O Chevrolet Cruze vem apresentando comportamentos de vendas diferenciados em suas versões sedã e hatchback: o Cruze Sedan, que sempre vendeu mais que o Sport6, vem perdendo terreno, tendo sido ultrapassado pelo hatch desde o final de novembro.
Historicamente a versão sedã é a que apresenta maior participação nas vendas do carro no Brasil, com média mensal de 2.206 unidades vendidas entre janeiro e novembro de 2013.
O modelo hatchback, por sua vez, respondia por uma quantidade mensal de 1.800 unidades. O gráfico abaixo mostra a evolução de vendas das duas versões ao longo do ano.
Como se pode observar, até março de 2013 o Cruze Hatch ficou à frente, tendo sido ultrapassado pelo sedã em abril, que foi ampliando a diferença até agosto. Em novembro nota-se uma queda acentuada de vendas da versão sedã, e, neste mês de dezembro, temos uma aceleração de vendas do Hatch.
Mix de vendas
Em termos de mix de vendas, ao longo de 2013, temos uma proporção de 45% para o Cruze Sport6 (hatchback) e 55% para o Cruze Sedan. Ocorre que, desde o mês de novembro a proporção se inverteu, com o Hatch respondendo por 52% das vendas.
O gráfico acima mostra a participação de vendas do Cruze HB nas vendas totais do Cruze. O modelo teve um pico de 54% em fevereiro/2013, atingiu um mínimo de 35% em agosto, e, agora, volta a superar o Cruze Sedan, com 52% das vendas.
Conclusão
A mudança na proporção de vendas do Chevrolet Cruze, dando mais prioridade à versão Sport (hatch) em detrimento do sedan, ao que parece, indica uma mudança na estratégia de vendas da GM.
Em face das dificuldades em competir no segmento de sedãs médios, onde Civic e Corolla reinam, a empresa pode ter alterado o mix de produção de modo a aproveitar a capacidade de sua fábrica para produzir mais o Cruze Sport (hatch), modelo que tem vida mais fácil no mercado - Focus Hatch não mostra disposição para liderar o segmento, e o Golf, importando da Alemanha, tem preços mais elevados.
Cruze Sport Hatch supera o Cruze Sedan em vendas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O mais bonito de sua categoria! Pode ter o motor manco e tudo mais, mais que é o mais bem acertado em design isso é!
ResponderExcluirAfff...a frente desse Cruze parece de uma locomotiva....com aquele vinco central no capô...grosseito e horrível, e está lá para dar a falsa sensação de "robustez".
ExcluirA traseira do sedã não disse a que veio até hoje. A do hatch até que tem sua inovação, e é, de fato, o melhor visual do Cruze, quiça de um Chevrolet, em séculos. Mas é só.
Além disso, o desenho do Golf é bem mais bonito, leve e harmônico de qualquer ângulo que se observe.
Desenho do golf é igual do gol, não argumente isso aqui
ExcluirFora carlos, todos seus comentários são dispensáveis!
ExcluirOpa, deixa eu tacar o pau no Carlos tb!!! Abaixo aos seus comentários fracos!
ExcluirCarlos! Não dê uma de anônimo
ExcluirNão é o CruzeHatch que está vendendo mais, e sim o CruzeSedan que despencou as vendas.
ExcluirPor enquanto é o design que tem salvado o Cruze, mas já esta cansando.
Algo me lembra o prejuízo de quem comprou o Vectra GT.
Concordo com o Carlos. Por foto o Golf realmente não chama a atenção, mas ao vivo é outra coisa: carro largo, baixo, traseira linha, frente agressiva (ainda mais se tiver os faróis em xenon).
ExcluirParece um design mais harmônico que do Cruze, onde a frente não conversa com a traseira. Mas o S6 não deixa de ser bonito.
ESSE CARLOS GOSTA DE GOL POR Q O GOLF E A CARA DO GOL SO Q DE TERNO
ExcluirTática correta essa da GM. Não briga pela liderança entre os sedã médios, mas vende bem e mantém a terceira posição, fácil.
ResponderExcluirLidera entre os hatches médios, favorecida até o momento pelo posicionamento errado de preços do Focus.
E quais são as cartas que a GM ainda tem na manga para manter o mesmo sucesso de vendas atual da linha Cruze, em um cenário de concorrência mais acirrada?
1) reduzir definitivamente o preço da versão LT com motor 1.8, vendendo o sedã manual por R$62K e o hatch manual por R$60K (hoje isso já é praticado, mas só em promoções ocasionais);
2) lançar o motor 1.4 turbocharged nas versões LTZ, vendendo o Cruze por R$75K e o hatch por R$72K.
3) lançar a versão LS 1.8 manual (como já existe no México e EUA), vendendo o sedã por R$57K e o hatch por R$55K.
A maioria (não todos) dos colegas de blog tem bom senso e sempre apontam, e com razão, as falhas da linha Cruze e os pontos onde ainda precisa evoluir, mas o fato é que o carro tem um conjunto que agrada muitos consumidores e vende muito bem no mundo inteiro, não só no Brasil.
Entre os dez carros mais vendidos do mundo em 2013, lá está o Cruze ocupando a sexta posição.
OS DEZ CARROS MAIS VENDIDOS NO MUNDO JAN-SET 2013
1) Toyota Corolla - 842.507 unidades;
2) Ford Focus - 815.456;
3) Picape Ford Série F - 657.767;
4) Hyundai Elantra - 629.850;
5) Toyota Camry - 593.040;
6) Chevrolet Cruze - 537.660;
7) Honda CRV - 520.157;
8) Volkswagen Golf - 517.020;
9) Ford Fiesta - 515.859;
10) Volkswagen Polo - 511.231.
Não gostar desse ou daquele carro e normal, agora, detonar de forma indiscriminada um sucesso mundial de vendas como o Cruze, não passa de pura apelação.
No mundo virtual de quem não compra a linha Cruze porque não gosta ou não pode e ainda se julga um expert no assunto, o Cruze é um carro ruim.
No mundo real de quem compara de verdade e compra, que é o que realmente importa, o carro é um sucesso mundial, ou seja, apenas em 2013 (até setembro), MAIS DE MEIO MILHÃO de pessoas em todo o mundo compararam sedãs médios e compraram o Cruze.
Certo, então o Cruze é um carro ruim, mais de 500 mil pessoas estão erradas, e só o pangaré está certo ...
Faltou o link ...
Excluirhttp://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2013/11/14/ford-tem-tres-entre-os-dez-carros-mais-vendidos-no-mundo/
rasec concordo com vc..cara...o cruze é sim um belo carro,foi o pioneiro no segmento dos médios(tanto sedan como hatch)que trouxe o controle de tração e estabilidade de serie desde a versão de entrada, ponto pra gm q trouxe um veiculo global pro brasil com esse tecnologia e naum cobrou absurdo por isso....e aos fanáticos por marca x e y, eles tem q agradecer o cruze...e a gm ..pq se naum fosse ela trazer esse belo carro pra k ate hj não teríamos o golf VII e o Focus 3 no nosso mercado e sim os velhos carros das marcas pra enganar a todos nos com preços absurdos de caros...cruze tem suas falhas como um motor q na "MINHA OPINIÃO" é subdimensionado pro peso do carro..mas com certeza a gm futuramente a gm vai rever isso...
ExcluirValeu Gustavo!
ExcluirSempre leio os seus comentários e você é um dos colegas de blog que fazem críticas equilibradas à carros de todas as marcas.
Como sabemos, todos os carros tem pontos positivos e outros que precisam ser melhorados, e isso vale para todas as marcas.
O conjunto de um carro (design, motorização, conforto, segurança, consumo, PREÇO, preço de revenda, custo de manutenção, preço de seguro, etc) acaba encontrando nas vendas a sua hora da verdade, ou seja, quando vai gastar o dinheiro suado, o consumidor compara de verdade, esquece a poesia e compra o carro que melhor atende às suas necessidades, inclusive o bolso.
Concordo que o motor 1.8 do Cruze, assim como o 2.0 do Jetta 2.0, não proporcionam uma tocada mais rápida nesse sedãs como muitos colegas gostam, mas acredito que esses motores atendem o perfil de muitos consumidores.
Veja, esse motor 1.8 do Cruze é usado até nos EUA, nas versão LS do carro, e por lá, o Cruze também vende muito bem.
Acho que a chegada do motor 1.4 TSI no Jetta Comfortline (se vier mesmo) poderá tirar a GM da zona de conforto, trazendo o 1.4 turbocharged para o Brasil.
Vamos aguardar.
com certeza risec.
Excluiro cruze é um belo carro e ele com certeza é um dos melhores custoxbeneficio se naum é o melhor entre os médios,pois pelo q ele oferece como itens de serie desde a versões de entrada já vale muito apena(62k no hatch e 65 no sedan com 4 airbags ,controle tração estabilidade entre outras coisas...)por exemplo os itens q o cruze oferece na versão de entrada so é oferecido so pra citar um exemplo na versão top de linha do civic por exemplo..,então quem critica o cruze é pq é fanático por marca x ou y,isso vc pode ter certeza...sobre o desempenho do msm acredito tbm q quem compra um sedan médio naum vai querer ficar como falam "disputando quem é mais rápido ou tirando rachas por ai.."pessoas querem conforto,comoditade e um carro principalmente com segurança e o cruze oferece isso de sobra...mas como eu citei na minha opinião a gm pecou no motor pro cruze,naum que o ecotec 1.8 seja ruim,muito pelo contrario,um motor 1.8 com a potencia e torque q o mesmo tem as pessoas criticarem é pq tem algum problema msm...mas o mesmo pro cruze ficou um pouco sim subdimensionado...nada comparado com o jetta 2.0 comfortiline com motor do Santana, esse sim na minha opinião o motor naum condiz com o carro...falar q o 2.0 do jetta é melhor q o ecotec 1.8 da gm é so pra quem é fanático msm...agora se a volks "ACORDAR" e trazer o 1.4tsi do golf pro jetta ai sim o jetta vai se tornar uma opção interessante no mercado, e com certeza vai brigar pelas primeiras posições na categoria dos médios...ai sim com certeza como vc citou a gm vai c mexer..!!!
obs:fico feliz de uma pessoa gostar do meus comentários,sempre tento analisar as coisas sem o fanatismo como 90% do blog tem...tbm sempre lei seus comentários e vejo q vc por mais q gosta da gm sempre analisa tbm friamente as coisas e naum chega criticando qualquer carro de outra marca so pq pra vc naum presta...mas tem uns aki (como o carlos por exemplo...rs),q é d+ chega a ser irritante...so pq a pessoa tem o carro o mesmo se torna o melhor do mundo,ai fica difícil vc debater com pessoas assim q tem a mente fechada so pq é fanática por marca x ou y...abraços amigos e continue assim analisando as coisas sem ficar falando q marca x ou y naum presta so pq vc gosta da gm..q alias é uma bela marca e merece a posição de destaque do cruze q mesmo com o golf VII ai ainda ta na frente do msm em vendas,isso pq o golf se soma os dois (o VII e o IV)!!e viva a concorrência!!!
Tenho um Cruze hatch lt. ontem testei um civic 2.0 de um amigo. no geral ainda prefiro o cruze.
ExcluirGrandes Rasec e Luiz. Como vocês já disseram praticamente tudo eu faço apenas uma pergunta. Além do Carlos tem alguém que acha o Golf mais bonito que o Cruze Hatch ??? Eu nunca encontrei alguém com essa opinião....
ExcluirPerfeito caro Rasec.
ExcluirComprei o Golf e estou extremamente satisfeito com ele.
Por uma dessas coisas do destino, ano passado eu ia trocar o Focus 1.8 2003, mas acabei não me animando muito e ainda por cima não estava com o din din pra pagar à vista. Preferi não cair na tentação do financiamento e resolvi esperar. A espera foi providencial porque no caminho surgiu o Golf VII que consegui comprar à vista.
Mas, caso tivesse trocado o carro ano passado, muito provavelmente teria comprado o Cruze. Eu prefiro o sedan ao hatch, acho mais equilibrado em termos de design. Mas provavelmente teria comprado o hatch por causa da minha esposa, que não gosta de sedans, assim não teria como passar esse carro pra ela, como fiz com o Focus 2012.
E o que mais me chamou a atenção no Cruze quando estava analisando o carro a comprar foi exatamente seu custo X benefício. Era o único na faixa de preço de pouco mais de 63 mil que vinha com controle de estabilidade, air bags e outros quetais.
Os concorrentes pra virem com isso ficavam bem mais caros.
Acho que o motor 1.8 fica devendo em termos de desempenho e consumo diante de seus concorrentes, mas nada exagerado. Dá conta do recado em desempenho e consumo depende muito de pé. O meu 44 é pesado e complica qualquer medição. Não sou exatamente um motorista econômico. É meu jeito de dirigir.
Acho o Focus mais gostoso e na mão que o Cruze, mas em termos de preço o Cruze acaba oferecendo mais.
Na prática, nós que frequentamos Blogs de carros, acabamos sendo mais conhecedores do assunto que a maioria dos consumidores comuns. A esmagadora maioria, quando muito, faz um test-drive em torno do quarteirão e fica por isso mesmo.
Acaba analisando o que vem no carro, se o desempenho está de bom tamanho pra ele, e se espaço interno e porta malas são suficientes. E nisso tudo o Cruze é bom.
Em resumo, seria minha terceira opção no segmento. Minhas opções são exatamente o que tenho na garagem: Golf TSi DSG e Focus 2.0, mas acho que quem compra o Cruze também fez uma boa escolha.
Gosto muito do custo X benefício do 308 THP, mas, desculpe-me quem o tem, ainda não confio o suficiente na Peugeot pra comprar um carro da marca.
abraço
Leandro,
ExcluirAcho o design do Sport6 mais bonito do que o do Golf (que também é legal), mas o ponto forte do Sport6 é mesmo o custo x benefício, como bem lembra o Marcelo.
E agora que a GM já está começando a praticar descontos no carro, a coisa está ficando um pouco melhor.
Perfeito Marcelo e Rasec. Fazendo test-drive de quarteirão e lendo revistas não dá pra conhecer os carros como nós conhecemos.
ExcluirTudo se resume a uma palavra: concorrência.
ResponderExcluirCruze Sedan briga com Corolla, Civic, Jetta, Fluence, 408, C4 Lounge, Sentra, Focus Sedan, Elantra, Cerato e Linea.
Cruze Hatch briga com Golf, 308, Focus, C4, Bravo e i30. Não tem concorrência da Renault, Honda, Toyota, Nissan e Kia.
O cruze da um pau no Golfinho em design, isso é um fatooo!!!
ResponderExcluirPode perder em todo o resto, mas o cruze s6 é muito mais bonito que o Golf, muito mais...
ExcluirO Golf tem design muito comum e passa despercebido nas ruas.
ExcluirO Cruze, além de ser bonito de todos os ângulos (o branco principalmente), tem um porte visto de perto que impressiona. Grandão, com rodas grandonas aro 17, ele marca presença realmente.
Cada um tem um gosto.... esse cruze eu acho show de bola... porta malas excente e espaço interno e banco traseiro excelente... melhor que muito hacth alemão... rs
ResponderExcluirO Cruze possui um bom design. Tem uma boa mecânica. Foi um dos melhores no teste de longa duração da quatro-rodas. Mas ainda deixa um pouco a desejar na performance. Por ser um pouco pesado a relação torque/peso fica um pouco prejudicada, o que deixa o carro um pouco lerdo nas arrancadas. Num comparativo entre os Hatchs Médios fica na média, junto com Golf 4.5, perdendo somente para o Novo Golf e Bravo, mas é superior ao Peugeot 308 e Novo Focus.
ResponderExcluirRelação Peso/Torque dos Hatchs Médios de entrada (cambio manual)
1 - Novo Golf 1.4 TSi: 48 kg/kgfm
2 - Fiat Bravo 1.8: 71 kg/kgfm
3- Cruze Sport 2.0: 75 kg/kgfm
4 - Golf 4,5 1.6: 77 kg/kgfm
5 - Peugeot 308 1.6: 80 kg/kgfm
6 - Novo Focus 1.6: 81 kg/kgfm
Acabei digitando errado, o Cruze Sport possui motor 1.8.
ExcluirComparar o belo design do Cruze com o sem graça Gol bombado, chega a ser uma ofensa...
ResponderExcluirAcredito que a GM esteja praticando uma técnica chamada Rapel, com isso elevando suas vendas do Sport6 em Dezembro.
ResponderExcluirO Cruze Sedan, é só mais um Sedan, mas o Sport 6, ele tem um belo design exterior, principalmente com àqueles vincos na parte traseira.
ResponderExcluirComplementando, o Cruze sedan é só mais um sedan. Mas o Cruze não é só mais um hatch. É só observar o tamanho dele e dos outros hatches. Ele é sim um sportback, com porte de sedan. Tem as mesmas medidas do sedan, exceto o porta-malas, mas a abertura do porta-malas do hatch é tão boa que comporta quase a mesma coisa que o sedan.
ExcluirEu diria que o Sport6 faz esse sucesso justamente por isso, por não ser um hatch qualquer, pegando muito do público que busca sedans mais esportivos.
Quando eu for trocar de carro no proximo ano perguntarei: quantos airbags ele tem? Para mim so vale se vier no minimo 4 em um carro de mais de 60 mil. Outra pergunta: tem controle de estabilidade e tracao? Barras reforcadas de protecao lateral? Sem isso, nao da para gastar tanta grana em um carro caro, pelo o menos para mim que sou professor universitario, nao politico... Entao, nao vejo nada melhor que o cruze no mercado! E mais pesado? Sim...E um dos menos economico? Sim... E o que da maior seguranca para minha familia? SIM...E dentro da minha realidade financeira...
ResponderExcluirTirando o fato do motor/câmbio não serem lá aquelas coisas, o carro é muito bom, ele lidera com razão a categoria, pois oferece espaço e presença. Não entendo de usarem palhetas convencionais e faróis de parábola simples.
ResponderExcluirCâmbio? Só se for o automático, pq o manual é show de bola viu.
ExcluirSim, o automático é meio lento, mas o manual é muito bom mesmo.
ExcluirTanto o cambio manual como o motor são muito bons. O que é ruim é o peso um pouco elevado.
ExcluirMe expressei mal, por causa do peso dele, como você mesmo disse, é um pouco elevado, com isso o motor sofre um pouco para levar o carro, neste caso o câmbio manual é mais adequado para explorar, o at é realmente um pouco lento, tanto que se esse motor e câmbio estivessem no Vectra (sedan e o hatch), seriam os melhores da categoria naquela época.
ExcluirA GM não está dormindo no ponto mesmo. Foi muito sábia em priorizar o hatch neste momento. Aproveitou-se da lentidão da Ford pra lançar o novo Focus e dos seus erros de precificação, e conseguiu passar o Focus nas vendas totais do ano, pra fechar 2013 como o hatch mais vendido. Depois de conquistar esse título creio que o sedan voltará a ser o mais vendido novamente.
ResponderExcluirMas se continuar desse jeito o Sport6 tem tudo pra seguir firme na liderança no ano que vem. Ou pelo menos brigar pela primeira posição com o Golf (isso se priorizarem mais versões a 68k) e o Focus (isso se a Ford cair na real e abaixar pelos menos uns 3k nos preços de todas as versões).
O que a Ford teve de lenta, a GM e a VW tiveram de espertas neste ano.
O Cruze é simplesmente o GM mais vendido no mundo, vende mais do que Golf. A VW no Brasil além de lenta é metido a besta, tem um ótimo produto que é o Golf mas se acha a última coca-cola da ilha.
ResponderExcluir"O Cruze é simplesmente o GM mais vendido no mundo, vende mais do que Golf."
ExcluirSó não se esqueça que Cruze é bem vendido nos Estados Unidos e esse Golf VII ainda não começou a ser vendido lá. A hora que começar, ainda que não seja best seller, terá números suficientes pra ultrapassá-lo em vendas.
