Em nosso último artigo sobre o acompanhamento de vendas diárias dos hatchs médios em novembro, observamos que o Focus tinha esboçado uma reação, visto que, naquele momento ele tinha superado o Cruze em vendas diárias. O fato, confirmado pelos levantamentos subsequentes, é que o Focus subiu de patamar de vendas, mas ainda não ameaça o Cruze e o Golf.

Novo Golf 2014 - Branco

O hatch médio da Volkswagen, como fica claro no quadro abaixo, vendeu até o dia 21/11 1.411 unidades, contra 1.089 do Chevrolet Cruze e 800 carros emplacados do Focus. Peugeot 308, com 577 carros vendidos, fica bem à frente do Fiat Bravo, com 346 transacionados no período, ficando à frente apenas do Hyundai i30, com 259 carros vendidos até aqui.

Golf x Focus x Cruze - vendas acumuladas em novembro

O gráfico acima mostra as vendas acumuladas no mês até o dia registrado na abscissa - o qual tem o objetivo de mostrar o comportamento de vendas no mês, sem influências de eventos diários que podem comprometer a venda de um modelo ou outro. Entretanto, a quantidade vendida diariamente (gráfico abaixo) pode fornecer informações a respeito da formação de novas tendências, como o caso de aceleração de vendas do Focus ou de queda do Golf.

Golf x Focus x Cruze - vendas

No caso das vendas até o dia 21, vemos que o Golf caiu do patamar de mais de 100 unidades para um outro em torno de 75 unidades/dia. O Cruze, por sua vez, que tinha sido superado pelo Focus no levantamento anterior, vendeu, ontem, 77 carros e superou o Golf (73 modelos vendidos) e o Focus (62 carros vendidos).

Novo Golf 2014 - Branco

Esses movimentos muito acentuados em um único dia não podem ser tomados como indicadores de tendência, especialmente se observados em um único dia. As estatísticas dos próximos dias vão mostrar se o Golf está caindo do patamar de 100 unidades mesmo e se o Focus vai, finalmente, reagir.

Novo Ford Focus - prata

O que parece claro, porém, é que o hatch médio da Volkswagen devem fechar o mês de novembro como líder de vendas do segmento.

54 Comentários

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  1. É o normal,deve continuar assim por um bom tempo,o Golf(o melhor da categoria) em primeiro,seguido de perto pelo ótimo Cruze(melhor custo beneficio) e o Focus(uma decepção para o segmento,tanto no acabamento como conjunto).

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    1. Preparem para ver a queda do Golf nos próximos 30-45 dias, seguido do Cruze e uma estabilização e tendência à liderança do Focus, não que seja o melhor, mas tem uma gama de preços mais atrativa e um toque de modernidade à frente do Cruze e uma capacidade de importação maior que o Golf, vamos acompanhar

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    2. Tomara que o golf não venda nada só assim fica barato eu compro e fico mangando dos manés que pagaram fortunas em um cruze,focus,bravo rs rs rs

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  2. Essas estatísticas estão todas erradas. Golf não pode ser comparado com o Focus e Cruze.
    O blog deveria fazer outro tipo de gráfico, que é comparar o Golf com seus verdadeiros concorrentes, que são o BMW Série 1 e o Mercedes-Benz A200.
    Com Focus e Cruze não dá nem graça.
    Se o Golf superou o BMW e o MB em todos os comparativos europeus, do ponto de vista técnico e comercial, ele simplesmente estraçalha o Focus e o Cruze.
    Então por favor, vamos comparar corretamente: Golf com BMW Sèrie 1 e Mercedes.
    Deixem o Cruze brigando com o Focus, que os dois se merecem. E merecem o Bravo tb..todos muito ruins, com baixa tecnologia, lentos e beberrões.
    Ah, e vou falar mais: o Golf tem preço de hatch médio comum, mas é, de fato, um Hatch premium superior ao BMW e a Mercedes. Por esse motivo, quem compra Focus e Cruze, como esses cerca de 150 diarios aí, assina atestado que não sabe escolher carro.
    Hoje o Brasil só tem uma escolha para hatch médio: Golf. E só. Esqueça o resto. Ou são ruins (Bravo, Focus e Cruze) ou são muito caros (BMW Serie 1 e MB A200).

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    1. O concorrente do Sério 1 e A200 é o A3, o Golf está exatamente na categoria que deveria estar. Médio e não médio premium, o que ele não é. É equipado, mas ainda é um VW e não um carro de luxo.

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    2. Carlos e seu universo paralelo. Que carro tu tem, cara?

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    3. Esse mlk viaja d+ ...omg! um total sem noção

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    4. Já falei para vcS
      O Carlos foi feito em um Gol quadrado e o pai é caminhoneiro, hoje ele tem 17 anos.

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    5. Sabe,eu concordo que o Golf é a melhor opção,mas nem todo mundo pode pagar 85 mil reais em um hatch médio(esse é o preço,pois poucas unidades de 67 mil estão vindo)e nem todo mundo pode esperar 180 dias por um carro,então se o Cruze,o Focus,Bravo,308 ou até o antigo Golf estão atendendo a necessidade de quem os está comprando,porque não comprar?

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    6. Primeiro que tem muitas unidades a venda de 68k. Só procurar.
      Se não tiver, chega em 15 dias.
      Agora, uma coisa eu concordo.
      Tem uma outra opção interessante no segmento.
      O Golf 4,5. Que também é melhor que todos os demais concorrentes "normais", ficando atrás do Audi A3, BMW Sèrie 1 e MB. Realmente não dá para o Golf 4,5 esses carros.
      Mas os outros? SOrry, entre Cruze ou Focus 3 e um Golf 4,5, o Golf é melhor.
      Do Manso e do Peugeot 308 nem falo, já que quem compra esses carros assina atestado de que realmente não sabe da missa nem a metade.

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    7. Tão cobrando caro demais o Golf mas ele é pra comparar com o cruze e focus meeeeeeeeeeeeeeessssssssssmo

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    8. golf 4,5 é o fim da picada!!!!!! hahahahahaha

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    9. Esse Carlos é exagerado, mas ele tem razão... não dá para comparar Golf com Focus e Cruze... tem no mínimo 5 anos à frente dos demais.

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  3. cara esse Carlos sempre com os mesmos comentários, já ta chato pow!

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  4. Se pesquisar em sites de vendas de autos,como o Web,verá que o Golf está com preços absurdos,e o Focus já tem preços bem abaixo que o mais barato dos Golf,ou seja,com o $$ de um Golf mais barato,se compra o Focus 2.0 completo.......

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  5. Vamos novamente a mais uma reportagem sem graça e forçada de semana a semana de vendas do carro mais amado e odiado pelo blog e alguns dos frequentadores!!

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  6. Não vejo problema com essas reportagens que acompanham a analisam as vendas dos hatches médios, pelo contrário, acho interessante. Quem não tiver interesse de acompanhar as vendas é só ignorar e pular para outra notícia. Não tem sentido ficar incomodado porque o blog está noticiando e acompanhando vendas de uma categoria(importante) do nosso mercado.

    Só quem não gosta dessas notícias são os que odeiam a VW e/ou amam outras marcas, então ficam incomodados com o fato do Golf VII estar liderando.

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  7. Verdade, estes post semanais são muito bons. Eu nao sou fan de Golf, mas vejo que o Golf mk7 chegou pra balancar o seguimentos dos hacths medios defazados no Brasil.... Eu acho que fan boys ,de outras marcas que estao perdendo no ranking, que ficam dizendo que eh sem graca os posts necessarios sobre nosso mercado, e como vc disse se nao quer ler, pula e ler a proxima materia...... e nao precisam entrar aqui e gastar seus tempos pra dizer que esta reportagem é uma reportagem sem graca e forcada.. Parabens a equipe do site!!

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  8. Golf realmente é um excelente carro, bem montado, acabado e conjunto mecânico superior ao dos concorrentes, o seu maior problema em minha opinião é o desing muito sóbrio, sem identidade própria, pra não dizer feio. Não compraria somente por esse motivo.

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    1. O Golf não tem personalidade?
      Acredito que você não esteja familiarizado com os principais conceitos de design.
      O Golf é um dos carros com mais personalidade do mundo.
      Um Golf é reconhecido como tal a quilômetros de distância, graças ao formato da porção traseira, com a coluna C larga formando um espécie de taco de Golf na porção traseira do carro.
      Se é uma coisa que o Golf tem é personalidade.
      O que falta a todos os demais concorrentes "normais".
      É claro que seus concorrentes "premium" têm indentidades relativas à marca: Audi, BMW e Mercedes, mas esses carros não são identificados como carros.
      Um BMW Série 1 de 2010 é bem diferente de um BMW Sèrie 1 atual.
      Um MB classe A dos anos 2000 é bem diferente do atual.
      Sim, vc identifica um BMW ou um Audi ou um MB.
      Mas não identifica de longe qual o modelo.
      No caso do Golf, de qualquer geração, de longe se sabe que é um Golf.
      Isso tem nome: personalidade.

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    2. Sem identidade? Tá maluco?

      Você pode dizer que é sóbrio, que muda pouco... mas identidade? Golf é único.

      Quem não tem identidade é a GM e Fiat... a cada geração mudam o nome dos carros e o desenho.

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  9. Desagrada quem nao curte a vw e agrada quem ama a vw.... E bem assim!!!
    O blog tem um vies vw e e fato! O que muitos nao entende. E igual a per uma revista veja!!!!

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    1. Esse Blog puxa muito mais para o Focus que para o Golf.

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  10. Vc identifica um golf de longe??? Jamais identificará se ele estiver de frente! nunca irá saber se é um jetta, jetta variant, gol, saveiro. fox, etc e tal. Dessa turma so é diferente a kombi kk

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    1. Mas aí que está o grande "tchans" do Golf.
      De lateral você o identifica como Golf, identidade de modelo.
      E de frente você o identifica como Volkswagen, identidade de marca.
      Pode-se gostar ou não, mas a VW tem sua identidade de marca, assim como BMW, Audi e Mercedes-Benz.
      E o Golf é um dos poucos carros do planeta a ter uma identidade de modelo.
      Isso não se consegue de um dia para noite.

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  11. concordo com vc, mas para muitos esse frente do golf é muito insignificante devido ao nome e a fama que o carro possui, principlamente no Brasil! Eu mesmo não compraria por causa desse detalhe, sei que é um ótimo carro, mas o design da dianteira não me convence e também tem o fato de ter o preço abusivo nas versões mais completas.

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    1. Realmente você é bastante inteligente.
      Não gosta da frente do carro, e, portanto, compraria outro hatch médio, menos seguro, que anda menos, gasta mais, com pior acabamento interno, mais apertado, só por causa de um "detalhe". Palminhas parta você!
      O Golf é o modelo que tem melhor custo x benefício.
      No modelo de entrada, de 68k, vem com 7 airbags, motor 1.4 TSI (que espanca a tudo e a todos), interior em couro e alcântara, multimidia no painel, rodas de 16 etc.

      Aí qual a opção? Focus 1.5 por 62? Com interior de Fiesta, carroceria desalinhada? motor 1.6 de 135 pôneis? 2 airbags e freios a tambor na traeira? Exceelnte escolha!

      Ou que tal o Cruze?Com 1.5 tonelada e um motor com 40% menos torque que o do Golf que pesa mais de 300 Kg a menos? E mais caro que o Golf? Outra ótima escolha!

      Agora vamos nas versões completas do Golf, que o povo acha que tem "preço abusivo".
      Mesmo nas completas o preço do Golf é uma pechincha.
      Observe que por R$ 95k você tem um caro absurdamente completo, com faróis de LED, teto-solar, GPS, rodas de 17, interior de couro, cambio DSG.

      Nem a BMW Série 1 de 188 K tem esses equipamentos nem como opcionais.,
      Nem a Mercedes A 200 de 116 k tem isso que tem no Golf.
      Pior, a MB A200 toma couro do Golf 1.4 e ainda gasta mais que ele.
      A MB nem banco em couro tem.

      Ou seja, o Golf em versões completas tb está extremamente barato.
      Se vc não tem dinheiro para comprá-lo, é outra história. Faz o seguinte: compra um Chery celer! kkkk

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  12. que carro vc tem carlos??

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    1. esta de sacanagem neh ?? nem suspeita ?? Tem o Golfssauro que segundo ele anda mais que o Bravo.....

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  13. Carlos a carroça que vc tem em casa não deve chegar nem aos pés do meu carro! Isso se vc tiver carro, normalmente comentários com o seu, são de adolescente babacas que passam o dia todo no internet em joguinhos e postando coisas inúteis no face.

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    1. Então você tem um carrão? Poxa! Como você é bão, heim?

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    2. Ele não tem carro,anda de metro e ônibus(vide comentários em outros posts),e olha que entende tudo de carro,é um especialista que não deve ter nem Cnh,esse cara é um comedia...kkkkkkk

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    3. O Carlos está escondendo o jogo. Provavelmente, tem um Golfssauro.

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    4. esse carlos supera o tal de pil do carplace com folga! que comédia de primeira!!!!

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    5. esse Golf antigo prata que aparece em todas as fotos é dele...

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  14. Já vi uns 5 Golfs aqui na minha cidade... sinceramente, esse carro é ainda mais sem graça ao vivo do que nas fotos!!!

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  15. kkkk não tem nem carro, é bem como falei mesmo! Eu tenho um toyota corolla 2.0 ano 2012, bem melhor que seu metrô e buzão kkk

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  16. Fala ai galera...não sou especialista em carros como vocês , mas queria deixar minha impressão, sobre o TD feito hj aqui no RJ, no novo Golf. Quero deixar claro que minha preferencia oscila, pelas famosas "banheiras" , atualmente tenho um fusion. Quero ressaltar que ando com uma certa frequência, nos concorrentes diretos (Cruze e Focus) de amigos e posso afirmar que é extremamente injusto querer compara-los; ao meu ver ambos são remakes de projetos com relativo sucesso das montadoras, alias estratégia tb adotada por alguns carros da VW, mas não a do novo golf. Andei em um aut. exclusive 1.4

    Por cerca de uns 10 minutos (não achavam a chave) pude minuciar o interior do carro. De um acabamento irretocável e talvez inenarrável. de tirar o folego.

    O espaço interno é amplo, mas sem perder a ergonomia, fácil acesso a todos os comandos sem ter que se mexer muito no banco. Quem vai no banco traseiro não usufrui do mesmo conforto; o espaço me pareceu ligeiramente apertado.

    Com a chave na mao ...paguei o mico de procurar o local de encaixe, alias fantástico o procedimento de abertura e travamento da porta (inovador). Saí meio engarrafado e não pude dar o devido e esperado aperto , mas o carro deixou claro tava muito a fim de andar. Sem nenhum ruído interno, as vezes me pegava olhando/ o conta giro p ver se não tinha morrido, mas não estava. Ele é silencioso ao extremo.

    Transito liberado ...pé na tabua, e a criança tem uma disposição de andar impressionante, com o cara do lado falando..."pode pisar...pode pisar", puxei 160 na criança ( não sei se o turbo chegou a entrar) mas ele evoluiu com muita tranquilidade e muito sereno. entrei um pouco mais forte em algumas curvas e parecia que estava numa reta, ótima estabilidade. Me decepcionei com o cambio borboleta, alias isso é uma grande decepção em todos os carros , pois de que adianta, dar o comando e o carro so passar qdo ele quer...? no golf não é muito diferente, é um pouco mais rápido, mais um pouco mesmo. Segundo o vendedor que estava ao meu lado, foi pelo motivo que não selecionamos o modo esportivo, no painel de comando.
    Ao retornar fui estacionar o carro e notei que ao selecionar a ré o retrovisor fez um pequeno ajuste , adequando a uma melhor manobra. Bom já falei de mais...é uma grata surpresa esse carro.

    Quanto ao preço achei um assalto o valor proposto nas mudanças de versões, começando em 15k e chegando até a quase 40k de diferença, isso não faz sentido p/ mim. de qualquer forma sai tentado, em monitorar essa criança por mais 60 dias, pois quero conferir essa tal economia em combustível que estão se propondo (21%) acima de qualquer veiculo nacional... a conferir....

    abraços...



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    1. Olá Paulo, excelente relato o seu. Uma verdadeira reportagem.
      Transformei o comentário em um post:
      http://www.car.blog.br/2013/11/teste-drive-com-o-golf-14-tsi.html

      []s.

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  17. Puts então quer dizer que o Carlos nem sabe dirigir, nem carteira tem, foi bem o que eu pensei, fica o dia todo lendo matérias de carros, meu parabéns é igual aquelas nerds que fazem um cursinho teórico e acham que sabem tudo, mas quando chega na pratica é só tragédia kkkkk.
    Fala sério né, devia ter vergonha, pra falar se o carro A é melhor que o B ou o C, dizer com autoridade só tendo os devidos carros, Acorda Carlos pensa primeiro no primeiro Carro, comente sobre Celtas e unos usados que é mais a tua praia kkkk.


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  18. O golfsauro esta vendendo mais que o novo golf acreditem o novo e caro e so encontra a versao de 85.000,00 as mas baratas nao tem nss ccs da volks carlos o louco so fala besteira.

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    1. Fui ver o Novo Golf e perguntei sobre a versão básica... o vendedor me falou que o Golf 1.4 TSi manual de 68k só chega em 2014! Não sei se isso é geral em todas as CCS.

      Agora, anunciar um carro e não ter, é muita mancada da VW.

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    2. Mas tinha.

      Simplesmente venderam todos os básicos porque o custo benefício dele é excelente diante dos concorrentes diretos.

      Acima dele tem o Elegance de R$ 73.000,00 que também vendeu tudo. O DSG básico de R$ 75mil também está difícil de achar. O meu é um Elegance DSG com teto, de R$ 85mil e eu tive de esperar um mês pra pegar o carro (comprei na segunda feira dia 30 de setembro, primeiro dia útil de vendas e só peguei o carro dia 5 de novembro). Esse modelo é o que mais vende porque tem ótimo custo X benefício pelo que oferece. Acima disso começa a ficar complicado porque se aproxima demais de A200, 116i e A3, embora o Golf ofereça bem mais que os mais simples desses 3 modelos. Eu mesmo testei o A200 e o A3 de R$100 mil e são inferiores em desempenho e opcionais. E é tão bom em acabamento e montagem quanto eles.

      Ah, mas o A200 é um Mercedes e o A3 é um Audi!!!

      Compra-se carro pra andar ou pra mostrar pros outros?

      No meu caso compro pra ter prazer e prefiro justamente não ostentar. E esses foram fatores fundamentais na minha escolha pelo Golf.

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    3. Desde quando comprar pela marca significa querer mostrar para os outros? Muitas pessoas compram uma marca premium para se auto-realizar, nunca pensou nisso? Não seja cego que nem o mané do Carlos que só sabe reproduzir o que lê na imprensa.

      Afinal de contas não é sempre que pode-se comprar uma BMW, Mercedes, Audi, ou qualquer outra marca premium. Daquelas que faz você realizar um sonho realmente. Nunca sonhou, quando era criança, em ter um carro de uma marca específica?

      Podem dizer o que for, usar mil argumentos técnicos, mas o poder da marca é, e sempre será o maior atrativo para a maioria das pessoas. Quando alguém consegue juntar a grana para comprar uma marca premium, dificilmente irá mudar seus anseios e se contentar com uma marca popular, no caso, a VW.

      Por isso, tenho certeza que essa onda de vendas do novo Golf é temporária, apenas para aqueles que são aficionados justamente pela VW, e não para a maioria das pessoas.

      Passada essa euforia, Cruze e Focus, que também são marcas populares, vão predominar no mercado, pois oferecem em suas versões iniciais e intermediárias aquilo que o comprador normal de automóvel quer: CUSTO BENEFÍCIO, com preço de categoria de carro médio realmente, ou seja, 60 a 70k.

      Acima dessa faixa de preço, o benefício começa a ser preenchido mais pela força da marca premium (ou de categorias superiores de automóvel), do que pelos argumentos técnicos que tanto se discute por aqui no Golf.

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    4. Não só pensei como quase comprei uma C180 2012 (a C180 2013 1.6 é bem mais lerda). Sempre tive o sonho quando criança em comprar uma Mercedes. Mas será que preciso de uma Mercedes? Essa foi a pergunta que me fiz antes de comprar. Pra quê a Mercedes? Uma C180 2012 tem metade do conteúdo do Golf que comprei. Por ser mais pesada, anda menos. Ajustei o banco na minha posição de dirigir e quase não consegui entrar atrás.

      Chama atenção demais e isso pode virar problema. Pesando os prós e contras, cheguei a conclusão que não valia a pena pagar o preço.

      Se você acompanhasse o blog saberia que se tem uma coisa que não sou é fanático por marca específica, pois fanatismo é babaquice.

      Tenho três carros na garagem e cada um de uma marca: um VW Golf TSI Highline, um Ford Focus 2.0 2012 e um GM Omega 4.1 1996.

      Poder da marca é e sempre será um forte argumento, mas no dias atuais de consumismo exacerbado, o marketing acabou se tornando o principal argumento de compra.

      Que poder tem a marca Hyundai? Nenhum perto do histórico das três grandes alemãs e nem mesmo de GM, Ford e VW. Mas no Brasil, em virtude de campanhas publicitárias massivas tornou-se uma marca quase premium. E não é.

      Mas o consumidor acha que é e acaba pagando caro por carros comuns.

      Quanto às vendas, se você acompanhasse o blog, também saberia que eu sou um dos que escreve há muito tempo que o Focus vai reassumir a liderança em breve. Golf na versão Highline não tem poder de briga duradouro com Cruze e Focus mais baratos.

      Não comprei o Golf por ser aficionado, mas simplesmente porque o testei,assim como Focus (que tenho um), Cruze, A3, A200, Jetta TSi, Fusion Titanium, Civic 2.0, C180 entre outros.

      O Golf foi disparado o que mais me agradou e o que mais me ofereceu em troca do dinheiro que paguei. A3 e A200 tem muito menos conteúdo. Fusion achei muito grande e Jetta TSi anda mais, não é tão bom.

      abraço

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    5. Ok, então concordamos que a força da marca continuará preponderando. E realmente, o marketing da Hyundai aqui iludiu muitos por algum tempo, mas parece que a ficha está caindo aos poucos para o povo.

      Percebo que é um consumidor consciente, e que gosta realmente de carro, por você não se encaixa no perfil dos aficionados por VW que descrevi, você se encaixa na outra parcela de quem está comprando o Golf, daqueles que visam o custo benefício em carros premium, mas acredite, você é um ponto fora da curva. Os que buscam custo benefício nesta categoria comprarão, em sua maioria, Focus na faixa dos 60k, concordamos nisso também. Aliás discordo apenas que não tenha citado o Cruze, pois um líder de vendas não pode ser desprezado e ele ainda apresenta um bom custo benefício, na minha opinião, maior ainda do que o Focus.

      E ainda concordo totalmente com você quanto ao perigo de desfilar essas marcas por aí. Eu sou profissional de marketing, gosto muito de marcas, mas infelizmente aqui no Brasil não optaria por chamar atenção, mas não é o que a maioria pensa.

      Acabei dando uma resposta para a pessoa errada, mas não consegui me conter quando via os absurdos que esse Carlos e alguns outros fanáticos por VW que tem por aqui escrevem.

      abs

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    6. Mas eu citei o Cruze também!

      "Golf na versão Highline não tem poder de briga duradouro com Cruze e Focus mais baratos."

      É um carro que não agrada ao meu perfil (Cruze), mas é um ótimo carro, com bom custo benefício, mais bem acabado que o Focus, embora ache o Focus muito mais bem acertado mecanicamente que o Cruze.

      O Cruze tem uma outra grande vantagem: é um hatch com um porta-malas bastante amplo e isso pode decidir uma compra.

      Nunca incluem, eu acho que deveria entrar, o 308 THP, que foi outro que andei, mas antes da mexida na suspensão traseira.

      O problema é que ainda tenho receio de Peugeot. Fui dono de oficina por 5 anos e enfrentei alguns problemas desagradáveis (clientes) com Peugeot

      Meu antigo chefe de oficina virou meu atual mecânico. Estive lé essa semana pra mexer em freios no Focus e ele me contou que nos últimos 2 meses pegou 4 Peugeot com o turbo bichado (dois 3008 e dois 408). Ambos haviam sido trocados em garantia, mas os barulhos estavam voltando.

      Ele desconfia de problemas de lubrificação.

      E olha que esse motor é BMW!!!

      abraço

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    7. Parabéns a você que tem um Cruze. Embora o ridículo do Carlos não enxergue, o porta-malas é um ítem a se considerar e o peso maior do carro o deixa muito mais gostoso de guiar. E parabéns também a você que tem um Ômega 1996, carro simplesmente excepcional, que até hoje não foi superado em alguns aspectos. Como é bom ver gente que entende de carro no blog. Só o Carlos falando tá muito chato !

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    8. Leandro,

      esse Omegão está guardadinho. Só sai pra passear. E concordo com você: é um carro excepcional, muito à frente de seus contemporâneos. Comportamento de suspensão dele é exemplar até hoje.

      O meu é um 4.1 1996, automático, painel digital, bancos em tecido (graças Deus e à escolha do meu pai quando o adquiriu), cinza chumbo. Placas 4100.

      Está comigo desde 2002, alguns meses antes de meu pai morrer. Na época estava com 35.000km. Rodei bem com ele e está com 180.000km. O estepe por sua vez, nunca rodou.

      Totalmente original de aparência, apenas com um chip pra deixá-lo mais animado e um ligeiro rebaixamento de cabeçote.

      Ainda estou pensando se deixo o motor original ou se dou um tapa nele. Em 2014 eu me decido.

      abraço

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    9. Nossa Marcelo, eu tive um 1993 que eu me arrependo até hoje de ter vendido. Hoje eu tenho uma BMW, mas o comportamento da suspensão do Ômega em rodovias é algo simplesmente fantástico, nunca vi uma coisa igual. Eheheh...boa sorte em sua decisão !

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  19. Boa noite Pessoal!

    Hoje a tarde, saí com meu Golf TSI 1.4 DSG da concessionária... Tive um Golf Sportline da geração anterior e dei o mesmo de entrada nessa nova máquina, e que máquina!!! Estou pasmo até agora com a tecnologia (Golf 1.4 DSG + Teto + Pacote Comfort Line e todos os itens de sério que são incríveis)... Bom, agora a noite saí pra dar uma voltinha básica (aquela que vc tenta testar a potência do 1.4 DSG + Turbo), e confesso que fiquei surpreso com o desempenho , ou melhor, o "coice que todos esses cavalos dão ao mesmo tempo"! rsrsrs. Já tive um Golf GTI de 2 gerações atrás, que andava igual um puro sangue inglês, deixando New CIVIC TOP muito atrás - sem contar com os outros carros turbinados (não de fábrica) - correndo lágrimas nos olhos! Mas esse 1.4 Turbo, está me surpreendendo muito... Posso dizer com quase toda a certeza que ele é igual ou superior ao GTI de 2 gerações atrás, com 180HP. No modo de marcha manual, saiu acelerando forte, vc vai cheirar borracha queimada, até estacionar o carro na sua garagem. Isso mesmo... Não sou vendedor, publicitário, nada... Apenas um consumidor satisfeito! Então, estou com o "sorriso na orelha" por tudo o que eu disse: conforto, tecnologia, e com certeza todos os outros cavalinhos além do anunciado pelo fabricante (Bateu 177,6HP, segundo testes da revista FULLPOWER). Acredito que o novo Focus Titanium não tenha pique pra tudo isso. Tem outra revista, que fala de tudo isso... http://carplace.virgula.uol.com.br/tira-teima-golf-1-4-tsi-ou-focus-2-0-titanium/). Valeu. Me sinto TOTALMENTE SATISFEITO COM O PODEROSO GOLF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  20. KKKKKKKKK A questão aqui é a respeito do melhor carro do mundo na categoria e tem neguinho falando em omega 2002é um baita carro kkkkk neguinho não tem dinheiro pra comprar um carro atual que parece uma nave alieníena de tão superior teconolicamente falando em relação a esta banheira da Gm que foi boa na época que o Brasil só fabricava carroças ... meu pai também teve um Landau que na época era o CARRO façam-me o favor... daqui a pouco vai ter nenguinho comentando do Ford BIgode... cada um na sua né? KKKKKK... ... daqui a pouco vai ter neguinho falando de Monza e Opala SS aqui KKKKKKKK.

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