Aproxima-se a virada do ano e com isso começa a valer a adoção obrigatória de ABS (sistema anti-bloqueio dos freios) e duplo airbag frontal para todos os carros de passeio e comerciais leves produzidos no Brasil.


Associe-se a isso a possibilidade de fim da redução do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - e vislumbra-se a possibilidade de um aumento médio de 9,6% nos preços dos carros populares brasileiros.

Na realidade, alguns fabricantes já estão se antecipando e promovendo alterações de valores e incorporando itens de série em seus modelos mais acessíveis. É o caso da Peugeot, que subiu o preço do Peugeot 207 1.4 Active em R$ 3.000, porém incorporando os itens de segurança que serão obrigatórios em 2014.


O preço médio dos carros em 2014 deve ficar 5,6% mais caros, visto que em modelos mais sofisticados a alteração relativa de preços será menor, pois esses carros tiveram menos incentivos fiscais.

Mercado em queda

É importante considerar que o governo e as montadoras sempre lançam mão de "ameaças" de aumento de preços para produzir uma melhora nas vendas. Foi assim todas as vezes que o fim do IPI estava para acabar: o ministro da Fazenda anunciava que o imposto iria subir, e, quando deveria subir, prorrogava-se.

Pode ser que a estratégia esteja sendo usada novamente, até mesmo porque as vendas de carros estão em queda. De janeiro a novembro, o segmento registrou uma retração de 1,8% ante o mesmo período do ano passado. Se não houver uma reversão, será a primeira vez, em dez anos, que ocorre queda de vendas em relação ao ano anterior.

Com informações: Folha de São Paulo

11 Comentários

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  1. É o brasil, não tem jeito, imagina um carro 1.0 pelado que hoje custa R$ 32.000 (sem ar) passará a custar R$ 35.000,00 ? Absurdo, bom pro comercio de seminovos e usados. Eu não pago isso num popular sem opcionais.
    Mas acho que não serão todos, pois o Palio attractive ja oferece Abs e Air bag.

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  2. Isso daqui já está perdido mesmo.

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  3. Tá aí, mais um motivo para eu segurar o meu FIT 1.4 2004, que faz mais de 20 km/l e já tem esse ABS e o airbag duplo. Anda pouco, mas é só alegria, ahahaha!

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    1. Realmente, o Fit de 1ª geração é bem econômico, bem melhor que esses nossos populares que não fazem muito por litro, e sem contar que já tem os itens de segurança.

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  4. Não precisa ser gênio para saber que, o IPI reduzido não está mais salvando as vendas. Acham que vender carros e mais carros resolve o problema como um todo.

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  5. Tudo vai depender da necessidade, popular 0 km compensa para quem utiliza como ferramenta de trabalho . As garagens estão lotadas de sedans médios ( Civic , Vectra e Corolas ) entre outros modelos , por preço muito próximo de um popular "completo", porem não tem como comparar´. Gosto não se discute e carro vai muito pela emoção , mas é possível fazer grande negocio em um carro semi novo de procedência.

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    1. O problema é achar a procedência... Estou precisando de um carro popular pequeno porque o meu é muito ruim de manobrar em determinados lugares, mas só acho lixo. Para agravar, carro popular é muito mais frágil e como as nossas ruas não ajudam em nada na preservação das máquinas, está complicado.
      Vou continuar procurando porque me pediram R$ 28 mil em um Celta, em que planeta o Celta vale mais do que R$ 22 mil?

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  6. Carro popular sem ar a 30 mil ? Quero ver vender, pois uma coisa que o brasileiro ignorante sempre exige é ar condicionado, só o preço deste item custa por volta de 2500 Reais, imagine um pálio fire, substituto da Mille custando 32500 só com Ar ?Vai encalhar ...

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    1. É o que eu espero, que as pessoas não comprem carro sem "opcionais" que deveriam ser de série.
      As pessoas acham bom que seja obrigatório isso ou aquilo no carro, mas na prática dará na mesma porque as montadoras repassam os custos.
      Se fosse obrigatório no país todos os carros terem ao menos 200cv, todas elas se enquadrariam nisso, mas o preço do carro mais básico seria de mais de 70 mil reais, ou seja, para elas dá na mesma, para nós fica mais caro.

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  7. Carro mil já foi bom. Agora com os motores 1.6 (1.4 não considero, quase a mesma coisa) melhor dimensionados, otimizados, acbabam consumindo a mesma coisa que um carro mil que precisa andar esticando marcha direto.

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  8. Possuo um Gol G5 1.0 completo 09/10 que hoje esta com 92000 km , com todas as revisões carimbadas em concessionaria VW, porem tive um susto quando fui avalia-lo na mesma para troca por 0 KM com as mesmas configurações . O vendedor torceu o nariz quando disse o ano do carro ( deve ser por causa dos milhares de motores com defeitos de fabrica ) porem o meu continua 100 % sem dor de cabeça , enfim me avaliaram em 17 K , sendo que o novo ta custando 37 k com o IPI "reduzido" definitivamente to caindo fora de carro novo , pois a desvalorização é gritante mesmo sabendo que carro não é investimento.

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