A versão esportiva do Golf nacional acaba de chegar às concessionárias. O icônico hot hatch alemão - idolatrado por uma legião de fãs no mundo inteiro que vêem o automóvel como algo mais que um meio de transporte - o GTI - o carro mais copiado da história automotiva, mas jamais igualado - agora em versão brasileira.
Quando a Volkswagen divulgou as especificações da linha de hatchs nacionalizados, a curiosidade e a excitação recaíram sobre as características do modelo mais exclusivo, caro e "quente" da linha, o GTI. As informações iniciais deixavam claro que o GTI nacional tinha credenciais (motor, câmbio e suspensão) para poder ser considerado o mais rápido e veloz carro que o Brasil fez em produção de série.
Agora, depois de convivermos com este belíssimo GTI Preto Ninja por fora e revestido de couro negro por dentro durante quilômetros de uma uma utilização bem esportiva, podemos dizer que ele é o carro de passeio de produção em série que exibe as melhores características dinâmicas da história da industria automotiva nacional.
O GTI avaliado veio com quase tudo que tem direito, incluindo o piloto automático adaptativo, o teto-solar panorâmico e os faróis de bi-xenôn com LED de circulação diurna, novas rodas Austin de 18 polegadas calçando pneus 225/40 R18, juntamente com a frente exclusiva, faróis de neblina de LED com desenho recortado em três níveis, a máquina chama a atenção adoidado.
E não só dos jovens - e outros não tão jovens assim - entusiastas de automóveis esportivos, que pareciam entrar em transe na hipnótico com o GTI. Moças, balzaquianas e gatas coroas mais maduras encaravam o GTI negro como um magneto de alta potência.
Tem quem não goste
Mas encontra-se também um tipo de pessoa que não gosta dele: jovens tecnocratas que, em seus BMW 320i, parecem tomar a presença deste "falcão negro" como uma provocação, uma afronta à sua preferência, um questionamento público à sua masculinidade. Cruzar com um BMW desses é um incitamento quase que automático a acelerar, desafiar curvas e retomadas.
Nem tente
Antes de mais nada, e para que fique claro: nem tente sair atrás do Golf GTI com qualquer outro carro de produção nacional - BMW 328i incluso - (a não ser que esteja muito modificado). O Golf vai de 0 a 100 Km/h em 6,7 segundos e chega a mais de 240 Km/h. São marcas que o colocam como o carro brasileiro mais rápido já colocado à venda no País.
No circuito de Interlagos o Golf GTI confirma suas habilidades atléticas: registrou 2 min 4 segundos e 101 centésimos, quase 1 segundo mais rápido que o BMW 328 GT, tempos aferidos para carros de passeio sem preparação.
Na estrada, o GTI percorre em média 12,1 km para cada litro de gasolina consumido, enquanto em cidade o indicador cai para 10,2 km/l, números - do INMETRO - muito interessantes para um carro desse nível de desempenho.
Todos esses números, porém, apesar de importantes, não traduzem o comportamento do GTI no uso no dia a dia, em vias urbanas e em rodovias. Uma avaliação de impressões tácteis, acústicas, olfativas e emocionais, apesar de muito mais subjetiva do que tempos de acelerações e de pistas, dá a verdadeira dimensão do que este carro representa.
As diferenças sensíveis em termos de posição de dirigir deste Golf GTI estão nos bancos esportivos e no volante com base achatada e de menor diâmetro, com ótima empunhadura e sensação táctil do couro de revestimento em couro do aro com costuras vermelhas. A assistência elétrica, embora extremamente leve em manobras urbanas, mantém a direção muito direta e rápida, sobretudo em condução esportiva. E o sistema de desmultiplicação variável a torna ainda mais esportiva.
O powertrain do Golf GTI nacional é idêntico ao dos modelos importados. O motor quatro cilindros 2.0 TSI oferta 220 cavalos @ 4.500 RPM e seu torque máximo é de 35,7 Kgfm @ 1.500 RPM. O motor é mais bravo que o do Jetta TSI, mas é extremamente dócil, suave e progressivo em operação civilizada.
