O mercado automotivo norte-americano registrou números decepcionantes em dezembro, sendo o mau resultado atribuído às péssimas condições climáticas. Apesar disso, o ano de 2013 foi o melhor dos EUA nos últimos seis anos. A Ford foi eleita a Marca do Ano, à frente de Subaru e Cadillac. Dodge Ram, Ford F-Series e Subaru Forrester foram considerados os melhores modelos.


A indústria automobilística americana superou 15 milhões de veículos vendidos em um ano pela primeira vez desde 2007, e até mesmo os números decepcionantes de dezembro não prejudicam o desempenho no ano. Em dezembro foram vendidos 1.358.734 veículos leves, um aumento de 0,2% sobre o mesmo mês do ano passado. No ano foram vendidos 15.582.000 carros, um aumento de 7,6% sobre 2012.


Marcas

Durante todo ano de 2013 a Ford vendeu 2.403.542 veículos, com uma participação de mercado de 15,4%, um aumento de 0,5% sobre 2012. A Ford F-Série foi o modelo mais vendido, com mais de 763.000 vendas no varejo e participação de 4,9% do total - aumento de 0,3% sobre 2012. O Ford Escape terminou o ano em 10º lugar, enquanto o Fusion ficou com a 11ª posição.


A Chevrolet ficou com o segundo lugar no ano de 2013 (apesar de ter perdido essa posição para a Toyota em novembro). Suas vendas totais foram de 1.947.125 unidades e participação de mercado de 12,5% - queda de 0,3 pontos sobre 2012 e de 0,9% sobre 2011. A Silverado terminou o ano novamente em segundo lugar com 480.000 vendidos no varejo e uma participação de mercado estável de 3,1%. O Chevrolet Cruze ficou com o 12º lugar mais vendido, Equinox em 14º, Malibu em 19º e Impala na 26ª colocação.


A Toyota foi a terceira marca mais vendida em 2013, com 1.892.764 de unidades vendidas e 12,1% de participação de mercado - queda de 0,1% sobre 2012 e de 1,6% sobre 2011. O modelo mais vendido da Toyota foi o Camry, que terminou o ano em terceiro lugar, apesar de perder 0,2% de participação de mercado. Corolla foi nono e RAV4 o 17º mais vendido nso EUA.


A Honda ficou com a quarta colocação, com 1.359.876 carros vendidos e participação de mercado de 8.7%, estável em relação ao ano passado. Três de seus modelos estão no ranking dos dez mais vendidos dos EUA em 2013: Accord (4º), Civic (6º) e CR-V (8º).


A Nissan figura na quinta posição, com 1.131.965 veículos vendidos em 2013 e participação de mercado de 7,3% - aumento de 0,2% sobre 2012. O modelo mais vendido foi o Altima em sétimo, enquanto o Rogue foi o 24º e o Sentra o 29º.


A Hyundai vendeu 720.783 carros nos EUA em 2013, figurando na sexta posição e participação de mercado de 4,6% - queda de 0,2% sobre 2012 e de 0,1% sobre 2011. Seus modelos mais vendidos são Elantra (13º), Sonata (18º) e Santa Fe (54º).


A Dodge vendeu 596.343 carros em 2013, com participação de 3,8% - aumento de 0,2% sobre 2012 e de 0,1% sobre 2011. O modelo mais vendido em 2013 foi o 35º na classificação geral: Grand Caravan.


A Kia ficou com a 9º posição no mercado em 2013, com 535.179 modelos vendidos, enquanto a Jeep fechou 2013 com 490.454 unidades vendidas e 3,1% do mercado - queda de 0,2% sobre 2012. Grand Cherokee foi o modelo mais vendido, na 22ª posição, enquanto o Wrangler ficou com a 28º.


Ranking dos 50 carros mais vendidos nos EUA em 2013

Modelo Unidades vendidas em 2013
1 Ford F-Series 763.402
2 Chevrolet Silverado 480.414
3 Toyota Camry 408.484
4 Honda Accord 366.148
5 Dodge RAM 355.673
6 Honda Civic 336.180
7 Nissan Altima 320.723
8 Honda CR-V 303.904
9 Toyota Corolla 302.180
10 Ford Escape 295.993
11 Ford Fusion 295.280
12 Chevrolet Cruze 248.224
13 Hyundai Elantra 247.912
14 Chevrolet Equinox 238.192
15 Toyota Prius 235.148
16 Ford Focus 234.570
17 Toyota RAV4 218.249
18 Hyundai Sonata 203.648
19 Chevrolet Malibu 200.594
20 GMC Sierra 184.389
21 Ford Explorer 179.558
22 Jeep Grand Cherokee 174.275
23 Volkswagen Jetta 163.793
24 Nissan Rogue 162.751
25 Toyota Tacoma 159.485
26 Chevrolet Impala 156.797
27 Kia Optima 155.893
28 Jeep Wrangler 155.502
29 Nissan Sentra 129.143
30 Ford Edge 129.109
31 Honda Odyssey 128.987
32 Toyota Highlander 127.572
33 Honda Pilot 126.678
34 Ford Econoline 125.376
35 Dodge Grand Caravan 124.019
36 Subaru Forester 123.592
37 Chrysler Town & Country 122.288
38 Toyota Sienna 121.117
39 BMW 3 Series 119.521
40 Subaru Outback 118.049
41 Nissan Versa 117.352
42 Toyota Tundra 112.732
43 Volkswagen Passat 109.652
44 Lexus RX 103.920
45 GMC Terrain 99.525
46 Dodge Charger 98.336
47 GMC Acadia 89.793
48 Hyundai Santa fe 88.844
49 Chevrolet Tahoe 83.502
50 Mercedes M Class 56.118

Ranking das marcas mais vendidas dos EUA em 2013


Marca Vendas em 2013   Participação de mercado
1 Ford 2.403.542 15,40%
2 Chevrolet 1.947.125 12,50%
3 Toyota 1.892.764 12,10%
4 Honda 1.359.876 8,70%
5 Nissan 1.131.965 7,30%
6 Hyundai 720.783 4,60%
7 Dodge 596.343 3,80%
8 Kia 535.179 3,40%
9 Jeep 490.454 3,10%
10 GMC 450.901 2,90%
11 Subaru 424.683 2,70%
12 Volkswagen 407.704 2,60%
13 Ram 367.843 2,40%
14 Mercedes 334.350 2,10%
15 BMW 309.280 2,00%
16 Chrysler 302.492 1,90%
17 Mazda 283.945 1,80%
18 Lexus 273.847 1,80%
19 Buick 205.509 1,30%
20 Cadillac 182.543 1,20%
21 Acura 165.436 1,10%
22 Audi 158.060 1,00%
23 Infiniti 116.455 0,70%
24 Lincoln 81.694 0,50%
25 Scion 68.321 0,40%
26 Mini 66.502 0,40%
27 Mitsubishi 62.447 0,40%
28 Volvo 61.233 0,40%
29 Land Rover 50.010 0,30%
30 Fiat 43.236 0,30%
31 Porsche 42.324 0,30%
32 Jaguar 16.952 0,10%
33 Smart 9.264 0,10%
34 Suzuki 5.432 0,00%
35 Maserati 4.768 0,00%
36 Bentley 2.869 0,00%
37 Ferrari 2.053 0,00%
38 Rolls Royce 470 0,00%

29 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ford e F-Series dominando o mercado norte americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ford só se da bem nas picapes e utilitários, porém em carros de passeio perde feio para as nipónicas.

      Excluir
  2. "O modelo mais vendido em 2013 foi o 35º na classificação geral: Grand Caravan."


    não seria o Dodge RAM em 5º?

    ResponderExcluir
  3. Em 2012, a VW ocupava apenas a péssima e ridícula décima posição entre as marcas mais vendidas nos EUA.

    E no ano de 2013, pelo jeito, a VW conseguiu ser ainda pior, caindo agora para a décima segunda posição.

    Se a VW não conseguir melhorar alguma coisa em 2014 no mercado americano, o mais importante do mundo em qualidade e preços, seria melhor a VW fechar as portas por lá de uma vez, até para não continuar passando tanta vergonha, humilhada e massacrada pelas marcas americanas, japonesas e até das coreanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitadinha da VW, né? Vendeu 407 mil carros... nossa, devem fechar mesmo! Excelente avaliação de mercado sua! Quem dera se tivesse gente que tem uma visão de mercado tão boa quanto você na VW! Eles estariam muito melhores!

      Excluir
    2. Meuuu....tem gente que, quando ouve críticas à VW, sai defendendo ela como se estivesse defendendo a honra da própria mãe! Que a VW não se sai bem nos EUA, bem, isso é fato, gostemos ou não. Acho até compreensível: a VW é bem europeia e o gosto médio do consumidor americano é outro.

      Excluir
    3. Daniel,

      Por que coitadinha da VW? Ela vende cada vez menos no mercado americano por pura incompetência em relação aos concorrentes, simples assim.

      Até agradeço você achar que tenho uma boa visão de mercado, mas não me considero assim tão bom como você diz, no entanto, sobre o que escrevi, parece que até os executivos de Wolfsburg concordam, afinal, acabaram de trocar o presidente da VW nos EUA, exatamente em função desse resultado medíocre da empresa em 2013.

      Em 2013, o maior mercado do mundo em qualidade e preços (EUA) cresceu 8,9%, enquanto isso, as vendas da VW caíram 5,9%, nesse mesmo período. De novo, resultado medíocre, sorry!

      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/vendas-caem-e-volkswagen-troca-seu-presidente-nos-eua

      Vender bem no mercado dos EUA tem uma regra bem fácil, como sabemos, é só fazer carros bons e ter preços competitivos. Ou a VW começa a fazer isso, ou as vendas simplesmente encalham mesmo, sem dó, nem piedade. Os japoneses e até os coreanos já aprenderam essa regra básica por lá, mas a VW ainda não.

      Outra coisa, acho melhor a VW não ir com esse papinho de "The Very Best" nos EUA em 2014, porque lá esse tipo de 171 não cola e vai virar piada nacional, ainda mais em um carrinho popular como o Golf.

      Excluir
    4. Bom, a VW America nunca conseguiu emplacar o Golf de fato, o Touareg nunca emplacou, a Tiguan só emplaca um pouco melhor que o Touareg. O único carro que de fato a VW America emplacou foi o Jetta, pois nem o Passat americano ajudou muito.

      Excluir
    5. Como sempre o Rasec não consegue esconder seu ódio pela VW, empresa que mais lucra no ramo automotivo e caminha para o topo. A VW está muito satisfeita em vender mais de 400mil veículos nos EUA, local onde tem apenas uma fábrica e vende toda sua produção com facilidade.

      O preocupante mesmo é ver GM e Ford apanhando feio dentro de casa das japonesas e coreanas nas vendas de automóveis. O que salva essas 2 marcas hoje são as vendas de caminhões F-Series e Silverado. É triste ver que o primeiro automóvel da Ford aparece em 11°(Novo Fusion) e o primeiro da GM aparece em 12° lugar.

      Novo Fusion e Novo Malibu são dois fiascos, principalmente este. Focus e Cruze levam muito couro dos japoneses e até das coreanas, no caso daquele. Novo Fusion não convence, ficando atrás de todos os seus concorrentes japoneses, só não sendo pior que o Malibu, que consegue ficar atrás até mesmo do Sonata.

      É preocupante ver que veículos até recentes(lançamentos) das duas marcas tradicionais do país não conseguem emplacar, a Ford já virou notícia com seus problemas com os enormes estoques de Focus e Novo Fusion. É importante lembrar que GM e Ford vão muito mal também na Europa, onde a primeira continua acumulando prejuízos com a Opel e agora irá tirar a Chevrolet de cena e a segunda(a Ford) já fechou 2 fábricas enormes na Europa em 2013 e já pensa em fechar mais fábricas. É preocupante também o desempenho do Focus naquele mercado, vendendo 1/3 do que o Golf vende e apanhando também do Skoda Octavia e Audi A3.

      Logo o contribuinte norte americano precisará emprestar dinheiro novamente para essas duas marcas que são decadentes e podem acabar fechando suas portas, caso não comecem a fazer veículos de qualidade. A Ford também não tem muita sorte e andou tendo bons prejuízos na América do Sul graças as suas operações na Venezuela. No ano de 2013 a Ford já deu um prejuízo de cerca de 2 bilhões na Europa.

      Tanto Ford como GM precisarão de dinheiro em pouco tempo, e nenhuma das marcas tem reservas. A Ford se salvou da crise no passado vendendo todas as suas marcas secundárias, mas hoje não tem mais nada para vender, a GM precisou vender quase tudo e ainda pediu 30 bilhões. A próxima crise será bem mais complicada para ambas as marcas.

      Excluir
    6. Ford e GM precisam começar a fazer carros decentes, do jeito que está vão falir novamente.

      Excluir
    7. As duas marcas vão mal até em seu mercado natal:

      http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/12/noticia-gm-e-ford-estenderao-as-ferias.html

      A General Motors Co. e a Ford Motor Co. estão estendendo as férias coletivas de fim de ano em várias fábricas da América do Norte para evitar excesso de estoque. Enquanto isso, o Grupo Chrysler está adicionando turnos de produção no final do ano em fábricas em Ohio e Michigan que produzem utilitários esporte Jeep e picapes RAM. A maioria das fábricas parará hoje (23) para voltar ao trabalho em 2 de janeiro.

      Excesso de estoque está levando a GM a parar duas fábricas por mais uma semana após o período de festas, dizem fontes. Caso da fábrica Fairfax na cidade do Kansas, no estado de mesmo nome, onde o Chevrolet Malibu e o Buick LaCrosse são fabricados, bem como a linha “flexível” na fábrica Oshawa, Ontário, que produz o Buick Regal, Cadillac XTS e o Chevrolet Camaro.

      Excluir
    8. Um porta-voz da GM não quis falar de programas de produção específicos, dizendo apenas que a GM ajustará a produção de acordo com a demanda.

      A GM e seus concessionários tinham estoque de 148 dias do LaCrosse em 1º de dezembro, contra 98 um mês antes, segundo o Centro de Dados da Automotive News. Já o Malibu tinha 71 dias, ante 60 em 1º de novembro.

      Havia 99 dias de venda do Regal em 1/12, eram 88 em 1/11. Os estoques do XTS caíram para 105 dias no começo de dezembro, depois de 131 dias um mês antes. Camaro, 167 dias, eram 135 em 1/11.

      A maioria das fábricas da GM na América do Norte ficará fechada durante as semanas de 22 e 29 de dezembro, com volta à produção na quinta-feira 2 de janeiro, outras só na segunda 6/1. (Automotive News)


      O buraco é bem mais embaixo e GM e Ford estão tendo muitos problema até mesmo em casa, podem esperar por outra crise em breve.

      Excluir
    9. Não tenho ódio da VW, pelo contrário, quanto mais ela melhorar lá nos EUA, melhor será para o consumidor americano.

      Quem lê meus comentários sabe que critico e elogio todas as marcas, sem exceção.

      O problema dos fanboys VW como esse tal de João Paulo é que eles não conseguem mesmo aceitar as críticas à VW, e saem logo defendendo a queridinha deles, exatamente como comentou o colega Anônimo (17:21), o que é bem divertido.

      A pérola do dia: "O preocupante mesmo é ver GM e Ford apanhando feio dentro de casa das japonesas e coreanas nas vendas de automóveis."

      Nosso colega Emerson Filho (16:33) deixou um comentário mostrando bem essa "surra" que a GM e a Ford levam em casa das japonesas e coreanas ... rsrs

      Excluir
    10. Bom, o assunto da matéria são as vendas nos EUA, mas a situação da VW é tão ridícula por lá que o fanboy VW já desviou o assunto até para a Europa, na tentativa de aliviar a barra dos chucrutes.

      Não vai falar da China? rsrs

      Excluir
    11. Estão levando surra dentro de casa, meu querido hater, e eu acompanho seus comentários há bastante tempo. São sempre na mesma linha, criticando pesado a VW e elogiando a GM de maneira exagerada. Os elogios feitos às outras marcas são sempre diplomáticos e as críticas feitas são sempre bem mais pesadas contra a VW. A verdade é que GM e Ford apanham em todas as categorias de automóveis, dentro de casa, pois as japonesas e coreanas ganham cada vez mais espaço. Elas só aparecem no Ranking a partir do 11° colocado e não conseguem encabeçar, e nem mesmo chegar perto, de liderar nenhuma categoria. A citação da Europa é para que o leitor tenha noção da péssima situação da GM e da Ford em âmbito mundial. Ambas as marcas estão tendo bilhões em prejuízos na Europa e dentro de casa estão dando férias coletivas, sofrendo com enormes estoques e estão completamente dependentes das vendas de caminhões.

      Estão levando uma bela surra e logo precisarão de dinheiro novamente. A confirmação do que estou dizendo virá muito em breve, espere pelos balanços que serão divulgados em breve e verá como GM e Ford estão "saudáveis" e a "coitada" da VW, que vende toda sua produção nos EUA e só tem uma fábrica naquele país, está mal das pernas.

      O balanço financeiro será o suficiente para coadunar com o que estou falando e deixar um fanboy como você mais tristinho.

      Excluir
    12. E logo você querendo pagar de imparcial, é pra rir mesmo!!! Em várias matérias dá um jeitinho de falar mal da VW ou fazer alusão aos veículos da GM, discute com Carlos interminavelmente, defendendo marcas americanas, entre outras coisas. Você é uma piada e fanboy de marcas decadentes.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    13. Não se iluda João Paulo, aqui é só paz e amor, no entanto, confesso que não resisto e acabo fazendo críticas à VW com requintes de crueldade, por pura diversão, até porque sei que os fanáticos pela marca como você, esses que adoram criticar todas as outras marcas, se contorcem com elas ... rsrs

      Agradeço pela leitura atenta dos meus comentários há bastante tempo como você afirma, afinal, a gente só lê o que gosta, não e verdade?

      Sobre os seus comentários, lamento, não leio qualquer um deles, a não ser quando infelizmente sou obrigado, que é o caso.

      Espero que a publicação dos balanços da GM, Ford e VW possam te fazer mais feliz e mudar a sua vida, a minha, sem chance, já está ótima, obrigado!

      Excluir
  4. Na verdade a GM foi quem mais vendeu 2.786.078 veículos incluindo as marcas Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac. A Toyota vendeu 2.234.932, incluindo as marcas Toyota, Lexus e Scion e a Ford vendeu 2.485.236 incluindo as marcas Ford e Lincoln.

    ResponderExcluir
  5. Qts premios internacionais focus, cruze, bravo, 307, etc, ganharam???? Qtos o golf ganhou?? Nao venham me dizer que tds os jornalistas do mundo foram comprados....VW é das auto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranhamente o Golf não ganhou NENHUM de beleza. Carro para ser bom, não precisa ganhar prêmio algum, portanto pare de defender as PORCARIAS de GOLF e VW.

      Excluir
    2. Acho interessante que estão aparecendo muitos "Carlos" neste blog.
      Eu sempre escrevi aqui e quero deixar claro que ultimamente só escrevo logado neste nick carlos4carros (carlos para carros).
      Como estou logado, então sempre aparece esta imagem no meu nick e ao passar o mouse por cima do meu nickname, verá o apontamento para o url carlos4carros.wordpress.com.
      Então o que garante minha identidade são três elementos que precisam estar presentes:
      1. a imagem do meu nick
      2. o nick carlos4carros
      3. o apontamento para carlos4carros.wordpress.com

      Os outros "Carlos" jamais conseguirão esses três elementos simultâneos no meu nick, ok?

      Excluir
    3. Eu comento neste blog e em outros sites. Acho este car.blog meio tendencioso para a Ford e a Fiat, mas mesmo assim gosto dos debates.

      Excluir
  6. Podem anotar. O futuro será das marcas orientais. Japoneses, coreanos e chineses vão dominar o mundo.

    ResponderExcluir
  7. Aff, diz que acha tendencioso para Fiat e Ford, mas quando é tendencioso para a VW, deve considerar correto e normal.

    ResponderExcluir
  8. Mas o que tem de baba-ovo da vw.

    ResponderExcluir
  9. OS defensores da VW tudo tem golzinho rsrs

    ResponderExcluir
  10. A liderança da Ford e da Chevrolet é apertada comparada aos asiáticos. Mas como grupos lideram com folga. Inclusive o grupo FCA passa a Nissan com facilidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem