Estamos chegando à metade do mês de novembro e o quadro que se delineou, no segmento de hatchs médios, desde o final de outubro ainda não se alterou: o VW Golf, hatch médio de preço mais elevado do mercado e importado da Alemanha, continua no topo do ranking de vendas.

Novo VW Golf 2014

Até o dia 13 de novembro o modelo da Volkswagen já tinha acumulado vendas de 999 unidades, contra 765 do Chevrolet Cruze Hatch e de 479 do Ford Focus. Focus e Cruze, portanto, só estão vendo o Golf como na imagem acima, de traseira, visto que o modelo alemão continua a ampliar sua vantagem no mercado. 
VW Golf - líder entre os hatchs médios

Acumulado de vendas - novembro - hatchs médios

O gráfico abaixo mostra a evolução das vendas acumuladas ao longo do mês de novembro de 2013, de onde podemos concluir que, exceto a reação (tímida) do Focus no dia 12, consolidando-se em terceiro lugar, não há alterações significativas no quadro de mercado dos hatchs médios.


Velocidade de vendas

Quando se analisa a velocidade de vendas (gráfico abaixo), que nada mais é que a quantidade de automóveis vendidos diariamente (não acumulado), temos a seguinte situação: o VW Golf está transacionando em torno de 110 unidade por dia, enquanto o Cruze HB fica em 90 carros por dia. O Ford Focus vinha apresentando vendas diárias de 50 veículos por dia, mas observou um salto para a média de 70 unidades a partir do dia 12 - indicando um início de reação, ainda que tímido, visto que ainda não supera nem o Cruze e tampouco o Golf.


De qualquer forma, o Ford Focus já superou o Peugeot 308 - carro com o qual o modelo norte-americano vinha disputando a terceira posição no ranking desde o começo do mês. O francês, agora, porém, se acomoda na quarta colocação, com 405 carros vendidos no mês.


O Fiat Bravo aparece em quinto lugar entre os hatchs médios, com 217 unidades vendidas no mês e menos de 30 carros vendidos por dia. O último colocado é o Hyundai i30, que logrou êxito em emplacar 136 unidades desde o começo do mês - número que pronunciam o mês de novembro como um dos piores, em termos de vendas, para o modelo sul-coreano.

58 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Sei... Aqui o Golf é o melhor carro do mundo né lol

    ResponderExcluir
  2. O que eu não consigo entender é como vende tanto Cruze.
    Esse carro é uma porcaria. Pesa mais de 1,5 tonelada e tem um motor de máquina de costura dentro.
    O Cruze é lento, fraco e pouco entusiasmado.
    O câmbio automático vive dando problemas, marchas que travam, e a GM já fez alteração no software e não resolveu.
    como se não bastasse, o interior do Cruze é mal acabado, painel de pano, que depois de poucos dias fica desbotado, frouxo e chega a rasgar. Um desastre.
    O Cruze só não consegue a proeza se ser pior que o Bravo, pois o Manso ninguém merece mesmo.
    Mas mesmo assim ele é muito ruim. E tem tanta gente comprando..incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrivel e' a sua capacidade de nao entender que nem todo mundo pensa como voce e gracas a Deus nao tem o mesmo pessimo gosto que vc.

      Excluir
    2. Como "gosto". Não se trata de gosto, e sim de fatos e dados técnicos.
      Como pode um hatch médio como o Cruze pesar 1,5 tonelada, quando o Golf nem chega aos 1.2 tonelada? Isso é uma vergonha, sinal de projeto mal feito e vagabundo. Boqueta mesmo.
      Pior: com toda essa massa de carro, o accabamento é ruim, ou seja, usam muito material para pouco resultado.
      E com a GM usa muito aço no Cruze, ele deve ter um custo de produção muito elevado. Então mesmo vendendo bem, deve dar pouco lucro.
      O Cruze é muito ruim sim, conseguindo se aproximar do Manso em termos de baixa qualidade.

      Excluir
    3. O melhor carro que a GM produziu no Brasil foi o Opala, depois disto só lixo. Tenho amigos que trabalham na GM de SJC e a maioria não compra o veículo da marca.

      Excluir
    4. Carlos, entende uma coisa

      tem gente q nao se importa qndo um carro pesa, quantos cavalos tem, qntos km/l ele faz etc, e acabam comprando o carro q mais lhe agradam

      Excluir
    5. tenho um amigo que tem um 7k por litro

      Excluir
  3. Como brasileiro gosta de carro caro. Fui na concessionária da VW e o único modelo que tinha para venda custava R$ 105 mil. Carro barato não vende no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços dos carros no Brasil estão pela hora da morte.
      E mesmo assim o povo segue comprando muito.
      E entupindo as ruas de carros, e aumentando os congestionamentos.
      Não tem mais rua para tanto carro.
      Então acho que os preços elevados nem são tão ruins assim.
      Se fosse mais baratos, os carros, mais pessoas comprariam, e aí seria um caos maior ainda.

      Excluir
    2. Tbm fico imaginando se os carros tivessem um preço justo no Brasil, não teria como nem sair da garagem sem pegar trânsito.

      Excluir
  4. Será que o famigerado Focus 3 vai perder para o Golf 1980 mais o novo importado da Alemanha? Se o objetivo da VW era ofuscar o lançamento do Focus cumpriu muito bem a missão.

    ResponderExcluir
  5. Que carro sem graça!! Assim como todos os VW!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A moça gosta de carro engrçadinho?
      Pega um Uno ou um HB20...umas gracinhas...kkk

      Excluir
    2. E a moça deveria usar o bom senso e não o senso comum,você deveria para e visualizar seus comentários toscos e outra eu quase não comento aqui porém acompanho e vejo que você e um tremendo babaca que não sabe respeitar os outros e outra se você gosta da VW parabéns! Eu gosto da Ford mas não fico usando palavreado de baixo calão para tentar diminuir as outras montadoras e é a realidade não da pra ser bom sempre ou seja pra resumir fique rico abra uma montadora e veja como o mundo automotivo anda, já que você e o único aqui que não sabe nada de carro!
      Grato

      Excluir
  6. Enquanto isso, lá no Departamento de Vendas da GM ...

    Diretor: Como estão as vendas do Sport6 nesse início de mês?
    Gerente: Estão dentro da média mensal de 2013, 90 unidades/dia.

    Diretor: Ok, mas como estão as vendas do Sport6 em 2013, comparadas à 2012?
    Gerente: Estão 10% acima da média do ano passado.

    Diretor: Bom! Algum fator preocupante que possa mudar esse resultado?
    Gerente: Parece que não, dizem que chegou um tal de "The Very Best" ao mercado, mas as vendas do Sport6 estão de "vento em popa", como sempre estiveram.

    Diretor: Muito bom! "The Very Best", que carro é esse?
    Gerente: Não sei não, parece que é o melhor carro mundial dos chucrutes. Eles estão trazendo o carro da Alemanha e estão vendendo aqui pelo mesmo preço de lá, bancando o prejuízo.

    Diretor: Melhor carro mundial, que coisa! rsrs
    Gerente: Pois é! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk! Muito boa!!!! Focus então não é nada para o Cruze... nem foi citado na piada!!!

      Excluir
    2. É melhor eles aproveitarem este ano e o ano que vem pra venderem o máximo possível daquele ineficiente hatch médio deles, pois, quando o Golf 7 começar a ser produzido no PR vai ficar muito feia a coisa...
      Imagino que o Comfortline (não sei se virá o Trend, imagino que não...) com motor 1.6 16v de 120 cv vá partir dos R$59 mil...

      Excluir
    3. Parece que teve outra conversa lá assim:

      Diretor: Como estão as vendas do Sport6 nesse início de mês?
      Gerente: No mês passado a gente vendeu mais de 2.000, mas este mês acho que não vai rolar. Estamos na metade do mês e só vendemos 750 carros.