Mas basta apertar um pouco mais o acelerador para o GTI se transformar, com acelerações que colam as costas dos passageiros nos bancos, e que vêem acompanhadas de pipocos no escapamento a cada troca de marcha. O som do motor quando exigido é uma sinfonia para quem aprecia carros esportivos.
A estabilidade deste Golf GTI é nitidamente superior à dos demais Golf, seja pela suspensão mais firme, mas também, neste caso, pelo conjunto de rodas e pneus mais largos, que confere a este hatch absoluta segurança em qualquer tipo de aceleração, frenagem e contornos de curvas de baixa ou de alta, em piso seco ou molhado.
O Golf GTI é um carro de tração dianteira, mas conta com bloqueio eletrônico do diferencial EDS/XDS, um recurso que funciona associado ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) e que colabora para reduzir sensivelmente o subesterço (saída de frente), melhorando a tração. Em adição a isso, o bloqueio do diferencial atua sobre qualquer condição de piso, resultando em dirigibilidade mais precisa.
Entretanto, caso o motorista abuse demais em curvas, ele vai encontrar os limites, e a dianteira vai começar a sair, mas de forma muito previsível e comportada, bastando aliviar um pouco o pé do acelerador para que o GTI retorne aos trilhos. É importante deixar bem claro, porém, que esse tipo de coisa só acontece em velocidades muito altas, e quando a maioria dos outros carros já foi deixada confortavelmente para trás.
Conclusão
O Golf GTI é um carro muito prazeroso de ser dirigido - especialmente sobre asfalto liso. Seu nível de ruído interno, baixo, a elevadíssima rigidez torcional, a absoluta ausência de vibrações, a extrema docilidade de comandos, o conforto e espaço interno mais que adequado para quatro adultos, o ar-condicionado potente, a magnífica conformação esportiva dos bancos dianteiros, os múltiplos porta-objetos, mostram o porquê este Golf GTI é considerado o melhor hatch médio esportivo do mundo.
Entretanto, um carro que anda como o Golf GTI não é para qualquer um. Ele exige razão acima da emoção, cabeça acima do coração. Para quem tem, é difícil encontrar algo melhor em que gastar R$ 120 mil reais.
Agradecimentos à concessionária Volkswagen V12 Motors, de Brasília (DF), telefone (61) 4063-7429 (clique aqui para acessar seu site e aqui para a página do Facebook). Fotos: www.car.blog.br / V12 Motors.
Volkswagen Golf GTI: o primeiro nacional que vai a 240 km/h
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Simplesmente meu sonho de consumo !!
ResponderExcluirEsse não é "inspirado em sua vida", é "Das Auto"!
ResponderExcluirBoa!
ExcluirEu tenho asas e não preciso encontrar o sapo pai.
ResponderExcluirMuito bala. Só o freio de mão que matou.
ResponderExcluirMuito bala. Só o freio de mão que matou.
ResponderExcluirCara como é uma desgraça ser brasileiro aahahahahaha - se estivessemos em um país descente, qualquer um poderia ter uma maquina dessas.
ResponderExcluirSe DEUS quiser um dia eu ainda terei um
O Gofl mais top ja lançado sem duvidas - design matador e essas rodas estão um tesão
FODA!
TENHO MESMO CONCEITO SEU BROTHER
ExcluirOLHA AI!
https://www.youtube.com/watch?v=ob_g3dwTdpI
Esqueceram do A3 Sedan 2.0 TFSI nacional que utiliza o mesmo power train e ainda é mais leve com velocidade máxima limitada a 250 kmh
ResponderExcluirExato, assim como o jetta TSI 211cv que é limitado eletronicamente a 241km/h e também é nacional, carblog né!
ExcluirJetta 211 CV vem do México.
ExcluirQuase perfeito! Só faltou ser duas portas e manual.
ResponderExcluirEsse Golf GTI é simplesmente animal, porém se eu tivesse cerca de R$ 150.000,00 disponíveis para adquirir um automóvel hj, com certeza iria de Audi A3 Sedan 2.0 TFSI, por ter um "melhor acabamento", possuir mais espaço interno e de porta malas, bem como por ser um Audi! E vcs, se fossem escolher um veículo para o dia a dia, viajar e se divertir, qual desses dois excelentes veículos vcs prefeririam?
ResponderExcluirTODO OS DOIS
ExcluirO que tivesse o seguro menor.
ExcluirAcho Audi lindo, exceto pela tela (tipo tablet) no painel...
ExcluirExcelente veículo, mas pena que tomou pau em interlagos pro Megane Rs... Colocou 4 segundos na frente do GTI.... Usa eixo de torção e é manual de 6 marchas, mas com certeza o Golf GTI seria uma ótima escolha pra quem tem muito $$$ sobrando.
ResponderExcluirA Renault não vende o Megane RS no Brasil, então para colocar 4s na frente do GTI, vc precisa de muito mais $$$$, já aproveita e importa um R ou Club.
ExcluirIncrivel o carro, sua estabilidade e superior aos golfs comfortline e highline devido ao acerto, pneus e claro ela... A suspensao independente trazeira
ResponderExcluirO Golf é um belo carro, principalmente essa versão GTI, mas esse texto esta com uma forçação de barra tão grande que chega a ser hilario o desespero do autor em querer colocar o carro acima de qualquer outra coisa, por exemplo com essa frase "O icônico hot hatch alemão - idolatrado por uma legião de fãs no mundo inteiro que vêem o automóvel como algo mais que um meio de transporte - o GTI - o carro mais copiado da história automotiva, mas jamais igualado....", acho que o blog apelou muito nesse texto e deveria rever isso pra ter alguma credibilidade perante outros fãs de auto, sem ser os fan Boys da Volks....
ResponderExcluirCada um tem seu gosto é deve ser respeitado ,mas convenhamos,não existe hatch nacional para competir com o Golf GTI.Quem tem ou dirigiu um sabe que não há concorrentes...sei que há uma idolatria exagerada pelo carro aqui,mas achar defeito onde nesse carro?
Excluirshow mas o freio de mao ...sei lá reduçaosinha de custo ?
ResponderExcluirEu acho mais interessante o a3 2.0 ambition
ResponderExcluirEste Golf GTi ainda é meu sonho de consumo.....
ResponderExcluirPara ficar mesmo perfeito, poderia ter um câmbio manual e uns Bancos Recaro alemães.... aí sim....
Esse aí é o The Very Best.
ResponderExcluirO primeiro nacional a atingir 240 km/h é o Jetta... Ou o Jetta Highline não é fabricado aqui?
ResponderExcluirNão.
ExcluirOlha esse teste do Top Gear:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=qqdCOsJRewc
Drag race entre Golf R (300 cv), Focus Rs (345cv) e A45 AMG (381 cv).
Resultado:
1 - A45 AMG
2- Golf R
3- Focus Rs
Note-se que o Golf foi o último a largar (e o focus o primeiro), o que mostra a saúde do Golf R.
"Na estrada, o GTI percorre em média 12,1 km para cada litro de gasolina consumido, enquanto em cidade o indicador cai para 10,2 km/l, números - do INMETRO - muito interessantes para um carro desse nível de desempenho."
ResponderExcluirEsses números são idênticos aos do Picanto 1.0 12v, incrível como esse motor foi bem calibrado, sabemos que os números do Inmetro são pessimistas, certamente faz médias bem melhores.
Vou de STI, fácil, LOL.
ResponderExcluirkkkkkk esse blog é muito tendencioso a favor dos carros da vw, na moral... dizer q anda mais uma 328i é forçar muito a barra (carro faz com lauch control 0-100 em 5,6s). Gosto muito da VW (possuo carros da marca) e acompanho o blog sempre, mas chega a ser ridículo esses textos, não é o primeiro e nem será o último.. só espero que essa "forçação" diminua um pouco.
ResponderExcluirTenho um golf tsi, o carro é muito bom e tal.. o gti ctz deve ser bem superior em termos de desempenho, mas como disse.. não é pra tanto.
Amigo está equivocado, não se mede um carro que ande mais ou menos que outro pela aceleração de 0 a 100 km/h do carro, o BMW 328i só faz em menor tempo que o Golf pelo simples fato do Golf ser tração dianteira e o BMW ser tração traseira, eu como proprietário dos dois modelos em questão posso te afirmar e garantir que o BMW só pula na frente depois o golf engole ele em todos os sentidos, se sair ja rodando a 50 km/h o BMW não ve a cor do GTi, resumindo são dois ótimos carros, nem competem entre si, mas nessa o GTi leva.
ExcluirCaramba você tem uma BMW 328i e um GTI?!!Pô você deve ganhar muito bem pra conseguir manter os dois carros......
ExcluirAmigo a 328 pertence aos meus pais e o GTi é meu.
ExcluirCadê a opção de câmbio manual?
ResponderExcluirCarlos, eu não sei nem como te responder, porque contra números não há argumentos. Seu fanatismo pela Audi/vw chega a ser comparável com os fanáticos esquerdistas do nosso país. Você não consegue enxergar a própria matéria do blog. Além disso, em outra oportunidade o blog também falou sobre a 328 active flex: www.car.blog.br/2014/11/bmw-328-2015-agora-em-versao-unica.html
ResponderExcluirDe mais a mais, vale lembrar que a referida volta mais rápida do GTI em Interlagos dói comparada com a 328 GT, e não com a 328 Sport. E mais, a volta foi realizada pela revista fullpower, tão criticada por você.
A 428gt gran coupe, com o mesmo motor da 328 foi nada menos que 1,9 segundos mais rápida que o GTI, nas mãos da mesma revista, no mesmo circuito, cravando 2min02seg225, enquanto o GTI cravou 2min04min101. Ou seja, quem está de chororo é você com seu ciúmes e sua cegueira.
O GTI, é um fenômeno de engenharia, um carrão, mas contra os números, não dá pra comparar nem com carros de menor desempenho, mas com status superior. Questões subjetivas na escolha do carro, que não vai ser utilizado para bater pega na rua.
Concordo que é tendencioso o blog, mas vale lembrar que esse comparativo da Full Power o golf fez numeros de pista úmida, não pra levar em consideração com números de pista seca do BMW 428.
Excluirmeu comentario sobre esse carro ,deixo com o carlos.... esse carro é o meu sonho!!!! mas queria o branco, acho que suas curvas, seu desing , ficam mais evidentes na cor branca.., na cor preta , elas desaparecem
ResponderExcluirForçação de barra pouca é bobagem. Qual o critério para dizer que é o primeiro nacional a chegar aos 240 km/h?
ResponderExcluirA BMW 328 já era produzida por aqui desde meados de 2015. E tenho minhas dúvidas se o GTI leva mesmo contra a 328. Até acredito que possa levar dada a vantagem dinâmica do hatch, mas mesmo aí será por muito pouco.
É um belíssimo carro, com muita potência e tecnologia envolvida, e as vezes da muita vontade se ter um. Mas o que me preocupa é por ser um carro muito baixo, esbarrar muito o fundo e principalmente ficar raspando a frente. Já tive carros baixos e é horrível. Então tenho uma suv uma tiguan tiguan não é uma suv tiguan é a suv. Enfim meu medo é este..
ResponderExcluirO teste do GTI pela Full Power em Interlagos foi feito com pista molhada, em dia de chuva, isso foi falado no vídeo. Não fosse isso o tempo seria menor do o que foi anotado.
ResponderExcluirJa tive 2 Jetta tsi , um ano 2013 e outro 2016, exelente carro . Golf , ja tive um sapao , gt ano 2014 , e ágora comprei um golf gti 2017 , carro sem igual, espetacular... dificil superar , dentro do preço dele.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.