O segmento de sedãs médios do mercado automotivo brasileiro vem apresentado um quadro de estabilidade em termos de posições relativas ao longo dos últimos meses, mas com algumas tendências que já podem ser identificadas.
No que respeita ao ranking propriamente dito, não há alterações: Civic deve fechar o mês como líder, porém com vendas menores que as 7.158 unidades (recordes) de outubro. Pela nossa projeção o sedã médio japonês deve finalizar novembro com vendas em torno de 5.400 unidades.
O segundo colocado permanece o Toyota Corolla, que deve sofrer uma pequena queda de vendas em novembro. Nossa projeção aponta vendas em novembro em torno de 5.200 unidades, uma pequena queda em relação aos 5.425 de outubro.
O Chevrolet Cruze, porém, aparenta estar sofrendo uma erosão significativa no campo comercial. De 2.803 unidades em setembro, caiu (enquanto Civic, Corolla e Jetta subiram) para 2.356 unidades em outubro, e, segundo nossas projeções, deve fechar o mês de novembro com vendas em torno de 1.800 unidades.
Essa queda acentuada do Cruze ainda não é suficiente para permitir um avanço do Jetta, que permanece em 4º lugar, porém também caindo (menos, porém, que o Cruze). O sedã médio da VW deve fechar novembro com vendas em torno de 1.200 unidades (quase 300 carros a menos que outubro, quando vendeu 1.487).
A quinta posição é a que mostra uma alteração, com o Citroen C4 Lounge superando o Renault Fluence. O C4L deve fechar o mês com cerca de 1.000 unidades vendidas, já ameaçando a posição do Jetta e superando o sedã da Renault, que deve cair para cerca de 800 unidades em novembro.
Outra novidade do segmento é o Novo Focus Sedã, cujas vendas ainda não dão sinal de reação com a chegada da terceira geração. É provável, porém, que levantamentos ulteriores apontem uma recuperação do sedã norte-americano.
Ué, o Jetta não é o Gol-f sefan? Ou seja, o carro mais Fodástico do planeta...? E está em terceiro, caindo? Q coisa, né? Rsrsrs
ResponderExcluirAh, já sei: ele só é assim quando somado às vendas do gol-f... Hahaha
Todos estão caindo em novembro, pelo que vi. Não é exclusividade do Jetta, que é sim o melhor sedã médio do mercado. O que tem melhor custo x benefício.
ExcluirPuxa, se é tão bom, me explique como não consegue ser líder no segmento?
ExcluirO Jetta é um excelente carro, mas o motor 2.0 já está ultrapassado. Quando a VW resolver trocar o motor pelo 1.4 TSi, certamente vai brigar com Civic e Corolla.
ExcluirNão é só isso. Tente comprar um Jetta 2.0 comfortline manual... simplesmente não tem nas CCS. Segundo o vendedor só para o próximo ano. Como é que vai vender se não tem nas CCS? Esse carro deveria ser fabricado no Brasil... aí sim iria brigar com Civic e Corolla.
ExcluirJetta tem o menor motor de todos... perde até para o não citado Linea!
ExcluirO motor do Jetta é 2.0 assim como a maioria... já o Linea é 1.8. Acho que você está confundindo tamanho com potência. São coisas bem diferentes.
ExcluirQue dorzinha alguns tem da wolkswagen, porque será???
ExcluirEsse Jetta não é o Golf sedan.
ExcluirNão compartilha da mesma plataforma MQB que aquele vindo da Europa.
Há previsão de que o Jetta compartilhe a msm plataforma em 2014.
O Jetta 2014 ainda é o mesmo com motor 2.0 de 120 Hp. A única alteração foi na suspensão traseira que passa a ser a multilink.
ExcluirJá o Novo Jetta 2015 terá a plataforma MQB e adotará o design, motor e painel do Novo Golf. Esse será o Golf Sedan.
O Jetta em 2014 (modelo 2015) passará apenas por um face-lift no entanto só utilizará a plataforma MQB em 2017 (modelo 2018) quando sairá a nova geração do modelo, porém no modelo 2015 o motor já será o 1.4 TSI de 140cv Flex
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSó lembrando que isso que você chama de "ESTRUPÍCIO MANCO" (motor 2.0 8V do Jetta) é um dos motores mais bem adaptados à realidade brasileira. Um motor com ótimo torque em baixa rotação e que deixa o Jetta bem esperto em cidade.
ExcluirE tem mais, o "estrupício manco" faz o Jetta beber menos que motores "mudernos" como o do Citroen C4 2.0 aspirado e tb que o Cruze.
Ou seja, ótimo motor o 2.0 do Jetta, ainda mais quando pareado com a excelente transmissão de seis marchas automática.
E falo mais: 99,99% dos usuários não vão perceber diferença de desempenho entre Jetta, Corolla e Civic. E vão achar que Jetta "´puxa mais" que o Civic 1.8 e bem mais que o Cruze.
Então CADÊ as vendas impulsionadas do Jetta, já q ele, segundo sua análise "ténica", é o melhor CxB do mundo, em termos de sedan medio?!
ExcluirSó vejo no gráfico a subida do C4!! Hahaha
É muita parcialidade mesmo!!
Concordo com você Anônimo (14:53), esse Carlos não tem noção alguma de tantas asneiras que fala!
ExcluirMotor velho bebendo menos ? Oi!! alô !! Vamos colocar o motor do Monza então!!
Excluiresse carlos só pode estar de sacanagem
ExcluirCara, eu lei os comentarios só para poder rir das piadas dele, esse cara é hilario!
ExcluirSe a Ford quiser vender em volume precisa baixar um pouco o preço do Focus Sedan. A versão de entrada está bem acima dos concorrentes. Um sedan básico sem freio a disco traseiro por 70k é muito alto.
ResponderExcluirA maioria dos sedans básicos possuem preço na casa dos 60k, como por exemplo o C4 Lounge 60k, Fluence 58K, Novo Sentra 60k, Jetta 62k, Corolla 61K e etc.. Estes certamente vão roubar muito o mercado do Focus.
Civic e Cruze já conquistaram muitos compradores e mesmo custando um pouco mais (66k) vendem bem. Apesar que o Cruze vem caindo com o aumento da concorrência. É outro que se não baixar o preço pode ficar para trás.
A Toyota mesmo vendendo bem, está dando belo um desconto. A versão 1.8 GLi de 64K sai por 61K e a 2.0 XEi (automático) de 75k sai por 69k. O vendedor ainda me falou que se o pagamento for à vista, tira mais uns 2k. Eles estão tentando conquistar os clientes do Civic... e podem até virar o jogo.
O mercado tem muitas idiossincrasias, e a qualidade e CxB superior nem sempre se refletem em boas vendas.
ResponderExcluirO Jetta tem um problema sério que é o fato de vir importado do México e sofrer com baixa disponibilidade. Então não dá para comparar. Se fosse fabricado no brasil, certamente estaria disputando a liderança com Civic e Corolla, como na Europa onde ele vende muito mais que o japas.
E os Japas tem boa reputação (merecida) no Brasil, então junta tradição , fabricação nacional e consumidores conservadores e temos isso.
Mas com o passar do tempo as percepções vão se refletindo. Olhe que o Cruze está em queda vertiginosa.
No começo o povo comprou o design e os bons equipamentos e a marca "Chevrolet".
Depois viram que bebe como um V-8 e anda com 1.0.
E viram que o cambio dá problema. O carro em si é falho.
Então as vendas estão despencando...
Sem dúvidas o Jetta é um excelente carro... mas não dá para afirmarmos isso "se fosse fabricado no Brasil venderia mais" até porque em potencia é o menor valor.. perde até para o 1.6 do Kia cerato.
ExcluirPerde só na cavalaria e somente a 6000 rpm. No desempenho geral o Jetta é bem melhor:
ExcluirJetta 2.0 manual
Potência: 120 Hp @ 5000 rpm
Torque: 18.4 kgfm @ 4000 rpm
Peso: 1311 kg
Relação Peso/Torque: 71 kg/kgfm
Tempo 0-100 (Km/h): 10.0 s
Velocidade Máxima: 202 km/h
Cerato 1.6 manual
Potência: 128 Hp @ 6000 rpm
Torque: 16.5 kgfm @ 5000 rpm
Peso: 1205 kg
Relação Peso/Torque: 73 kg/kgfm
Tempo 0-100 (Km/h): 12.0 s
Velocidade Máxima: 185 km/h
Como o Cerato é caro... 65k e ainda vem com motor 1.6 de HB20! Por isso que não vende! Só trouxa mesmo para comprar um carro desse.
ExcluirPára de falar besteira Carlos, pois o problema do Jetta não tem nada a ver com sua importação!!
ExcluirTambém sou fãn da VW, só não sou fanboy cego igual a você e até entendo quando você diz que o Jetta é um ótimo custo/benefício, pois levando-se em consideração a tecnologia embarcada e principalmente o tiptronic, ele realmente fica bem a frente.