E esses números do Cruze estão somados sedan e hatch. O Golf 6 nos EEUU não vende tanto assim.
abraço
só não se esqueça que norte americano foge de motor torno assim como o diabo foge da cruz. ali é o país dos aspirados
ResponderExcluirmotor turbo*
ResponderExcluirPor isso que os Alemães são mais avançados que os americanos que, vão atrás de mão-de-obra na GER para depois tentarem levar a fama. Vide a corrida espacial
ResponderExcluirsinceramente? esse cruze hatch e tudo d bom o mais bonito se eu eu ainda u comprarei pois sou apaixonado po esse carro ... ponto pra gm
ResponderExcluirO problema desse Cruze é ele mesmo. O carro é resultado de um projeto ruim.
ResponderExcluirComo pode um hatch médio pesar 1.5 tonelada? Isso nem chinês mais faz...
É um atestado de incompetência.
E falar q esse carro tem boa relação custo x benefício? Onde? Primeiro que para ter boa relação custo x BENEFÍCIO, precisa ter algum BENEFÌCIO. Qual o BENEFÌCIO do Cruze? Ser lerdo? Beberrão? Com câmbio q dá problema? Painel revestido de pano?
No way.
Esse carrro custa 65k mt com 4 airbags e um motor 1.8 raquítico.
Enquanto tem golf mt por 68k com 7 airbags....motor 1.4 tsi...nem vou comentar mais.
Quem compra o Cruze assina atestado de que não sabe escolher carro. Só isso.
A única opção de carro no segmento de 60 a 130k no Brasil hoje é o Golf. Qualquer coisa fora isso é errada. Simples assim.
de 60 a 130 mil ??? aí forçou demais né ???
Excluiro maior probelma do Golf é o custo do Seguro... no 1o ano de zero km as seguradoras são bacaninha pra não espantar o comprador, mas depois a porca torce o rabo.
pesquisem antes.
Concordo plenamente com vc carlos4carros!
ExcluirFora a depreciação na hora da venda do Cruze!
Poxa meu amigo foi vender o Sport 6 hatch dele, pagou 0km 83.000,00 na mesma concessionária depois de 6 meses mandaram 55.000,00 na troca por uma Tracker!
Comprei um cruze branco no inicio de 2013, até agora parece que povo nao se acostumou com ele aqui na minha pequena metropole, quando passo na rua numa é percptivel como o carro agradou a centenas de pessoas, estou super feliz com a aquisiçao do meu sport 6 branquinhoooo
ResponderExcluirParabéns pela compra. Fez uma ótima escolha.
ExcluirEu comprei um Golf TSi DSG, branco também.
Tirando o fato de ainda ser a cor da moda, a cor realmente chama a atenção e o carro fica muito bonito.
abraço
O Cruze coloca no chinelo o golf, e outra o golf ta exagerado em preço não vale isso tudo.
ExcluirValeu Marcelo, seu carro é bom, nas é caro demais, sempre quiz nessa categoria que nao me quebrasse as pernas, o cruze sport 6 me antende invariavelmente em tudo que preciso, sem ser estratosférico nos gastos, estou satisfeito mesmo, e parabens pela sua aquisição, o considero um tanto caro nesse nicho. abraços.
ResponderExcluirSou muito mais o Golf que o Cruze! Poxa tenho amigos que são funcionários GM e compraram o Golf porque a GM só dá um desconto de 2.000,00 num carro de 80.000,00 no caso o Cruze LTZ Sport 6.
ResponderExcluirIsso é uma esmola e não um desconto !
E concordo com eles, é melhor pagar 1000,00 para um funcionário do Volks tirar um Golf com 1000kmts de uso da frota TOP de linha 2.0 TSI que pra funcionários custou 60.000 e na concessionária o mesmo carro é vendido por 90.000,00
Do que pagar 80.000,00 num Cruze e daqui 1 mês vende-lo por 65.000,00, que é o que vai valer!
Oi meu nome é Eliane tenho um cruze sedan estou pensando em trocar pelo hatch muda alguma coisa? Sei que o porta malas é meno. E aí o que eu devo fazer.
ResponderExcluirOi meu nome é Eliane tenho um cruze sedan estou pensando em trocar pelo hatch muda alguma coisa? Sei que o porta malas é meno. E aí o que eu devo fazer.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.