A Chevrolet do Brasil lançou recentemente o seu SUV compacto Tracker - carro que chega com a missão de posicionar a montadora norte-americana no segmento inaugurado, e dominado, por sua conterrânea Ford, com o EcoSport. As intenções da GM ficam evidentes no preço de R$ 72.950 reais do Tracker LTZ Automático (o único oferecido atualmente) - mais barato que o Ford EcoSport Titanium 2.0 PowerShift, que tem preço inicial de R$ 75.075 reais.
Em termos de equipamentos, ambos são bastante equivalentes, com oferta de direção assistida (elétrica no EcoSport), ar-condicionado (manual no Tracker, e automático no EcoSoport), chave com telecomando, bancos em couro, vidros - travas - retrovisores elétricos. O Tracker tem o sistema MyLink com câmera traseira e conta com transmissão automática de seis marchas.
O EcoSport conta com sistema de partida sem chave e sua transmissão PowerShift automatizada de dupla embreagem oferece quase a mesma suavidade de funcionamento de uma caixa automática convencional, sem, porém, incorrer em perdas de desempenho - característica das caixas com conversor de torque.
Interior
O acabamento interno se mostra superior no modelo da Chevrolet. A imagem abaixo é da EcoSport 2.0 PowerShift SE. Entretanto, o modelo Titanium (que é o que compete com o Tracker) adota materiais de melhor qualidade.
Abaixo temos o interior do Tracker LTZ.
Desempenho
O acabamento interno se mostra superior no modelo da Chevrolet. A imagem abaixo é da EcoSport 2.0 PowerShift SE. Entretanto, o modelo Titanium (que é o que compete com o Tracker) adota materiais de melhor qualidade.
Desempenho
O modelo da Ford conta com um motor 2.0 Duratec Flex de 147 cavalos @ 6.250 RPM e torque máximo de 19,3 Kgfm @ 4.250 RPM, contra um 1.8 Flex de 140 cavalos @ 6.300 RPM e 18,9 Kgfm de torque. O EcoSport tem um motor mais forte e seu câmbio impõe perdas menores ao conjunto, o que resulta em um carro mais ágil como fica evidenciado pela superioridade em termos de performance exibida pelo modelo da Ford, mostrado no quadro comparativo abaixo.
O Ford EcoSport 2.0 Powershift é mais rápido tanto na aceleração de 0 a 100 Km/h quanto nas retomadas de velocidade.
Consumo
Mesmo com melhor desempenho, o Ford EcoSport é mais econômico.
Como se pode observar, em estrada, com etanol, o modelo da Ford atingiu 10,4 Km/l nas medições da Revista Quatro Rodas, enquanto o Chevrolet ficou nos 9,2 Km/l, o que mostra que o Tracker é 12% mais gastador de combustível. Em cidade a diferença foi ainda maior, com 7.9 Km/l para o EcoSport enquanto o Tracker parou nos 6.4 Km/l - 19% a menos.
Silêncio interno
O Chevrolet Tracker é montado no México para atender o mercado americano, e, como sabemos, o padrão de acabamento dos mexicanos é melhor que os brasileiros (veja aqui). No caso do Tracker x EcoSport o padrão se mantém, com o carro da GM ostentando um padrão de acabamento superior.
Além disso, o modelo da GM é mais silencioso, como pode ser notado no gráfico acima.
Estilo
O desenho do Chevrolet Tracker é mais refinado que o do EcoSport - aspecto que fica fácil de notar ao se observar a traseira dos dois carros, onde o EcoSport ainda faz uso do antiquado estepe pendurado na porta traseira.
Em linhas gerais, o visual do Tracker é mais agradável, já que consegue oferecer uma aparência de robustez sem apelar para truques discutíveis como no caso do modelo da Ford.
Conclusão
Para aqueles que estão preocupados com economia, o Ford EcoSport é a melhor opção, já que anda mais e é, em média, 15% mais econômico.
O Chevrolet Tracker, por outro lado, tem a vantagem de oferecer um visual mais sofisticado e exclusivo - aparentando ser de uma categoria superior, melhor acabamento e mais equipamentos, além de ser mais barato (apesar de parecer até mais caro que o modelo da Ford).
sacanagem com o eco.. pegaram o tacker topo de linha e o eco não.