Mas tem que ser muito puxa-saco da VW para não enxergar que este carro possui dois grandes defeitos, um na verdade é enorme e é unanimidade: MOTOR SUB-DIMENSIONADO/DEFASADO; o outro é estético e já não é opinião de todos, mas da maioria: PARECE DEMAIS COM O VOYAGE. Depois que a VW fizer o up-grade de motor e o facelift que prometeu, aí sim ele pode se tornar insuperável (se mantiver o valor atual).
Acho que é o contrário. O Jetta já possuía esse design antes da chegada do Voyage G6 em 2012. A VW do Brasil é que foi esperta ao deixar o Voyage parecido com o Jetta. Agora mudar o Jetta porque porque o Voyage ficou parecido, não faz sentido algum. Entretanto a VW alemã deu o alvará para fabricar o Voyage com esse design. Já o Facelift do Jetta não muda muito... vai ficar com a cara do Golf.
Excluirhttp://www.carscoops.com/2013/10/2015-volkswagen-jetta-facelift.html
Novo Jetta 2015 = Novo Golf Sedan!
ExcluirMesmo design, plataforma, motor e painel do Novo Golf... Vai mudar bastante!
Samuel,
Excluirdesculpe-me mas o problema de cotas do Jetta é real sim. Ano passado quando fui fazer o test drive nele pela primeira vez, em novembro 2012, não havia Jetta TSi disponível na concessionária e a previsão de chegada era março de 2013. Algumas configurações do Comfortline também não tinham e só chegariam em 2013. O vendedor deixou claro que o problema de cotas afetava a importação do modelo.
Fiz o test drive num Comfortline automático. Gostei do carro. Usando-o normalmente como a maioria das pessoas que realmente compram esse tipo de carro, ele é muito bom. Os 120cv são poucos quando se pega estrada e principalmente com carro cheio. Mas no uso diário, o bom torque em baixas rotações aliado ao câmbio acima da média, o tornam gostoso de dirigir.
Eu não o compraria pra meu uso porque sei que tenho o pé nervoso, mas entre ele e o Cruze, eu ficaria com o Jetta.
Esse ano fui testar o TSi com intuito de compra. Fiz o test drive e gostei muito do carro, mas não tinha o que eu queria (branco, teto, GPS e rodas normais) e ia demorar pra chegar um desse jeito.
Acabei testando o Golf e foi tesão à primeira volta e acabei fechando um do jeito que queria - branco, teto, Elegance. E tive de esperar um mês pelo carro.
abraço
Tanto o Golf como o Jetta são importados. Por acaso, existe diferença de cotas entre os carros que vem do México e da Alemanha?
ExcluirO Golf será fabricado no Brasil a partir de 2015. Se o Novo Jetta 2015 também for fabricado aqui, resolve esse problema das cotas.
Anônimo 18:37, na verdade a ordem não altera o produto, se fizeram o Jetta parecido com o Voyage, isso foi excelente para os donos de Voyage, mas não se pode dizer o mesmo para os donos de Jetta.
ExcluirSe este realmente ficar com uma cara parecida com a do Golf, que não é grande coisa em termos de diferença do restante, já ajuda um pouco... aliás, eu sempre pensei que a VW poderia manter uma identidade única mas com as semelhanças mais fortes entre carros de mesma categoria: dividir sua linha em dois ou três segmentos estéticos talvez fosse uma boa idéia.
Marcelo Schwan, mas aí você está falando do TSI, que não é a versão que possui maior procura.
ExcluirA Confortline é a que mais puxa esses números para cima e esta não possui disponibilidade tão escassa.
Cadê o Sentra? Isso porque a Nissan lançou o novo carro objetivando alcançar a 4ª colocação no ranking dos médios, com 1500 unid/mês. Não conseguindo alcançar a metade, o carro fica até esquecido nos comparativos...
ResponderExcluirApesar de melhorarem o design do Sentra, ainda continua não agradando a maioria dos brasileiros. Tiveram uma boa melhora nas vendas em outubro com 729 unidades. Mas isso é muito pouco para brigar pela quarta colocação. O único jeito será baixar o preço e mesmo assim não será fácil.
ExcluirProblema do Sentra é que é Nissan, que abaixou as calças para a Renault. No Japão Nissan é marca forte, sinônimo de qualidade, mas aqui no Brasil é capacho de francesa.
ExcluirEmbora vendam carros bons, talvez não tão belos, mas indiscutivelmente bons (os importados), o seguro é caro (em seguradora boa) e a qualidade da mão-de-obra do pós-venda é péssima.
Eu já tive um, gostei do carro, mas o serviço deles é de boca de porco, estragaram muito meu carro. Chegou uma hora que eu comprei as peças pelo Ebay (que saíram mais baratas do que na concessionária inclusive pagando imposto e frete) e arrumei por fora, abrindo mão da garantia. A garantia deles não funciona, nem adianta tentar.
Por essas e outras que eu não compraria outro, apesar de reconhecer a qualidade do produto.
Depois de comprar um Toyota eu vi o que é tranquilidade. Não adianta comprar um carro japonês que requer manutenção (obrigatória para não perder garantia) de Renault.
"Indiossincrasis", Carlos?! Hahaha
ResponderExcluirAgora esse é o novo sinônimo p carro q não vende, pq no mercado existem outros melhores?!
Patético!! Hahahaha
Dessas 1.400 unidades do Jetta, mais da metade é do TSI...
ExcluirSerá que o Corolla Altis e o Civic EXR vendem mais de 800 unidades/mês? Duvido.
O q mais vende é Corolla GLi e Civic LXS.
Não podemos nos esquecer que o Jetta é vendido apenas em versões top, Comfortline e Highline.
Então para venda só de carro top, até que ele vende bem.
Isso que vc falou é questão de custo x benefício. Quem não tem 30k a mais para comprar um jetta tsi, compra civic lxs, ou corola gli, isso está mais que claro pelos números de vendas. Ninguém em sã consciência compraria um jetta 2.0 aspirado em detrimento dos japorongas, já que é uma aberração. Aliado a isso, existe a questão da manutenção dele, que é de 6 em 6 meses, enquanto que nos japoneses é de ano em ano.
ExcluirO Corolla que mais vende é o modelo XEI, seguido do GLI, após Altis e por último o Xli.
ExcluirEsse carlos é um retardado, cara chato pra porr4 !!!
ResponderExcluirO Jetta é um belo carro, com certeza. Mas a respeito do motor 2.0 só ouvi reclamações, não adianta, não é motor pra esse carro. Agora, com o 1.4 do Golf aí sim ele deve ficar bacana. O TSI atual dispensa comentários, é uma maravilha!
ResponderExcluirCivic...O MELHOR....
ResponderExcluirO melhor, em algumas coisas... noutras nem tanto.
ExcluirNão adianta, os números irão mostrar!!!
ResponderExcluirO melhor sedã médio no mercado hoje em custo/equipamentos/benefícios,acabamento,motor(Prince THP PSA/BMW)considerado ''7 anos'' consecutivos o melhor motor 1.6 turbo inj/dir,do mundo)....conforto e, bonito pra C@&@!!o.
Já tive Jetta TSI,Cívic anteriormente e digo:o C4Lounge THP dá um banho nesses carros mesmo o Jetta tendo motor mais forte,que na prática diária não vejo diferênça nenhuma com o C4 Lounge THP.
Façam o teste nesse turbo e, verão o que eu digo.
verdade pura,O C4 dá um banho nessas porcariadas japoras, e até no jetta. Vou comprar o C4 THP já escolhi.
ExcluirSegue um comparativo dos Sedans:
ResponderExcluirhttp://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/focus-sedan-x-corolla-x-cruze-x-civic-x-jetta/6469
Não li e não gostei.
ExcluirSe tivesse pelo menos aberto o link veria que quem ganhou o comparativo foi o Jetta, ai ele teria gostado kkk
Excluirkkkkkkkkkk! Só o Carlos mesmo!
ExcluirJetta melhor carro com esse motorzinho de 120 burritos??? esse comentario idiota só podia vim do Carlos mesmo!!! kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirPois bem, acho melhor fazer um teste drive primeiro, pq ja fiz e tirei uma boa conclusao do AP, ele tem um cambio que faz com que seja tao rapido quanto um 16v Japa.Acho que o Jetta nao vende por conta de disponibilizacao, e pelo fato do JULGAMENTO POR NUMEROS DE SUA FICHA TECNICA.
ExcluirAnônimo24 de novembro de 2013 23:15
ExcluirConcordo com você. Preconceito é um negócio complicado. Eu tinha em relação ao Jetta Comfortline até andar no carro.
Em uso diário ele é tão bom quanto os demais do mercado. O câmbio ajuda muito. O problema é quando se pega estrada cheio. Aí o bicho pega e o motor mais forte faz falta.
Não o compraria pra mim. Na faixa de preço dele eu ficaria com um Civic LXR 2.0 ou um Focus SE 2.0.
Mas na faixa de Civic EXR, Corolla Altis e Focus Titanium, não teria dúvidas em pegar um TSi.
Quanto a design, isso é subjetivo, mas gosto muito do Jetta. É sisudo, mas clássico. Demora pra envelhecer. E não tem jeito tiozão.
Mano, se bem que o APzao na estrada nao reclamou, ele tem torque em baixa, ou seja, em subidas ele praticamente sobe do jeito que veio, os Japas ja sao diferentes precisam dar mais rpm, ou seja forcar o motoriznho 16 v pra subir... Questao de piloto, pelo menos eu prefiro mil vezes dirigir um 8v do que a maioria dos 16v , mas eh claro que existi excessoes, como no caso o TSi 16v, mas eh outro caso, devido ao turbo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu não gosto da VW, mas entre Civic e Jetta vou de Jetta na cabeça !
ExcluirCivic com certeza e o melhor...inclusive comparado ao Novo Corolla ele ganhou tambem.... Civic....top...nao e a toa que e o Campeao de Vendas!!
ResponderExcluirPode ser até melhor no câmbio de 5 marchas e no consumo na versão 2.0, mas tem uma arrancada muito mais xoxa e o acabamento interno é bem pior. Além disso, o valor do seguro é muito mais alto também.
ExcluirTenho os dois, te garanto que a diferença entre eles é bem pequena. Em viagem, o Corolla é muito mais agradável, porque não se escuta tantos ruídos de rodagem como no Civic. Não venha dizer que são os pneus porque os pneus deles são exatamente os mesmos, troquei os 8 no mesmo dia porque só uso Michelin.
Imagino que seja bem grudado no chão com 8 pneus né..
ExcluirA frase de Nelson Rodrigues que ficou mundialmente famosa, é aquela que ele diz: Toda unanimidade é burra.
ExcluirEu comprei um civic lxs em 2012 e não tenho o que reclamar, a não ser a quantidade de carros iguais ao meu andando por aqui, ahahaha! Se eu tivesse um jetta, seria quase o único da região.
ResponderExcluirImpressionante a venda do corolla que tem data marcada para a mudança. Isso que é carro.
ResponderExcluirEsse Focus vai continuar sendo mico?
ResponderExcluirO Focus tem tudo para ser o líder nas categorias hatch e sedan médios... é só a Ford colaborar e baixar os preços.
ExcluirE baixar os preços das revisões também, aquilo lá é um roubo. Quando vendi o meu soltei até foguete.
ExcluirIsso é ser mico... ter que colocar preços mais baixos que os Japoneses para vender é ser mico... isso as Francesas já fazem, colocam seus preços lá embaixo, mesmo assim não vendem.
ExcluirComo toda discussão foi em cima do Jetta, o grande problema dele é o preço e o acabamento. Se você entrar em qualquer um dos sedãs citados vai verificar que o Jetta tem acabamento de Gol. Quem opta pelo C4 está indo mais pela novidade do que pelo custo benefício. O caminho do C4 é o mesmo do seu antecessor. Os franceses do Grupo PSA ainda não pegou o "feeling" do mercado brasileiro.
ResponderExcluirPessoal, o Elantra é tão inferior e vale muito mais comprar outros carros do que ele? Não observei nenhum comentário sobre o sedan....
ResponderExcluirPorque não comprar um Elantra e sim Civic, Cruze ou carros franceses?
Porque o pessoal é preconceituoso aqui nesse blog Jardel !
ExcluirA Alfa 155 da década de 90 já tinha 150hp com motor 2.0. Fazer o que né ? Esses jovens acham que os carros de hoje são maravilhosos.....
ResponderExcluirPo, ta difícil de escolher viu... Sou leigo mais o que tenho visto é:
ResponderExcluir- Civix LXR: japa, marca e o preço melhorando (70000,00) mas vai mudar em 6 mêses.
- Corolla: vovô e vai mudar também;
- Focus Sedan: preço exagerado. Versões que não a Titanium são ruins;
- C4 Lounge: bonito, esperto e equipado. Mas não sinto um carrão como Civic...
Como já vendi o meu e não posso esperar, tenho que escolher agora... Qual preferem?
Abs,
Fabiano
O meu é o C4 Lounge é o melhor de todos...vou comprar ele...já fiz teste-drive em todos..
ResponderExcluirO meu é o C4 Lounge é o melhor de todos...vou comprar ele...já fiz teste-drive em todos..
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.