A Mitsubishi do Brasil coloca no mercado a linha 2014 do Pajero Dakar 2014 - carro equipado com o novo Power Train, que agrega a transmissão automática de 5 velocidades e o motor 3.2 diesel de 180 cv. A relação do diferencial está alongada, o que deixa o Pajero Dakar mais silencioso e econômico em estrada. O tanque de combustível está 20% maior e agora tem 90 litros.
Em termos de design, a frente conta com novo desenho, grade off-road integrada ao conjunto óptico que recebe faróis de xênon HID com regulagem automática de altura e lavador. Os faróis de neblina completam o conjunto e as rodas Power Design são de liga leve de 17”.
No interior, os novos bancos são o destaque. Motorista e passageiro contam ainda com ajuste elétrico nos bancos dianteiros. No quesito segurança, o Pajero Dakar vem equipado com sistema Full Airbags, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.
Novo Power Train
O novo Power Train diesel traz o motor diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm.
Já o motor flex, 3.5L V6 MPI, tem 205 cv. Com tecnologia nacional, foi projetado para funcionar com gasolina ou etanol, em qualquer proporção. Montado na longitudinal, tem 24 válvulas e o torque chega a 33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina).
A tecnologia do novo Power Train permite até 20 combinações de marcha. O câmbio automático da versão HPE diesel tem cinco velocidades e é equipado com Sports Mode e INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente.
O motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas é feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters localizados estrategicamente atrás do volante.
Autonomia de 1.000 km
A Mitsubishi Motors fez uma viagem de mais de 1.000 quilômetros, de São Paulo à Brasília sem paradas para abastecimento. A KPMG foi responsável pela acompanhamento desse teste que comprova a autonomia do modelo.
SUV
O Pajero Dakar vem com sistema multimídia Power Touch, GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, além de câmera de ré com as imagens sendo exibidas na tela de 7" e sensor de estacionamento.
O SUV é equipado com sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com revestimento em couro, ar-condicionado automático e controle de áudio e piloto automático integrados.
A terceira fileira tem o sistema Double Action Folding, onde os bancos são rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.627 litros.
Off-road
O sistema de tração do Pajeto Dakar 2014 pe o Super Select 4WD com quatro modos distintos de seleção: 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).
No modo 2H, o SUV opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde não é necessário a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustível. O modo 4H faz com que o veículo distribua eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.
Já no modo 4HLc, a tração estará atuando o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para situações off-road. O modo 4LLc também terá a tração nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos.
O ângulo para subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º. A altura livre do solo é de 215 mm.
Segurança
O Pajero Dakar conta com cabine com o sistema RISE de deformação programada. A coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno são colapsáveis e o Pajero Dakar ainda conta com barras de proteção lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.
O sistema de freios também recebe a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.
Acabamento
O Pajero Dakar conta com sistema keyless para o travamento e destravamento das portas. O modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.
O painel de instrumentos tem iluminação na cor vermelha. O volante de três raios vem com piloto automático e comandos de áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção.
O Pajero Dakar tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.
Pajero Dakar 2014 - Tabela de preços
- Pajero Dakar HPE Flex 2014 - R$ 146.990 reais
- Pajero Dakar AT Diesel 2014 - R$ 146.990 reais
- Pajero Dakar HPE Diesel 2014 - R$ 172.990 reais
Cores
Produzido na fábrica Mitsubishi Motors em Catalão, no interior de Goiás, os veículos da linha Pajero Dakar têm três anos de garantia e estão disponíveis nas cores Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Tecno e Preto Ônix.
E o controle de estabilidade?
ResponderExcluirAlinhada nos altos preços de Trailbalzer e SW4.
ResponderExcluirTai um carro que não tenho vontade de ter... se tivesse essa grana compraria um Edge...
ResponderExcluirVai precisar comprar 1 pneu estepe por dia.
ResponderExcluirEm um país que não é sério, onde o pneu custa o que custa, vai deixar ele dando sopa do lado de fora do carro? Nem dentro ele está seguro, imagine fora...
O pneu fica pra fora, mas só consegue soltar por dentro, e todas as picapes, alguns suv grande e são assim.
ExcluirUm carro desse tamanho e espaço de triciclo por dentro. Dá pra entender ?
ResponderExcluirRapaz... O blog que mais vi idiotices nos comentários foi esse.
ResponderExcluirO melhor suv que já tive, estou maravilhado, parece criança que ganhou bala
ResponderExcluirTenho uma 2014, estou muito contente, carro forte, gostoso de dirigir, não saio mais da marca Mitsubishi e recomendo
ResponderExcluirCarro excelente, NÃO tenho o que reclamar da minha 2015 !
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