Chevrolet N200 na america latina
Excluira Wuling Hongguang e a chevrolet enjoy
ExcluirPreciso continuar ???
E so pra terminar com o espancamento dos argumentos do carlos que tal a pagina da GM
Excluirhttp://media.gm.com/content/media/cn/en/gm/vehicles.html
Os colegas Anônimos (13:26, 13:29, 13;31, 13:33, 13:46) resumiram tudo muito bem e desmascararam mais uma vez aqui no blog esse tal de Carlos, cuja irracionalidade chegou ao ponto desse fanático VW achar que a GM, que tem 44% da Wuling, não pode somar suas vendas lá na China.
ExcluirA VW, no entanto, que tem 50% na joint venture com a SAIC e 40% com a FAW, pode somar todas as vendas, sem problemas.
De qualquer forma, acho que está claro, como afirmei no meu comentário inicial, que o dono do mercado automotivo na China é mesmo o governo, com as suas estatais que controlam todas as marcas estrangeiras que hoje produzem e vendem por por lá, enquanto isso for do interesse da China.
Isso vale para a VW, a GM, ou qualquer outra não chinesa.
Na verdade meu objetivo não era falar bem ou mal de nenhuma das montadoras so queria demosntrar como o Carlos fala asneiras, e distorce os fatos de modo a proteger a queridinha dele. Isso que eu gosto da VW acho que ela tem exelentes carros, mais não e tudo isso que ele fala, alias nenhuma montadora se enquadra nesse perfil imaginario do Carlos todas elas tem defeitos e qualidades
Excluir"Chevrolet N200" é um Wuling, a Chevroltet não tem os direitos de propriedade intelectual dele. Só é vendido com o símbolo, e mais nada. Agora "Wuling Hongguang e a chevrolet enjoy" nem vou comentar pois é ridículo, não são o mesmo carro.
ExcluirA GM tem uma participação de 44% na Wuuling e não apita nada. Agora, ela apita sim na Buick e na Chevrolet da China, essas sim vendem os carrinhos da Chevrolet e não passam do 10º lugar (a Chevrolet).
Essa Wulling é chinesa, carros chineses e detem 100% da engenharia dos carros, do estilo. Não a GM.
GM é figurativa na China....10º lugar...que humilhação.
E mais, heim? daqui a pouco até a Audi vai passar a GM na china...kk
Anônimo (14:27),
ExcluirAgradeço pela gentileza de apresentar os dados sobre a GM/Wuling, afinal, MAIS UMA VEZ, ficou demonstrado aqui no blog, de forma muito clara, que esse tal de Carlos não passa de um pateta, um bobo da corte.
E o site da GM mostrando os carros da wiling como do grupo voce explica como ? Foram os haters da VW que forjaram ???
Excluirhahaha
Isso só autentica o péssimo gosto do chinês, vide seus próprios carros, motos, roupas, etc...
ResponderExcluirEheheh....comprar VW só prova isso !
ExcluirNInguém segura a china e nem os chineses!
ResponderExcluirVocês discutem e as montadoras ganham rios de dinheiro. Agora cabe salientar o que ninguém disse é que a China vende em 01 mês o que o Brasil vende no ano inteiro.
ResponderExcluirE 20 anos atrás era um país completamente miserável, devastado pelo comunismo.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.