      Diretor: Então quer dizer que os consumidores percebendo que o Cruze é lento e beberrão?
      Gerente: Bom, sabe como é. O povo demora a se tocar. Lembra que nós não trouxemos o motor 1.4 Turbo pois ficamos com medo do povo achar 1.4 pouco. Então escolhemos o 1.8 aspirado, com menos potência que o vendido pros gringos. Mas a VW trouxe o Golf 1.4 Turbo e está vendendo 35% a mais que nós...Talvez o brasileiro não seja tão idiota quanto imaginamos...

      Diretor: Hummm! E agora, vamos fazer o quê?
      Gerente: Veio, não tem muito o que fazer. Os comparativos estão rolando aí nas revistas e o Cruze tá tomando couro do Golf e do Focus...

      Diretor: Então devemos nos preocupar com o Focus tb?
      Gerente: Sim, claro, o Focus 1.6 já tá andando mais que o Cruze e bebendo menos. E olha que o Focus nem é uma "Brastemp", né? É um Focus 2 requentado, mas está subindo...

      Excluir
    4. Prefiro um carro beberão, há um com possível recall à vista...rsrsrsrr

      Excluir
    5. Muito bom o diálogo do Carlos, e o Rasec como sempre sendo um fanboy danado da GM. O coitado deve ter um Onix e sonha com um Cruzes. E realmente, o Cruze já está se preocupando, a Chevrolet já está praticando preços bem abaixo da tabela para o carrinho! Na CSS aqui perto de casa a versão de entrada está por 60mil, preço mais baixo que o Focus de entrada 1.6.

      Excluir
  7. Eu acho que a Ford, a GM, a Peugeot e a Fiat deviam baixar o preço de seus hatchs médios em R$5.000 para acabar com a graça da VW... só acho! HUAHUAHAUHAU
    Mas, na boa... apesar do motor e câmbio do Golf serem superiores, o Focus não está muito atrás. No CarBuyer (site de avaliações do Reino Unido) ele supera o Golf em várias frentes... o problema é que o Focus é tão... CARO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaahhhh, agora ele aparece!!!!!!!!!
      Essa sua "blasfêmia" já deve ter despertado nosso singelo e amistoso VWangélico fan boy da silva...
      Já percebo a terra se rachando e sua gargalhada de ódio...
      Hahahahhahahha

      Excluir
    2. Você comeu cocô? O Golf VII é mais caro que o Focus em toda a Europa(e em todos os países que é vendido), o modelo de entrada do Golf VII, com 2 portas, parte de 17mil euros, o Focus de entrada já com 4 portas parte de 15mil euros.

      E quando citar uma fonte coloque um link, pois não adianta jogar palavras no ar sem ser claro. E cuidado para não estar se referindo ao comparativo do Focus III com o Golf VI, pois estamos no Golf VII.

      Excluir
  8. Opa, por isso que não comprei o melhor carro do mundo ( segundo o Srº. Carlos) Recall à vista... Golf a deriva...rsrsrsrsrrsrsrsrr

    ResponderExcluir
  9. Caramba quem é que ainda comprar o I30?

    ResponderExcluir
  10. Queridos entendedores e apreciadores de automóveis, preciso de uma ajuda para escolher o meu carro.
    Sou mulher e não gosto de carro fofinho, mas também não gosto do Golf (não gosto mesmo). Então, estou entre o Focus SE 1.6 Powershift e o Cruze LT 1.8 automático.
    Eu não entendo nada! Alguém, por favor, me dá uma ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, acho que o seu preconceito é com o Golf anterior. Você tem que conhecer o novo, já que a diferença de preço para o Focus 1.6 PowerShift é muito pequena, sendo o carro muito superior.
      Garanto que vc vai se arrepender de não pegar o Golf. Vá a uma concessionária e faça o test-drive antes de decidir apenas no emocional.
      Compare o acabamento interno, silêncio ao rodar, sofisticação, requinte, maciez...Tudo no Golf novo é amplamente superior aos outros. Não tem por quer não ficar com ele.

      Excluir
    2. Compara o preço do seguro tbm, pra vc ver o que rola, só uma dica.
      o preço do golf será astronomico

      Excluir
    3. Negativo. O preço do seguro do Golf é no preço dos demais carros. Ele é cerca de 300 reais mais caro que os outros carros pois o carro em si é cerca de 7.000 reais mais caro.
      Esse papo de seguro caro do Golf é lenda. Antiga ainda. Não procede.
      Inclusive a Quatro Rodas fez um comparativo este mês de valores de seguro de todos os hatchs médios e o do Golf ficou na média.
      Quem tiver dúvida, basta comprar a quatro rodas deste mês e verá.

      Excluir
    4. Na quatro rodas o Golf 1.4 Highline manual ficou em segundo lugar e Focus 1.6 manco em primeiro lugar. Um absurdo esse resultado! Esse motor 1.6 da Ford não chega nem perto do TSi 1.4.

      Excluir
    5. O seguro do golf sempre foi astronomico msm,e isto sem contar a empurroterapia das assistencias técnicas vw,já tive dois golfs e não pretendo mais continuar na marca,e tem mais este golf novo não tem nada demais e pelo preço que cobram se compra algo bem melhor e inclusive importados como mercedes e bmw por ex,qualquer pessoa que dar um valor ao dinheiro percebe isso.

      Excluir
    6. Concordo com o anonimo acima,as assistencias técnicas vw são um lixo,sempre tive carros vw e sei bem o que é isto na pele,pois levei meu gol 1.6 highline para a revisão dos 10.000km e queriam me empurrar descarbonização do motor,aditivo de combustivel e ainda higienização do ar condicionado,minha sorte foi que agendei a revisão pelo site da concessionária e já sabia do preço real da revisão e questionei a razão da diferença de preço e foi ai que descobri a inclusão desses serviços que não havia pedido,já estou no terceiro gol e sempre tive problema na assistencia técnica,acho que a vw deveria padronizar os seus serviços e adotar preços fixos nas revisões,pretendo sair da marca e comprar um HB20 aut,pelo menos as revisões tem um preço fixo.

      Excluir
    7. Carol eu sei que muitas pessoas já postaram,mas msm assim vou te dar algumas dicas ,e são as msm que uso toda a vez que troco de carro,talvez te ajude um pouco mais na sua escolha.

      1-não fique presa a uma determinada marca de carro,pesquise outros do msm segmento que vc planeja comprar e veja aquele que te ofereça mais pelo seu dinheiro.

      2-veja os itens que são essenciais para vc no seu próximo carro como por ex ar,direção,som,travas e vidros elétricos,e procure não se empolgar muito com os opc,pois são como as pessoas falam muitos querem ter,mais ninguém paga por eles no mercado de usado.

      3-pesquise cotações de seguro e o custo das revisões e manutenção durante o tempo que vc for permanecer com o automóvel para ver se vale a pena o investimento.

      4-procure saber opiniãos de quem já possui o veiculo que vc queira adquirir,tais como amigos,conhecidos ou familiares,para ver se elogiam ou reclamam do veiculos e os pontos fracos do msm.

      Espero que estas dicas te ajudem e sejam uteis a vc como são para minha pessoa e te desejo uma boa escolha e que seja feliz pela sua escolha,seja ela,qual for.

      Excluir
  11. Oi Carlos
    Poxa, eu queria que o Golf não fosse o Golf, que tivesse outro nome e outra cara. Sempre achei carro de playboy. Eu não suporto o desenho dele.
    Tenho um Polo Hatch e AMO o meu carro, mas Golf não consigo comprar. Não dá, mesmo sabendo que é um carro excepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre o Focus e o Cruze, o Focus é amplamente superior.
      Primeiro que é mais leve, seu motor é mais moderno, mais econômico.
      O câmbio do Focus é bem superior ao do Cruze.
      O Cruze tem um problema sério, que é o fato de ser lento. É um carro muito pesado e sem motor adequado para tanto.
      O Focus apesar de "gordinho", é mais leve. E tem projeto mais moderno.
      O Interior do Focus é mais bem acabado, com revestimento emborrachado, enquanto o do Cruze é de tecido, que desbota logo.
      Enfim: Cruze é um carro lento e beberrão. Bebe e bebe muito menos. Faz menos de 5 km/l de álcool em cidade. E cansativo, pois é lento de respostas.
      Eu iria de Focus Powershift, mas tentaria pegar o 2.0.

      Excluir
    2. Muito obrigada, Carlos
      Estou realmente mais inclinada a comprar o Focus.

      Excluir
    3. Ah, Carol, esqueci de falar: espero que não, mas caso você sofra um acidente com o seu novo carro, você se arrependerá amargamente de não ter escolhido o Golf.
      O Golf vem com 7 airbags de série, e é considerado um dos carros mais seguros do mundo. Ele tem freios a disco nas quatro rodas, enquanto o Focus é só na traseira.
      Golf vem com controle de estabelidade e tração em todas as versões, e o Focus apenas nos modelos mais caros.
      Enfim, cada um prioriza o que acha mais conveniente, né? Eu, particularmente, acho que a segurança é um dos itens mais fundamentais. E nisso o Golf é AMPLA e ESMAGADORAMENTE superior a Focus e Cruze. Basta ver os testes do EuroNcap.
      Ninguém superou o Golf em testes de impacto frontal. Ninguém.
      Você estará dispensando nada menos que o carro mais seguro do mundo.
      Mas, enfim, como eu disse, cada um escolhe o que acha mais interessante, né? Boa sorte com o Focus.

      Excluir
    4. Carol eu tbem iria de focus tbem sem duvida um ótimo carro,e com um preço honesto e razoável.E ainda no comparativo feito pela QR deste mes ficou em primeiro lugar em matéria de custo beneficio,é só comprar a revista para ver o que eu falo é verdade,qto ao Carlos não se pode acreditar cegamente no que ele fala pois é fanático por vw,e para ele tudo o que a vw produz é melhor que os outros.

      Excluir
    5. Tbem iria de focus tbem pelo custo beneficio,sem dúvida um ótimo carro.

      Excluir
    6. Carol, meu nome é Bruno Lacerda (São Paulo - Capital). Sou assinante da QR e lá está escrito bem claro que o Focus venceu, pois a QR considerou que o GOLF de entrada não existe nas concessionárias. Mas ela afirma que caso consiga comprar o GOLF de entrada ele é sim, superior ao Focus.
      Eu acabei de comprar o Golf Highline Manual (R$ 68.000,00) e lhe digo o carro é espetacular. O acabamento é primoroso, com forrações aveludadas e materiais de ótima qualidade. Fiz uma viagem até o litoral norte de SP, e o carro te dá um sorriso no rosto toda vez que você faz uma curva ou uma ultrapassagem. Quanto ao valor do seguro, no meu perfil ficou em R$ 2.600,00 pela Porto Seguro.
      Fica aqui um desafio: Faça um test drive no GOLF e duvido que você conseguirá comprar um outro carro da mesma categoria.
      Boa sorte com sua compra.

      Excluir
  12. Só esqueceram (será esquecimento a palavra correta?) de mencionar um simples DETALHE:

    As vendas do Golf VII são somadas com a do Golf velho, logo o Cruze ainda está vendendo mais.

    ResponderExcluir
  13. Carlos, você comenta em toda notícia desse blog, deixa disso e vai procurar uma lavagem de roupa

    ResponderExcluir
  14. Está uma palhaçada esses comentários aqui. Um bando de gente que não sabe nada de carro ou que não tem dinheiro p comprar um mero popular e fica criticando o Golf, Cruze, focus. Tenho certeza que 95% de todo mundo que comentou aí em cima tem palio, uno, celta e fica criticando como se tivesse opção de coisa melhor. Esse site precisa começar a moderar esses comentários idiotas.

    ResponderExcluir
  15. Já escrevi aqui, seguro do Golf TSI DSG com teto e pacote elegance, entre 1900 e 2500 reais dependendendo do perfil e coberturas. Nada mal. Quem diz qu é caro é melhor procurar andar de Uno ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for em marte o seguro do golf neste valores em são paulo está por volta de 3.500,00 a 4.500,00 dependendo da região onde a pessoa morar chega perto dos 6k o highline .

      Excluir
    2. Amigo, o seguro do Golf é barato sim. Acabei de comprar o Golf Highline Manual. Moro na zona norte de SP. O valor pela Porto Seguro ficou em R$ 2.600,00 e pela Azul Seguros ficou em R$ 2.100,00.
      Fechei com a Azul Seguros.
      PS: Não estou especulando, sou um proprietário.

      Excluir
  16. Carlos, pergunte ao Jean-Claude Van Damme se a marca de veículos que ele mais confia se é uma marca alemã!

    http://www.youtube.com/watch?v=M7FIvfx5J10

    ResponderExcluir
  17. Ninguem desse blog cita que as vendas do Golf é da geração GolfSauro somada com a geração nova.

    Quem compra os da geracao antiga sao os manu da favela, e o da geracao nova sao as playbozada!

    Se é pra somar 2 carros diferentes, entao o Cruze lidera a lista!!

    CRUZE WIN!!! KKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguem duvidar eu posto os dados da FENABRAVE!

      Excluir
    2. Desse 999, quantos são do Novo Golf?

      Excluir
    3. pois é anonimo, no site da FENABRAVE eles nao fazem essa distincao!! Se este blog tivesse o mínimo de respeito e principalmente IMPARCIALIDADE, deveria dizer que as vendas são em conjunto do Golfssauro com esse Golf atual.

      Excluir
    4. No mês de outubro foram vendidos 1328 Golf VII e 501 Golf 4,5, o que representa 73% para o Golf VII. Se a proporção for mantida em novembro, dos 999 Gols 730 unidades seriam do Golf VII. Neste caso, o Golf VII estaria em segundo colado no Cruze.

      Como as vendas do Golf 4,5 vem caindo a cada mês, é bem provável que o Golf VII já esteja a frente do Cruze.

      Excluir
  18. Carol,

    Para você que possui já um Vw Polo, a mudança para o Golf evitará algumas mudanças de adaptações existentes nos outros carros. São carros da mesma marca, com as mesmas organizações de instrumentos, ergonometria...

    Se sua prioridade for segurança compre o Golf sem pensar.

    Se sua prioridade for desempenho compre o Golf 1.4 turbo ou 2.0 turbo sem pensar.

    Se sua prioridade for qualidade dos materiais e de todo o carro, compre o Golf novo, pois saiba que o novo Golf é feito na Alemanha, portanto é feito para atender os mais rígidos controles do planeta, que são as leis da Europa regulamentando os controles de consumo, segurança passiva e ativa, poluentes produzidos pelo automóvel...

    O carro alemão tem mais solda em sua plataforma que o carro brasileiro, são produtos de melhor qualidade, entre um carro alemão e um carro brasileiro, vá de alemão.

    Agora se preferir flex, não vá de Golf.

    Não compre antes seu carro, sem exigir um test drive, seja o Focus, seja o Cruze, seja o Golf, mas sem compromisso faça o teste no Golf, pois a estabilidade é acima da média.

    Depois nos conte qual carro você comprou.

    Lima

    ResponderExcluir
  19. O sucesso do Golf é fácil de entender. Quem possui 80/90 mil para gastar num carro quer coisa boa, quer novidade, o melhor que o mercado puder oferecer. São consumidores antenados e exigentes e o Golf 7 é o melhor hatch médio do Brasil hoje. Acho que isso ninguém discute. A Ford, lenta como sempre, teria arrasado se tivesse lançado o Focus pelo menos 6 meses antes. Teria pego o mercado de calças curtas. Agora assiste aos endinheirados migrarem para o Golf Highline ao invés do Focus Titanium.

    ResponderExcluir
  20. Engraçado que eu não vejo esse Golf nas ruas. Trabalho na aviação e viajo o Brasil inteiro. Consegui ver duas unidades, um branco e um preto e Balneário Camboriu, depois disso...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem