O BMW 320i Flex foi apresentado oficialmente pela BMW do Brasil, configurando-se no primeiro carro bicombustível etanol-gasolina da montadora no Brasil.

BMW 320 Flex 2014

O desenvolvimento do motor 2.0 Turbo de 184 cv com injeção direta que equipa o sedã demandou dois anos de trabalhos, e ele será um dos cinco modelos produzido na fábrica de Araquari (SC). O modelo já está nas lojas, importado da Alemanha, neste momento, com preço de por R$ 129.950.

Fábrica da BMW no Brasil

Trata-se do primeiro motor flex turbo do mundo, trazendo tecnologias como o pré-aquecimento dos bicos de injeção - o que dispensa o uso de sub-tanque auxiliar (de gasolina) de partida à frio.

A criação do motor flex da BMW contou com a cooperação da engenharia brasileira da Bosch - empresa de origem alemã que já tem experiência em componentes de motores flex, como controle eletrônico, bombas de alta e baixa pressão e a injeção direta.

Segundo a BMW do Brasil, o desenvolvimento do motor do 320i privilegiou a economia de combustível, já que, no entendimento da empresa, seus carros já têm desempenho adequado às respectivas propostas, não demandando aperfeiçoamentos adicionais nesses quesitos.

Dessa forma, o consumo do BMW 320i Flex, quando abastecido com álcool é 38% maior do que com gasolina - o que evidencia uma melhor eficiência do motor alemão em comparação aos demais modelos vendidos no Brasil, que, em média, com etanol, consomem 43% mais combustível.

Esse ganho no consumo foi obtido por meio do uso da injeção direta, além de um sensor instalado antes da câmara de combustão, que indica o combustível de forma prévia à detonação, e permitindo que a central eletrônica faça o ajuste do para garantir maior eficiência, além de colocar a quantidade exata de etanol ou gasolina (ou ambos misturados) necessária para o desempenho demandando pelo motorista.

5 Comentários

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  1. Espero que realmente seja bom de consumo, pois o motor do Focus em economia está mais para enganação.

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  2. É veerdade mas acho acho que as duas engenharias nao se comparam.

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  3. Neste caso fiz comparação pelo fato de usarem injeção direta, mas realmente, nem se compara, se fosse a linha Ecoboost, aí sim, teria comparação. Temos que aguardar também esses novos motores VW TSI flex.

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  4. Uma das vantagens é que bicos injetores pistão, válvulas, e catalisadores ficarão mais limpos

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