A estratégia da Volkswagen em antecipar o lançamento do Golf no Brasil, para ofuscar o da Ford com o novo Focus, mostrou-se, pelo menos até este momento, um enorme sucesso. 

Novo VW Golf 2014

O modelo alemão lidera as estatísticas de vendas de hatchs médios no Brasil em novembro de 2013, com volume de vendas médio que é o dobro do Ford Focus - seu principal concorrente de mercado e principal alvo da estratégia da VW, visto que é o carro que vinha liderando o segmento ao longo dos últimos dois anos.

Novo Focus 2014

Como se pode observar no gráfico abaixo, o Golf vem apresentando uma média de vendas diárias, nos últimos dias, em torno de 110 unidades, enquanto o Focus permanece na casa de 60 unidades dia. 

Golf x Focus x Cruze - vendas

O Chevrolet Cruze, por sua vez, ontem registrou um salto para 108 unidades vendidas, mas sua média de vendas fica na casa das 90 unidades/dia.

Chevrolet Cruze Hatch 2014

No acumulado de novembro (gráfico abaixo), até o dia 27/11, o Golf vendeu 1.677 unidades, contra 1.343 carros do Cruze Sport6 e 998 exemplares do Focus - modelo que já está conta com elevada disponibilidade nas concessionárias da Ford no Brasil.

Focus x Golf x Cruze - vendas

O Peugeot 308 vendeu 692 unidades até o dia 27/11, enquanto a Fiat logrou êxito em comercializar 408 Bravos.

Peugeot 308 2014 x Novo Golf

O Hyundai i30 segue na lanterna do segmento, com vendas mensais oscilando em torno das 300 unidades.

Hyundai i30 x Novo Golf - 2014

Até o dia 27/11 o hatch médio sul-coreano teve 315 unidades emplacadas.

73 Comentários

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  1. Não sei como está o Focus 2.0 novo, porque não conheço ninguém que tenha comprado o modelo (e o consumo das revistas são sempre suspeitas), mas eu tive um deste automático do modelo anterior e o consumo de combustível dele era/é absurdo. O flex em si já não é bom de com relação ao consumo, mas o meu fazia 4.5 km/l (cidade) no etanol e 6.5km/l (cidade) na gasolina.
    Portanto, só pelo fato do Golf ser monofuel e ter uma eficiência bem maior no consumo, seria a minha opção.
    Quem precisa andar bastante sente muito com estes bêbados flex do mercado.
    Estes nossos modelos flex agradam muito o Governo Federal, porque como ganham 52% de imposto em cima do preço do litro do combustível, quanto mais beberrão o carro melhor para eles. É por isso que carro híbrido não recebe qualquer tipo de incentivo, aliás são fortemente taxados, o IPI das bicicletas foi aumentado e modelos a diesel que são mais eficientes são proibidos em carros leves.

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    1. O meu é um hatch 2.0 manual 2012. Está fazendo entre 5,5 e 6 km/l com álcool na cidade e entre 8 e 9 km/l com gasolina na cidade.

      O Golf (Highline 1.4 TSi DSG) está na média de 7,5 a 8 km/l na cidade, mas aqui tem dois fatores ainda atrapalhando: muito pouco rodado ainda (menos de 2.000 km) e o principal que é o fator "empolgação" que reflete no peso do meu pé 44 e atrapalha bastante. Acredito que com o tempo deva chegar nos 9 km/l na cidade.

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    2. Tenho um focus 2.0 flex e faz 10km/l na gasolina andando normal e dando umas pisadas de vez em quando. Acho que tem uma galera aqui q n sabe dirigir

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    3. Meu automático não fazia muito diferente do relato acima e neste caso não tem muito "saber dirigir", é acelerar e andar. Isso que eu não piso tão fundo para arrancadas.
      Melhor pensar um pouco antes de julgar a aptidão no volante da "galera".

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    4. Engraçado o meu golf highline faz 12 km na cidade as um pouco mais. Vai ver que o problema é da cidade!

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  2. novo golf só não, tem o 4,5 junto nessa conta rsrs

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    1. E tem o Focus 2 tb nos números do Focus...
      A Volks tirou a azeitona da empadinha da Ford mesmo...
      fico imaginando onde a ford tá enfiando tanto focus encalhado..eles devem estar produzindo muito mais do que está vendendo...

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    2. Pois é, eu também gostei muito da VW ter feito isso. No começo do ano vamos começar a ver as super promoções do Novo Focus...

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  3. E graças ao povo, continua a piada do I30.
    Bem feito CAOOOOA.

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    1. Acho que o povo está aprendendo. Eles vão ter que reduzir ainda mais o preço e trazer logo o motor 2.0 de volta!

      Por outro lado, a piada está se entornando para o lado da Ford. O Focus está vendendo muito pouco! Quem sabe assim eles baixam os preços.

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  4. Está provado: o Golf VII é um veneno muito eficaz. Para Focus, Cruze e i30...

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    1. Para o Cruze não. Na verdade a GM deve estar rindo à toa dessa perda de vendas do Focus para o Golf. Isso ofuscou o lançamento do Focus e fez com que o Cruze Sport6 passasse as vendas do Focus no acumulado do ano e abrisse cerca de 300 unidades à frente. Quem acompanha as vendas acumuladas do ano, que na verdade é o que mais importa para as montadoras, sabe o que eu estou dizendo. As vendas do novo Focus não conseguiram acompanhar as vendas do Focus antigo e a GM se aproveitou disso para, provavelmente, poder falar no fim do ano que o Cruze foi o hatch mais vendido de 2013.

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    2. Pode ser o mais vendido, mas está longe de ser o melhor.

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  5. Vendendo desse jeito a VW vai subir o preço desse carro e não vai demorar muito.

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    1. Já subiu. Estive numa concessionária da VW e um Golf 1.4 por R$ 105 mil. E ainda não tinha todos os opcionais.

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    2. Tem mais é que subir mesmo. O preço correto do Golf no Brasil deveria ser uns 10 mil acima do valor atual.
      O fato é que o preço atual de 68k para o Golf está ridículo de barato.
      Em função da qualidade do carro, do fato de ele ser superior ao Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A200, o Golf deveria começar custando uns 78k na versão manual e 86k na automática. Esse seria o valor justo dele, em função de sua qualidade e equipamentos.
      O preço atual está muito barato e é insustentável.
      A VW tem que subir e vender seus carros mais caros que a concorrência, já que faz carros melhores.
      Então temos um ciclo: carros mais caros da VW, maior investimento em pesquisa e desevnolvimento, melhores processos produtivos, que geram carros melhores, que podem ser vendidos mais caros.

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    3. Francamente dar 105k num golf 1.4 Tsi; num carro sem mala; seria mais inteligente eu dar 109k; num fusion titanium intermediario; de 250vc; com uma mala excelente e um veiculo magnífico. Pronto falei....

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    4. Concordo com você cara, compraria um Fusion também nesse valor.

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    5. Como assim, "tem que subir mesmo"?!?! Ainda que a VW "subsidie" o preço, há uma margem de lucro imensa, e claro que o governo leva o dele também.

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    6. Isso é só chamarisco! A VW almeja muito mais do que essas vendas com o Novo Golf.

      Quem quiser que aproveite agora... esses preços não vão durar muito.

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    7. Como assim um carro sem mala?Sera que quem procura um hatch tem como prioridade porta malas?Se quer porta-malas compra sedã e cada uma que eu vejo

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    8. Deixa de serem inocentes, o Carlos é vendedor de carros vw, por isso, fica defendendo a Vw para garantir o leite de seus pentelhos.
      Coisa de comissionado.

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    9. "Tem que subir preço"? Como assim? Não pode ser um consumidor pedindo que subam os preços... Num país como o nosso? Com baixa renda, desenvolvimento, infraestrutura da idade média, ou seja, anos-luz atrás do resto do mundo em todos os sentidos? Impostos servindo apenas para que políticos tenham vida de rei?

      Não.. o que deveria acontecer é um choque em massa de consciência, parar de comprar carro pro "vizinho ver", e sim, comprar somente aquilo que realmente atende as suas necessidades, sem "se mostrar" a ninguém, sendo crítico e não "fanboy" de montadora nenhuma.

      Infelizmente, não é assim e parece que o cenário futuro vai continuar sendo esse, afinal, o "carnaval" e a "copa" vem ai... Únicos momentos que batem no peito e dizem: "Eu sou brasileiro"... E se não temos justiça com "mensaleiro", seja de PT, PSDB, PQP e todo o resto... o que dirá com preços...

      Salve-se quem puder...

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  6. Sobre as Amaroks e Tiguans pegando fogo, ninguém comenta neste blog, né?
    Impressionante :/
    A VW não sabe fazer pickup hahaha

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    1. Salvo engano esta reportagem é umas 10 lá para trás. Siga em ré.

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    2. É verdade, Jhoneribas! Valeu!!!
      Eu esqueci que já tinha visto aqui rsrs
      E peço minhas sinceras desculpas ao pessoal do blog pelo meu comentário.

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    3. Mas, cuidado com a ré...

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  7. O Golf é simplesmente o carro! Pena que e VW...

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  8. Dizem que este carro veio da Alemanha subsidiado pela própria vw para não custar muito caro. Pelos comentários, parece que os subsídios estão ficando menores, o que vai ser bom para quem já comprou um pelo valor inicialmente tabelado. Entretanto, tenho visto algumas matérias sobre barulho nesse câmbio DSG e, não é por nada não, barulho interno é coisa insuportável para mim, tira todo o tesão de um carro. Alguém que tem golf aí saberia dizer se isso procede, digo, barulho no câmbio DSG? De resto, o golf é melhor hoje, mas se o preço subir, vai deixar de ser uma boa compra. O cruze, de longe, é o mais bonito.

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    1. Anônimo27 de novembro de 2013 10:52

      O meu faz um barulho baixo ao passar em pisos esburacados. Muito baixo e só dá pra ouvir de vidros abertos. Não me incomoda e sou muito chato com barulhinho em carro.

      Como é dupla embreagem a seco, acredito que aquelas molas do platô da embreagem que não está em uso é que devem chacoalhar fazendo o tal barulho, que aliás já relataram também no Powershift.

      Mas de vidro fechado é difícil ouvir até o motor.

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    2. O Golf possui cambio seco, o que evidencia muito o barulho. Já outros carros da VW com cambio DSG de 6 marchas possuem óleo e não fazem esse barulho.

      Não quer barulho, compre um com cambio manual.

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    3. O meu TSI DSG está perfeito (700 km rodados), sem ruidos no cambio e faz 10,5 km/l na cidade (engarrafamento + bairro) utilizando modo ECO.

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    4. Nossa Marcelo, que ótimo seu comentário ! Coloque mais postagens. É raro ver alguém aqui com bom senso. Esse comentário sim agrega valor.

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    5. Leandro,
      valeu cara.

      Se é pra investir meu tempo escrevendo alguma coisa, prefiro fazê-lo com algo útil, ou com algo divertido. Pra entrar em discussão infantil, agressão ou algo do tipo, não perco meu tempo.

      Ainda vou colocar esse carro no elevador e dar uma olhada por baixo pra ver de onde vem isso.

      O Daniel Messeder, do Carplace, comentou algo sobre esse barulho no teste do Highline 1.4, sob o título "O campeão voltou".

      Se for realmente das molas do platô, não vejo como resolver isso num câmbio seco. Só se fecharem o câmbio e essas embreagens, encapsulando-as. Mas não vi o sistema pra dizer se é possível fazer isso.

      Num câmbio mono embreagem não se ouvem as molas chacoalhando porque ao menos uma marcha sempre está engatada usando a única embreagem existente, tensionando platô, disco e colar.

      Vamos ver se isso é normal mesmo.

      A Quatro Rodas acaba de comprar um Highline DSG Elegance pra teste de 60.000 km. Se fizer o barulho eles vão procurar saber se é normal.

      abraço

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    6. Até que ponto esses testes da Quatro Rodas são confiáveis? Não duvido que sejam patrocinados pelas montadoras.

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    7. Olha Marcelo, eu sou formado em mecânica de autos pelo Senai e trabalho com reparação automotiva. Tenho 99,99% de certeza que você deve estar certo quanto à embreagem. Abraço !

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    8. Beleza Leandro. Bom saber que não estou falando besteira. Afinal, sou advogado.

      Fui dono de oficina, mas não sou mecânico. Carro é hobby mesmo e por isso que comprei a oficina na época. E claro que a gente acaba aprendendo bastante no ramo.

      abraço

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  9. No mundo o Golf fica em 8 e o Focus em 2 perdendo apenas para o Corolla !!! tirem suas conclusoes!!

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    1. Mais uma vez um comentário sem base confiável... esse seu Focus em segundo é somando a versão Sedan e Hatch... e o Golf só é Hatch.

      Tem outro ranking onde separam o Focus hatch do sedan, e o Golf vende mais que o Focus hatch, esse sim o seu concorrente, e não o sedan.

      Entendeu, ou preciso desenhar?

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  10. Carlos já deveria ter comprado seu Golf já que está tão barato rsrs.

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    1. esqueceu...?...ele só anda de trem e de ônibus...mas deve ser um ônibus da VW...

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  11. O blog está muito fraco de matemática. Desde quando o dobro de 998 é 1667?

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    1. Vendas diárias. 110 do Golf contra 55 do Focus, na média.

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  12. O aumento no preço do Golf é tudo o que a Ford mais quer ver. Só espero que não aumente muito pois pretendo comprar um na metade do ano que vem...

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  13. Cada povo tem o governo que merece e isso fica cada vez mais claro.
    Os preços praticados em terra nacional é um absurdo, um roubo rotulado de imposto.
    Mas sempre tem um babaca ou outro que vai pagar o que for preciso para satisfazer seu consumo irracional baseado em status social.

    A ignorância e a comodidade têm realmente o poder de mudar valores e princípios morais.

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    1. Juliano, cada um faz o que bem entender com seu dinheiro. Realmente é um absurdo em tudo o que pagamos nesse país, mas se ficarmos presos a isso nós nunca comprariamos nada aqui. Infelizmente as coisas aqui não irão mudar tão cedo e nossa esperança de algum início de mudança vai por água a baixo em outubro do ano que vem...

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    2. ...pensamentos como o do Sr. (rf10gol) é que colaboram para que nada mude....reflita sobre seu comentário.

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. É a realidade que vejo anônimo, nada mais. Viajo o país inteiro a trabalho e não indicio nenhum de uma reviravolta, infelizmente...

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  14. Milagre! O blog colocou uma foto do 308 e do i30!

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    1. kkkkkkkkkk verdade agora precisamos de outro milagre. Parar de falar sobre o GOLF nesse blog!

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  15. Melhor que Audi, BMW...???? Esse cara mora onde?

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  16. Noooossa....o pessoal que se masturba só de ver um GOLF na rua, deve estar tendo um orgasmo mental.

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  17. Valdek,

    Bem-vindo ao Club "The Very Best".

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  18. Tem lido por ai alguns comentários sobre o barulho no cambio DSG.

    Alguém já parou para pensar em quanto custa uma caixa de cambio DSG do Golf MK7? Não é barato!

    Na Alemanha (Ebay) está custando EUR 3000,00 + EUR 200,00 de frete para o Brasil... Isso equivale a ~R$ 9500,00! Mais impostos de importação.... fica em torno de R$ 15000,00!!! Isso para importar um... vai saber quanto custa um cambio desse aqui?

    http://www.ebay.com/itm/VW-Golf-Jetta-Seat-Leon-Audi-A3-MLF-LYG-LSU-MGP-MPM-LQP-7-Gang-DSG-Getriebe-NEU-/110969307426?pt=DE_Autoteile&hash=item19d6494122

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    1. Pelos próximos 3 anos estará na garantia. Vamos ver

      saudações Rubro Negras

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    2. 3 anos é muito pouco para motor e cambio. Ficaria mais tranquilo se fossem 5 anos de garantia.

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    3. Experiencia de anos com varias marcas, carros com defeito de fabricação quebram no primeiro ano independentemente da quilometragem percorrida, simplesmente no primeiro ano os mecanismos mais caros e defeituosos quebram sem razão, transmissão, motores, caixa de direção. Não é a toa que a extensão de garantia (no segundo ano foi um bom negócio no passado. A partir do segundo ano de uso começam aparecer as trocas dos itens de desgaste, não cobertos por nenhuma garantia, Como escreveu o Marcelo, o DSG tem tres anos de garantia, basta respitar o period de revisões. Sds

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    4. No primeiro Golf brasileiro, a caixa custava cerca de U$ 3.500,00, ou seja pouca coisa mudou. Mas esse câmbio dá reparo, dificilmente terá que trocar a caixa toda. Claro que se levar ao concessionário o mesmo vai mandar trocar a caixa toda, pois sempre querem faturar ao máximo.

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    5. Realmente o crucial é o primeiro ano de uso. Normalmente um problema mais grave em motor ou câmbio aparece logo. Como dono de oficina peguei poucos casos desses, até porque minha oficina não era concessionária, mas multimarcas.

      Como advogado peguei dois casos de carros problemáticos e em ambos resolvi a pendência antes mesmo de julgamento em primeira instância. As fabricantes preferiram já fazer o acordo porque a bucha ia ser certa e grande.

      Um Marea 2.0 20V que estourou motor com menos de 30.000km, realizando todas as revisões nos prazos do manual. Consegui um motor novo lacrado e lembro-me da NF do motor até hoje - R$ 19.500,00 no ano de 2000.

      O outro foi um Peugeot 1.0 16V básico que tinha problemas em tudo que era sistema do carro. Um lixo. Consegui um outro Peugeot zero 1.6 16V completo na troca pelo do cliente. Este o cliente usou durante muito tempo e não apresentou problemas.

      E concordo com o Leandro: normalmente dá reparo, mas em concessionária eles preferem trocar porque é mais limpo e mais rápido. Eles não estão ali pra procurar a causa, mas simplesmente apagar os efeitos.

      Lembro-me bem dos problemas de falhamento que pegava na oficina. Normalmente eram velas, cabos, bobina, bomba, filtro entupido ou coisas do gênero. Na minha oficina nós procurávamos qual ou quais desses itens estavam causando o falhamento. Em concessionárias eles simplesmente mandam trocar todos. Pra mim não são mecânicos, mas trocadores de peças.

      abraço

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    6. Graaaande Marcelo !!! Concordo 1000 % com você !

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  19. Golf vendeu 122 unidades ontem. Cruze 111 e Focus 66.
    O fiasco da Ford com o Focus está cada vez mais claro....
    A VW sacaneou a Ford mesmo, heim? E o Golf vendendo 120 carros por dia, enquanto a Ford fazendo propaganda direto da Focus na tv e ele não passa de 66 minguadas....kkk

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    1. O Golf está tirando as vendas do Focus, mas não do Cruze, pois os 2 não competem tão diretamente. São públicos diferentes. Os dois se complementam na verdade, quem quer motor moderno (desempenho + economia) e tecnologia vai de Golf, quem quer design (interno + externo) e espaço (interno + porta-malas) vai de Cruze.

      O Focus fica no meio do caminho, não se destaca em nada, fica no meio termo desses pontos que eu citei. Portanto, tanto o Cruze quanto o Golf acabam tirando os compradores do novo Focus. A Ford está levando porrada dos dois lados, enquanto VW e GM competem menos diretamente.

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    2. Isso é anônimo. O Cruze é realmente para outro público.

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  20. Antes de comentar as vendas tirem a do golf 4,5 please ;)

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    1. outro grande detalhe.....e grande verdade....e se o focus anterior estivesse ainda sendo vendido?...esta...claro que esta...mas apenas os que foram fabricados...e enquanto ao golf...esta em plenas atividades em sua fábrica o 4,5

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  21. O Focus é muito bom.....pelo menos o meu 2013 GLX 2.0 manual....o problema dele estar com vendas baixas....e vai quase que de certeza continuar assim....é por dois motivos claros....Preço...e ..Golf....mesmo o golf sendo caro...ele é superior ao focus...questão de gosto?...questão de opinião?...sim....esta é a minha !!

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  22. Este comentário foi removido pelo autor.

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  23. Povo brasileiro aprendendo a comprar carro...Golf é caro, mas entrega o que promete, já o Focus é caro e está longe de ser um carro premium...toma Ford, já está sentindo o gosto da mesma água que a Hyundai está tomando

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    1. kara mesmo assim o golf ta caro ...ele ate um bom carro.. nos brasileiros somos muito burro em pagar 120 mil em umm carro popular ¬¬

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  24. Pagar quase 100 mil em um carro com barulho "de série"? De jeito nenhum! Quem garante que essa embreagem (que causa o barulho) vibrando ao longo do tempo não vai dar problema. Esse câmbio ainda não tinha sido testado em condições péssimas de asfalto. Vamos ser mais exigentes e menos burros pessoal!

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  25. o cara achar que tem que subir o valor do Golf...
    Só o valor do seguro do Golf ja o torna o pior em custo beneficio......
    Cruze só perdeu esse mes por ser lançamento.. logo logo o golf volta a ser 3º

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