A NSU foi uma montadora de automóveis alemã fundada em 1873, sendo que sua sigla é a abreviação de sua cidade sede - Neckarsulm. A NSU foi a criadora do motor rotativo Wankel, posteriormente licenciado para a Mazda japonesa, e outras empresas, em 1962, e também é a precursora dos carros da Volkswagen e da Audi com tração dianteira e motor refrigerado a água.
NSU Ro 80: tração dianteira, motor rotativo Wankel
No final da década de 60 a NSU lançou na Europa o NSU Ro 80 - sedã médio tecnologicamente avançado e de linhas aerodinâmicas.



Moderno e ágil, foi agraciado com o título de "Carro Europeu do Ano" em 1967.

NSU Ro 80

Seu desenho elegante, com frente baixa e ampla área envidraçada influenciou os modelos da Audi nas décadas de 70 e 80.

NSU Ro 80
NSU Ro 80 - precursor dos modernos Volkswagen e Audi
Em termos mecânicos, ele trazia a - avançada, para a época - tração dianteira, câmbio automático de três marchas e um motor dianteiro rotativo Wankel, com 115 cavalos @ 5.500 RPM - suficiente para acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 12,8 segundos para atingir uma velocidade máxima de 180 Km/h.

NSU Ro 80

Entretanto, o motor Wankel mostrou-se problemático: bebia demais e demandava uma retífica completa a cada 50.000 KM.

NSU Ro 80

Enquanto isso, os motores tradicionais a pistão rodavam tranquilamente 200.000 KM.

NSU Volkswagen K70
NSU Volkswagen K70: motor dianteiro à pistão refrigerado a água
Esses problemas de confiabilidade arruinaram sua reputação e deixou a NSU em situação financeira delicada.

NSU Volkswagen K70
NSU Volkswagen K70 - projeto NSU, se tornou o primeiro VW refrigerado a água
Assim, em 1969 a empresa foi absorvida pela Volkswagen, que aproveitou o desenvolvimento do sucessor do NSU Ro 80, o NSU K70 (foto acima) - que já vinha com motor tradicional a pistão, e o lançou com emblema Volkswagen em 1970.

Audi 80 / VW Passat
Audi 80 / VW Passat - projeto baseado no NSU K70 (foto anterior)
O NSU K70, por sua vez, foi a base sobre a qual a Audi criou o Audi 80, carro que, em Ingolstadt, foi vendido em carrocerias de duas e quatro portas. Em termos mecânicos, tínhamos o motor dianteiro, quatro cilindros em linha e tração dianteira.

Audi 80 / VW Passat
Audi 80 / VW Passat- modelo Audi adotava traseira três volumes
O Audi 80 em sua versão com tração traseira fastback, consubstanciou-se no que primeiro Volkswagen Passat - carro que, no Brasil, marcou a mudança da VW para a arquitetura de carros com tração dianteira e motor refrigerado a água.

Audi 80 - VW Passat
Audi 80 / VW Passat - interior
O interior do Audi 80, acima, deixa claro o parentesco com o Volkswagen Passat.

Audi A4 1994
Audi A4 1994 - sucessor do Audi 80
Na década de 90, precisamente em 1994, a Audi, no lançamento da nova geração do Audi 80, adotou a nova nomenclatura do carro usada até hoje: Audi A4.

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Caramba, tem coisa aí que eu não sabia. Show de bola essa matéria ! Parabéns Car Blog !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Car Blog pela matéria,agora só falta histórias de outras marcas que não seja do grupo VW.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito ótima reportagem, já sabia que a VW só fazia fusca mesmo com a ajuda da porsche... Ela adquiriu a Não, para aprender fazer carros olha hoje o Golf e um A3 simplificado... Essa tática de adquirir marcas para adquirir novas tecnologias não e de hoje, quem não se lembra de BMW adquirindo a Land Rover e logo após lançou o x5... umas fazem e outras recebem o milagre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa legal anônimo 22:32 creio que essa tática também serve para a Tata que administra a jaguar e Land... certamente os chineses também absorven toda a tecnologia exigência esta para produzir por lá

      Excluir
  4. Esse A4 de 1º geração é lindíssimo. Clássico! Apavorou a BMW Série 3 quando chegou. E a MB Classe C idem.
    Assombrou o mundo esse primeiro A4. Chegou chegando mesmo...
    Acho ele um dos mais lindos A4 até hoje..

    ResponderExcluir
  5. Na realidade, o motor Wankel foi criado por Felix Wankel, alemão.

    É muito mais eficiente do que um motor do ciclo Otto, tendo rendimento bem superior.

    Basta ver o motor do Mazda RX-7. 1.3 com 2 rotores, biturbo e tem rendimento equivalente a um motor 2.5 V6.

    E o bom e velho motor VW AP (EA-827) nasceu na época em que a Auto Union pertencia à Mercedes-Benz. No fundo, o projeto desse motor teve origem na Mercedes, visando robustez e facilidade de manutenção, com menor número de peças móveis.

    E a evolução desse motor ainda vive no Jetta 2.0 (EA-113), e demais VWs que usam o 2.0 TSi (EA-888), o que demonstra como um bom projeto é duradouro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só podia. Agora, dizer que apavorou a BMW ? Só o Carlitos comédia mesmo !

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem