Os dados do mercado automotivo global da consultoria automotiva JATO Dynamics mostram que, em setembro de 2013, a Volkswagen ultrapassou a Toyota e subiu para a primeira colocação no ranking mundial de vendas. A Toyota, em segundo lugar do mês, registrou alta nas vendas de 4,34% se comparado ao mesmo mês de 2012. A Ford e Nissan também apresentaram resultados positivos com crescimento de 12,71% e 17,06% em setembro.


O gráfico abaixo mostra o ranking de vendas globais em setembro de 2013, com a montadora alemã tendo vendido, em âmbito global, 527.805 carros, superando a Toyota, que vendeu 522.881 veículos. A Ford ficou com a terceira posição no mês, com 468.162 carros, seguida da Nissan, em quarto lugar, com 358.604 veículos e Chevrolet, com 329.770 carros, na quinta posição.


Toyota mantém a liderança no acumulado Janeiro-Setembro/2013

É importante considerar que, quando se computa o total acumulado de vendas entre janeiro e setembro de 2013, a gigante nipônica Toyota mantém-se como maior montadora do planeta em termos de vendas, com 4,76 milhões de carros vendidos, contra 4,39 milhões de comercializados pela Volkswagen.


O gráfico mostra também que a Toyota observa um retração 1,11% em suas vendas globais em 2013 quando comparado com o mesmo período de 2012, enquanto a VW subiu 5,79%. As maiores variações ficaram com a Ford, com 11,27% de crescimento em 2013, seguida da Hyundai, com 10,61%.

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Peraí, deixa eu entender.
    Em setembro a GM ficou em quinto lugar no mundo?
    Se somar vendas da Kia e Hyundai dá praticamente a mesma coisa que a VW?

    Bom, mas segundo o Rasec, no post dos hatchs médios em novembro:

    http://www.car.blog.br/2013/11/hatchs-medios-em-novembro-golf-continua.html

    "Os japoneses dominam o mercado mundial (Toyota, Honda e Nissan), seguidos pelos americanos (GM e Ford), depois vem os coreanos (Hyndai e Kia) e por fim vem os alemães (VW)."

    Olha só quanta coisa errada ele conseguiu juntar em apenas 1 frase:

    "Os japoneses dominam o mercado mundial (Toyota, Honda e Nissan)"

    Errado. Quem dominou em setembro foi a Volkswagen, seguida da Toyota.

    "seguidos pelos americanos (GM e Ford)"

    Errado. Os alemães da VW dominam, seguidos dos japoneses da Toyota. A primeira americana aparece em terceiro lugar, e a GM em quinto, atrás da Nissan.

    "depois vem os coreanos (Hyndai e Kia) e por fim vem os alemães (VW)"

    Errado. O primeiro coreano vem em 6º lugar, seguido da Kia, em 8º.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rasec fala muita asneira mesmo, é um fanboy da GM e VW hater. Nunca vi aparecer em nenhuma notícia para elogiar algo da VW, apenas aparece em notícias da GM, muitas vezes com dados, para tentar promover a GM ou fazer um elogio camuflado de maneira bem "imparcial". Quando a notícia sobre a VW ele sempre vem com alguma especulação negativa sem nenhum fundamento ou mesmo uma crítica direta. Já o vi dizer que o Novo Golf venderia pouquíssimo no mês passado, abaixo da expectativa da VW, e o Golf 4,5(decadente) venderia 800 unidades, segundo suas especulações. Porém, a Renavam divulgou que o Golf 4,5 vendeu apenas 500 unidades, enquanto o Golf VII mais de 1300 unidades. Já o vi dizer que o Golf VII era ruim e a VW teria dificuldades de enganar os americanos quando colocarem o Golf VII no mercado em 2014. Também já o vi especular, de maneira "descompromissada" que o Golf VII tinha garantia total de apenas 1 ano.

      Excluir
  2. Esse farol, é exclusivo do GTI, correto? Será que se comprar um par original de fábrica e instalar no Golf 1.4 dá alguma zica em blitz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O farol é igual ao do TSi com xenom e leds (pacote Exclusive e Premium). O que é diferente é a faixa vermelha.

      Já os de neblina não tem jeito. O para-choque é diferente.

      abraço

      Excluir
  3. Entendo as limitações e dificuldades do colega menos informado em interpretar o que escrevo, no entanto, meus comentários foram baseados em matérias e informações publicadas nesse blog e eles são de interpretação bem fácil, para a maioria dos colegas.

    VENDAS GLOBAIS DE VEÍCULOS JAN-SET/13

    1) Toyota - 7,41 milhões de veículos;
    2) GM - 7,25;
    3) VW - 7,03.

    Matéria: http://www.car.blog.br/2013/10/toyota-mantem-se-como-lider-global-de.html
    FONTE: JATO DYNAMICS (a mesma dessa matéria)


    DOMÍNIO DO MERCADO MUNDIAL DE VEÍCULOS EM 2013
    "Analisando as vendas das marcas do top 10 global, parece que os japoneses tem mesmo o domínio do mercado mundial de carros:"

    1) Japão (Toyota, Honda e Nissan) - 9.281 milhares de unidades;
    2) EUA (Ford e GM) - 7.467 (com Wuling) ou 6.479 (sem Wuling);
    3) Coréia (Hyundai e Kia) - 3.953;
    4) Alemanha (VW) - 3.868;
    5) Itália (Fiat) - 1.150.

    http://www.car.blog.br/2013/10/toyota-volkswagen-e-ford-lideram-o.html
    FONTE: BLOOMBERG

    "Os japoneses dominam o mercado mundial (Toyota, Honda e Nissan), seguidos pelos americanos (GM e Ford), depois vem os coreanos (Hyndai e Kia) e por fim vem os alemães (VW)."
    CERTO E COMPROVADO, dentro do contexto em que analisei o assunto.

    É claro que fiz ponderações sobre esses números nos meus comentários das duas matérias, que poderão ser verificadas por colegas mais equilibrados, caso tenham interesse.

    Ao colega desinformado, agradeço pela atenção especial ao que escrevo, mas sua interpretação de textos anda de mal a pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rasec, a interpretação deficiente de textos é algo muito comum neste país... Infelizmente.

      E acho merecida a posição no ranking das coreanas. Souberam como fazer carros que tem um bom equilíbrio entre preço (favor não levar em consideração os preços praticados pela CAOA, hehehehe), qualidade e equipamentos.

      Falando nisso, andei num HB20 hoje. Querem saber? É um carro muito bom dentro do segmento que se propõe. Bom acabamento, boa construção, divertido dinamicamente (embora tenha achado um pouco filtrado demais para o meu gosto)...

      É mais um bom candidato a sucessor do meu carro. Já testei o Peugeot 208 e descartei... Problema? Só um, bem grave por sinal... Moro em MT e aqui é um CALOR dos infernos. O AC simplesmente NÃO GELA! E isso é falha de projeto, porque a QR já observou o mesmo no 208 de Longa Duração...

      Excluir
    2. Nossa o Rasec acabou com o Carlos.
      Na linguagem escrita esdrúxula do Carlos seria assim: Rasec espanca os comentários, idéias, formalização dos textos, educação, nível de conduta, português... do Carlos.
      Ficou totalmente exposto o despreparo do Carlos, o quando seus textos são principiantes e infantis.
      Isso é que é aula, já não é a primeira vez que observo esse espancamento ao Carlos por colegas deste blog.
      A última frase do Rasec então...se eu fosse o Carlos, nunca mais escrevia nada, sem antes voltar para a Escola, meu "deus" que soco...que pancada com luvas de aço.
      É Carlos, como diz você, o choro é livre.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. O problema do Carlos é que ele é extremista da VW. Ele até manja das coisas, mas exagera na dose... Fanatismo é doença e é algo que deve ser tratado.

      O Rasec tem opinião diferente da minha sobre carros, mas é um cara bacana e ponderado, verdade seja dita.

      Nem eu mesmo aguento o que o Carlos escreve por várias vezes... E olha que eu gosto da VW.

      Excluir
    4. O problema desse Rasec, é que os números que ele divulga são uma obra de ficção. Ele soma os números do jeito que ele quer para sustentar as falácias que escreve.
      Em uma estatística ele tira a Wooling, na outra ele coloca. Marca alemã para ele só VW. Esquece que existe BMW, MB e Audi...

      Olha só sua pérola do sujeito:
      Os japoneses dominam o mercado mundial (Toyota, Honda e Nissan), seguidos pelos americanos (GM e Ford), depois vem os coreanos (Hyndai e Kia) e por fim vem os alemães (VW)."

      CERTO E COMPROVADO, dentro do contexto em que analisei o assunto.”


      Um ET que chegasse neste blog agora chegaria a conclusão que a única marca da Alemanha é a VW, quando ainda falta a BMW, Mercedes-Benz e Audi. Lembrando que na Europa e na China, esse trio de alemãs vende mais que Fiat, Citroen, Renault.

      Então, o que está “CERTO E COMPROVADO” é que ele soltou uma monte de falácias. Só isso. Até agora não tem um número ou frase que escreveu que tem fundamentação em fatos. Só mentiras.

      Não sei qual o motivo de mentir tanto? Tudo isso é ódio? O que aconteceu, exatamente? Será que ele quis um emprego na VW e não aceitaram?
      Também, falando tanto mentira será meio difícil mesmo ser aceito em empresas sérias. Se tentasse parar de mentir um pouco e se ater aos fatos...jJá ajuda pra caramba!

      Excluir
    5. eu acho que realmente o que falta ao carlos é ter humildade e tambem um pouco de inteligencia pra enxergar que fora o mundo dele(mundo do supergolf..onde o golf foi projeto por deus,pq foi deus que fundou a volkspor isso o golf é uma das 8 maravilhos do mundo...rs),temos o mundo real em q o resto vive..e nesse mundo real,temos sim outras grandes marcas com belos carros,o golf realmente é um belo carro,bem construido,com uma bela tecnologia embarcada..a sua querida vw esta de parabens pelo belo carro que trouxe para o brasil.MAS......naum é so a volks q tem os melhores carros,naum é so a volks q domina o mundo,realmente os carros da honda,toyota,gm,ford,fiat...todas as marcas tem algum grande carro,e melhor ninquem aqui é "OBRIGADO" a gostar de marca x,y ou z, so pq vc carlos praticamente ama a volks que todos nos temos que amar ou idolatrar a mesma...e concordo com os amigos man e rasec..vc carlos tem q tirar o fanatismo de lado e analisar melhor os dados..naum é pq "1 mes" a volks foi melhor q ela é a maior do mundo.....

      Excluir
    6. É verdade, faltou o Rasec somar as vendas da BMW, Audi e Mercedes, cada uma dessas já vendeu mais de 1 milhão de unidades até o presente momento, até setembro a Audi já acumulava mais de 1,1milhão de veículos vendidos. O acumulado da sua tabela é até agosto, então, pode somar mais 3 milhões de unidades na conta das alemãs. Sendo assim, as marcas alemãs só estão atrás das japonesas. E tire a Wulling da história, pois se ela não foi somada à GM, as parceiras da VW também não foram.

      A tabela correta fica da seguinte maneira:

      1) Japão (Toyota, Honda e Nissan) - 9.281 milhares de unidades;
      2) Alemanha (VW, BMW, Mercedes e Audi) - 6.868 aproximadamente.
      3) EUA (Ford e GM) - 6.479
      4) Coréia (Hyundai e Kia) - 3.953;
      5) Itália (Fiat) - 1.150.

      Excluir
    7. Muita safadeza desse Rasec esquecer de somar 3 marcas tão boas e importantes no mercado automobilístico, 3 grandes marcas alemãs, que inclusive nem sentiram a crise na Europa... Será que ele esqueceu mesmo do trio alemão ou fez isso de propósito? Pelo conhecimento mínimo que ele aparenta ter... Eu diria que o danadão fingiu que esqueceu!!!

      Excluir
    8. Man, Anônimo (21:01) e Luiz Gustavo,

      Realmente, interpretação deficiente de textos, para não dizer outra coisa, é um problema que afeta alguns colegas, felizmente apenas uma minoria por aqui.

      Percebam que mesmo deixando os links das matérias aqui do próprio blog, de forma clara, para facilitar o entendimento, alguns colegas continuam com dificuldade e limitação para entender o que escrevo.
      http://www.car.blog.br/2013/10/toyota-volkswagen-e-ford-lideram-o.html

      Quem quiser dar uma conferida é só ler a matéria do link para entender que NENHUMA MARCA fora do top 10 mundial (normal ou premium) foi o objeto de minha análise, já que as vendas não constam da matéria.

      Sabemos que os americanos e japoneses também tem suas marcas premium (Infiniti, Lexus, Mazda, Subaru, Cadillac, Buick, Tesla, etc). Aliás, além das marcas premium, os americanos tem outras marcas normais que também não foram consideradas por não constarem do top 10 mundial (Dodge, Jeep, Chrysler, etc).

      Só para terem ideia, no segundo maior mercado do planeta, o americano, Dodge, Jeep e Chrysler venderam em 2012 um total de 1.307.087 veículos. Se considerarmos 9/12 desse total para 2013 (1.089.239) junto com as vendas da GM e Ford, os americanos encostam ainda mais nos japoneses, com um total de 8.558 milhares de unidades vendidas.

      Aí não tem jeito e "o choro é livre", mas de qualquer forma é sempre bom saber o sucesso que faz o que escrevo, principalmente entre a "oposição", que fica acordada até de madrugada só responder aos meus comentários ... rsrs

      Abraços.

      Excluir
    9. As desculpinhas esfarrapadas para os números errados continuam. Então agora é que as marcas premium não foram consideradas? kkkkk
      Foram consideradas sim, pois as vendas da Lexus já estão dentro das vendas da Toyota, assim como as da Acura estão dentro da Honda e Infiniti dentro da Nissan, e Audi e Porsche e Lamborghini e Bentley e Bugatti também estão dentro da VW.
      Mas Mercedes-Benz e BMW não estão dentro da VW.
      Daqui a pouco o Rasec inventa outro ranking, pega só as 5 primeiras, exclui as alemãs (porque ele não gosta), multiplica os das americanas port 3,73 (um número que ele acha bonito) e sai falando o que bem entende.
      Atá agora só falou groselha. Os dados do Rasec não sobrevivem a análise mais superficial.
      E nem vou falar que divivir marcas por nacionalidade não faz mais sentido há muito tempo.
      Só para apontar mais uns furos.
      Nissan, a rigor, hoje, nem mais japonesa é, visto que é controlada pela Renault (francesa).
      A Dodge, Jeep e outras marcas de segunda linha dos EUA tb nem poderiam ser consideradas americanas, visto que são controladas pela marca de quinta categoria da europa, que é a Fiat.
      Ou seja, tudo que o Rasec escreveu neste post e em outros foi devidamente demolido, e facilmente, já que não tem fundamentação em fatos.
      Só lembrando: ele "só" afirmou que as sul-coreanas estão na frente das alemãs...kkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkk

      Rasec, meu caro, vamos fazer o seguinte:
      Finge que não aconteceu.
      Começa tudo de novo!
      Tá difícil. Quanto mais vc tenta emendar, pior fica...kkkk

      Excluir
    10. Man,
      Sobre as coreanas, realmente merecem estar onde estão a nível mundial.
      Aqui no Brasil, a parceria com a CAOA é triste e os preços praticados estão fora da realidade.
      Boa sorte na escolha do carro novo!

      Excluir
    11. Nossa, esse fato dos coreanos (Hyundai e Kia) venderem mais carros que os alemães (VW) no mercado mundial de marcas normais (top 10), que são as marcas compradas pela esmagadora maioria de pessoas do planeta, literalmente causou em enorme estrago emocional por aqui ... rsrs

      Um ano de terapia para o fanático VW, NO MÍNIMO! rsrs

      Excluir
    12. As vendas das marcas premium já estão dentro de seus respectivos grupos, inclusive a Cadillac já está na conta da GM, agora se o querido Rasec quer contar 2 vezes as marcas premium para conseguir colocar as americanas mais próximas das japonesas, aí já é malandragem. E pra completar, quer falar em somar as marcas do grupo Fiat nas americanas, o que não faz o menor sentido, pois elas fazem parte do grupo italiano, ou você esquece que a Opel, marca alemã controlada pela GM(muito mal administrada, diga-se de passagem) também está contabilizada nas vendas da GM? Tem que retirar as vendas da Opel da GM e somar nas alemãs, correto? kkkkkkkkkkkk
      E a Renault, que é dona de mais da metade da Nissan, não deveria receber suas vendas??? Não rola um ranking com marcas francesas e/ou controladas por marcas francesas????

      Bola fora, Rasec.

      Excluir
    13. E eu acho que as coreanas tem seu mérito, Rasec.

      Nos anos 90, NINGUÉM queria sequer ouvir falar de um Hyundai... Tanto é que ninguém queria comprar um Accent ou Sonata dos antigos, que viraram verdadeiros "micos".

      Hoje... Bem, o resultado taí. Hyundai tem méritos sim, porque seus carros possuem boa qualidade. Só a política de preços é que precisa mudar em alguns casos...

      Gosto da VW, mas não significa que necessariamente terei só VW na minha vida. A concorrência hoje está acirrada e temos opções pra todos os gostos...

      Para o meu gosto e o que exijo que um carro tenha, hoje eu poderia perfeitamente ter, além de um VW, um Hyundai ou um Ford mexicano.

      Excluir
    14. Ah, sobre as vendas...

      Qual o objetivo de ficar discutindo e criando caso sobre qual marca vende mais?

      Parece briga de torcida de futebol... Como se isso influenciasse em nossas vidas.

      Excluir
    15. O próprio ranking da Jato já contabiliza as vendas das marcas controladas, então não faz sentido pegar uma pesquisa que utiliza essa metodologia(somando tudo o que é controlado pelo grupo em suas vendas) e tentar aplicar outra metodologia. O ranking correto seria: VW, BMW, Audi e Mercedes(já que Toyota e GM já recebem a soma de suas marcas premium, inclusive a GM recebe as vendas da alemã Opel) como marcas alemãs que são, também deveria ser criada uma classificação para marcas francesas, já que a Renault controla mais da metade da Nissan, retirando da soma dos japoneses a Nissan e somando com PSA, de acordo com a própria metodologia da Jato, que soma marcas subsidiárias independentemente da nacionalidade. As vendas da Chrysler, Dodge, Jeep e Ram devem ser colocadas nas contas da Fiat. Caso as vendas de subsidiária nenhuma tenha sido contabilizada, então terá de somar MUITOS milhões de veículos de origem alemã que estão na China, através de parcerias, que inclusive é o maior mercado das alemãs.

      Excluir
    16. Boa Man ! Pouco importa se o carro é mais vendido ou não. Se estivéssemos discutindo economia vá lá, mas o que está em jogo é automóvel porra !

      Excluir
  4. E vc, Carlos VWangélico, errou ainda mais, por dizer que a frase dele está errada, soltando logo em seguida que a VW dominou "EM SETEMBRO"...!!!
    O Rasec mencionou que os japoneses DOMINAM o mercado...!!! Isso quer dizer que no geral é assim, apesar de EM SETEMBRO sua amada ter tido o resultado que teve!!

    Antes de qualquer surto psicótico, burro e alterado, só pq a sua preferência por carro não é considerada pelo mundo a "mais melhor de boa" (coisas de crianças mimadas!), vá estudar português!! Principalmente a semântica! Isso vai te ajudar muito a não perder oportunidades de ficar calado (ou sem digitar)!!

    ResponderExcluir
  5. Hj vi o novo golf no trânsito e achei um carro muito parecido com o golf geração antiga, realmente não achei externamente nada demais, ainda prefiro o toyota corolla e o honda civic (inquebráveis, consumo excelente, manutenção barata e por cima mais barato do que esse golf 1.4 turbo que terá problemas com a nossa gasolina).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPA!!
      Realmente, Corolla e Civic são muito superiores e são inquebráveis, pois são feitos de titânio... Faça-me o favor, não existe comparação! O Golf VII é muito melhor acabado que ambos, tem um desempenho infinitamente superior, é infinitamente melhor equipado e ainda consome menos. A manutenção dos japoneses é mais barata, mas pra quem é pobre e mal tem dinheiro para a manutenção, melhor ficar com os japoneses mesmo.

      E sobre a nossa gasolina, no ano que vem será tão pura quanto uma europeia, com o teor baixíssimo de enxofre, eliminando o único problema para um motor turbo com injeção direta. Se o comprador não tiver dinheiro para bancar 2 meses de podium era melhor não ter nem comprado o carro.

      Excluir
    2. Pelo preço do Golf é melhor comprar uma Mercedes, BMW ou Audi

      Excluir
    3. O Golf que mais vende é o de 85 mil, que é justamente o que mais tem pra vender em concessionária (Elegance com teto - é exatamente o meu).

      A 4R já comparou o que você sugeriu, mas com o Audi equivalente (A3) mais em conta - 95mil. O resultado foi uma derrota vergonhosa do Audi, porque custa mais, oferece menos, anda menos e etc..

      Mercedes e BMW não têm carro de menos de 100mil. Eu mesmo fui olhar e testar o A200 básico de 100mil antes de comprar o Golf. É mais apertado, tem conteúdo bem mais enxuto e por ser mais pesado, anda menos que o Golf TSi. E se for pra pagar mais de 100mil, pegue logo o GTi.

      BMW a mesma coisa. O que fica no mesmo nível em equipamentos passa dos 120 mil. Esse anda mais que o Golf TSi, mas aí é só pular pro GTi que a coisa fica feia pro BMW.

      O problema é que ficam falando do carro completo achando que o preço do Golf TSi é de 115 mil. Esse é o carro de vitrine, que traz tudo, mas não é o que vende pra valer. Todas as marcas fazem isso. Mandam o completão pras revistas pra mostrar tudo que pode oferecer.

      O Focus que mais vai vender não é o Titanium da propaganda. Aposte suas fichas num SE 1.6 Powershift. O 2.0 vai vender menos porque um motorzão 2.0 de 178cv assusta um pouco o consumidor médio que liga esse desempenho todo a um consumo maior.

      abraço

      Excluir
  6. Esqueceram de falar que esse golf terá revisão de seis em seis meses, com os outros VW(picaretagem).

    ResponderExcluir
  7. eu sei que naum tem nada a ver com o assunto mas eu acho q seria interessante o blog fazer uma comparação de hatch compacto/entrada na suas configurações mais completas..por exemplo:Novo Gol Highline(ou o rallye),Fox Highline(ou crossfox),onix ltz,palio sporting,sandero gt line(stepway),entre outros,pra podemos avaliar qual a melhor compra,pois naum sei mas pelo - eu não tenho agora condições de comprar um carro acima de 80 mil(acredito q muitos aqui tbm naum tenhãocondições mais .....),então na minha humilde opinião um comparativo correto sem fanatismo pra um marca ou pra defamar a outra seria intereçante nessa faixa de preço que acredito que seja a mais acessivel pra maioria aki.....abraços a tds os amigos do blog!

    ResponderExcluir
  8. também vi ao vivo o novo Golf e achei muito parecido com o golf gereção antiga, não vi graça, esse golf tá muito caro, imagina o roubo que será a manutenção com revisões de seis em seis meses e aliás toda gasolina no Brasil é batizada, é sonho que um dia será um boa gasolina pois não estamos na Europa ou EUA.

    ResponderExcluir
  9. À aqueles que não entendem de carros, GM, é um conglomerado de marcas, e a Chevrolet é uma delas. a GM sim briga com a VW pelo primeiro lugar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem