A Ford tem elevadas expectativas com relação ao desempenho do novo Focus Sedan 2.0 PowerShift no segmento de sedãs médios - um dos mais importantes do mercado brasileiro e dominado há anos pela dupla nipônica Civic e Corolla, que se revezam na liderança. Mas trata-se de um mercado de preços elevados e, portanto, lucrativo, e a concorrência vem se acirrando, sendo que o novo modelo da Ford parece ser, até o momento, o melhor desafiante dos líderes.
Isso acontece pois o Novo Focus 2.0 PowerShift reúne um conjunto de características que o credenciam a entrar na briga pelo topo do pódio de vendas: é um carro das quatro grandes (Ford/GM/Fiat/VW); dispõe de motor potente e flex; consumo compatível; desenho atual e moderno e fabricação no Mercosul. É claro que existem carros com um compromisso performance/consumo até melhor que o Focus, como é o caso do Jetta TSI e do Citroen C4 Lounge THP.
Ocorre que o Jetta TSI não é flex e sofre com problemas de disponibilidade pois é importado do México, e, além disso, seu preço de mercado sempre acima de R$ 90.000 reais o tira da briga na faixa de R$ 75.000 reais - que é onde a disputa acontece.
No caso da versão 2.0 do Jetta, ela conta com motor antiquado (2.0 8V). No caso do Citroen C4 Lounge, ele também não é flex no modelo topo (THP) e sofre com o preconceito do consumidor brasileiro associado aos carros franceses - o mesmo fenômeno acontece com o Fluence.
No caso da versão 2.0 do Jetta, ela conta com motor antiquado (2.0 8V). No caso do Citroen C4 Lounge, ele também não é flex no modelo topo (THP) e sofre com o preconceito do consumidor brasileiro associado aos carros franceses - o mesmo fenômeno acontece com o Fluence.
Dessa forma, o Novo Focus tem como principais alvos o Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze - este último o que parece mais vulnerável ao novo carro da Ford, como fica evidenciado pelos números abaixo (dados dos testes da Revista Quatro Rodas).
Preço
A Ford colocou "representantes" do Focus Sedã em todas as faixas de preços do mercado, com variações que vão dos R$ 69.990 - para concorrer com Civic LXS 1.8 e Corolla GLi 1.8, passando pelos modelos na faixa de R$ 75.000 reais (SE e SE Plus) que enfrentarão os Civic LXR e Corolla GLi/XEi e chega até quase os R$ 90.000 reais, onde oferece um modelo bastante completo pelo preço que a VW pede pelo Jetta TSI básico.
Preço
A Ford colocou "representantes" do Focus Sedã em todas as faixas de preços do mercado, com variações que vão dos R$ 69.990 - para concorrer com Civic LXS 1.8 e Corolla GLi 1.8, passando pelos modelos na faixa de R$ 75.000 reais (SE e SE Plus) que enfrentarão os Civic LXR e Corolla GLi/XEi e chega até quase os R$ 90.000 reais, onde oferece um modelo bastante completo pelo preço que a VW pede pelo Jetta TSI básico.
Consumo de combustível
É importante ressaltar que os números de Jetta TSI e Citroen C4 Lounge são relativos à gasolina, enquanto os demais carros são do consumo de álcool. E, como se pode observar, nesse quesito - importante - o Novo Focus só fica atrás do Honda Civic 2.0 AT, sendo superior a todos os demais concorrentes do mercado e especialmente o Cruze 1.9 AT, que se mostra, em média 26% mais gastador que o Novo Focus.
Desempenho
Os números de performance do Novo Focus 2.0 PowerShift só ficam aquém dos demonstrados pelos dois modelos turbo do comparativo (Jetta TSI e Citroen C4 THP), superando todos os demais modelos aspirados.
No caso da aceleração de 0 a 100 Km/h, o Focus 2.0 PowerShift é 12% mais rápido que o Corolla 2.0, 16% mais rápido que o Civic 2.0 e 19% mais rápido que o Cruze 1.8 AT. Lembrando que o Focus 2.0 é mais econômico que todos eles, evidenciando que o motor da Ford está um passo à frente em termos de eficiência em relação aos aspirados disponíveis no mercado nacional.
A mesma superioridade do Focus fica demonstrada também na aceleração de 0 a 1000 metros, onde novamente ele ficou atrás apenas dos dois modelos turbinados do comparativo.
Na retomadas de velocidade também o Focus mostrou-se superior a Civic, Corolla, Cruze e todos os demais competidores com motores aspirados, ficando atrás apenas dos dois carros turbo (C4 e Jetta TSI).
Frenagem de 120 Km/h a 0
No teste de frenagem vindo a 120 Km/h à imobilidade, o modelo que superou todos foi o Renault Fluence 2.0 CVT, seguido das duas versões do Jetta (2.0 AT e TSI).
O Focus ficou logo atrás do Corolla e à frente de Civic e e Cruze, porém com diferenças pequenas. Nesse teste pode-se dizer que Fluence, Jetta e Corolla são os vencedores, enquanto os demais ficam todos empatados na segunda posição.
Ruido interno
Esse é um ponto onde o novo sedã da Ford não se sai bem, posicionando-se em penúltimo lugar, à frente apenas do Toyota Corolla 2.0 AT.
O sedã mais silencioso de todos é o Renault Fluence.
Focus x Civic
O Civic é o atual líder de mercado e o carro que definiu a precificação do Focus. Para o Civic LXS AT a Ford tem o Focus S 2.0 AT, que tem motor mais potente e mais econômico.
O interior do Civic ostenta um bom padrão de acabamento e parece mais sofisticado que o interior do Focus nas versões S e SE - que adotam um tema monocromático. Entretanto, o Focus conta com a cobertura do painel em material emborrachado, enquanto o Civic usa plástico duro.
Focus x Civic
O Civic é o atual líder de mercado e o carro que definiu a precificação do Focus. Para o Civic LXS AT a Ford tem o Focus S 2.0 AT, que tem motor mais potente e mais econômico.
O interior do Civic ostenta um bom padrão de acabamento e parece mais sofisticado que o interior do Focus nas versões S e SE - que adotam um tema monocromático. Entretanto, o Focus conta com a cobertura do painel em material emborrachado, enquanto o Civic usa plástico duro.
O Civic, por ser o mais vendido, também tem maior liquidez na revenda e um baixo índice de desvalorização.
Focus x Corolla
A maior restrição que se pode fazer em relação ao Corolla é o fato de que o modelo atual tem vida curta. Ele será substituído pela nova geração que chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2014.
Da mesma forma que o Civic, a Ford posicionou versões do Focus 2.0 para enfrentar toda a gama do Corolla 2.0 AT. O interior do Corolla em tons claros tem uma aparência de maior sofisticação que o preto do Focus.
Em relação à mecânica, o motor do Focus é mais potente que o do Corolla, e mesmo assim consome menos: obra da transmissão automática PowerShift - bem superior à automática de quatro marchas do Corolla.
Focus x Cruze
O Cruze praticamente não tem vantagem nenhuma em relação ao novo Focus, e é por isso que é o carro que deve mais sofrer com o modelo da Ford.
O Cruze sofre com um motor subdimensionado para seu peso excessivo de 1.5 toneladas. Falta torque em todas as faixas de rotação ao 1.8 16 V da GM, resultando em um caro lerdo e beberrão.
De qualquer forma, o acabamento interno, mesmo na versão LT, adota materiais de melhor qualidade que os aplicados pela Ford nas versões básicas do Focus.
Focus x Jetta
O Jetta 2.0 AT não tem mecânica em condições de enfrentar o Focus, já que o motor 2.0 é bastante inferior em rendimento e eficiência em relação ao 2.0 Duratec Flex do Focus.
Entretanto, o Jetta TSI, com seu motor 2.0 Turbo gasolina, mostra-se com desempenho bastante superior ao Focus 2.0, e ainda assim consumindo menos. O acabamento do Jetta também é superior, tanto na parte externa quanto nos materiais.
Entretanto, em termos de custo x benefício o Focus mostra-se superior, visto que no valor pedido pela versão pelada do Jetta TSI leva-se o modelo mais completo do Focus, que é o Titanium Plus.
Focus x Fluence
O Fluence já sofreu uma reestilização na Europa e esse processo deve chegar ao Brasil cedo ou tarde. Em relação ao Focus, o Fluence tem como argumento o preço menor, e sua boa lista de equipamentos.
Em termos de acabamento há um empate, visto que a versão de entrada do Fluence, a Dynamique, tem um interior com nível similar de requinte às versões básicas do Focus (S e SE), enquanto o interior da versão Titanium do Focus está no mesmo nível da topo do Fluence (Priviège).
No que respeita à mecânica, os números mostram que o Focus anda mais e gasta menos que o Fluence, evidenciando um conjunto mecânico mais eficiente do norte-americano em relação ao nipo-gaulês.
Focus x Citroen C4 Lounge
Focus x Corolla
A maior restrição que se pode fazer em relação ao Corolla é o fato de que o modelo atual tem vida curta. Ele será substituído pela nova geração que chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2014.
Da mesma forma que o Civic, a Ford posicionou versões do Focus 2.0 para enfrentar toda a gama do Corolla 2.0 AT. O interior do Corolla em tons claros tem uma aparência de maior sofisticação que o preto do Focus.
Em relação à mecânica, o motor do Focus é mais potente que o do Corolla, e mesmo assim consome menos: obra da transmissão automática PowerShift - bem superior à automática de quatro marchas do Corolla.
Focus x Cruze
O Cruze praticamente não tem vantagem nenhuma em relação ao novo Focus, e é por isso que é o carro que deve mais sofrer com o modelo da Ford.
O Cruze sofre com um motor subdimensionado para seu peso excessivo de 1.5 toneladas. Falta torque em todas as faixas de rotação ao 1.8 16 V da GM, resultando em um caro lerdo e beberrão.
De qualquer forma, o acabamento interno, mesmo na versão LT, adota materiais de melhor qualidade que os aplicados pela Ford nas versões básicas do Focus.
Focus x Jetta
O Jetta 2.0 AT não tem mecânica em condições de enfrentar o Focus, já que o motor 2.0 é bastante inferior em rendimento e eficiência em relação ao 2.0 Duratec Flex do Focus.
Entretanto, o Jetta TSI, com seu motor 2.0 Turbo gasolina, mostra-se com desempenho bastante superior ao Focus 2.0, e ainda assim consumindo menos. O acabamento do Jetta também é superior, tanto na parte externa quanto nos materiais.
Entretanto, em termos de custo x benefício o Focus mostra-se superior, visto que no valor pedido pela versão pelada do Jetta TSI leva-se o modelo mais completo do Focus, que é o Titanium Plus.
Focus x Fluence
O Fluence já sofreu uma reestilização na Europa e esse processo deve chegar ao Brasil cedo ou tarde. Em relação ao Focus, o Fluence tem como argumento o preço menor, e sua boa lista de equipamentos.
Em termos de acabamento há um empate, visto que a versão de entrada do Fluence, a Dynamique, tem um interior com nível similar de requinte às versões básicas do Focus (S e SE), enquanto o interior da versão Titanium do Focus está no mesmo nível da topo do Fluence (Priviège).
No que respeita à mecânica, os números mostram que o Focus anda mais e gasta menos que o Fluence, evidenciando um conjunto mecânico mais eficiente do norte-americano em relação ao nipo-gaulês.
Focus x Citroen C4 Lounge
O Citroen C4 Lounge também se posiciona com preços competitivos para vencer a desconfiança dos consumidores em relação às marcas francesas. A versão Turbo tem um desempenho melhor que o 2.0 do Focus, mas, em termos de consumo, é equivalente.
Conclusão
Conclusão
O Novo Ford Focus Sedã demostra dispor de argumentos para reivindicar um papel de protagonista no segmento de sedãs médios, já que a Ford parece ter definido todas as características necessárias a ter sucesso no setor: motor potente, relativamente econômico, flex, desenho atual e bons recursos tecnológicos. E, o mais importante, uma política de preços competitiva.
curiosidade, o cruze fica cabeça a cabeça em quase tudo comparando com o jetta e seu velho 2.0 8 válvulas ainda freia bem melhor e é mais silencioso.
ResponderExcluirPor outro lado o Focus e o Corolla são bem mais barulhentos!
ExcluirO Jetta é mais econômico, mais silencioso e freia melhor que o Cruze 1.8 AT. E anda praticamente a mesma coisa! Que coisa, heim?! Esse motorAP 2.0 da VW mesmo velhinho ainda dá um caldo nesse 1.8 16V da GM...
ResponderExcluirA GM talvez precise pedir uma consultoria para a BMW, assim como fez a Citroen, para fazer motor.
Não precisa, cara. Há muito tempo a Citroen faz o motor de 151 cv do C4 que, mesmo com 5 marchas, deixa o jetta (de 6) pra trás, e mesmo apesar de ser quase 100 kg mais pesado que o alemão tupiniquim. ;o)
ExcluirE vc acha mesmo que a bmw faria parceria com alguma marca porcaria? :o)
Fluence beberão...tem tanto defensor desse carro na net que não pensei que fosse tão ruim...tá explicado pq não vende..
ResponderExcluirAcho a versão mais atraente a SE, apesar de 74 k ser muito ainda. Só que esta versão é bem recheada de opcionais e o acabamento é muito melhor....
ResponderExcluirEu ia escrever isso agora mesmo..a SE 2.0 é a de melhor CXB e a que vai vender mais. Ela é bem superior ao civic lxr e ao corolla xei e está no preço dos dois. acho que será a grande coqueluche do mercado de sedas medios agora, o focus se 2.0
ExcluirDá pra ver que o melhor carro nesta comparação está sendo o Citroen C4 Lounge THP. Consumo, aceleração, retomada, ruído interno e preço faz do Citroen um carro Top. Me decepcionou este Focus Sedan.
ResponderExcluirCom certeza, analisando apenas os números o C4 Lounge no geral é o melhor, assim como o Fluence surpreendeu pelo 1° lugar em frenagem e ruído. Mas o Citroën não vai ter boa acolhida no mercado, a começar pelo atendimento das concessionárias. E a meu ver nem o Focus Sedan, pois esse segmento é dominado pelos Civic e Corolla, com o Cruze correndo por fora, os outros são figurantes, e, o carro que podia fazer alguma diferença (Ford) veio caro demais.
ExcluirSério que você acha o consumo de 9.3 na gasolina bom? O Jetta TSi é 2.0 e faz 9.4...
Excluir9.3 na cidade a gasolina é MUITO BOM. A maioria dos carros 1.0 faz 10 ou próximo disso.
ExcluirC4 Lounge thp, Descupe senhores , mas é outro futuro mico! Pallas já estáva queimado, agora tem outro nome.
ExcluirSe vai ser um mico, não sei, pois, como dizem na reportagem, há preconceito com os franceses, mas esse Lounge é um carro muito bonito por dentro e por fora.
ExcluirEu considerara comprar um.
Se o Focus fosse fabricado no Brasil seria o mais vendido.
ResponderExcluirArgentina e Brasil é a mesma coisa.
ExcluirO Focus 2 hatch sempre foi feito na argentina e sempre foi líder.
quer dependender de nogetinos ??
ExcluirO Focus 2 Hatch vende bem porque é barato e não tem competidores (tanto que quando o i30 era competitivo o Focus vendia menos, e com o Cruze competitivo ocorre o mesmo). Já o Sedan... vai virar mais uma jaca da Ford. Pode escrever.
ExcluirO cara deixar de comprar um Civic ou um Corolla da nova geração por um FORD Focus, ou, nas versões superiores, abrir-mão de um Jetta com padrão EUA?! tem que estar muito louco.
Olha, entre o Focus e o Civic dá pra pensar. Entre o Focus e o Corolla, Focus fácil antes do novo Corolla se apresentar. Entre Focus e Jetta, Focus, já que o Jetta é muito feinho, por dentro e por fora.
ExcluirAgora o que é Jetta com padrão EUA, não sei, pois quando o Fusion destruiu o Passat com 1200 vendidos contra 90, o pessoal da VW falou que o Fusion era um lixo padrão EUA.... Sei lá o que eles pensam...
Tenho hoje um C4Lounge THP,Já saí de Jetta TSI 2011,Cívic lxl 2013 e, digo uma coisa :oC4Lounge no geral é melhor que esses carros todos,além de mais bonito(gosto pessoal).
ResponderExcluirFaçam o test drive e,tirem suas conclusões.
Melhor que o Jetta TSI não é mesmo. Pode até ser mais barato, etc, mas melhor não.
Excluiropinião do dono cara,se ele acha melhor o C4 do que um Jetta,é opinião dele,assim como se ele preferir um Fusca em relação a uma Ferrari,é opinião dele
ExcluirEu sou mais o Jetta , é muito mais carro, mesmo o 2.0 At de 120 cv que muitos dizem que é fraco e na verdade é um motorzão confiável ,anda muito e tem um acabamento indiscutivelmente superior. Acho que antes de falar mal é bom conhecer, caso contrário fica parecendo inveja.
Excluirhahaha, queria ver se o jetta tivesse 5 marchas em vez de 6, se ele andaria "tanto" assim...
ExcluirVW é esperta: "vamos usar o mesmo motor de 30 anos atrás com uns remendos flex, e vamos disfarçar o mau desempenho desta porcaria usando-o em carros mais leves e com cambio de 6 marchas". Taí o Golf que não me deixa mentir. Com tudo isso, os apzeiros deveriam pensar "porra, com tudo isso, meu carro deveria andar mais!"
Bela matéria, uma das melhores que já li por aqui.
ResponderExcluirO único equivoco - e muito evidente - que notei foi em relação ao ruído interno do Corolla 2.0. Em todos os testes confiáveis feitos por grandes revistas (QR e C&D) o Corolla recebeu méritos por seu baixo ruído interno, com dados de ruído bem menores do que os colocados nessa matéria aqui (64,9 e 65,9 na QR e na C&D, respectivamente, para o Corolla 2.0).
E tem mais, em baixas velocidades, o mais comum no trânsito diário, até 80km/h não tem nenhum carro que ganha do Corolla.
No mais, obrigado pela matéria, mas se comparativo ganhasse vendas o Fluence era o mais vendido há décadas e o Focus 2 sedan seria líder de segmento. Para as pessoas que usam o carro na cidade, maioria, o bom mesmo é um ótimo atendimento na CSS e pouca perda de dinheiro na hora de trocar de carro. Por isso que o Focus nunca foi e nunca será (como diria o Cap. Nascimento) um best seller no Brasil - a Ford BR não tem vergonha na cara de tão ruim que é o pós-venda por aqui.
vi um video de teste do corolla 2015 do autoentusiastas e achei -o muito barulhento , dava para percebr pelo video
ExcluirCadê o 408 THP? Ele custa R$ 73.990,00 e possui a mesma base do C4 Lounge (com alguns equipamentos a menos), mas compensa com um preço bem atraente.
ResponderExcluirO TSI só tem a mais, o motor mais forte e,um câmbio muito bom dsg,que na prática diária, não faz a menor diferênça em relação ao motor THP do C4lounge,que tem ainda um ótimo câmbio sequêncial de 6 marchas da AISIN maior fabricante japonesa de CM,com um GRANDE detalhe :não tem a desgraça do LAG do Jetta,que mata toda o prazer na arrancada com o carro (quem tem o Jetta sabe do que eu estou falando e,não tem a possibilidade de desligar o asr)
ResponderExcluirEm tudo mais, o C4 Lounge é melhor que o Jetta;(falo com propriedade pois já tive o carro )mesmo este tendo a suspensão traseira multlink,a do C4lounge THP é bem mais confortável no dia adia e, tão segura e eficiente quanto,além de todos os recursos da eletrônica de segurança embarcada.
Muito bom o post. Algumas correções: o Corolla 2.0 tem 6 marchas e o Fluence, assim como o Cruze, tem origem coreana (Samsung SM3 e Daewoo Lacetti Premiere).
ResponderExcluirO Corolla 2.0 AT tem 4 marchas. O que tem 6 é o manual, que não foi comparado.
ExcluirAdoro o Focus e vou comprar um Titânium em janeiro....
ResponderExcluirMas no Brasil o que faz vender mesmo é o visual do carro e as propagandas das montadoras.
Parabéns pela matéria Sr. Blogger ! Imparcial e praticamente completa !
ResponderExcluirFaltou fazer a compração com o novo Sentra.. Acredito que as informações seriam mais completas e dariam mais informações ao leitor.
ResponderExcluirOs preços elevados não se devem apenas aos impostos abusivos mas também a margem de lucro exorbitante não é mesmo senhores empresários.
ResponderExcluirPagar mais de R$80.000 em Focus, Golf e demais carros comuns lá fora é a estupidez que os gringos adoram: "Vamos tirar dinheiro das brasileiros exibicionistas".
O povo quer comparar preço de EUA e México com o Brasil. Não dá!
ExcluirEUA tem 0% de imposto federal e o imposto estadual é 7% e mais nada.
O México tb não tem imposto federal pois o governo dele é financiado pelo petróleo.
Aqui no Brasil temos os seguintes impostos federais que incidem sobre os carros: PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IOF, IPI, CIDE.
E aí temos os estaduais de 30% que é o ICMS.
E ainda tem o imposto municipal, que é o ISS.
Agora, tem que lembrar que se 80k no Golf é coisa de "brasileiro exibicionista", então é coisa de "alemão exibicionista" também, pois o preço do Golf no brasil e na Alemanha é o mesmo. O que, por si só já é um milagre, já que aqui ainda tem uma tonelada de imposto a mais que na Alemanha.
E não existe "lucro exorbitante" em itens não supérfulos como carros.
ExcluirCarro não é bem de primeira necessidade. Qualquer pessoa pode sobreviver muito bem sem um Golf GTI, ou Focus Titanium ou um Citroen C4 Turbo.
Logo, não tem nada de errado uma empresa querer lucrar o máximo possível com esse produto.
QUem não gosta, que compre outro. Tá cheio de carro chinês aí baratinho, mas não vende nada. Pq será que o pvo quer Golf de 90k e não o Celler de 30K? Dois hatchs médios que fazem a mesma coisa.
Quem acha que tá caro, compre um celler, pronto.
Carlos, VC tem razão em partes; mas aqui entre nós... ficou explícito que VC trabalha como vendedor ou gerencia alguma agência. Estou falando isso pq já estive do lado de lá e entendo dos argumentos.
ExcluirO que não é errado, cada um defende o seu lado!!!
ExcluirA parte de baixo do parachoque dianteiro do Focus é uma cópia do Audi A4!
ResponderExcluirQue falta de criatividade hein Ford!
e cópia do parachoque traseiro do Jetta!!!!!! Acho que o que é bonito tem que ser cópiado. Obrigado Jetta por servir de referência de bom gosto e beleza.
ExcluirO Corolla continua sendo o melhor , Só motorista experiente que tem Corolla sabe do que se trata
ResponderExcluirVERDADE
ExcluirO problema é que o projeto ficou antigo e o visual não agrada mais.
ExcluirClaro que o prazer de dirigir é muito importante, mas a aparência externa está comprometendo o excelente Corolla.
ohhhh
ExcluirÓtimo comparativo! Decepcionante o Focus III sedan! Alinhar os preços com Civic e Corolla e ainda querer roubar o mercado das duas é muita pretensão! O Motorzão 2.0 não é páreo para o 1.6 THP, 13hp menos potente! E daí que não é flex? Prefiro um eficiente motor "full" gasolina (1.4 TSI, 1.6 THP, etc.) que um flex tabajara (qualquer flex é tabajara para mim) que anda pouco e bebe muito! E o espaço interno? Encolheu em relação ao Focus II!! Fizeram tantas concessões ao design que mataram o espaço do carro! Quando a Honda fez isso, ela matou o porta-malas do New Civic (340l, aumentados na reestilização). Já a Ford, preferiu sacrificar os passageiros, mais um erro! Quem acertou na estratégia foi a Citroën, que oferece um produto bem superior a um preço bastante competitivo. Torço para que a estratégia dê certo e a concorrência aumente. Tenho um Focus Hatch 2.0AT e um New Fiesta Powershift; minha expectativa pelo Focus III sedan era enorme! No topo da gama, Jetta TSI é, a meu ver,a melhor compra, mas o melhor CxB, e o que pretendo adquirir, é o C4 THP. O melhor disparado! Decepção Ford!
ResponderExcluirRodrigo A,
Excluiré por aí mesmo.
Também sou proprietário de Focus (um 2003 1.8 16V e um 2012 2.0 16V, ambos hatch e manuais).
Estava na mesma dúvida sua e experimentei vários carros, inclusive o Citroen C4 THP recentemente. Dos que andei os que mais havia gostado foram Fusion Titanium e Jetta TSi. Achei o Fusion sensacional, mas muito grande sem necessidade pra mim (eu tenho um Omega também, mas fica guardado).
Gostei demais do Jetta TSi, mas achei caro pelo que oferece. O Fusion FWD custa só R$ 6.000,00 a mais, só que oferece bem mais que o Jetta.
Estava ansioso pelo Focus III, mas me decepcionei com ele antes mesmo de vê-lo. Não vieram os Ecoboost sob a desculpa de não serem fréquis. Antes viessem só na gasosa mesmo que eu compraria correndo. Mas faltou também paddle shifts no volante e diminuíram o espaço interno do carro.
Mataram o carro pra mim, embora eu ache excelentes meus dois hatchs.
Nesse meio tempo, fiz o test-drive no Golf Highline. Foi tesão ao primeiro teste. Anda menos que o Jetta, obviamente, mas é ainda mais gostoso e equilibrado que ele. Benefícios da nova plataforma. Não notei turbo lag algum no motorzinho 1.4. Pelo contrário. Parece uma mini usina de força.
Fechei negócio em um Highline Elegance.
Abri mão do porta-malas pela delícia que é dirigir esse carro.
Se não andou nele ainda, faça um test-drive antes de fechar negócio em outro carro.
Uma coisa é certa , o Honda Civic é o pior e o mais feio de todos.OOOOOOOOO carro horríiiiiiiivel!!!!!!!!!!!!!!!!!.Acabamento de carro popular, aparencia de carro velho, painel com cara de bolo de casamento (2 andares) . Honda, ou volta o modelo de 2008 ou muda tudo. Do jeito que está nao dá.!!!!!!!!
ResponderExcluirKKkkkk, viajou. O Civic 9a. geração definitivamente é um carro melhor acertado que o 8a., mais confortável, anda mais, (muito) mais tecnológico e espaçoso. Tenha em mente o perfil do cliente de sedãns médios, que com certeza preza por virtudes que não são as mesmas suas.
ExcluirO brasileirinho que aceita tudo ........, quem falou que o Civic está horrorosoooooo foi o povo americano, ´por sinal muito mais preparado neste assunto. Nao fica nervoso!!!!!!!!!!!!
ExcluirA painel de bolo é noiva é tecnológico....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O perfil de clientes de sedans médios procuram por carros bonitos e charmosos tipo FOCUS , CRUZE , JETTA , COROLLA , carros estes que tem virtudes. Para vc o civic está bom , divirta-se com seu tecnológico .....kkkkkkkkkkkkkkkk
Fui proprietário de Civic e Corolla e hoje sou proprietário do Jetta 2.0 AT tiptronic top , ando na cidade e principalmente nas estradas e não quero outro carro. Tenho conforto, espaço, ótimo desempenho, segurança , um carro bonito , robusto , enfim , itens que na minha opiniao fizeram a diferença em relaçao aos veículos que tive anteriormente.
ResponderExcluirCOMENTÁRIO INFELIZ, PRECONCEITUOSO E QUE PRECISA DE UMA RESPOSTA IMEDIATA DA VW.
ResponderExcluirO Jetta 2.0 AT não tem mecânica em condições de enfrentar o Focus, já que o motor 2.0 é bastante inferior em rendimento e eficiência em relação ao 2.0 Duratec Flex do Focus.
Quando se fala em comparativo , fala-se em comparar tudo, vários itens e não apenas alguns cavalos a mais, que no geral nao servem para nada. Entretando gostaria de desafiar em uma pista de provas um focus , estando eu em um Jetta 2.0 at.CERTAMENTE HAVERÁ SURPRESAS.
FOCUS na cabeça, sem dúvida alguma!!!! Em termos de conjunto, não adianta, nenhum outro carro supera o FORD. É o melhor médio do mercado, tanto na versão Hatch quanto na Sedan. CIVIC e COROLLA são carros que não justificam, sob nenhum aspecto, aquilo que custam.
ResponderExcluirNem o Focus justifica esse preço absurdo!
ExcluirPara quem acha o focus caro, tem o chery celer a 29,9k. É simples: só comprar o Celer e ser feliz com seu ótimo cxb!!!!!
ExcluirO Focus é o pior de todos em acabamento e qualidade de montagem. Não vale MESMO o que pedem (vá lá que nenhum carro vale o que pedem por aqui, mas o Focus é demais)... É um Fiestão, tão mal-acabado quanto...
ExcluirHonestamente? Desses carros, compraria um Civic ou Jetta. Franceses tem péssima fama no pós-venda e desvalorizam mais do que os concorrentes, GM não me agrada em nada e Corolla já está para mudar...
Só faltou escrever que o Focus é o que tem o menor espaço interno de todos!!! Para um sedan médio isso é um defeito muito grande!!! Não cabe ninguém no banco traseiro.
ResponderExcluirDesses aí vou de Civic ou Jetta TSI.
Concordo!
ExcluirJetta TSI.....
ExcluirO CIVIC 2.0, vai continuar sendo lider!!! Ford tem que ralar uns 10 anos ainda pra tentar chegar perto dos japoneses nessa categoria de carro!!!
ResponderExcluirOs Melhores São CIVIC 2.0 e JETTA TSI
ResponderExcluirBoa análise! É briga de cachorro grande, o mais fraquinho aí é no mínimo muito bom pro Brasil, terra dos compactos 1.0 sem ar, abs, bags etc.
ResponderExcluirAcho que o Focus em breve rouba a 3a. colocação do Cruze, mas não deve incomodar a dupla nipônica. Vamos aguardar a nova geração do Corolla, para daqui a alguns meses, acho que vai ter fila de espera, então em 2014 imagino o ranking dos sedans médios assim:
1. (novo) Corolla; vai ter fila de espera
2. Civic; ainda tem muita lenha para queimar
3. Focus; o mais tecnológico, mas isso nesta categoria não ganha jogo
No resumo da ópera, o Jetta TSi é simplesmente o melhor, porém considerando sua versão completa, sai mais de R$ 100.000.
ResponderExcluirVou de Civic 2.0 AT. Além de ser econômico é o que tem menos desvalorização. Um amigo meu comprou um citroem e perdeu R$ 25.000,00 de desvalorização em 2,5 anos. Ou seja, perdeu o gol que ele deu de entrada...É triste ! ! !
ResponderExcluirGalera estou comprando um carro com inserção de IPI e ICMS ( desconto para PNE). Porém os carros que se enquadram nestes descontos são nacionais de até R$ 70.000,00. Estou na dúvida entre o Civic LXS 1.8 automático (140 cc) ou o novo Focus S 2.0 (178 cc). Com estas particularidades qual carro seria a melhor compra? Lembrando que tem rumores da chegada do novo Civic americano no Brasil para o início de 2014. Obrigado!
ResponderExcluirAmigo. Vai de civic. Se você pega transito pesado no seu dia a dia o civic é bem melhor. Menos trancos em baixa velocidade e bem mais confiável. Sem falar que o carro não sofre de pessimo acabamento e está bem mais equipado mesmo na versão de entrada LXS. Tenho um new fiesta com esse cambio e preferia bem mais um at5 ou at6 com conversor de torque
ExcluirJetta tem desempenho mas não tem qualidade, quebra muita coisa uma atrás da outra depois de dois anos!!!!!!! Se não vier quebrado..... Já tive Passat alemão, Touareg e sei o que falo: Só tem status, mas não qualidade.
ResponderExcluirCOMO DIZ A TOYOTA: NÃO SOMOS OS MAIS RAPIDOS, NEM OS MAIS BONITOS, NEM OS MAIS RESPEITOSOS, MAS OS MAIS CONFIÁVEIS.... Qua adianta Jetta ter desempenho se depois vai ficar na oficina aguardando chegar pçs caras SEMPRE.
Rodrigo Souza,estou com a mesma duvida,de um lado o pós venda a confiabilidade e o melhor valor de revenda do civic, e do outro lado o motor de maior potencia e cambio mais moderno do focus,como mercado nacional tende a engolir modismos o focus provavelmente ira sofrer maior desvalorização e maior dificuldade de revenda,por isso estou mais inclinado ao civic.
ResponderExcluirNa boa. Um dos problemas desse focus é justamente esse Powershift. Deveria ser um cambio at6 comum. Sou proprietário de um new fiesta powershift e acho esse cambio "complexo".
ResponderExcluirReduções desnecessarias, em baixa velocidade com transito pesado o cambio fica cheio de trancos irritantes e existe um lag ridiculo quando usado o modo manual. Prefiro muito mais um civic. Pelo menos o cambio é constante e mais silencioso
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