ResponderExcluirSe voce não sabe, o modelo Titanium é a top de linha. Lamento se a Ford não pode chegar aos pés da Tracker.
ExcluirVoce leu a materia? eles usaram fotos da versão SE, que é uma das mais vagabundas do ECO...
ExcluirE vc? Leu direito a matéria? Pq ele fala que a foto é da SE mas a que esta em questão é a titanium que mesmo assim é inferior a tracker
ExcluirAnonimo diferente dos anomimos acima: A Eco inferior ao Tracker em que sentido? No que ela é inferior? Em 2,3 decibéis, comparando um motor 1.8 com um motor 2.0 e onde esses míseros decibéis a mais devem estar na banda de erro do equipamento? Ou no estilo, que é um indicador absolutamente subjetivo. O editor acha que o Tracker é mais estiloso só porque quer... e ainda diz que a Eco tem o estepe "ultrapassado"... mas que vende 6.000 unidades por mês, para quem quer um carro diferente dos tantos iguais que tem por aí...
ExcluirO Eco é muito mais bonito, tem baixo custo de manutenção (feito do Brasil) e um ótimo valor de revenda. Por fim, o maior diferencial a favor do ECO é o fato de ele ter Controle de Estabilidade e Controle de tração, o que nem foi comentado - mas considero relevante -; isso faz uma diferença ENORME em questão de segurança.
ResponderExcluirPor fim, os gráficos ficaram bons dessa vez, bem melhor do que no artigo do Golf (principalmente o de 0 a 100km/h), parabéns.
Ia comentar isso mesmo kkkkkkkkk...
ExcluirContrataram outra pessoa pra fazer o gráfico..
Ambos carros possuem os controles de estabilidade e de tração..
ExcluirEngraçado que na barrinha de desempenho do Gorf e Focus por causa de 1s o grafico deu a enteder que o desempenho do Gorf era muito melhor, agora tracker x escost esta certo, a questão agora quanto o blog ganha da VWkkkk
ResponderExcluirEnfim na conclusão achei que o Favwbio ia falar que e melhor compra um Gorf kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirSó faltou falar mesmo, - gente lembrem que nesse valor vocês podem adquirir o GOLF...
Se bem que é mesmo né, mas enfim..
Esse Tracker parec á Spin se fosse o golf o pessoal ia fala q parec com o gol ,, mas é gm cada carro da gm é diferente . Golf é melhor do que o focus , focus só perde do golf porq Focus do resto dos hacth medio ele humilha , ia Eco é melhor do que todos nesse segmento .PR MIN A FORD É AMELHOR DAS 10 GRANDE DO NOSSO PAIS Q INVESTE EM SEGURANÇA 0KN SO FORD AGORA
ResponderExcluirO que mata é essa "mochila" antiquada nas costas da ECO. Já no Tracker, que painel mais meia boca. Contudo, vou de ECO.
ResponderExcluirOs dois são ruins. A Eco tem acabamento péssimo, lataria toda desalinhada (como disse a Quatro Rodas) e estilo rebuscado que já está cansando.
ResponderExcluirA Tracker usa um motor que não dá conta nem do Cruze hatch, que dirá de um carro mais pesado que ele como esse aí. Então ela bebe muito e é lerda, sendo insegura, insossa e cara de manter.
O Interior das duas é uma porcaria. O da Tracker tem visual feio e pouco inspirado. Já o da Eco é apelativo e parece o carro do Jaspion! To fora!
Nem um dos dois deve ser uma opção.
A melhor coisa a fazer é juntar um pouco mais de dinheiro e pegar um SUV de verdade que é a Tiguan.
esse Carlos é uma piada
ExcluirO Carlos ta certissimo!! aqui em muito defensor da FORD< a eco é horrivel pararece um Alien, alem de ter uma rodinha mediocre e um interior do tamanho de um carro pequeno. a tracker é bem mais bonita mas ainda sim é uma bela porcaria para se cobrar 85 mil como estao pedindo por aí, melhor juntar mais e comprar uma Tiguan mesmo, paga-se caro nela mas é incomparavel com essas 2 enganaçoes de SUV.
ExcluirEu gosto dos carros da Ford, mas ultimamente ela vem estragando o acabamento dos seus carros.
ExcluirAcabamento da Eco é uma porcaria. Um puta tapa na cara do consumidor que paga mais de R$ 60k num carro...
Tracker? Cara feia, como a da maioria dos GMs atuais, interior insosso e qualidade apenas na média.
Não pegaria nenhum dos dois.
Faça igual a mim, só leia as repostas ao que ele escreve... N leia o que ele escreve...
ExcluirA tiguan pra vc é um super SUV ? Depois disso nao precisa dizer nada....
ExcluirÓ Carlos quanto é que a VW te paga pra ser fanboy dela? Tô precisando de uma grana extra! :p
ExcluirSabe aquele comercial da Shell onde todos os carros são Ferrari. Se o comercial fosse feito pelo Carlos, todos seriam Volkswagen. Inclusive acho que entre uma Ferrari e um Golf, o Carlos escolheria o Golf.
ResponderExcluirCarlos e eu juntava mais um pouquinho e pegava um Ford Edge 289 cv que humilha o tiguan.
ResponderExcluirFord Edge? Aff! Aquela banheira americana feita em cima da plataforma do Fusion antigo? Que bebe como um petroleiro? Não ..não.
ExcluirSe for para gastar tudo isso, então é melhor pegar uma Touareg V6, que de fato coloca a Edge em seu devido lugar.
Amigo Carlos, o Touareg é tão banheira quanto e tem que ser mesmo afinal este é o proposito do carro: conforto.
ExcluirE tem que ser muito desinformado uma pessoa que acha que um carro com quase 300 cv é econômico e nem precisa porque esse tipo de carro não é p dia a dia. Outra coisa Edge Limited 3.5 V6 149 mil;
Touareg 3.6 V6 -absurdos- 254 mil
Uma diferença de mais de 100 MIL REAIS
O Fabio desta vez aprendeu a fazer gráficos...
ResponderExcluirTem certeza?! Dá uma olhada no gráfico do ruído interno. Um diferença que não ultrapassa 2%, aparece no gráfico como se fosse superior a uns 60%.
ExcluirDepois de ver os gráficos do Golf VII deu p/ notar que uma coisa que que esse pessoal não sabe é: pra que serve um gráfico. Pior ainda foi arrematar dizendo que o GM é mais silencioso... uma diferença de 2% é empate técnico, NENHUM OUVIDO NO MUNDO PERCEBERIA A DIFERENÇA!
o dBA é uma unidade logarítmica, e sempre relativa, dada pela seguinte relação:
ExcluirQ (dBA) = 20 log (R1/R2)
Então temos Q (dBA) = 20 log (71,6/70,3)=
Q (dBA) = 20 log (1,0184921763869132290184921763869)
Q (dBA) = 0,1591 = 15,91%
Logo, o ruído na EcoSport a 120 Km/h é 15,91% superior ao da Tracker.
Em resumo: a diferença de 15,91% de diferença de ruído entre um carro e outro é sim bastante relevante, e pode ser facilmente percebida por qualquer ouvido humano, mesmo os menos sensíveis.
ExcluirSó lembrando que 3dBA a mais equivale ao dobro de ruído.
Isso acontece pelo fato de a escala ser logarítimica.
Ok, agradeço a aula e retiro o "empate técnico". Mas isso não altera o fato de que no gráfico a diferença está acima de absurdos 50%!
ExcluirDe acordo com a norma ANSI S1.4-1983, que regula os equipamentos DECIBELÍMETROS, o erro de qualquer medição varia de 1 a 5 decibéis, conforme a qualidade da aferição. Ou seja, o resultado do comparativo é absolutamente igual para os dois veículos.
ExcluirNão sei aonde a carplace achou esse valor de 73 mil na tracker LTZ, sendo que nas 2 chevrolets que eu fui estao cobrando 84 e 86 mil respectivamente pelo modelo LTZ, o carro está bem acima do preço sugerido, só um completo imbecil paga esse preço numa tracker .
ResponderExcluirCom 75 mil que custam esses dois dá pra comprar um excelente sedan médio, e com um pouco mais leva-se uma ASX ou Grand Vitara, sem falar nos seminovos que esse dinheiro compra.
ResponderExcluirEnfim, na minha opinião, duas das piores compras que se pode fazer com esse dinheiro.
Eu particulamente acho bem legal o estepe pendurado na traseira,da mais esportividade ao carro,como o pajero tr4 fica bem legal com o estepe pelo lado de fora,esse tracker achei um carro muito do feinho,e caro tmb não vi nada de interressante nele prefiro a eco sem dúvida!
ResponderExcluir"Esportividade"? Vamos recomendar a Lamborghini, Ferrari (etc) pra colocarem tbm os pneus pro lado de fora. ;)
ExcluirO materia ultilizado no painel da tracker pode ser de melhor qualidade, mais eu acho o painelzão da eco muitoooo mais bonito!
ResponderExcluirÈ verdade, o painel da EcoSport parece o painel do carro do Jaspion...
Excluirtem gosto para tudo....
Gosto é muito relativo!!!
ResponderExcluirEu prefiro a ecosport tanto por dentro quanto por fora!!!
Bonito mesmo é o painel pobre do novo Golf, parece de carro da decada de 90... kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirÉ verdade. O painel do Golf todo emborrachado vai deixar o carro silencioso por muitos e muitos anos. Não vai bater nada.
ExcluirAgora, quem gosta de um pagode ou de um funk, pode comprar a Eco...garanto em que em seis meses o interior vai parecer um escola de samba...de tanto barulho de peça de plástico vagabundo solto.
Ninguem aqui falo de qualidade amigo e sim de design ;)
ExcluirO painel do Golf, ao meu ver, é muito mais bonito que do Focus por exemplo. Transmite muito mais requinte, parece mesmo que você esta num carro de 90 mil... do Focus é todo recortado, parece um carro de 40 mil.
Excluircadê o comparativo com o Golf VII?
ResponderExcluirEcoSport só 4wd, se o Ford divulgasse melhor, teria muita gente falando bem nesses comentários.
ResponderExcluirResumindo, entre a Tracker e a Eco eu esperaria chegar o Urban ao Brasil
ResponderExcluirresumindo: vá de duster 4x4, mais barato, mais carro e é feito pra homem. Sem visual fru fru
ResponderExcluirEconomia de 15% em combustivel, preço menor e maior desempenho. Claro que o novo EcoSport é a melhor opção. Parabéns a Ford.
ResponderExcluirAlguém poderia explicar de quem foi a idéia bizarra de não colocar em alguns carros o marcador de temperatura, há exemplo da Tracker, Eco , spin e cobalt. Ou seja, quando a luz ascende o motor já fundiu.....
ResponderExcluirascende????? Meu Deus
ResponderExcluirComprei uma TRACKER LTZ e estou adorando !!! Carro com ótima dirigibilidade... Ano que vem troco por outro ... Afinal tem que experimentar todos... Dinheiro é para gastar , não vamos levar nada mesmo... Estabilidade nas curvas nota 1000 !!! Para os que não sabem e os revendedores não falam, o Eco acima de 70 km/h nas curvas corre sério risco de capotamento, estabilidade zero!!!
ResponderExcluirBem, o que adianta ser melhor nisso e pior naquilo... a verdade é que o carro no Brasil é caro e não tem peça e as vezes nem o próprio quando o modelo é lançamento. A tracker veio para competir, mas não vejo competindo em nada... só na marca! eu sou Ford e os outros são Chevrolet ponto. O mais importante é ter um carro bom, barato e bonito. O que sejamos sincero não temos.
ResponderExcluira Tracker parece ser mais um dissossauro bebedor de combustível. Consumo de carro dos anos 50. Atrasadíssima e, neste aspecto, ridícula, sendo portanto bonitinha, equipadinha mas ordinária. Não é a toa que precise de promoção. Provavelmente nem os funcionários querem, tal como a Spin.
ResponderExcluira Tracker parece ser mais um dissossauro bebedor de combustível. Consumo de carro dos anos 50. Atrasadíssima e, neste aspecto, ridícula, sendo portanto bonitinha, equipadinha mas ordinária. Não é a toa que precise de promoção. Provavelmente nem os funcionários querem, tal como a Spin.
ResponderExcluira Tracker parece ser mais um dissossauro bebedor de combustível. Consumo de carro dos anos 50. Atrasadíssima e, neste aspecto, ridícula, sendo portanto bonitinha, equipadinha mas ordinária. Não é a toa que precise de promoção. Provavelmente nem os funcionários querem, tal como a Spin.
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