A NSU foi uma montadora de
automóveis alemã fundada em 1873, sendo que sua sigla é a abreviação de sua cidade sede -
Neckarsulm. A NSU foi a criadora do motor rotativo Wankel, posteriormente licenciado para a Mazda japonesa, e outras empresas, em 1962, e também é a precursora dos carros da
Volkswagen e da
Audi com tração dianteira e motor refrigerado a água.
No final da década de 60 a NSU lançou na Europa o NSU Ro 80 - sedã médio tecnologicamente avançado e de linhas aerodinâmicas.
Moderno e ágil, foi agraciado com o título de "Carro Europeu do Ano" em 1967.
Seu desenho elegante, com frente baixa e ampla área envidraçada influenciou os modelos da Audi nas décadas de 70 e 80.
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NSU Ro 80 - precursor dos modernos Volkswagen e Audi |
Em termos mecânicos, ele trazia a - avançada, para a época - tração dianteira, câmbio automático de três marchas e um motor dianteiro rotativo Wankel, com 115 cavalos @ 5.500 RPM - suficiente para acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 12,8 segundos para atingir uma velocidade máxima de 180 Km/h.
Entretanto, o motor Wankel mostrou-se problemático: bebia demais e demandava uma retífica completa a cada 50.000 KM.
Enquanto isso, os motores tradicionais a pistão rodavam tranquilamente 200.000 KM.
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NSU Volkswagen K70: motor dianteiro à pistão refrigerado a água |
Esses problemas de confiabilidade arruinaram sua reputação e deixou a NSU em situação financeira delicada.
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NSU Volkswagen K70 - projeto NSU, se tornou o primeiro VW refrigerado a água |
Assim, em 1969 a empresa foi absorvida pela Volkswagen, que aproveitou o desenvolvimento do sucessor do NSU Ro 80, o NSU K70 (foto acima) - que já vinha com motor tradicional a pistão, e o lançou com emblema Volkswagen em 1970.
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Audi 80 / VW Passat - projeto baseado no NSU K70 (foto anterior) |
O NSU K70, por sua vez, foi a base sobre a qual a Audi criou o Audi 80, carro que, em
Ingolstadt, foi vendido em carrocerias de duas e quatro portas. Em termos mecânicos, tínhamos o motor dianteiro, quatro cilindros em linha e tração dianteira.
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Audi 80 / VW Passat- modelo Audi adotava traseira três volumes |
O Audi 80 em sua versão com tração traseira
fastback, consubstanciou-se no que primeiro
Volkswagen Passat - carro que, no Brasil, marcou a mudança da VW para a arquitetura de carros com tração dianteira e motor refrigerado a água.
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Audi 80 / VW Passat - interior |
O interior do Audi 80, acima, deixa claro o parentesco com o Volkswagen Passat.
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Audi A4 1994 - sucessor do Audi 80 |
Na década de 90, precisamente em 1994, a Audi, no lançamento da nova geração do Audi 80, adotou a nova nomenclatura do carro usada até hoje:
Audi A4.
Caramba, tem coisa aí que eu não sabia. Show de bola essa matéria ! Parabéns Car Blog !
ResponderExcluirParabéns Car Blog pela matéria,agora só falta histórias de outras marcas que não seja do grupo VW.
ResponderExcluirPerfeito ótima reportagem, já sabia que a VW só fazia fusca mesmo com a ajuda da porsche... Ela adquiriu a Não, para aprender fazer carros olha hoje o Golf e um A3 simplificado... Essa tática de adquirir marcas para adquirir novas tecnologias não e de hoje, quem não se lembra de BMW adquirindo a Land Rover e logo após lançou o x5... umas fazem e outras recebem o milagre
ResponderExcluirPoxa legal anônimo 22:32 creio que essa tática também serve para a Tata que administra a jaguar e Land... certamente os chineses também absorven toda a tecnologia exigência esta para produzir por lá
ExcluirA Tata e indiana.
ExcluirEsse A4 de 1º geração é lindíssimo. Clássico! Apavorou a BMW Série 3 quando chegou. E a MB Classe C idem.
ResponderExcluirAssombrou o mundo esse primeiro A4. Chegou chegando mesmo...
Acho ele um dos mais lindos A4 até hoje..
Na realidade, o motor Wankel foi criado por Felix Wankel, alemão.
ResponderExcluirÉ muito mais eficiente do que um motor do ciclo Otto, tendo rendimento bem superior.
Basta ver o motor do Mazda RX-7. 1.3 com 2 rotores, biturbo e tem rendimento equivalente a um motor 2.5 V6.
E o bom e velho motor VW AP (EA-827) nasceu na época em que a Auto Union pertencia à Mercedes-Benz. No fundo, o projeto desse motor teve origem na Mercedes, visando robustez e facilidade de manutenção, com menor número de peças móveis.
E a evolução desse motor ainda vive no Jetta 2.0 (EA-113), e demais VWs que usam o 2.0 TSi (EA-888), o que demonstra como um bom projeto é duradouro...
Só podia. Agora, dizer que apavorou a BMW ? Só o Carlitos comédia mesmo !
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