A Chevrolet do Brasil lançou recentemente a linha 2014 da pick-up S-10 com um motor mais potente na configuração diesel e mais itens de série - atitude que fica explicada quando se observa sua curva de vendas mensais, que vem apresentando quedas consecutivas nos últimos três meses.
O gráfico abaixo coloca em perspectiva as vendas mensais das principais pick-ups médias à venda no mercado brasileiro, de onde se constata que a Chevrolet S-10 começa a ter sua liderança de mercado questionada, sobretudo por Ford Ranger e VW Amarok. De um pico de 5.180 unidades vendidas em maio, a S-10 caiu para 4.289 unidades em agosto.
A Toyota Hilux, mantém-se na segunda posição, porém com trajetória de vendas estável, apesar de ser a pick-up média com mais tempo de mercado, e, portanto, a mais desatualizada em termos de estilo e mecânica.
O destaque do mês ficou com a Ford Ranger, que observou um incremento de quase 150% em suas vendas, vindo de 1.091 unidades em junho, para 2.491 unidades vendidas em agosto de 2013.
O resultado expressivo da Ford Ranger ofuscou a evolução de vendas da VW Amarok, que também subiu de 1.828 em junho para 2.200 unidades vendidas em agosto. É importante considerar, porém, que destas, a VW Amarok é a única vendida apenas na configuração diesel, não dispondo de modelos flex, como é o caso de S-10, Hilux e Ranger.
O quadro do mercado indica que pode estar em curso uma migração de consumidores da tradicional líder de mercado, a S-10, para a Ford Ranger - pick-up que começa a apresentar maior disponibilidade comercial - e também VW Amarok.
Vamos observar com cuidado esse segmento.
ResponderExcluirA Chevrolet se movimentou e buscou dar uma melhoria à S 10 que ainda tem a liderança do segmento com certo conforto, mas o crescimento principalmente da Ranger foi espetacular e isso é muito bom para movimentar o segmento.
Penso que o modelo da Ford tem bons predicados para crescer ainda mais, bem como o modelo da VW.
Resta-nos esperar um pouco mais para observar como se comportará o segmento após a movimentação da Chevrolet.
Eu vou falar uma coisa: se pegar as vendas apenas de diesel, a Amarok deve ser líder.
ResponderExcluirO fato é que mais de 50% das vendas de Hilux, S-10 e Ranger são flex. É na diesel que a briga realmente conta. E nela a Amarok está bem posicioanda.
"É na diesel que a briga realmente conta".....em que mundo vc vive?
ExcluirSó louco ou leigo desavisado compra amarok devoradora de correia dentada!
ExcluirA AMAROK NÃO SÓ DEVORA A CORREIA DENTADA, COMO O DIESEL USADO NO BRASIL TAMBEM TEM DEVORA O MOTOR, CASO CONFIRMADO DE PESSOAS QUE TIVERAM QUE TROCAR O MOTOR "25.000,00". E A VW NÃO PAGOU ALEGANDO SER O COMBUSTÍVEL.
ExcluirO FATO É QUE TER UMA PICK UP A DIESEL TÁ VIRANDO MICO, ELAS FAZEM DE 7 A NO MAXIMO 10 KM/L A 2,20 O DIESEL,
ENQUANTO QUE AS FLEX FAZEM DE 5 A 7,5 KM/L NO ALCOOL A R$2,25 o litro.
Que compra pick up diesel, não o faz por economia de combustivel. Motor diesel tem força. Na Ranger o torque é de 48
ExcluirCarlos e seus comentarios sem noção, afffffffffffs.
ResponderExcluirA Amarok apesar de ser uma otima pick-up, não é a melhor e ainda é a mais feia da categoria...
Resumindo, é impossivel a Amarok conseguir ser a mais vendida algum dia!!!
A mais bonita e a melhor é a Ranger!!!
Amigo, se a VW fizesse uma versão flex da Amarok, que custasse 50 mil mais barato que a respectiva versão Diesel, com tração 4x2, apenas para o povo comprar e impressionar na cidade, as vendas dariam um pulo, praticamente dobrando, ou mais, visto que as vendas da flex são mais de 50% das outras pick-ups. Então a Amarok não vai ser líder enquanto não tiver flex. Mas nas diesel, acredito que a Amarok ou é a líder, ou está muito próxima.
ExcluirNão acho impossivel não, creio eu que se continuar a oferecer em maior escala, a Ford Ranger tem culhão pra liderar esse segmento, quanto a Amarok, pra uma marca que não tem fama NENHUMA nesse segmento está indo muito bem, méritos para ela e seu conjunto que esta agradando o Brasileiro.
ExcluirA Amarok é para as picapes médias o que a Hoggar é para as picapes pequenas. Essa porcaria da VW não aguenta nem os buracos da cidade.
Excluir^^^ Carlos no mundo das fantasias... continue no seu mundinho meu amigo, sonhar não paga nada mesmo!!!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pessoal q viva a concorrência.
ResponderExcluirNao esqueçam da Hilux e a mais cara, porem a q tem a menor desvalorização e a maior durabilidade. Grande abraço.
ExcluirCreio que o Carlos deve ter sido feito em uma kombi, andou de variant na sua infância, aprendeu dirigir em um fusca, formou-se adquiriu um Gol...Agora está aposentado curtindo seu Jetta 2013/2014, 2.0, branco com motor de santana da década de 80...Ou, a VW, deve te pagar bem para expor tamanha devoção... Guarde seus cometários para vc...Não precisa converter os admiradores de carros de verdade a ter um VW... A VW só sobrevive porque tem em seu portfólio AUDI, que compartilha praticamente tudo... Vide o novo Golf GTI, Um audi A3 camuflado...A VW não tem personalidade...Recicle-se!!!
ResponderExcluir09:27
ExcluirAntes que seu comentário seja excluído, preciso dizer que concordo plenamente com suas palavras.
car.blog é um bom espaço pra quem curte carro e gosta de arriscar-se como comentarista.
Assim, Carlos, em breve, estarão todos marcando data e hora para brigar nos metrôs do país como fazem torcedores de futebol.
RECICLE-SE!!!
S-10 vem caindo conforme a Ranger sobe. Hilux consolidadíssima em 2°. Amarok se estabilizando nas 2 mil mensais, sendo a participação de vendas para particulares menor que as concorrentes. Frontier vendendo suas 1500 mensais e L200 sobe e desce todo mês.
ResponderExcluirA Ranger só não vende mais pq falta nas concessionárias, a Ranger cabine simples esta mais barata q a S10 R$ 59.300,00 contra R$ 59.420,00
ResponderExcluire a Ranger é bem superior
A Ford tem um enorme defeito é muito lenta... depois que anuncia um veículo demora uma eternidade para disponibilizá-lo, lembro ainda que um vizinho meu de fazenda fez um teste numa Ranger em Goiânia algum tempo atrás, ele ficou doente na caminhonete mas os vendedores nem sabiam quando conseguiria entregar e ele precisando do veículo foi na VW daqui da minha cidade mesmo e comprou uma Amarok.
ResponderExcluirhttp://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/amarok/2-0-4x2-cd-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-manual/4-portas/2011/10515223
ResponderExcluirOlha a última imagem.
É sério isso? Volante de Gol g4 sem air bag?
Prezado Zuine,
ExcluirLamentavelmente a VW equipa suas sobras de carro com intens de série muito limitado. Tudo é opcional... em 2014 será obrigatório airbag. A VW não tem requinte, personalidade é respeito ao consumidor. Como dona de audi, porsche e bentley, peca por oferecer carros praticamente nus.
Falou tudo!! Viva a liberdade de expressão
Excluirconcordo compre um vw pelado mais caro do brasil
ExcluirNossa o acabamento interno dessa amarok é o pior da categoria, VW é uma vergonha mesmo!
ResponderExcluirO 2.5 do antigo jetta porém flex ia dar uma ajuda a camionete da VW nas vendas.
ResponderExcluirCamionete é Ford Ranger, o resto é prototipo.
ResponderExcluirTem razão amigo.Tive Ranger e tenho Hilux 2013.Estou decepcionado ...
ResponderExcluirÉ verda a Ranger é bem melhor que as outras... uma pena que quando fui comprar não tinha pra pronta entrega só com 6 ou 7 meses para entregar tive que me contentar com uma S-10 ha 2 meses
ResponderExcluirBom pessoal, a vw, não valoriza seu cliente, alias nenhuma valoriza, se vc é fiel a uma marca só perde dinheiro, já tive um voyage/uma spacefox comprei os mesmo em um anos e muitos outros, qdo fui trocar na mesma concessionária fui tratado mal, alias todas as empresas que vendem carro não têm atendimento, pegam qlq um para chamar de vendedor, vc é visto como se fosse um idiota, só veem teu dinheiro na frente, esquecem que vc entende e gosta de carro e tiram vc pra idiota, meu recado é vão fazer uma reciclagem de todas as revendas, e afinal o IPI baixou e pelo que vejo os carros só aumentam, e nos pagamos o pato, um país não vive de carro e sim de outras economias, nem temos estradas para andar acordem pra realidade, todos os carros vendidos aqui são péssimos em outros paises os veículos veem com muito mais acessórios que aqui, queremos um produto igual a globalização exigida em contexto.
ResponderExcluirfui na granvia em recife para ver se comprava uma ranger ou um ecosport, fiquei meia hora e ninguém me atendeu, total falta de respeito, detalhe eu estava de shorts, acho que pensaram vou atender esse cara nada, fui para concorrente
ResponderExcluirAmarok é um show! É a que tem a mais tecnologia embarcada e o câmbio automatico de 8 marchas (mesmo utilizado no audi q7) é o diferencial no carro. Tenho uma e so tenho elogios a fazer. Ja tive ranger, l200 outdoor e triton e nenhuma se iguala à ela.
ResponderExcluirTb tenho uma Amarok e estou bem impressionado com o tanto que ela é ótima, hoje fiz a quinta revisao dos 50000, ela nunca deu meio defeito. As revisoes custam em mm edia R $500, 00 o que nao considero caro, ela faz 10km com litro andando a 140, eh mais estavel que a maioria dos carros que conheço, a sensação de segurança é muito alta. Ha dois meses viajei de Ribeirão Preto para Uberlandia na Mercedes c320 do meu pai e na minha opiniao a Amarok é mais agradável de dirigir. Para não falar que a Amarok não tem defeito, eu se fosse a VW usaria pneus de Pick up, pneus ATR, não pneus de SUV, além disso troquei as pastilhas de freio com 30000km, paguei R $80, 00 no par fora da concessionária da marca Bendix, não senti diferença em relação às originais. Opinião do dono, a Amarok eh nota 9.5, Minha próxima pickup sera outra Amarok.
ResponderExcluirotimo comentario acima !!!
ResponderExcluir4x4 automatica 4 meses 10 mil km ,fazendo 7,5 km/l cidade 10,5 km/l estrada e andando bem
sem problema algum , a unica coisa q precisou ser trocada foram a base das molas traseiAS pois ficavam rangindo ate com carro parado ,na 1 revisao sem custo algum
cambio da ZF do audi Q7 è muito superior a qq concorrente
São todas excelentes a melhor é gosto pessoal.
ResponderExcluirSó vou polemizar um pouquinho... Qual é a caminhonete é considerada como a "capotadeira"? Pois é, isso é verdade mesmo. Chama-se H...x
ResponderExcluirverdade.
Excluirtive uma e na primeira saída para a estrada, passei um sufoco pela falta de estabilidade.
troquei por uma frontier, cuja estabilidade sem componenes eletrônicos é muito superior.
tenho um amigo de uma seguradora, que sentenciou: a h...x capota como ninguém.
não sei agora, com o controle de estabilidade de série...
Tenho uma Amarok Highline, só tenho elogios. Meu amigo tem uma S10 2013 diesel e dirigiu minha caminhonete de BSB/SP, o camarada ficou impressionado com ela, os comentários que ele mais fez foi em relação a retomada, ao silêncio do motor "não parece motor diesel", se sentia dirigindo um veículo de passeio, devido a ao conforto. Também tive o mesmo problema do colega acima, suspensão rangendo, a concessionária Brasal resolveu na garantia. Uma pergunta aos proprietários de Amarok, gostaria de saber se alguém fez o curso de pilotagem na pista da VW em SP, patrocinado pelo fabricante? Esqueci de dizer, a minha faz 10,5 na cidade e 12,0 km/l na estrada.
ResponderExcluirA sua pick up amarok é automati a ? E qual o ano dela e com quantos km rodado ela esta ?
ExcluirSomente uma pergunta, Porque a Ranger XLT que ano passado custava R$ 78.500,00 hoje esta custando R$ 84.900,00 ????? qual a explicação para os mais de R$ 6.000,00 de aumento????
ResponderExcluirOlha pelo que eu vi nos comentários de todos e nos comentários de outros blogs a Ranger só não esta na liderança ainda pq mtas vezes vc chega na concessionária e não tem, ta de 3 a 6 meses de espera, eu pesquisei mto pra comprar comprei uma Ranger Limited 3.2 Diesel e estou mto satisfeito, no meu parecer é a mais top do mercado hj, sobre a Amarok ouvi falar que da mto problema em correia dentada e na concessionaria os mecânicos não sabem mexer bem nela por ser uma pickup bem recente e a s10 é a menas completa das suas 2 principais concorrentes e o material no interior é de péssima qualidade, a s10 só tem nome e sobre a Hilux, Frontier e L200 prefiro nem comentar pq são pickups que pararam no tempo, só vou mencionar uma coisa que esta completamente ultrapassada nessas pickups, a reduzida ser engata por alavanca e não eletronicamente é o fim da picada, essas pickups estão mais parecendo jeep kkkkkkkk até a s10 2010 que eu tinha a tração ja era eletrônica kkkkkkk
ResponderExcluirOlha pelo que eu vi nos comentários de todos e nos comentários de outros blogs a Ranger só não esta na liderança ainda pq mtas vezes vc chega na concessionária e não tem, ta de 3 a 6 meses de espera, eu pesquisei mto pra comprar comprei uma Ranger Limited 3.2 Diesel e estou mto satisfeito, no meu parecer é a mais top do mercado hj, sobre a Amarok ouvi falar que da mto problema em correia dentada e na concessionaria os mecânicos não sabem mexer bem nela por ser uma pickup bem recente e a s10 é a menas completa das suas 2 principais concorrentes e o material no interior é de péssima qualidade, a s10 só tem nome e sobre a Hilux, Frontier e L200 prefiro nem comentar pq são pickups que pararam no tempo, só vou mencionar uma coisa que esta completamente ultrapassada nessas pickups, a reduzida ser engata por alavanca e não eletronicamente é o fim da picada, essas pickups estão mais parecendo jeep kkkkkkkk até a s10 2010 que eu tinha a tração ja era eletrônica kkkkkkk
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.