O BMW 320i Flex foi apresentado oficialmente pela BMW do Brasil, configurando-se no primeiro carro bicombustível etanol-gasolina da montadora no Brasil.
O desenvolvimento do motor 2.0 Turbo de 184 cv com injeção direta que equipa o sedã demandou dois anos de trabalhos, e ele será um dos cinco modelos produzido na fábrica de Araquari (SC). O modelo já está nas lojas, importado da Alemanha, neste momento, com preço de por R$ 129.950.
Trata-se do primeiro motor flex turbo do mundo, trazendo tecnologias como o pré-aquecimento dos bicos de injeção - o que dispensa o uso de sub-tanque auxiliar (de gasolina) de partida à frio.
A criação do motor flex da BMW contou com a cooperação da engenharia brasileira da Bosch - empresa de origem alemã que já tem experiência em componentes de motores flex, como controle eletrônico, bombas de alta e baixa pressão e a injeção direta.
Segundo a BMW do Brasil, o desenvolvimento do motor do 320i privilegiou a economia de combustível, já que, no entendimento da empresa, seus carros já têm desempenho adequado às respectivas propostas, não demandando aperfeiçoamentos adicionais nesses quesitos.
Dessa forma, o consumo do BMW 320i Flex, quando abastecido com álcool é 38% maior do que com gasolina - o que evidencia uma melhor eficiência do motor alemão em comparação aos demais modelos vendidos no Brasil, que, em média, com etanol, consomem 43% mais combustível.
Esse ganho no consumo foi obtido por meio do uso da injeção direta, além de um sensor instalado antes da câmara de combustão, que indica o combustível de forma prévia à detonação, e permitindo que a central eletrônica faça o ajuste do para garantir maior eficiência, além de colocar a quantidade exata de etanol ou gasolina (ou ambos misturados) necessária para o desempenho demandando pelo motorista.
BMW 320i Flex: motor privilegia economia de combustível
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Espero que realmente seja bom de consumo, pois o motor do Focus em economia está mais para enganação.
ResponderExcluirÉ veerdade mas acho acho que as duas engenharias nao se comparam.
ResponderExcluirCorreto
ExcluirNeste caso fiz comparação pelo fato de usarem injeção direta, mas realmente, nem se compara, se fosse a linha Ecoboost, aí sim, teria comparação. Temos que aguardar também esses novos motores VW TSI flex.
ResponderExcluirUma das vantagens é que bicos injetores pistão, válvulas, e catalisadores ficarão mais limpos
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