Dando sequencia ao nosso acompanhamento diário de vendas de hatchs médios em novembro, observamos, até o dia 06/11/2013, que o VW Golf consegue manter a liderança de vendas do segmento, com 439 unidades comercializadas nos primeiros cinco dias úteis do mês, superando o Chevrolet Cruze HB, que emplacou 354 no período.
O líder anual dos hatchs médios, o Ford Focus, fica na terceira posição, com 199 vendidos, mas, agora, tendo essa posição ameaçada pelo Peugeot 308, que, em quarto lugar, vendeu 190 unidades.
Fiat Bravo e e Hyundai i30 dividem as últimas posições, com 88 e 53 unidades vendidas respectivamente.
Golf consegue manter a liderança até final do mês?
O VW Golf é o modelo mais caro do segmento e, no caso da nova geração, só é vendido em versões "topo de linha" - Highline e GTI, então fica a questão se ele tem condição de sustentar essa liderança de mercado.
Para tentar responder essa questão, em posts anteriores, calculamos a aceleração relativa de vendas, mas agora, vamos adotar um indicador mais simples, que é a diferença de unidades vendidas entre o Golf e o Cruze e entre o Golf e o Focus - seus principais adversários. O resultado está nos gráficos abaixo.
Como se pode observar, em relação ao Cruze, o Golf vendeu 19 carros a mais no primeiro dia, acumulou para 41 no segundo, chegou a 63 no terceiro dia de comercialização e atingiu 85 carros ontem. Ou seja, a vantagem do Golf está se ampliando, pelo menos até o dia 06/11, em relação ao Cruze HB.
No caso do Focus acontece a mesma coisa, com o Golf tendo vendido 240 carros a mais que o Focus nos cinco primeiros dias úteis de novembro, evidenciando que o modelo alemão mantém o momentum de vendas.
Não reclamem do preço, pois eu Luiz, testei todos concorrentes do Golf 1.4 tsi Dsg, não achei concorrente, carro excelente, fechei um Highline com pacote elegance, por 77 k nada melhor no preço. Carro anda bem de mais, econômico, bonito confortável...
ResponderExcluirO Golf realmente merece estar no top dos hatches médios.Ja cheguei a 210 km no meu facilmente na Bandeirantes.... Top top
Na realidade o Gokf está até barato, pelo que oferece, sua ampla superioridade sobre os demais carros.
ExcluirPodem escrever, se continuar vendendo assim, a VW vai subir o preço dele logo logo.
merece uma multa gravíssima
ExcluirAnônimo7 de novembro de 2013 15:21
ExcluirMERECE SIM, MAS NA REALIDADE ELE ESTAVA FAZENDO TESTES.ERRADO? SIM, MAS CORRETO PELO OUTRO.
Merece nada.
ExcluirMerece sim os parabéns, por comprar uma máquina dessa.
CARLOS ME DESCULPA, MAS DESDE QUANDO GOLF FOI UMA MÁQUINA?
ExcluirNUNCA!
GOLF É UMA SUPER MAQUINA, EM RELAÇÃO A PORCARIA DA CONCORRÊNCIA.
SEM PALAVRAS, CARRO DIGNO DE PILOTAR. AUSHAUHS
Papo de pobre...
ExcluirUm fica acendendo vela!!!
Outro, mestre em imprudência.
Vcs tem titica de galinha ao invés de massa cefálica? fizeram uma redoma ao redor da vida?
Idiotice a parte, sim o Golf7 é uma boa aquisição e só, depois de 2 anos compro outro e a vida segue, simples assim...
PS.: Falo isso pq tb acabei de adquirir um Golf 1.4 tsi Dsg meu caro Luiz. Fiquei feliz, sim, ...., mas cada coisa que vejo escrito por aqui que eu tenho dó do que o cara pensa da vida...
ExcluirP.S: não sou sobre e sim desfruto de minha ótima escolha.Realmente o Golf é uma ótima aquisição pra que quer um carro top e barato. Fiz 210 km, para ver se o carro estava conforme as especificações da vw.Nao ando por ai atropelando os outros, anddo normal, mas no caso do Golf VII, vc tem que segurar para nao andar, pois ele te impulsiona a andar, te dar prazer e segurança pra andar. Agora pouco mesmo estava voltando da faculdade e ai um civic chega coladão, dando seta, e pampapam, eu sou encostei na direita e coloquei no modo S, e falei com minha namorada, olha so, pisei um pouquinho *so ate 150 km, pois nao queria arriscar muito, o civic sumiu atraz, quando eu parei no posto ele passa e abre o vidro e diz que nao imaginava que um carro 1.4 andava tanto eu so disse é mano e olha que nem forcei o motor , ele riu e disse que vai ohar um pra comprar*amou o carro . Cheguei em casa tranquilo, sem problemas, consumo medio de 18 km/l Vale cada centavo pago, Sem contar que minha namorada amou o carro, fica igual um princesa nele. rsrs A Vw ta de parabéns!!
ExcluirLógico que tem. Só você que não viu!
ExcluirFiz um test drive em um Golf, que carro! Mecânica fora do padrão brasileiro. Quero trocar meu Focus em um Golf logo logo, novo Focus ridículo, fiquei decepcionado com a Ford.
Excluirkiko
agora vai ficar postando materias de vendas do golf dia a dia? rsrsrs
ResponderExcluirsó nesse blog mesmo
Não gostou da liderança do Golf, não é?
ExcluirE AS PEÇAS DE REPOSIÇÃO DESSE NOVO GOLF! O MEU TÁ PARADO A UM MÊS. PASSEI EM BURACO, NESSAS RUAS DE MERDA AQUI NO BRASIL, FALTA AMORTECEDOR A GÁS, BARRAS, BALANÇA ET ETC
ResponderExcluirIsso é lastimável. Mancada da VW. Se continuar desse jeito as vendas vão despencar. Quem vai quer um carro desse para deixar na garagem?
ExcluirO Anonimo CAIXA ALTA, vejam o que ele escreveu logo abaixo. Isso é fanboy do Focus.kkkkkkk
ExcluirÉ um troll fanboy do Focus, isso sim!
ExcluirO Golf está vendendo bem... média de ~110 unidades por dia! Se continuar nesse rítimo pode chegar em 2500 unidades no mês.
ResponderExcluirGalera com dinheiro !!!!!
ExcluirSou muito fã da VW e do Golf mas acompanhar as vendas dia-a-dia e ainda gastar tempo fazendo gráficos com isso é falta do quê fazer ou problema psiquiátrico (ou as duas coisas). Que ridículo desse blog!
ResponderExcluirQUERO VÊ QUANDO O FOCUS REGULARIZAR O ESTOQUE E VOLTAR A SER LIDER SE ESSE VOLKSBLOG VAI PUBLICAR A LIDERANÇA DO FOCUS.
ResponderExcluirNem bem começou a vender e já está com problema de estoque?
ExcluirNe
ExcluirObservem que o anonimo CAIXA ALTA escreveu logo acima que comprou um Golf e que está parado a um mês. kkkk. Só pode ser o mesmo.
ExcluirCarro bom mais galera qual seria o melho dos dois di acordo com o preço
ResponderExcluirPessoal, nunca vejo falar de Tiida nesses comparativos. Ele não é hatch médio ?
ResponderExcluirAs vendas do Tida vêm caindo desde o ano passado. No mês de outubro foram vendidas apenas 2 unidades. Como já saiu de linha no México, vai vender até acabar o estoque. Por enquanto não tem substituto.
ExcluirDe qualquer forma estão excluindo o carro.
ExcluirO FORD FOCUS É FABRICADO NA ARGENTINA PRA QUEM NÃO SABE ELE É IMPORTADO, AI COMO A FORD TINHA ESTOQUE DO MODELO 2013 EM ALGUMAS REVENDAS AI VEIO POUCAS UNIDADES DO MODELO NOVO, VEIO MAIS SEDAN QUE HATCH PORQUE O FOCO DA FORD AGORA É O SEDAN, É TANTO QUE O HATCH NÃO TEM COMERCIAL NA TV SÓ DO SEDAN, O GOLF ESTÁ VENDENDO É PORQUE TEM ESTOQUE MAIS A MAIORIA DAS VENDAS DO GOLF É A DO GOLFSAURO SE TIRAR O GOLFSAURO DE LINHA A REALIDADE É OUTRA AI O CRUZE SERIA O LIDER NESTE MOMENTO.
ResponderExcluirNo mês de outubro foram vendidos 501 Gofssauro e 1308 GolfVII, ou seja, a maioria das vendas é do Golf VII!
ExcluirSegundo o site carros iG o Golf 4.5 já era para ter saído de linha em setembro de 2013.
ExcluirAssim como o Fiesta Rocam se junta ao New Fiesta na contabilização das vendas, o mesmo ocorre com o Focus (II e III, pelo menos até o II acabar) e com o Golf (4,5 e VII), nada demais. Assim como o as vendas do Fiesta explodiram, o mesmo ocorreu com o Golf e, na minha opinião, nada mais justo, por se tratarem dos melhores em suas categorias. É evidente que todo o peso dessa "explosão" de vendas se deve ao VII, basta ver como andavam as vendas antes de sua chegada.
ExcluirAgora, o destaque da notícia deveria ser o Focus III! De líder, foi para terceira colocação e já é ameaçado pelo 308. Acho que o Focus será o novo i30... ou cai o preço, ou vende pouco. Natural para um carro caríssimo pela qualidade que entrega.
Novo Focus não tema nade demais para justificar o preço atual. Tem que encalhar também.
ExcluirCom esse preço, já nasceu está encalhado!
ExcluirRodrigo A
Excluirnão acredito que isso vá acontecer. O consumidor médio desse tipo de carro vai analisar o custo X benefício do carro. Se pegar o Focus SE 1.6 Powershift por 69.900, com quase tudo o que ele precisa, bancos em couro e câmbio automático, o número de 135cv ante os 140cv do Golf é o que vai aparecer na cabeça dele. É marketing puro, mas é o que vende. O vendedor da Ford vai jogar na cara desse cliente que o Golf é só 1.4 e tem só 5 cv a mais.
Esse consumidor médio e desinformado, não vai procurar saber a diferença que os 9mkgf entre os dois fazem no uso diário.
E ainda vai reclamar que o Golf de 68.000 não tem câmbio automático. Vai achar que por 75.000 do DSG standard, ele pega um carro 2.0 com impressionantes 178cv, mas menos torque que o Golf e pelo mesmo preço.
Essa queda de vendas em outubro e não deslanchar ainda em novembro é por problemas de abastecimento da rede. Quando normalizar, aposto que volta ao normal e reassume a liderança.
A venda do Golf é mais pautada em quem conhece o carro, tem mais conhecimento técnico pra entender a tecnologia embarcada nele e por isso aceita pagar mais caro pra levar um produto melhor.
Até agora, todas as pessoas que me viram com o carro e vieram me perguntar sobre ele, já chegavam perguntando sobre características técnicas do carro. Sobre o motor, o DSG, o start/stop e etc..
E tem mais outra: o dono de Focus normalmente pega outro porque o carro é excelente. Estou no segundo Focus, sendo que o primeiro comprei pra minha esposa e o segundo pra mim. Quando fui trocar o dela (um 2003 1.8 16V) tentei pegar um New Fiesta e ela não aceitou. Disse que se não fosse outro Focus ela ficaria com o dela. Passei o meu pra ela (um 2012 2.0 16V Preto Gales) e comprei o Golf pra mim (Elegance Branco com teto).
abraço
Marcelo,
ExcluirConcordo com você! Pautei minha análise no topo da gama, até porque é onde pretendo chegar no ano que vem. Porém, sua análise está corretíssima! Após a normalização na distribuição, as versões 1.6 irão bombar, recolocando o Focus na liderança novamente. O brasileiro médio só quer saber de motorzão! Quanto mais cavalos melhor! E se for "fréquis" então? Motorzão "fréquis" é o que há! Torque? O que é isso? Downsizing? É de comer?
Eu tenho um Focus 2.0 AT 2011 e um New Fiesta Powershift, e, como bem colocado por você, estava praticamente certo de que trocaria o meu Focus em um Focus III, mas após ter contato com os dois carros e após longa pesquisa sobre os dois, está claro (para mim, pelo menos) a superioridade do Golf sobre o Ford.
Parabéns pela aquisição!
Rodrigo A.
Excluir"Torque? O que é isso? Downsizing? É de comer?"
Cara, na boa, fantástica essa. Já ri muito aqui.
Mas é por aí mesmo. Eu estava desde julho esperando o lançamento do Focus 3 pra comprar o meu. Estava decidido. Como ele atrasou e só veio em outubro, resolvi experimentar os concorrentes.
Nesse meio tempo fui fazer o test drive do Jetta TSi, mas o achei caro pelo que oferecia em termos de opcionais (o que eu queria ficava em mais de 100 mil). Foi quando recebi um convite para um coquetel de lançamento do Golf. Como estava esperando o Focus, fui totalmente descompromissado ver o Golf, achando que por ser importado da Alemanha, custaria os olhos da cara mais o de baixo. Foram duas surpresas: conteúdo e acabamento do carro, mais o preço dentro do que eu me propunha a pagar.
Vi o carro na sexta feira dia 27 de setembro. No sábado, saí da aula da pós mais cedo, antes de fechar a concessionária, e fui fazer o test drive. Fiquei impressionado com o carro.
Na segunda feira na hora do almoço fechei negócio em um Elegance, branco, teto e rodas Madrid. Interior em alcântara graças a Deus.
O que posso afirmar é que vale cada centavo pago.
abraço
Juntando o Golf velho fica mole...
ResponderExcluirexato!
Excluirtem muito louco pagando 85 mil nesse carro ? não pode ser? é muito bonito tecologico mas com pouco mais se compra um jetta tsi , ou to errado?
ResponderExcluirEu sou um dos loucos que pagou 85mil e não me arrependo. Vale mais que cada centavo que paguei nele.
ExcluirAntes de comprá-lo, fiz o test drive no Jetta TSi. Anda muito, mas é inferior ao Golf em equipamentos e principalmente em dirigibilidade.
E é simples: o Jetta TSi provem da plataforma antiga do Golf 6, ante a plataforma nova MQB do Golf 7. Ande nos dois e você vai notar a diferença (leia o teste de lançamento do Golf 7 na Car and Driver de setembro. O repórter fala sobre isso).
Quanto a preço, para o Jetta ter conteúdo parecido (mas inferior) ao do Golf DSG Elegance com teto (o de 85 mil), o preço passa dos 100 mil!!! Preço de Fusion Titanium. Mais um pouco e você pula pro Passat.
São 60 cv a mais no Jetta, mas no uso diário, são 3mkgf a mais em rotação mais alta (28,6 a 2000 rpm ante 25,5 a 1500), e com a vantagem do Golf ser 150 kg mais leve que o Jetta e ter uma marcha a mais no câmbio. São 47,7 kg por mkgf no Golf, ante 48 kg por mkgf no Jetta.
Faça o teste nos dois.
abraço
Uma dos motivos tbm q o Focus nao ta vendendo tanto. É pq essa joça ainda não chegou em todo o Brasil, tem várias cidades que os vendedores nem sabe quando ele vem. -.-
ResponderExcluirEu gostaria de ver ao vivo, mas não chegou nada pela minha cidade ainda..
by: Jr. Ph
Não existe FOCUS nas concessionárias!!!! Eu queria encomendar um Hatch TITANIUM Plus na cor prata e o vendedor nem aceitou fazer o pedido. Ele me disse que esse carro talvez chegue apenas no começo do ano que vem. Fiz o test-drive em um SE Hatch 1.6 mec, que era o único FOCUS que eles tinham recebido. Quando os estoques se normalizarem, o FOCUS retomará facilmente a liderança, sem problema algum. Não existe carro médio com o conjunto que o FOCUS tem. Fiz também um test-drive em um GOLF 1.4 de R$ 115.000 (!!!!!!!!) e por dentro continua aquela sensação de extrema simplicidade que todo VW tem. A suspensão é bem mais dura e transfere as imperfeições do piso sem cerimônia alguma, coisa que o FOCUS não faz.
ResponderExcluirna concessionária q eu fui tinha apenas 1 unidade do Focus hatch e uma unidade do sedan, esta muito escassa a oferta
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