O segmento de hatchs médios do mercado automotivo brasileiro continua, no meio de dezembro, a apresentar o mesmo quadro delineado no início do mês - caracterizado pela liderança do Chevrolet Cruze Sport6 (hatch) sobre os seus concorrentes, inclusive, sobre o VW Golf, carro conquistou a liderança no mês de novembro.

Chevrolet Cruze Sport6 Hatch 2014

O modelo médio da GM do Brasil emplacou, até o dia 18/12, 1705 unidades, o que lhe dá uma vantagem de quase 400 carros sobre o segundo colocado.

VW Golf Highline TSI 2014 - Vermelho Tornado

Que é o VW Golf, modelo que, com vendas somadas da geração 4,5 e do Golf 7 (importado), emplacou no mesmo período 1307 veículos.

Ford Focus S 1.6 Hatch 2014 - Prata

A terceira colocação fica com o Ford Focus, que, com 916 carros vendidos, posiciona-se de maneira isolada na terceira colocação.

Fiat Bravo 2014 Essence Branco

A quarta posição fica com o Fiat Bravo, com 670 unidades vendidas em dezembro até o presente momento.

Peugeot 308 2014 - prata

O Peugeot 308 fica com a quinta colocação, chegando a 509 carros emplacadas em janeiro.

Ford Focus 2014 Vermelho e Preto

A lanterna novamente cabe ao Hyundai i30, com 237 veículos emplacadas em dezembro.

Gráficos

O primeiro gráfico, abaixo, mostra a evolução da venda acumulada dos hatchs médios em dezembro.

Novo Golf x Cruze 2014 - vendas
A única alteração de posição observada foi a do Bravo, com um salto anômalo de vendas no dia 03/12, estabilizando-se depois.

O segundo gráfico é que mostra a quantidade vendida de cada carro por dia.

Novo Golf x Cruze 2014 - vendas

Observa-se que o Cruze vem apresentando vendas diárias sempre superiores às do Golf, que por sua vez, recupera seus níveis de vendas, em torno de 120 unidades/dia de outubro.

116 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É Carlos, agora vai falar o que? No próprio texto diz que junta as duas gerações, então o Cruze tem mais competência. Chupa Carlos!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incompetente é quem não tem dinheiro para comprar o carro e fica falando mal do carro em blog. rsrsrs
      Chora hater...rsrs

      Vídeozinho para você aí.....rsrsrs

      https://www.youtube.com/watch?v=Cs8HOANckjQ

      Excluir
    2. Hahahaha, ainda bem que não me queimo com essas bobagens, só levar na brincadeira mesmo! Rsrs

      Excluir
    3. Tem que levar mesmo, ninguém ganha nada de nenhuma montadora, a não ser os problemas dos carros delas... hahaha

      Excluir
    4. Interessante observar que a curva do segundo gráfico é a derivada primeira da curva do gráfico 1, o que significa dizer que o segundo gráfico mostra a velocidade de vendas dos carros.
      O Cruze está na frente este mês, e sua velocidade de vendas está maior.
      Mas o Golf é um modelo importado e que só tem nas concessionárias com valores bem elevados. Ele não concorre com versões de 68k e 75k, já que essas versões não existem. O que existe é Golf de 90k..100k.
      Enquanto a GM está vendendo Cruze na bacia das almas a 60k.

      Outra coisa. A inclinação da curva de velocidade de vendas do segundo gráfico está mais elevada no caso do Golf. Isso quer dizer aceleração de vendas, ou, a derivada de segunda ordem da primeira curva com respeito ao tempo. Ou a derivada de primeira ordem da curva de velocidade de vendas.

      Em termos matemáticos, temos:

      T (t) = função vendas - primeiro gráfico
      R (t) = função velocidade de vendas - segundo gráfico
      A (t) = aceleração de vendas

      Essas funções relacionam-se assim:

      R(t) = ∂ V(t) / ∂t
      A (t) = ∂ R(t) / ∂t

      Eu constato que ∂ R-Golf(t)/∂t > ∂ R-Cruze(t) / ∂t, e, por isso, acredito que o Golf tem chance de superar o Cruze até o final do mês....

      Excluir
    5. Bem dessa mesmo, aí os problemas ninguém quer. É por aí mesmo! Hehe

      Excluir
    6. O carlos sabe fazer calculo! Ohhh!!

      Excluir
    7. Cara inteligente, tem que dar 10! Ohh, que legal!

      Excluir
    8. Aliás, observo que ∂R-Golf>(t)/∂t = 38
      enquanto ∂R-Cruze(t)/∂t = 31.
      Ou seja, ∂R-Golf>(t)/∂t está maior mesmo que ∂R-Cruze(t)/∂t.
      Se se manter assim, o Golf passa o Cruze até o final do mês.

      Excluir
    9. Então Carlos, não é por nada não, mas o Golf precisa de ajuda divina para este feito.

      Excluir
    10. Incrível. O Carlos sempre tenta dar um jeitinho de colocar o Golf na frente.

      Se for ver na média a taxa de venda do cruze é maior que a do Golf. Acho muito difícil o Golf virar o jogo.

      O Focus até que melhorou um pouco com relação ao mês passado. Mas ainda atras do Golf.

      Excluir
    11. Análise matemática do Carlos totalmente descabida. O estado futuro não depende do estado atual, os gráficos mostram muito bem isso.

      Excluir
    12. mlk nojento vei..ONDE VC ENCONTRA CRUZE DE 60 MIL SEU HORRIVEL ? SE VC SOUBER ME FALA AI PLZ Q EU VOU CORRENDO COMPRAR ..cruze 2012 vc n compra de 60 mil seu fanboy.

      Excluir
  2. Do nada o cruze lá encima, dá até para entender , o chevrolet na minha opinião acho que é o mais modestos de todos, tem bons itens na versão básica e não é tão caro em relação aos concorrentes, acho que deve ser o motivo. Focus com acabamento porco e Golf muito caro sem versão básica somente com opcionais, é muito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modesto?! O carro custa caro pra caramba, não paga imposto de importação, tem motor manco e cambio deficiente e fala que é modesto?!!? Pare cara...

      Excluir
  3. Onde está o Carlos para dizer que é o melhor carro do mundo e sei lá mais o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta tentando ver se acha alguma resposta diferente pra te dar... kkkkk

      Excluir
    2. Pelo visto não irá conseguir, vai ter que pesquisar muito no Google. Kkkkkk

      Excluir
  4. O Golf é o mais TECnológico de todos, the very best...tão tecnológico que o câmbio faz tec tec tec tec tec tec kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um sem dinheiro que não pode comprar um Golf, que é sim o melhor carro do mundo!

      Excluir
    2. Hahahahahahahaha, daqui à pouco está o Carlos copiando de novos aquelas coisas enormes que não é defeito e tal.

      Excluir
    3. Eita Anônimo 11:39, você é um Bocó mesmo!

      Excluir
  5. O Cruze Sport 6 baterá recorde esse mês, as vendas estão bem acima do último mês!! Será resultado das promoções de Cruze Sport 6 por 60mil? E o Focus, será que não vai engrenar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se com promoção não bater recorde, não bate nunca mais esse lixo caro! Focus vai demorar, tem que virar carro de novo!!! kkkkkkk

      Excluir
    2. Sobre o Cruze, sem dúvidas que as promoções estão ajudando. Já sobre o Focus, é uma incógnita que nem o Carlos com aquele cálculo que ele fez, irá descobrir o X.

      Excluir
    3. Claro, GM vendendo Cruze Mecânico a 60k e VW vendendo Golf a 95k, só mostra o quão expressivo o resultado do Golf é.
      Eu acredito, mesmo, que se, de fato, tivesse Golf de 68k e 75 nas lojas à vontade, esse carro estaria vendendo quase 5.000 unidades mês.
      Mas como só tem versão acima de 95k, então vai vender 2.000.
      Mesmo assim, pelos meus cálculos, ∂R-Golf>(t)/∂t está maior mesmo que ∂R-Cruze(t)/∂t. 38 para o Golf contra 31 do Cruze. Ou seja, ontem, o Golf teve uma aceleração de vendas de 38, contra 31 do Cruze. Se se mantiver assim, ainda da para o Golf ultrapassar o Cruze até o final do mês..

      Excluir
    4. Que 5.000 cara, não viaja, muito pouco, iria tirar o posto do Gol!!!!

      Excluir
    5. Carlos, encontre o X do Focus, não quero saber de Cruze versus Golf. Mostre o cálculo do Focus, é isso que queremos.

      Excluir
    6. Só acima de 95?!?!? fui na loja e achei varios que o preço era 85mil....

      Excluir
    7. Carlos, encontre o X do Focus, não quero saber de Cruze versus Golf. Mostre o cálculo do Focus, é isso que queremos.

      Amigo, são equações diferenciais que estou usando. Nesse tipo de equação, as soluções não são variáveis, como "x", mas funções.

      Excluir
    8. Eu também achei estes valores, onde que tem de 95 mil?

      Excluir
    9. Hum, mas mostre como o Focus pode vender mais, só do Golf já sabemos, estamos curiosos a respeito do Focus, que até então era líder. Grato.

      Excluir
    10. Não percebeu que o Carlos falou que era uma função!? O Focus é só um X, não tem como resolver!

      Excluir
    11. Essa foi para acabar com a questão inteira do X do Focus.

      Excluir
    12. Focus vender mais? Não tem como. A aceleração de vendas dele está negativa! ∂R-Focus(t)/∂t está em -6! Negativa. Se continuar assim, tende a vender cada vez menos.

      Excluir
    13. Então Carlos, temos que dar um jeito de reverter esta situação, não acha?

      Excluir
    14. Só lançando o carro de novo e tirando o melhor carro do mundo das vendas por aqui.... kkkkkkkk

      Excluir
    15. Só lançando uma outra geração, com a mqb, realmente a vw inovou, e a Ford recauchutando a mesma plataforma do antigo não colaborou.

      Excluir
  6. Pois é né gente...com torcida contra, barulhinho e tudo o Golf continua bombando de vender..pqp...carro de 85k vendendo tudo isso ..tem q ser muito bom mesmo! The very best!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mais um Focus Titanium por 87990,00!! Da pau nesse Golf com motorzinho de dentista!

      Excluir
    2. Motor de dentista, hahahaha

      Excluir
  7. Oh Carlos, vender a 5 mil unidades, a VW até vende, só não poderia entregar. Cara, como tu é esperto nesses cálculos.

    ResponderExcluir
  8. Cara se o focus tivesse o motor 1.6 ecoboost de 180cv aqui no brasil, golf não teria chance..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí sim seriamos surpreendidos, mas infelizmente isso não aconteceu.

      Excluir
  9. Vamos analisar as vendas do Sport6, o líder de mercado dos hatches médios no Brasil em 2013.

    VENDAS MENSAIS SPORT6 EM 2013 (FENABRAVE)
    1) Jan - 1.818 unidades;
    2) Fev - 1.800;
    3) Mar - 1.999;
    4) Abr - 1.892;
    5) Mai - 1.658;
    6) Jun - 1.607;
    7) Jul - 1.690;
    8) Ago - 1.670;
    9) Set - 1.765;
    10) Out - 2.193;
    11) Nov - 1.714.

    Média de vendas do Sport6 em 2012: 1.648 unidades/mês.
    Média de vendas do Sport6 em 2013: 1.800 unidades/mês (+9,2%).

    Com relação as vendas de dez/13, se a média diária do Sport6 for mantida até o final do mês, o carro provavelmente baterá o seu recorde histórico de vendas, com mais de 2.500 unidades vendidas.

    Parece que chegada do Golf 7 ao mercado foi excelente para a GM, ou melhor, foi "The Very Best" (rsrs), afinal, desde que foi lançado, nunca o Sport6 vendeu tanto como nesse mês de dezembro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá subindo a venda do hatch e reduzindo a do sedã. E ainda vendendo o hatch a 60k. Então a GM deve estar faturando cada vez menos com o Cruze..
      Se isso é "excelente para a GM" eu não quero nem pensar o que seria ruim..
      Enquanto a GM vende Cruze de 60k, a VW vende Golf de 90k. The Very Best.

      Excluir
    2. Não acredito que a GM esteja tendo prejuízo, pois ela não seria louca, portanto, você deve estar equivocado com esta sua afirmação.

      Se for analisar questão preço, concordo, ele vende muito bem, mas o que faz realmente o carro vender é o nome, assim como tem gente que paga caro por um Gol. Simples assim.

      Excluir
    3. Meu ratinho de laboratório (carlos4carros) não aprende mesmo, mesmo eu não lendo ou respondendo aos comentários dele, até por uma questão de higiene mental, ele não consegue ficar sem ler atentamente e responder aos meus. Até entendo a necessidade desse desqualificado em gostar de ser meu fã de carteirinha e querer aprender um pouco comigo, agora, em função da debilidade mental desse infeliz, eu dispenso.

      Voltando ao assunto, a VW importa o Golf 7, banca os custos do frete, banca a diferença de IPI, vende o carro no Brasil pelo mesmo preço da Alemanha, ou seja, tem prejuízo a cada carro vendido, e, pior, nem somando as vendas das duas versões do carro ela consegue ser líder do segmento.

      Apesar de toda essa atrapalhada, acho que a VW está certa e tem que bancar esse prejuízo mesmo, afinal, o consumidor não tem culpa dos chucrutes ainda não produzirem o Golf 7 no Brasil.

      E se o Sport6 estiver mesmo sendo vendido por R$60K, parabéns à GM, pois esse é um preço mais razoável para o Sport6 LT 1.8, manual, que não passa de um hatch médio, assim como o Golf 7.

      A GM também deveria passar a oferecer no Brasil as versões LS do Cruze e do Sport6, que são as versões de entrada desses carros, custam menos e já são vendidas no México e nos EUA.

      Excluir
    4. Falou tudo Rasec, esse Carlos não toma jeito mesmo, expõe cada ideia mirabolantes que as vezes nem os seus "fiéis" seguidores aguentam.

      Excluir
    5. As versões básicas do Golf VII podem até ser subsidiadas, mas as versões com opcionais acabam tirando o subsídio sem que o consumidor perceba. A pegadinha da VW está em disponibilizar apenas versões cheias de opcionais, fazendo o veículo custar preços estratosféricos apenas por pequenos detalhes adicionais. O próprio DSG custar 7mil já é uma pegadinha, que é a versão mais vendida, enquanto a manual de entrada é uma mosca albina. Ao visitar a CSS a versão mais barata que foi uma DSG de 85mil, ou seja, os 68mil é apenas um chamariz, pois a VW "mascara" o frete e o IPI nos opcionais e não disponibiliza decentemente as versões sem opcionais.

      Essa história de prejuízo em cada unidade vendida não cola, quem sabe as versões peladas, que são muito raras, talvez sejam vendidas a preço de custo, já que com a conversão do preço praticado na Europa, já com o lucro da CSS, é semelhante ao aplicado aqui.

      Entretanto, nas versões com opcionais eu diria que é muito improvável que sejam vendidas sem lucro, pois o preço dos pacotes opcionais é astronômico e jogar o valor do veículo muito para cima. Esses 68mil é uma piada, pois o preço inicial, na prática acaba sendo a partir de 85mil, pois as unidades disponíveis sempre são automáticas e sempre tem alguns opcionais.

      Excluir
    6. Anônimo (13:50),

      Sobre o Golf 7, a versão que considero a mais interessante do carro é a Comfortline 1.4 TSI, manual, completa, que poderia ser importada e vendida no Brasil por R$63K, idem com DSG por R$68K.

      Mesmo tendo prejuízo com a venda do Golf 7 no Brasil, acho que a VW deveria pensar sério em jogar mais pesado no nosso mercado dos hatches médios e isso seria possível se a marca garantisse uma cota mensal ao mercado de 1.500 unidades do Golf 7 Comfortline de R$63K/R$68K, mais umas 500 unidades das versões Highline e GTI, para quem preferir.

      Esse seria um forte recado da VW para os concorrentes, melhor ainda para os consumidores que gostam da marca.

      Do jeito que está, Golf 7, para a GM, nem fede, nem cheira.

      Excluir
    7. Acredito que trazer a versão top de lá, até é boa ideia, mas só se fosse mais equipada por este preço.
      Essa versão que você diz, parece adequada ao nosso mercado em termos de preços, infelizmente não sei se a VW teria como entregar tantos carros, pois não sei exatamente se existe cotas para ela trazer da Alemanha. Por acaso sabe se existe Rasec?

      Excluir
    8. Com relação ao Cruze, vamos avaliar suas vendas:

      ANO DE 2012:

      Média de vendas do Cruze sedã em 2012: 3294 unidades/mês

      Media de vendas do Cruze Sport 6 em 2012: 1648 unidades

      Media de vendas mensais do Cruze no ano de 2012: 4942 unidades/mês


      ANO DE 2013:

      Média de vendas do Cruze sedã em 2013: cerca de 2208 unidades/mês

      Media de vendas do Cruze Sport 6 em 2013: cerca de 1.800 unidades/mês

      Media de vendas mensais do Cruze no ano de 2013: cerca de 4008 unidades/mês



      Resumindo, o Cruze sofreu uma retração de quase 1000 unidades de um ano para o outro. A diferença na vendagem do hatch nada tem a ver com o Golf, mas sim com a mudança de estratégia da Chevrolet, que estava com o sedã encalhado, levando muito couro dos japoneses, o que obrigou a marca a direcionar a produção para o hatch, mesmo sabendo ser mais lucrativo vender o sedã, pois custa mais e tem custo de produção semelhante.

      E as vendas do Cruze Sport 6 estão boas não apenas pelas promoções que o hatch vem sofrendo, sendo oferecido por 60mil, mas também pela fraca concorrência na sua faixa de preço. De um lado o Golf VII, que está disponível nas CSS em versões a partir de 85mil, de outro, a grande cagada que a Ford fez com o Focus, aumentando o preço PRATICADO da versão de entrada 1.6 em cerca de 11mil, que além do motor 1.6, vem com freios a tambor, airbag duplo e sem ESP.

      O restante da concorrência nem é necessário citar, pois um é Peugeot e o outro é o maior mico da Fiat. Assim fica fácil para o Cruze Sport6, pois a concorrência está muito fraca na sua faixa de preço.

      Excluir
    9. A situação só vai começar a melhorar, nesse segmento, se a Hyundai colocar o motor 1.8 no novo i30 e oferecê-lo por preços próximos ao do Cruze Sport 6, a Ford baixar os preços do Novo Focus para um patamar mais realista e a VW começar a disponibilizar versões mais "peladas" do Golf VII.

      Excluir
    10. a VW importa o Golf 7, banca os custos do frete, banca a diferença de IPI, vende o carro no Brasil pelo mesmo preço da Alemanha, ou seja, tem prejuízo a cada carro vendido, e, pior, nem somando as vendas das duas versões do carro ela consegue ser líder do segmento.

      O fato de a VW subsidiar o preço do Golf 7 não significa que ela tem prejuízo. O preço aqui é o mesmo da Alemanha, sim, só que a VW Brasil compra diretamente da VW Alemanha, então ela paga um preço muito mais barato pelo carro do que o preço que é vendido ao consumidor final alemão.

      Além disso, foi citado, e vou repetir: o preço da versão básica pode até ser o subsidiado, mas a partir da DSG Elegance já não tem subsídio nenhum, provavelmente, e tá rolando um belo lucro.

      Acho que a VW começou com o Golf querendo fazer marketing, mas o carro tá vendendo tão bem, que resolveram lucrar, e por isso estão vendendo só modelos bem completos, com preços de 90k.

      E pior: a GM teve que desabar o preço do Cruze para poder competir. Lembrando que o Cruze pesa 1,5 toneladas e o Gol,f 1,2 toneladas, logo a GM usa muito mais aço para fazer o Cruze e mais material, com um custo de produção muito maior.

      Outro aspecto, o Golf é 4º carro mais vendido do planeta, muito à frente de Cruze ou Focus. Logo, ele é mais produzido, e quanto maior a produção, menor o custo por unidade produzida em função das economias de escala.

      Por esses fatos elencados por mim, concluo que o Golf dá muito mais lucro para a VW que o Cruze para a GM.


      E se o Sport6 estiver mesmo sendo vendido por R$60K, parabéns à GM, pois esse é um preço mais razoável para o Sport6 LT 1.8, manual, que não passa de um hatch médio, assim como o Golf 7.


      Interessante, vc não dava os parabéns quando ela vendia o Cruze LT 70k, né? Você acha que a GM tá fazendo alguma boa ação?

      Evidente que não. Ela só vende o Cruze a 60k pois não tem outra alternativa. Ou vende a 60 ou não vende. Simples assim.

      A VW é a empresa, não só no Brasil, como no mundo inteiro, que DETERMINA o nível de preço dos hatchs médios. Ela estabelece o preço, e as outras farão suas definições a partir do preço da VW. Ela só pode fazer isso pq tem o produto mais avançado e melhor do mercado, na realidade, uns 10 anos à frente dos demais.



      A GM também deveria passar a oferecer no Brasil as versões LS do Cruze e do Sport6, que são as versões de entrada desses carros, custam menos e já são vendidas no México e nos EUA.


      Seria bom mesmo, até mesmo porque a GM tá sem representante na faixa de 50k, já que o Sonic não existe, na prática.

      Excluir
    11. Basicamente o Cruze teve uma queda de 20% em suas vendas de 2012 para 2013. Se antes ele vendia praticamente 5mil unidade/mês, agora ele vende apenas 4mil unidades/mês. A fábrica ganhou 20% de ociosidade de um ano para o outro, isso é preocupante, ainda mais para um veículo que está a pouco tempo em nosso mercado.

      Excluir
    12. Anônimo (15:23),

      Não existe cotas para a VW trazer os carros da Alemanha, mas ela tem que bancar a diferença de IPI e o frete, como já faz hoje para essas unidades das versões Highine e GTI vendidas por aqui.

      Preços na Alemanha do Golf 7 (configurador do site VW):
      1) Highline 1.4 TSI manual - EUR$23.450,00 / R$75.040,00;
      2) Highline 1.4 TSI DSG - EUR$25.375,00 / R$81.200,00.

      Preços no Brasil do Golf 7 (configurador do site VW):
      1) Golf Highline 1.4 TSI manual - R$67.990,00;
      2) Golf Highline 1.4 TSI DSG - R$74.990,00.

      Importar o Golf 7 da Alemanha, vendendo o carro mais barato no Brasil do que no próprio país de origem, bancando também o frete e o IPI, são atitudes positivas da VW e merecem um elogio, mas a marca está importando as versões erradas do Golf 7.

      Já o I30, com motor 1.8 e preço de uns R$60K na versão manual e R$64K na AT6, é outro carro que brigaria pela liderança do mercado.

      Excluir
    13. Sobre o Golf 7, a versão que considero a mais interessante do carro é a Comfortline 1.4 TSI, manual, completa, que poderia ser importada e vendida no Brasil por R$63K, idem com DSG por R$68K.

      Hatch médio manual? Sim, ótima opção para casar com o carro. Esse Rasec pelo jeito não entende nada de mercado. Uma coisa eu falo: quem comprar o Golf 7 MT vai se arrepender, pois será bem difícil vendê-lo depois. Mesma coisa acontece com o Jetta MT. Vender até vende, mas tem que colcoar 15k mais barato e mesmo assim demora um século.
      Quem for comprar o Golf, tem que pegar o DSG - melhor câmbio do planeta (junto com o ZF da BMW) e carro com liquidez.


      Do jeito que está, Golf 7, para a GM, nem fede, nem cheira.

      Claro que não. A GM teve que baixar o preço do carro em 10k e tá tudo ok,,,,
      Ela produz menos do Cruze no mundo, usa mais material e mais aço (o Cruze pesa 1.5 tonelada contra 1.2 do Golf), tem que vender mais barato e ainda é criticada em todos os comparativos, e mesmo assim não faz diferença nenhuma...claro que não..imagina se fizesse...

      Excluir
    14. Vamos só computar as vendas do Golf VII de 90k, ai veremos quando fica a conta.

      Excluir
    15. Carlos, fica na sua e não enche mais o saco. Você é chato pra cacete!

      Rasec, já que não existe essa restrição, acredito que a VW poderia também trazer essa versão Comfortline.

      Excluir
    16. Sobre as quedas das vendas do Cruze no Brasil, normal, nem nos EUA ele consegue superar o Corolla e o Civic, esses sim, concorrentes duríssimos de serem batidos.

      No entanto, manter a terceira posição do ranking aqui no Brasil para o Cruze é muito fácil, até porque o quarto colocado e o Jetta, e esse é outro VW que apanha muito do Cruze em vendas, e a surra é bem pior do que a do Sport6 no Golf 7.

      A média de vendas do Jetta em 2012 foi de 1.720 unidades, e, em 2103, acreditem, a média de vendas do carro caiu para 1.108 unidades (-35,6%), metade do que vende o Cruze.

      Bom, falar nas vendas ridículas do Jetta nem vale a pena, é bater em cachorro morto.

      Que venha o Focus 3 sedã com preços mais competitivos, esse sim, um adversário que poderá incomodar o Cruze.

      Excluir
    17. Aí sim, o Jetta mostrou que não tem força de vendas, o Cruze até que obteve algo expressivo se firmando no terceiro lugar. O Focus sedan esse acho que novamente não irá engrenar, C4 Lounge e Sentra estão melhores que ele. A VW ao meu ver, adotou uma estratégia um tanto equivocada, quando importou o MK4, já tinha definido como seria as versões por aqui.

      Excluir
    18. Excelentíssimo Senhor Doutor da Verdade Suprema e Absoluta, Carlos:
      Eu, como simples mortal e tendo o conhecimento de um homem médio padrão, gostaria de vos parabenizar, externando o meu desejo para que Vossa Excelência continue a nos iluminar com vossas irrepreensíveis e cada vez mais sensatas análises automobilísticas!
      Não fosse a vossa superior e inalcançável sabedoria suprema, todos nós aqui estaríamos vivendo em tempos obumbrados pela falta do conhecimento extremamente técnico e qualificado de tão erguido jaez, com o qual somente Vossa Excelência teve a honra de ser agraciado.
      Mais que isso, a Vossa humildade inabalável e a Vossa permanente auto-crítica servem de exemplo e norte a nos guiar sempre para a renovação do aprendizado, para a aceitação de novos paradigmas e para a evolução do conhecimento, produto de um materialismo histórico-dialético, que jamais permanece estático e inalterado no tempo.
      Passa longe de Vossa Excelência a soberba, a arrogância e a prepotência, eis que um ser de tão elevado conhecimento, senso crítico e aguçada perspicácia como vós, é sabedor de que a diversidade de opiniões e credos conduzem a ao amadurecimento e à consolidação da democracia, valor este tão caro à humanidade.
      Enfim, continue com a Vossa louvável e nobre missão de irradiar-nos luzes do Vosso precioso conhecimento automotivo, sem o qual, repito, estaríamos prostrados de joelhos louvando, adorando e santificado apenas um grupo do setor automobilístico, em flagrante irracionalidade, tal como qualquer outra atitude desmedida proveniente de fundamentalismo ou fanatismo!

      Excluir
    19. Anônimo (15:55),
      Quanto ao indesejável, a melhor coisa a se fazer é simplesmente ignorar o penetra, como eu faço, afinal, esse Carlos não passa de um cão sem dono.

      Excluir
    20. O Cruze caiu muito e deverá cair ainda mais com Novo Corolla e Novo Civic.

      Excluir
  10. Ia rir de se acabar se o Bravo ultrapasse o Focus. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Deixe Carlos, vou comprar o Bravo mesmo, já que existe poucos por aí, nada mau!

    ResponderExcluir
  12. Carlos não se iluda cara, a GM lucra bem mais com o Cruze do que a VW lucra com o Golf, isso só leigo não percebe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, claro, vendendo o Cruze 35% mais barato que o Golf ela só pode estar lucrando muito mesmo, ainda mais se levarmos em consideração que o Cruze pesa 1.5 tonelada, contra 1.2 do Golf. Ou seja, a GM usa bem mais aço para fazer o carro (e, portanto, gasta mais para produzí-lo) e é obrigada a dar um desconto de 35% sobre o preço do Golf para vender.
      Sem dúvida que ela deve estar tendo muito lucro mesmo...Pagando mais caro e vendendo mais barato...É exatamente assim que se faz lucro..

      Excluir
    2. A única coisa que foi você se mostrar muito atrevido, muito folgado, mas até agora não vi você agregar informação. Se mostra tão entendido, você é uma piada!

      Excluir
    3. A intencao da VW com o golf importado foram 3
      - Apagar o Focus
      - Preparar o terreno pro golf 7 Brasileiro

      Esse golf e investimento, nao base de lucro. O lucro vai ser tirado ao longo dos anos ja que a VW devera demorar para atualizar o carro.

      Excluir
  13. O Carlos tem a inteligência mental de um adolescente, isso se ele não for um neh. Vide os últimos comentários dele no post do golf com barulho no câmbio rsrsr. Até parece que ele participou do projeto do Golf VII.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, tive a impressão que ele era especialista em câmbios VW, em especial o DSG.

      Excluir
    2. Mas o barulho não é no câmbio e realmente o problema já foi solucionado em outros países. É apenas uma peça que entra em ressonância, é muito simples de resolver e as unidades 2014/2014 do Golf VII já estão vindo sem esse barulho.

      Excluir
    3. Ahan, vc finge q engana e a gte finge q acrdita!
      Combinado?

      Excluir
    4. hahahahah a piada do ano: as unidades 2014/2014 já estao vindo sem barulho!
      não sabia que na alemanha o ano novo vira mais cedo

      Excluir
    5. Hahaha, nem eu. Cara, você é fera com calendário Ano/Modelo.
      Sei lá, vai ver, o calendário alemão funcione diferente do restante do mundo.

      Excluir
    6. Já estarão vindo*

      Os haters podem chorar, mas o Golf está lá, vendendo 42mil unidades na Europa!! Enquanto o pobre Focus vendeu 1/3 disso, apanhando até do Skoda Octavia, os outros concorrentes nem aparecem no top 10.

      Excluir
    7. Chore você, estamos no Brasil, para nós não interessa que o Golf vende mais por lá, pois não vivemos na Europa, mas sim na América do Sul.

      Excluir
    8. A europeu, ao receber tão positivamente o Golf VII, indica que o veículo realmente é o melhor da categoria, queiram ou não queiram os haters.

      Excluir
    9. Humm, até parece que europeu é parâmetro para tudo agora.

      Excluir
    10. É o melhor parâmetro, pois é o mercado mais exigente e desenvolvido e seu povo é o mais racional. São sempre os primeiros a receber as novas tecnologias, no ramo automotivo, e possuem regras rígidas até para as emissões dos veículos.

      Os americanos ainda andam de caminhão na cidade e demoram muito para receber atualizações, motores melhores, menores, mais eficientes e modernos sempre demoram a dar as caras por lá, devido a falta de racionalidade. Infelizmente ainda demorará muitos anos até que o povo americano evolua e consiga se desprender de sua cultura ultrapassada. Isso seria bom até para a saúde deles, que além de andarem em caminhões e poluírem muito, ainda comem lixo ao invés de comida. Não é a toa que estão com índices de obesidade bizarros.

      Excluir
    11. Na boa, se mude para lá, temos que andar como a bando toca por aqui, não por lá. Sem ofensas.

      Excluir
    12. A banda toca do mesmo jeito aqui, com o Golf VII sendo a melhor opção, porém aqui a concorrência é bem mais fraca que na Europa, e o Golf VII não tem boa disponibilidade de versões sem opcionais, o que prejudica o seu custo benefício.

      Excluir
    13. Pode ser a melhor opção, mas não sou obrigado a comprar ele, só porque ganhou vários sei lá o que mais. Seguem uma cartilha inexistente de que só pode comprar o Golf e ponto final. No meu ponto de vista, um carro só se torna a melhor opção, quando ele atende aos requisitos que o futuro comprador deseja.

      Excluir
  14. Tentei entender qual é desse Carlos...

    Tem posts que ele coloca que não tem dinheiro para ter um Golf, mas é o sonho de consumo dele...

    e critica quem critica o Golf dizendo ser inveja por não poder ter o carro.


    Em outra postagem, um outro usuário disse ter um Audi A3 1.8t e ele julgou ser mentira?

    e logo ele completou falando que tem um R8... (isso pq sempre afirmou que não tem dinheiro para ter um Golf, pois senão o teria)


    Então os outros que são invejosos... ele não??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    #Pobredetected



    Carlos, tente um vaga na VW pois nem eles alegam o tal problema do "parafusinho"


    AHUaseUHesaUhESAUhESAUHEASUheSAUhSAUheSAUhASUhsuheASU

    ResponderExcluir
  15. O Golf é uma porcaria de carro, nem poderia custar tanto. Esse Carlos e fanboys que vão se catar. O 308 THP é muito mais carro.

    ResponderExcluir
  16. Golf, The Very Best com a barulheira no câmbio?


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Golf não é uma porcaria, tive um golf IV limited edition e posso dizer que o carro é bem agradável, mas também está longe de ser o melhor, é claro analisando todo conjunto que engloba um automóvel e seus custos totais para o proprietário..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, só queria trocar os fanboys mesmo.

      Excluir
  18. Peso do Cruze: 1,5t
    Peso do Golf: 1,2t
    Peso do Golf + Carlos: 1,6t
    Peso do Cruze + Motorista X: 1,58t

    You Lose.

    ResponderExcluir
  19. kkkk, Carlos fica sem argumentos para discutir aqui boa parte do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, daí fica bem quietinho quando leva umas lambujas!

      Excluir
  20. o unico golf que vale a pena é o manual de 68k... mas pagar 68k num carro manual é atestado de burrice.
    tenho um cruze lt at e digo, melhor custo-beneficio que ele, só o 308 thp por 67k.
    e concordo com os demais, i30 1.8 at por 65k, mantendo o nivel de acessórios, é líder de mercado (de novo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos falam do i30 1.8, mas não seria mais correto, oferecer o 1.6 e o 2.0 ambos flex?

      Excluir
  21. Como dizia a Vovó Filó: "Gosto é igual a àquilo...cada um tem o seu!"...
    São dois belíssimos carros (Cruze Sport6 e Golf)
    mas eu não sei onde se encaixa o BRAVO da FIAT...e até um carro bonitinho e tal,...,mas é impressionante como ninguém fala dele...RENAULT, CITROEN e HONDA sempre entram nas conversas mas ninguém fala da Fiat...sim...FIAT...FERRARI...enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdek, concordo com voê, quase ninguém fala do Bravo.
      Já tive a oportunidade de fazer test drive, e não é ruim como muitos dizem por aí, está mais para puro preconceito por ser Fiat.

      Excluir
    2. Mas não é só o caso do Bravo...noto que em todas as conversas, as pessoas falam de Golf, Cruze, Focus, Honda City, Peugeot 308, etc, etc, etc,... Não importa o assunto...Hatch, Sedan, SUV, enfim....ninguém cita qualquer carro da Fiat. Sabe o que parece? Parece o seguinte: Os carros da Fiat não entram em qualquer discussão porque carro da Fiat somente em último caso. É estranho isso...

      Excluir
    3. Valdek, acredito que mesmo a Fiat não sendo uma das melhores montadoras, ela oferece certos produtos bons. Criticam o novo Palio, mas é bom carro, Punto, Linea (embora tenha posicionamento errado no mercado) e o Bravo (demorou 3 anos para chegar). Talvez a Fiat tenha que investir mais em qualidade para ganhar destaque, pois ela não é tão ruim assim.

      Excluir
    4. Desvalorização mais acentuada que a Peugeot, por isso o Bravo é pior, além de não ter um câmbio automático de verdade.

      Excluir
    5. O Bravo 1.8 Essence, manual, completo, hoje é vendido por R$51K, idem para o 308 Active 1.6.

      Muitos colegas tem restrições em relação à esses carros, o que é normal, mas não há como negar que esse preços são bem interessantes para um hatch médio.

      Todos os carros, sem exceção, tem seus pontos positivos e negativos, sendo o preço um dos quesitos mais importantes, então, seria legal se um colega de blog que tem um Bravo ou 308 expusesse aqui a opinião como dono de um desses carros.

      Excluir
  22. Posso dizer que o Cruze é um belíssimo veículo,e é honesto no preço para o que oferece,sem falar na ergonomia e design moderno e atraente que proporciona a seu dono.Falo isso porque o carro é agradável de dirigir e chama muito a atenção onde passa,sempre gostei de veículos,principalmente da marca GM e VW,e posso adiantar que o Cruze vende mais porque não parece um Gol e é bem mais barato,sua revenda é ótima,visto que é o líder de mercado.Vejo que temos dois entendedores de carros: Rasec e Valdek,parabéns por suas analises,vejo que entendem de carros e contam com experiências,quanto ao maluco do Carlos,vamos ignorar o doente,o cara não tem carro,não sabe merda nenhuma de carro,não deve saber nem dirigir,fazer equações para justificar o injustificável é o fim da picada.No final do mês o Cruze venderá mais e ponto final,queira o louco ou não,pontos concretos justificam isso e não equações malucas,aff é cada asneiras desse débil.

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente o Carlos é um lunático. Se fosse para apostar que carro ele tem, eu diria que é a Kombi, ele bem que tentou pegar a Last Edition, mas a VW não aceitou fazer financiado.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que muita gente estava esperando o lançamento do Focus para decidir a compra, então o Golf veio com preço nas alturas, ninguém encontra o mais em conta, e o Focus não empolgou geral, ai galera, o Cruze e o Bravo viraram a saída, já que o i30 e o 308 não tem condições, só fica a beleza. Eu aguardo alguma atualizada no Bravo, se nada acontecer, minha opção em 2014 também será o Cruze Sport6.

    ResponderExcluir
  25. O Cruze Sport6 Branco me lembra o " espírito " dos bons tempos de Kadett GSi e seu painel digital colorido, e o Vectra GSi como motor alemão de 150 cv, ambos na cor branca. O novo 308 também é muito estiloso, com traços de Audi, principalmente seu interior na mesma onda do 208.

    ResponderExcluir
  26. I30 nem pensar...!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu já falei aqui.....
    só vou esperar o GOLF ser produzido no Brasil para ver se....
    1) O preço irá reduzir
    e
    2) Se não reduzir, se terá a mesma qualidade de materiais
    (aí eu tenho até medo pois o clipzinho do Carlos, deverá ser de plástico aqui no Brasil)

    Aí sim, depois que ele começar a ser produzido aqui no Brasil é que nós veremos quem é a Volkswagen. O Brasil é tratado pelas montadoras com quinto mundo e a prova disso é bem simples, basta vocês procurarem no Google mesmo pelas mesmas montadoras em outros países, por exemplo, www.fiat.it...vejam a gama de veículos, vejam os preços...o mesmo vale para as outras montadoras.

    ResponderExcluir
  28. Golf que será no Brasil terá os mesmo preços do alemão e com a qualidade bem inferior, vai ter motor 1.6 16v na versão de entrada na faixa dos 60 mil, quem realmente quiser um golf o melhor é esperar arrumar a barulhera no câmbio e comprar logo o alemão mesmo, fabricado em 2014 de preferência.

    ResponderExcluir
  29. bom isso prova q o modelo cruze já tem sua marca cravada no mercado,naum é por causa de um lançamento(no caso o novo golf),que o povo vai tirar td o credito conquistado pelo modelo com o consumidor, diga-se de passagem um belo veiculo, com um "EXCELENTE" custo-benefício, diferente do que o senhor maior e único do mundo que conhece carros que é o "Carlos o grande conhecedor...hehe" escreve sobre o veiculo, uma coisa eu acho engraçado desse fanático , ele adora falar em desempenho do golf VII que humilha todo mundo....q é o carro mais rápido do universo, más quando a Volks ainda tinha aquele golfssauro IV ,ele falava que desempenho naum importava,que isso era pra pessoas que naum conhecem sobre carros..etc...agora fica com essa ladainha de desempenho..bla-bla-bla...mas isso é muito subjetivo,pois pessoas que procuram um sedan médio..buscam conforto e segurança e custo beneficio,naum ficar ai apostando corrida pra mostrar que o "meu carro"é melhor q o seu ou mais rápido...então meu amigo isso ai é uma forma mais ridícula de desmerecer um produto,so por puro achismo...vai procurar saber das coisas amigo.!!!

    ResponderExcluir
  30. Como pediram para relatar a experiência com um Fiat Bravo, vai lá: Possuo um Bravo 2012/2013 Essence com BluAndMe (bluetooth p/ sincronizar celular e controle no volante), o carro possui um acabamento muito bom, na época que troquei, possuía um Focus da segunda geração 1.6 GLX. As revisões na Fiat são mais em conta, pois são a cada 15 mil km, como rodo pouco, só preciso trocar o óleo..Já na ford são a cada 6 meses, o que encarece um pouco a manutenção. Não comprei com Dualogic, pq todo mundo fala mal deste câmbio.. O Focus possui uma mecânica primorosa, a suspensão multlink faz uma diferença danada, não só para curvas, mas para o conforto geral, em ruas esburacadas não sentia o carro balançar tanto como no Bravo.. porém o acabamento dava dó.. as portas dos passageiros soltavam o acabamento, que parecia de carro popular, somente o painel que era bonito e emborrachado. O Acabamento do Bravo dá de 10 a zero, parecem carros de segmentos diferentes mas... o problema do Bravo é a Fiat, atendimento dela é péssimo, enfrentei alguns problemas com o carro, como um ruído na direção elétrica , que a Fiat falava que era característica do carro e se recusava a fazer o reparo na garantia... Fiat tem know how de vender carro popular, pra clientes que não são tão exigentes e só querem algo que se mova e que possam ficar sentados, substituindo o ônibus.. a partir dos médios, os clientes são mas exigentes e não querem qualquer coisa, nem ser tratado com idiota. Estou esperando o Focus baixar o preço pra voltar pra Ford. Apesar dos problemas de acabamento e da revisão de 6 em 6 meses, a Ford solucionava todos os problemas que eu relatava e me devolvia o carro sempre no mesmo dia.. Na Fiat isso não existe, levam 24 para avaliar o carro e sempre tenho que deixar de um dia pro outro. Se o focus possuísse o acabamento interno do Bravo seria perfeito, pois alinharia a qualidade mecânica do Focus com o acabamento primoroso do Bravo. Antes de falarem mal do Bravo entrem no carro e façam um test drive, é um bom carro e atualmente, também pelo preço, é uma boa opção de compra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem