A Volkswagen anunciou hoje a substituição do presidente de suas operações nos Estados Unidos. O CEO da montadora alemã no mercado norte-americano será Michael Horn, de 51 anos, em substituição a Jonathan Browning, 54, que está deixando a empresa para volar à Inglaterra.
A mudança no comando da VW dos EUA é um dos elementos para atingir a meta da empresa de dobrar sua participação de mercado nos EUA até 2018 - algo que tem se mostrado uma tarefa bastante difícil. A VW atingiu o pódio entre os maiores fabricantes do planeta com o crescimento de suas operação na China e no Brasil, mas os EUA continuam um enigma para a empresa. E encontrar uma solução para que a VW deixe de ser um um mero player de nicho nos EUA é fundamental para atingir seu objetivo de se tornar o maior fabricante de carros do planeta até 2018.
As vendas da Volkswagen nos EUA caíram 5,2% para 373.700 veículos até novembro de 2013. O objetivo é de, até 2018, estar vendendo mais de 800.000 carros por ano no mercado dos EUA.
Passat
Jonathan Browning foi o responsável pela introdução no mercado dos EUA de uma versão específica do Passat para os EUA, maior e mais barato que o modelo europeu, com o objetivo de ter maior apelo no segmento de maior vendas nos EUA.
Entretanto, mesmo com o Passat desenhando especificamente para os EUA, o carro jamais se configurou um sucesso: jamais integrou a lista dos 20 modelos mais vendidos nos EUA. É verdade que no lançamento as vendas deram uma reagida, mas vieram caindo desde então. Só em 2013 a retração foi de 2,1%, para 100.398, em uma competição pesada com seus rivais americanos e asiáticos.
A VW investiu US$ 1 bilhão de dólares para construir uma fábrica em Chattanooga, Tennessee, para fabricar o Passat, mas sua capacidade de produção é muito superior à demanda pelo carro: 150.000 carros por ano.
Analistas apontam que os resultados ruins da VW nos EUA são decorrentes de sua lentidão em adotar estratégias específicas para o mercado dos EUA, como foi no caso do Passat. A empresa planeja vender nos EUA um grande e acessível SUV com estilo americano, chamado de CrossBlue, mas, onze meses após sua apresentação em Detroit, no começo de 2013, ainda não há previsão do carro nas lojas. Na melhor das hipóteses, o modelo chegará ao mercado em 2016.
Outro ponto apontado é a falta de um competidor para o Ford Explorer e Toyota Highlander, o que deixa a VW competindo no segmento de SUV apenas com o Tiguan e com a caríssima Touareg, com preço inicial nos EUA de US$ 43.995 dólares, o que é 11% mais que o luxuoso Lexus RX. Isso a deixa fora de um dos mais importantes segmentos de mercado dos EUA.
VW muda presidente nos EUA para melhorar as vendas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A resposta: Americano sabe bem o que compra! Esse Santana moderninho é a coisa mais sem graça que a VW já fez. Não emplaca de jeito nenhum!.. e olha que sou fã desses alemães.
ResponderExcluirCom esse design atual da VW nos EUA??? Não mesmo!
ResponderExcluirHoje em dia não é fácil de vender nada, nem carros! Competição acirrada sempre!
ResponderExcluirO carro acima é muito bom e bonito. A troca de diretores é necessária em todas as empresas para dar um novo folego.Quanto as vendas , todas as empresas que vendem nos EUA tiveram queda em seu faturamento.
ResponderExcluirCarlos cade vc?
ResponderExcluirSem vc não tem graça, precisamos ver suas piadas.
O Passat é muito bem resolvido em design, inclusive é o típico carro com design "americanizado". O Passat está em final de vida e as concorrentes lançaram novas gerações recentemente, o que colocou sua atratividade ainda mais para baixo, pois já está no mercado há muitos anos com essa geração. Novo Camry, Novo Fusion e Novo Altima deixaram o Passat ainda mais cansado, mas quando chegar o Novo Passat esse cenário pode começar a se modificar.
ResponderExcluirO cara deixar de Comprar um Camry. Accord ou um Altima para pegar um Passat...
ResponderExcluirDispensa comentários. O único que é mais ou menos é o Fusion, mas compensa só pelo preço/design.As vendas só refletem a superioridade dos Japas nesse segmento. Se for para pegar um carro duro igual ao Passat (pelo menos a atual geração do Brasil), é melhor pegar uma BMW 320i ou, até, a 316i.
Seria muito bom a produção deste carro aqui no Brasil...Mas, com o custo iria ser mais caro que um Audi A6
ResponderExcluirO Passat transmite confiança , é um ótimo carro e continua bonito e atraente.Quanto a mudanças, estas ocorrem em qualquer empresa.....é normal...!!!!
ResponderExcluirA participação da VW no mercado americano precisa mesmo melhorar, e muito. Vamos as vendas de 2012 em dois dos principais mercados mundiais em qualidade e preços, EUA e Europa:
ResponderExcluirMARCAS MAIS VENDIDAS NOS EUA EM 2012
1) Ford - 2.168.015 unidades;
2) Chevrolet - 1.851.646;
3) Toyota - 1.838.338;
4) Honda - 1.266.569;
5) Nissan - 1.021.779;
6) Hyundai - 703.007;
7) Kia - 557.599;
8) Dodge - 524.989;
9) Jeep - 474.131;
10) VW - 438.133.
MARCAS MAIS VENDIDAS NA EUROPA EM 2012
1) VW - 1.674.572 unidades;
2) Ford - 997.165;
3) Renault - 886.510;
4) Opel / Vauxhall - 883.291;
5) Peugeot - 807.297;
6) Audi - 717.898;
7) Citroën - 687.006;
8) BMW - 655.457;
9) Fiat - 624.147;
10) Mercedes-Benz - 610.262.
Na casa da Ford e da GM, os EUA, a Ford vende QUASE CINCO VEZES e só a marca Chevrolet vende MAIS DE QUATRO VEZES o volume total da VW, que ocupa apenas a DÉCIMA POSIÇÃO entre as marcas mais vendidas nos EUA.
Já na casa da VW, a Europa, a marca não consegue vender NEM DUAS VEZES mais do que a Ford e a Opel/Vauxhall, que ocupam a SEGUNDA e QUARTA POSIÇÕES no ranking geral de vendas.
Na Europa, entre os dez carros mais vendidos em 2012 no continente, Ford e Opel colocam o Fiesta (SEGUNDA POSIÇÃO), Corsa (QUARTA), Focus (SEXTA) e o Astra (SÉTIMA).
Já nos EUA, o carro da VW que ocupa a posição menos humilhante no ranking dos mais vendidos é o Jetta (DÉCIMA NONA POSIÇÃO), e mesmo assim é superado em vendas por todos os seus concorrentes (Civic, Corolla, Cruze e Elantra).
Esse caso do Passat ilustra bem como as coisas vão muito mal para a VW nos EUA. Investiram US$1 bilhão na fábrica do Tennessee e ainda assim o Passat ocupa a ÚLTIMA POSIÇÃO de vendas entre todos os sedãs grandes americanos, superado por Camry, Accord, Altima, Fusion, Sonata, Malibu, Impala e Optima.
No mundo dos negócios todas as empresas querem ganhar mercado, assim, da mesma forma que a VW tem investido nos EUA (até agora com resultados ruins), a GM também vai investir mais de 4 bilhões de euros na Opel até 2016, lançando 23 novos modelos e 13 novos motores por lá.
Espero que a troca do presidente da VW americana possa ajudar a empresa de alguma forma, mas tudo indica que, apesar dos investimentos feitos nos EUA como esse caso do Passat, os chucrutes ainda vão ter que amassar muito barro lá na terra do Tio Sam para saírem da péssima posição que ocupam hoje no mercado americano, onde a VW é superada, como já vimos, pelas principais marcas americanas, japonesas e até pelas coreanas.
Parece que o Golf 7 será lançado nos EUA em 2015. Acho que seria prudente a VW não tentar usar o ridículo slogan "The Very Best" para o carro nos EUA, afinal, esse tipo de 171 e soberba não colam por lá.
Para vender bem nos EUA a receita é fácil, o carro precisa ser muito bom e ter preço justo em relação aos concorrentes, senão as vendas encalham, como as do Jetta e do Passat, simples assim.
O slogan "The Very Best", para um carro popular como o Gof 7, lá nos EUA, iria virar piada a nível nacional.
Apenas uma pequena correção:
Excluir"Parece que o Golf 7 será lançado nos EUA em 2014".
Esses números do Rasec estão todos errados.
ExcluirNas vendas dos EUA de Chevrolet estão inclusas todas as marcas da empresa, com Cadillac, Buick e etc. Enquanto as vendas na Europa só tem VW separada de Audi, Skoda, Seat...
Soma VW com Audi e Skoda e Seat para vc ver a lavada que não é.
Esse sujeito vive se torcer os números para tentar trazer um quadro bonito para a marca que ele é fã, que é a GM.
O fato é que no mercado global, a VW só fica atrás da Toyota, e está na frente da Ford e da GM.
E mais, a VW é a maior do mundo em faturamento e lucros.
E a VW é a maior do mundo tb em carros fabricados, na frente da Toyota.
Quando a participação da VW nos EUA subir e isso vai subir, é questão de tempo, a lavada em termos globais será ainda maior.
Enfim, esse Rasec já teve coragem de dizer que a GM era líder na China...enquanto na China a VW tem mais que mais de 3 vezes a participação da GM...
Na boa, esse cara não sabe o que fala.
Inclusive nos EUA a GM foi recentemente superada pela Toyota. Nem nos EUA a GM lidera mais.
ExcluirE eu queria saber qual a vantagem de ser líder nos EUA, se no mundo inteiro a GM e a Ford são humilhada pela VW em vendas?
De que adianta a Ford e a GM venderem bem nos EUA, se quando vc olha o balanço das empresas, a lucratividade da Ford é de 4% e a GM de 3%, enquanto a VW dá 14%?
De que adianta ser líder nos EUA se no mundo a VW fatura 260 bilhões de dólares, contra 180 bilhões da Ford e 140 bilhões da GM?
De que adianta a Ford e a GM serem líderes nos EUA, se elas não conseguem fazer uma marca premium sequer para competir com Lexus e Acura? Nem falo de Audi, BMW e Mercedes, pois aí é covardia?
De que adianta a GM vender mais nos EUA se ela foi à falência em 2008 e só existe hoje pois tiraram dinheiro do povo americano para dar para os acionistas da GM?
De que adianta a GM ser a 3ª mais vendida nos EUA se em todo o século de história dela ela não ter tido competência para criar um carro premium de qualidade, afinal o Cadillac é uma excrescência que só vende mesmo nos EUA, de tão ruim que é.
Enfim, daqui a pouco o Rasec vai vir com vendas em Marte para dizer que a GM é alguma coisa. Não é. A GM já era. Só existe hoje pois foi salva pelo Obama. E se continuar do jeito que está, vai falir de novo.
Peço aos colegas de blog que entendam o efeito devastador causado aos fanboys VW, principalmente nos mais doentes e mal educados, em função desses números de vendas nos EUA e Europa, que são reais e de domínio publico.
ExcluirMas é o tal negócio, por aqui o choro é livre ... rsrs
Dados do mundo em 2013:
ExcluirToyota - 5.260.931
VW 4.911.080
Ford 4.43.635
GM 3.654.664
Nissan - 3.267.344
Hyundai - 3.125.658
Honda - 3.039.771
Kia - 1.808.515
Fiat - 1.442.794
Renault - 1.238.518.
Isso são fatos, e não números distorcidos:
http://www.car.blog.br/2013/12/toyota-lidera-entre-as-marchas-e-china.html
O choro é livre....
Caraca, a VW já está pedindo penico para a China para conseguir manter as vendas a nível mundial?
ExcluirQue coisa! rsrs
A VW está é dando risada dos altos lucros, enquanto GM e Ford precisam trabalhar com baixa margem de lucro até mesmo no seu país de origem, onde o Focus e o Fusion estão encalhados e a Ford já até fechou fábrica, devido ao seu ENORME estoque. A GM vem patinando com seu novo Malibu e Cruze, sendo sustentada pelas picapes.
ExcluirE as vendas da VW nos EUA vão crescer, embora o coitado do fanboy da GM não goste, pois o Jetta passará por atualização no motor e facelift, o Passat ganhará muito em breve nova geração e o Golf VII finalmente chegará aos EUA.
O Rasec leva todo o jeito de dono de Onix! kkkkkkkkk
Porque esta como anônimo Carlos??? com tanta abobrinha escrito ai em cima, logo se percebe que é vc!
ExcluirQuem tiver alguma dúvida sobre os números de vendas que apresentei nos EUA e na Europa, seguem os links, confirmando que as vendas da Chevrolet nos EUA não incluem as vendas das marcas Cadillac e Buick, exatamente o oposto do que o fanático VW afirma, ou seja, não passa de mais uma alucinação e talvez isso explique a enorme quantidade de bobagens que esse infeliz escreve.
ExcluirAté entendo a necessidade obsessiva do fanático VW em ler atentamente e sempre responder aos meus comentários (nunca faço isso nos dele, por uma questão de higiene mental), mas assim não dá, afinal, está claro seu total despreparo para interpretar até mesmo textos de enorme facilidade de entendimento como os meus, por isso, recomendo um pouco mais de estudo e um gardenal, ASAP.
http://carplace.virgula.uol.com.br/top-estados-unidos-veja-a-lista-dos-carros-mais-vendidos-em-2012/
http://carplace.virgula.uol.com.br/top-50-europa-veja-a-lista-dos-carros-mais-vendidos-no-continente-em-2012/
Carlos mandando as piadas do dia!
ExcluirEheheh...Gardenal foi ótimo !
ExcluirSe não fosse a China onde a VW lidera (mercado não tão exigente), a Ford fecharia com numeros melhores do que a VW!
ResponderExcluirPra quem acompanha esses numeros de 2011 pra cá, já percebeu que ano apos ano a Ford esta encostando na VW, daqui a pouco passa.
Sem a menor dúvida, mas o fato é que vender bem em mercados mais exigentes como os EUA não é tarefa fácil, a marca tem que oferecer carros muito bons e preços competitivos, senão as vendas encalham mesmo, como é o caso do Passat, citado nessa matéria e do Jetta que já comentei.
ExcluirTiguan e Touareg são outros dois fiascos de vendas lá nos EUA.
Talvez isso explique a humilhante posição que a VW ocupa no mercado americano, afinal, enganar chinês é uma coisa, enganar americano é outra, BEM DIFERENTE.
"Se" é freio de burro, além disso, GM e Ford já foram maiores que a VW, então não é como se a Ford estivesse "encostando". A Ford esse ano fechou algumas fábricas na Europa, vai fechar uma nos EUA e está tendo dificuldades para vender o Focus e o Novo Fusion, acumulando estoques enormes.
ExcluirVeremos como ficarão as coisas com a recuperação da Europa e chegada do Golf VII nos EUA, além da reestilização e atualização do motor do Jetta e a nova geração do Passat. A Ford atualizou o Focus e o Fusion acabou de sair do forno e tem poucas cartas na manga, a VW ainda precisa colocar Golf VII na China e EUA, além de atualizar o Jetta e trazer a nova geração do Passat.
"Se" é freio de burro, além disso, GM e Ford já foram maiores que a VW, então não é como se a Ford estivesse "encostando". A Ford esse ano fechou algumas fábricas na Europa, vai fechar uma nos EUA e está tendo dificuldades para vender o Focus e o Novo Fusion, acumulando estoques enormes.
ResponderExcluirVeremos como ficarão as coisas com a recuperação da Europa e chegada do Golf VII nos EUA, além da reestilização e atualização do motor do Jetta e a nova geração do Passat. A Ford atualizou o Focus e o Fusion acabou de sair do forno e tem poucas cartas na manga, a VW ainda precisa colocar Golf VII na China e EUA, além de atualizar o Jetta e trazer a nova geração do Passat.
Quem tiver alguma dúvida sobre os números de vendas que apresentei nos EUA e na Europa, seguem os links, confirmando que as vendas da Chevrolet nos EUA não incluem as vendas das marcas Cadillac e Buick, exatamente o oposto do que o fanático VW afirma
ResponderExcluirSeus números estão todos errados e você só falou bobagem nesse post. Os links que vc traz são igualmente errados.
A situação do mercado automotivo nos EUA em 2013 é a seguinte:
1 GM 2.555.921 18,0%
2 Ford 2.268.644 16,0%
3 Toyota 2.045.199 14,4%
4 Chrysler Group 1.639.361 11,5%
5 Honda 1.390.057 9,8%
6 Nissan 1.138.662 8,0%
7 Hyundai 657.778 4,6%
8 Volkswagen 553.815 3,9%
9 Kia 501.548 3,5%
10 Subaru 384.511 2,7%
11 BMW 331.801 2,3%
12 Mercedes-Benz 306.898 2,2%
13 Mazda 260.982 1,8%
14 Tata 59.654 0,4%
15 Geely 56.345 0,4%
16 Mitsubishi 55.804 0,4%
17 Suzuki 5.728 0,0%
Os dados de vendas dos EUA q vc colocou juntam vendas de todas as marcas da GM e não juntam as da VW, que são VW, Audi e Porsche. Se juntar VW, Audi e Porsche, a VW pula para a 8ª colocação nos EUA, com quase 4% do mercado.
Os dados acima são do acumulado de janeiro a novembro de 2013 dos EUA.
ResponderExcluirFonte dos meus dados: http://wap.wsj.com/mdc/public/page/2_3022-autosales.html
E tem mais um "detalhezinho": a VW está fora do mercado de "comerciais leves" nos EUA, que é inclusive maior que o mercado de automóveis. Enquanto GM e Ford vendem Colorado e F-150, a VW ainda não vende a Amarok nos EUA. Basta dizer que a F-150 e a Colorado vendem mais que os sedãs grandes dessas marcas. Mas a VW está trabalhando e vai lançar a Amarok nos EUA mais cedo ou mais tarde.
ResponderExcluirOu seja, a VW tem um campo enorme para crescer nos EUA, com novo Passat, Golf 7 já em 2014, CrossBlue em 2018 além do Porsche Macan que deverá vender muito mais que o Cayene, sem falar na entrada no mercado de comerciais leves...
A tendência da VW é crescer nos EUA, enquanto a GM já perdeu a segunda posição para a Toyota em novembro, sendo que só fica na frente no acumulado do ano.
E outra "coisinha": a "casa" da VW não é a Europa, como você mentiu no seu post, mas a Alemanha.
ResponderExcluirVamos dar uma olhadinha no mercado da Alemanha? Olha só que legal:
VW (sem a Audi) vendeu em out/2013 61.816 carros
Ford - 19.713
Opel + Chevrolet - 19.457
Sem a Audi, em out/2013 a VW vendeu 3,33 vezes a Ford e 3,2 vezes a GM.
Mas, na Alemanha, a VW supera a Ford e a GM apenas com sua marca premium de carros caros, a Audi, que, sozinha, vendeu 22.476 carros em outubro, mais de 10% mais que a Ford, a melhor americana, e 11% melhor que a Opel e a Chevrolet juntas.
Agora, imagina se juntarmos VW + Audi + Bentley + Porsche + MAN + Scania _ Skoda + Seat e comparar com Ford e Opel + Chevrolet? Deixa prá lá né?
Dados aqui: http://www.car.blog.br/2013/11/ranking-de-carros-mais-vendido-alemanha.html
"Tiguan e Touareg são outros dois fiascos de vendas lá nos EUA. "
ResponderExcluirO Touareg mais barato nos EUA custa US$ 44.000 dólares.
O Tiguan mais baratos nos EUA custa US$ 23.000 dólares.
Só para ter uma idéia, o Ford Escape, que tem o tamanho do Touareg, custa nos EUA menos que o Tiguan. US$ 22.700 dólares, ou seja, metade do preço do concorrente da VW.
A VW vende carro caro e bom nos EUA, e com isso lucra muito em termos mundiais, e é a empresa que mais lucra no mundo. A GM só vende carros abaixo do custo, pois não fazem carros de boa qualidade, aí só resta pedir dinheiro dos americanos para colocar na empresa, né?
Então isso explica a HUMILHANTE situação de GM e Ford no ranking de lucratividade. Empresa que não lucra, não investe, e só resta vender carro com preju para tentar se manter no mercado, ou pedir o chapéu para o Tio Sam, como fez a GM em 2009.
Talvez isso explique a humilhante posição que a VW ocupa no mercado americano, afinal, enganar chinês é uma coisa, enganar americano é outra, BEM DIFERENTE.
Ah, é? Vamos ver qual os estudantes mais inteligentes segundo o teste PISA 2013, que compara a capacidade dos estudantes em leitura, matemática e ciências?
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura-e-empaca-em-ciencias.htm
Matemática:
1º - China 613
2º - Cingapura 573
3º - Hong Kong-China 561
4º - Taiwan (Taipei-China) 560
5º - Coreia do Sul 554
6º - Macau-China 538
7º - Japão 536
8º - Liechtenstein 535
9º - Suíça 531
10º - Holanda 523
Ranking Ciências:
1º - Xangai-China 580
2º - Hong Kong-China 555
3º - Cingapura 551
4º - Japão 547
5º - Finlândia 545
6º - Estônia 541
7º - Coreia do Sul 538
8º - Vietnã 528
9º - Polônia 526
10º - Canadá 525
Ranking de leitura
1º - Xangai-China 613
2º - Cingapura 573
3º - Hong Kong-China 561
4º - Taiwan (Taipei-China) 560
5º - Coreia do Sul 554
6º - Macau-China 538
7º - Japão 536
8º - Liechtenstein 535
9º - Suíça 531
10º - Holanda 523
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura-e-empaca-em-ciencias.htm
O Rasec é um desinformado que chuta bobagens para ver se cola. O país que mais se destaca no mundo, hoje, em leitura, matemática em ciências é a China.
EUA não aparecem nem nos 10 primeiros colocados.....
Para enganar americano, basta fazer uma propaganda bonitinha. Ou dar um big-mac de presente, pois eles adoram esses lixos de fast-food, carros beberrões e banheiras gastadoras. Pois são em geral um povo fraco de compreensão, de baixa educação e manipulado pela imprensa.
Aí como eles precisam de muito petróleo para queimar nessas banheiras, eles invadem o país dos outros para roubar petróleo, com fizeram com o Afeganistão, Iraque, com a desculpinha de levar "democracia". O próximo alvo é o Irã...
Mas como os EUA estão falidos, então eles estão vivendo de fazer ameaças, afinal o Obama disse que invadiria o Irã e não teve peito....
Carlos, eu conheço diversos engenheiros do ITA, você já conversou com algum deles ? A maioria mal consegue se expressar. Uma coisa é ter inteligência, uma outra coisa bem diferente é ter sabedoria. Não que o americano tenha, mas daí a dizer que o chinês tem já força a barra.
ExcluirVolksWagen F.C....demite o técnico ou o presidente que a coisa melhora?
ResponderExcluirEsse visual da VW é muitoooo tiozão, horrivel!!!
ResponderExcluirOs dados do Carlos são bem mais coerentes e a argumentação é bem melhor que a do Rasec, que insiste em se referir de maneira pejorativa aos alemães e não apresenta boa argumentação. Será que algum alemão abusou dele quando criança?
ResponderExcluirCarlos, não disfarse!
ExcluirAnônimo (18:51),
ExcluirMuito bom o seu nível de argumentação, mas o que comentei sobre a VW são fatos robustos e de domínio público. Não gostou? Sorry!
Já visitei a Alemanha várias vezes, gosto muito do país e o conheço de norte a sul, leste a oeste, mas confesso que minha preferência mesmo é pelas alemãs, principalmente da região da Bavária, e essas, se precisarem que eu as defenda e elogie, podem contar comigo.
Mas entendo sua defesa, preferência e gosto pelos alemães, afinal, você deve adorar uma bratwurst, daquelas bem grandes, não é mesmo? rsrs
Graaande Rasec !!! Também já visitei a Alemanha diversas vezes e como país também amo e acho infinitamente superior aos EUA. Mas VW pra mim não dá ! Por isso tenho BMW, que por sinal até acho que tem carros feios comparados à outras marcas, mas qualidade....só comparável com Mercedes-Benz Stuttgart !
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.