Em post anterior nós mostramos imagens e um vídeo do Novo Golf Highline 2014, versão básica, com câmbio manual - carro que já está disponível para visitação e teste-drive em algumas concessionárias da Volkswagen do Brasil.

Novo Golf Highline 2014 - preto

Este post, porém, traz novas fotos de detalhes interno e externos do carro. Começando pelas fotos externas, temos abaixo uma imagem que mostra o conjunto ótico dianteiro de halogênio (convencional), já que o carro das imagens não conta com os faróis dianteiros com sistema de iluminação diurna em LED.


Novo Golf Highline 2014 - preto

Na sequencia trazemos uma foto do Golf Highline andando em test-drive.

Novo Golf Highline 2014 - preto

As fotos a seguir mostram diversos ângulos da traseira do carro saindo para um test-drive.

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Abaixo temos a lanterna traseira em detalhe, sendo que a segunda imagem mostra a lanterna de ré acesa.

Novo Golf Highline 2014 - preto
Novo Golf Highline 2014 - preto

Farol dianteiro aceso:

Novo Golf Highline 2014 - preto

Retrovisor com indicador de direção e sistema de rebatimento elétrico.

Novo Golf Highline 2014 - preto

Detalhe da traseira

Novo Golf Highline 2014 - preto

Agora vamos mostrar detalhes internos do Golf Highline 2014, começando pelo painel.

Novo Golf Highline 2014 - preto

Sistema de áudio com tela sensível ao toque de 5.8" polegadas.

Novo Golf Highline 2014 - preto
Novo Golf Highline 2014 - preto
Novo Golf Highline 2014 - preto
Novo Golf Highline 2014 - preto
Novo Golf Highline 2014 - preto

Abaixo temos uma foto do acionamento eletro-hidráulico do freio de estacionamento.

Novo Golf Highline 2014 - preto

Console central

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Painel de portas.

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Ar-condicionado.

Novo Golf Highline 2014 - preto

Saídas de ar traseiras

Novo Golf Highline 2014 - preto

Iluminação interna em LED

Novo Golf Highline 2014 - preto

Porta malas

Novo Golf Highline 2014 - preto

Quadro de instrumentos

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Novo Golf Highline 2014 - preto

Vídeo - Golf Highline 1.4 TSI - câmbio manual

60 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Que Gol bonito.
    Ops, é um Golf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do comentário, sr. RS5. O Gol é lindo também.

      Excluir
  2. Fábio LM, já pode admitir que vc levou esse Golf para vc. Tá gostando do carro?! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que eu queria, viu? Mas ainda não.
      O carro realmente impressiona pela qualidade de acabamento geral, tanto interna quanto externamente.
      Mas eu não compraria jamais um câmbio manual.
      E eu pensei o seguinte, para pegar um Golf7 com o mesmo nível do meu Golssauro, que é AT, com teto, couro, etc, sairia 95k (preço de tabela), o que definitivamente está completamente fora das minhas possibilidades.
      Portanto, continuarei por uns 3 ou 4 anos com meu Golfssauro 2014 que tá show de bola, e é 40k mais barato que o Golf 7.
      Valeu!

      Excluir
    2. Po Fábio, para de mimimi. O Golf manual de entrada deve ser absurdamente bom. Motor turbo de 177cv e 32 kg de torque associado a um cambio manual de 6 marchas é feeling puro!

      Excluir
    3. Com certeza é bom. É ótimo, excelente. Mas o DSG é melhor ainda, e mais rápido.

      Excluir
    4. Certamente o DSG é melhor mas n tenho condições para tanto. O máximo para mim é o de entrada com aro 17. Isso ainda se o seguro n for mto caro

      Excluir
    5. Encontrar um Golf 7 na versão Standard com câmbio manual é muito difícil - uma raridade, a grande maioria virá com o DSG mesmo, com R$ 7.000,00 de acréscimo. Outra: para quê o Configurador no site da VW, se os veículos vão vir importados da Alemanha em lotes pré-definidos pela fábrica ? Não há como bater integralmente o pretendido com o disponível. O negócio é procurar nas Concessionárias o mais parecido com o que se quer e comprar.

      Excluir
  3. Jogo dos 7 erros nível máximo: diferenciar a frente do Gol, do Fox, do Jetta e do Golf. VALENDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu do Voyage e da Saveiro rsrsrs

      Excluir
    2. Engraçado é que ninguem liga de ter frente igual qdo se trata de bmw, audi, mrrcedes, etc

      Excluir
    3. as frentes destas marcas nao são iguais

      Excluir
  4. Por mais incrível que pareça o interior é muito melhor e mais bonito do que o do A3, seu irmão gemio.

    ResponderExcluir
  5. PREFIRO O NOVO FOCUS 2.0 AUTOMATIZADO CAMBIO DE 6 MACHAS PELA MESMA FAIXA DE PREÇO DO GOLF MANUAL 2.0 VOU DE FORD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quadro de instrumentos simples esse do golf hein!?!?!

      Eu tbm prefiro o Focus! alem de tudo o focus tem tela sensivel ao toque de 8.0 polegadas...

      Excluir
    2. Você queria o que? Iluminação do painel que muda de cor pra roxo, rosa choque, cor de laranja? Luz de neon dentro? Rádio com luz fluorescente e outras papagaiadas do tipo, bem bregas? É simples: pegue um Citroen DS4, que tem um painel bem espalhafatoso, cheio de botão, que muda de cor.....bem buniiiiiiiiiiitcho....!! kkk
      Ah, só lembrando: Focus tem multimídia de 8" só no top. O Golf pode vir com multimídia de 8", basta pedir o sistema de navegação.

      Excluir
    3. Para o Carlos, elogio ao Focus é como falar mau da mãe, é a pior ofensa q alguém pode receber .

      Excluir
    4. O problema é que o Focus não foi lançado e não tem preço ainda né amigo... Esse Golf tem cara de Gol? Não, ele tem cara de Volkswagen rsrs que é quase tudo igual mesmo, lançar um Golf totalmente diferente dos outros modelos seria no minimo incoerente para a montadora.
      Quem quer modelo "diferente" tem que ir pra outra marca mesmo, porque design não é o forte da VW ultimamente..... e concordo com o Carlos que pra quem ta atras de design a linha DS ou mesmo Hyundai é muito mais atrativo que a Ford inclusive, mas a Ford acho que design com custo beneficio acessível... Não gostei do painel black piano no Golf, mas o Fusion por exemplo tem o mesmo defeito... e pior, no Fusion que fiz um testdrive tinha o black piano na região do porta copos e porta objetos, onde o próprio carro de testdrive já tava todo riscado....
      Quanto ao farol não gostei tbm, assim como não gostei do farol da Bmw 118i de entrada que é tão comum quanto esse do Golf... Ai quem quer farol bonito tem que ir de Audi, porque o farol do Focus embora mais bonito que o do Golf tbm não é uma obra de arte né...
      Agora o design VW tem uma vantagem, suas linhas retas é algo meio atemporal... não enjoa, esse Golf vai ser um carro que daqui 5 anos ainda terá gente achando bonito... ainda será desejado, diferente de um Focus por ex. que a cada geração muda totalmente.... deixando a anterior com cara de vovô de 80 anos....

      Excluir
    5. Pois é, a VW perdeu sua capacidade de inovar e de ser referência em relação ao design. Lembro-me quando entrei na fila para comprar o Golf 4. Não tinha absolutamente NADA parecido no Brasil, com um painel lindo com as luzes azuis, chave com lanterna, painel de textura agradável e tal. À época, alguns conservadores vieram me falar que era muito espalhafatoso, atrapalhava na hora de dirigir. O Golf 4 disputava com um Astra apagado, sem falar no Focus, que era ridículo.
      Vejo uma galera que nem tem nem (Carlos, que fala do Golf mas tem um Toyota) nunca terá um Golf defendendo o carro como se o design fosse atemporal. Piada. Basta ver as inovações que a VW trouxe do G3 p/ G4. Revolucionou à época. Hoje, esse Golf entra como se fosse mais um em relação ao design.
      A verdade é que a VW não conseguiu criar uma referência em relação ao design como fez com o Golf 4 (o 5 e o 6 foram até razoáveis), e os perdidos ficam falando de sobriedade da VW. Sobriedade é diferente de incapacidade de fazer um carro bonito e inovador, como o i30 ou o Focus. É triste lembrar que a VW já foi referência, mas...
      Minha mulher já proibiu conversa sobre esse Golf de tão feio que é. Triste. ;)

      Excluir
  6. O pessoal aqui reclama muito do design geral do Golf, fico impressionado, chega a ser um exagero. Você até pode achar o design do Golf 7 feio, mas ficar comparando com o Gol em qualquer sentido é um absurdo, é cosia de hater.

    Eu particularmente não gosto da frente do Golf, ja a traseira acho bonita, e o mesmo pensamento vale para o Focus 3.

    O design interno da VW segue a mesma linha nos carros mais caros (GOLF, JETTA, TIGUAN, etc), eu gosto, acho simples, funcional e até bonito. Acho o painel da Ford (Focus 3, new fiesta, Ecosport) até bonito, mas nesse quesito na minha opinião a campeã é a Hyundai, q faz painéis muito bonitos, fazendo até BMW e Audi parecerem exageradamente simples.

    O Golf 7 da uma surra de lavada no conjunto mecânico se comparado ao Focus 3, porem os preços de seus pacotes opcionais estão absurdamente caros, fazendo valer a pena apenas a versao de 67k.

    No mais, vamos procurar criticar os carros com argumentos ao invés de odiar qualquer q seja o carro so por que você não tem grana p comprar um, pq essa é a fonte de ódio de todo hater.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interior de qualquer BMW é simples, funcional e completo, mas simples!

      Excluir
    2. Concordo contigo Gustavo. Apesar de gostar dos painéis simples da VW como é o caso do GOLF 7, eu preferiria o do novo i30 por exemplo, q acho mais detalhista, sem ser muito exagerado.

      Excluir
  7. Todas as marcas tão fazendo carros padrões, mesmo estilo, seja Ford, VW, Chevrolet e Fiat e casos absurdos como a Hyundai fez com o i30. Esse Golf aí tá bonito demais, e por dentro show de bola.

    ResponderExcluir
  8. O pessoal aqui se ofende quando fala mal desse gol melhorado... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    O Focus 3 é mais bonito por dentro e por fora! e se fosse tão inferior assim não seria o carro mais vendido do mundo!!!

    ResponderExcluir
  9. Golf é sonho de pobre! E esse é o caso da maioria aqui, por isso esse monte de puxa saco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma duvida 10:20: Você é pobre ou rico, que carro você tem? rsrs

      Excluir
    2. Eu tenho um Mille, mas por opção. Se eu quisesse comprava o Focus ou o Golf a vista!!!

      Excluir
    3. 15:30 ok então pela SUA lógica o Golf é o seu sonho de consumo também.... kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Cara, se não ta entendendo... Eu sempre ODIEI a vw... Mas esse novo GOLF tem motor TURBO 1.4... Faz 12 a 14 por litro e faz de 0 a 100 em 8,2 segundos... O novo focus tadinho... Faz em 9 com sorte... Tenho um astra e faz em 8,9 no cronometro... Absurdo um carro da ford fazer 0 a 100 em 9 no sufoco e ainda fazer 8 por litro...

      Excluir
  10. acredito que ford e vw sao otimas marcas mas nao podemos tirar conclusoes de qual e o melhor mas se eu fosse escolher ficaria com o golf 7 porq eu escolho carro pela mecanica e nao pelo design

    ResponderExcluir
  11. golf só tem fama. ai a maria vai c as outras compram pela fama, mas o carro não é bonito,vamos concordar gente

    ResponderExcluir
  12. Quando lançaram o Golf 4 era totalmente diferente do Gol sim, e sempre foi em todos os Golfs, isso faz muita diferença. Agora eu tbem acho q eles tinham que lançar o Golf 7 diferente tbem quanto ao desenho do Gol, este Golf 7 realmente está muito parecido com a frente do Gol, muito vacilo da VW, com tanta tecnologia, carro ótimo, mas desenho parecido com GOL e toda a linha VW, não foi nem um pouco inovador neste quesito, como sempre era..... digo "ERA", o Golf era inovador no desenho de cada época e quem lembra, sempre chamava muita atenção e fazia a diferença. Agora... se passar um Golf ou Gol, a não ser as rodas 17 (que podemos colocar no Gol) e a traseira, só se reparar bem ou olhar quando o carro já passou para saber que é GOLF kkkkk. OBS: Gosto muito do Golf e tenho um.

    ResponderExcluir
  13. Breve: fotos do novo golf entrando num shopping center, abastecendo num posto de gasolina e as imperdíveis fotos do novo golf estacionado na frente da padaria!

    ResponderExcluir
  14. Esse lance de que VW e tudo igual e desde de sempre
    Gol sempre foi inspirado no golf em todas as geracoes, mesmo na decada de 80 e audi a mesma coisa. Nao sei que esse mimimi de vw ser tudo igual agora.

    E como falaram, esse design da VW tem uma tendencia a ser duradouro sem expalhafatosos no desing. e o mesmo lance de cores carros que tem cores chamativas como a FIAT faz, tem tendencia ao enjoo mais cedo. Carros com cores mais normais vamos dizer assim, tem uma tendencia a enjoar mais rapido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O chefe de design da empresa, Klaus Bischoff, admitiu que a decisão de seguir uma identidade visual única foi um erro, e revelou que o novo Phaeton servirá de inspiração para os outros carros da VW... Modelos mais luxuosos, como o Phaeton, devem ser produtos exclusivos e influenciar o estilo dos carros mais baratos, e não o contrário", declarou, em entrevista à revista Auto Express."

      Chupa essa, então, ao invés de ficar comentando besteiras. Até o chefe de design admitiu o erro cometido pela empresa, e ainda tenho que ler um comentário como o seu.

      Excluir
    2. Klaus não adminitiu o erro nenhum pq não houve. O que aconteceu foi rejeição do desing por parte das pessoas e isso fez com que a VW de uma atenção maior de diferenciar seus modelos. Isso não é de hoje e de sempre vcs são cegos e?Veja os carros VW e AUDI em todos os anos são Muito parecidos so detalhes que mudam. Essa não colou mimimii idiota. As pessoas simplesmente não absorveram a ideia da VW

      Excluir
  15. O design do Golf é uma prova de respeito ao consumidor. O desenho do Golf 7 é uma homenagem ao melhor Golf de todos os tempos até aqui, que era o Golf 4. E eles conseguiram melhorá-lo ainda mais, ficou moderno, elegante e chique. Muito chique.
    Esse desenho vai ficar 10 anos e não vai envelhecer. O carro terá baixa desvalorização, e você o usará por anos e anos e sempre o achará lindo e inovador.
    A VW é montadora com mais dinheiro do mundo, que mais fatura e mais lucra.
    Vocês acham que se ela quisesse ela não faria um carro estilo "hyundai" ou "citroen"? Com certeza faria e faria até melhor. Aliás, para quem gosta de estilo chamativo, tem o Fusca na própria linha.
    Esse Golf é magnífico de lindo tanto interna quanto externamente. O desenho é de fazer corar de vergonha Focus, i30 e demais aberrações em termos de a hatchs médios.
    A rigor, o Novo Golf só tem 2 competitdores em termos de estilo, que é a Mercedes A200 e o Audi A3. A BMW Sèrie 1 é ridícula de feia.
    Já falei: quem gosta de painel cheio de bugigangas, que muda de cor, e carro que parece uma árvore de natal ambulante, tem os citroens e hyundais da vida. Esse povo é até melhor que não compre Golf mesmo, afinal, queima o filme do Golf um sujeito desse dentro do carro.
    Eu, por exemplo, vejo alguém dentro de um citroen já penso penso que tem baixo QI e mau gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para queimar o filme do Golf tem seus próprios fãs e consumidores, geralmente boys de periferia alienados que rebaixam seus carros e enchem porta malas com caixa de som com músicas funk ou sertanojo com volume toda altura.

      Excluir
    2. É que os VW são os únicos que permanecem íntegros depois de longos anos de uso. Fiat, GM, Peugeot e Citroen já foram parar no ferro-velho há tempos, então é por isso que vc não os vê na periferia. É que eles não existem mais,

      Excluir
    3. Caaaarlos... é vc que não queima o filme de um Golf...?!! Nem sabia que um carro te faz não ser de baixo QI...!!! Argumentos de um verdadeiro céLebrU de estrume de vaca, cujo QI se prova bastante deficiente!!!!
      Vc pega pilha demais, só pq alguém posta comentários de críticas ao Golf...!! Vê se cresce, garotinho!! Deixa de ser proprietário de Golf: corôa de camisa "mamãe-tô-forte", metido a garotão!!!!! E volta p a sua IGREJA MUNDIA DO GOLF DOS ÚLTIMOS DIAS!!! Hahahahahahahahahahahaha

      Excluir
    4. Golf baixa desvalorização? kakakaakkaakakka

      Isso usado não vende nem a pau...é o novo Gordine da VW.....

      Golf virou mico de mercado.................................ta pior que Marea.....

      Tenho amigo com Golf Sportline, lindo de morrer...

      Está tentando vender a 2 anos e 1/2.... e adivinha.. ninguém da um tostão...

      Quero ver bancar a manutenção de um motor e transmissão Audi.....

      Vai virar o tipo de carro endeusado de sempre.....Que ninguém quer comprar...assim como os Gti 180 cv...

      Todo mundo diz que é uma maravilha mesmo nunca tendo um, mas não tem grana pra manter e nem pra mandar fazer seguro...

      Mais uma piada para os Brasileiros.....infelizmente....e tem gente que vai cair....

      Durabilidade?

      Nossa...lembro até hj do povo desesperado pq tinha quebrado o câmbio alemão.......custava metade do valor do carro...

      Na boa, a VW tem mais q é se ferrar mesmo...aff... cobrar uma fortuna por este Golzão ai......

      A Ford tbem... Focus Tit Plus por quase 90 k?



      Excluir
  16. Mas na propia VW tem carros com design diferenciado como o UP,Scirocco e o conceito Taigun,todos horrorosos .

    ResponderExcluir
  17. Galera, não viaja.
    Não é o Golf que tem cara de Gol, o Gol só existe nesse país de merda q vcs vivem!
    Inclusive, esse Golf 7 nada mais é do que um facelift do modelo anterior tanto por dentro como por fora.
    E não se ofendam qnd a galera zoa q o Golf é a cara do Gol, ela diz isso pra tirar sarro da cara de gente ignorante como o Carlos q se ofende e defende a VW como se fosse dono.
    Quem é leitor há mais tempo já sabe como funciona isso aqui e só da risada, como eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais é do que um facelift do modelo anterior tanto por dentro como por fora? É uma plataforma completamente nova, MQB. O interior tá completamente novo, o entre-eixos é maior...

      Excluir
    2. Parei de ler aqui: "esse Golf 7 nada mais é do que um facelift do modelo anterior". O Golf mudou de plataforma, entre-eixos, largura, altura, Cx, interior é outro, carroceria é totalmente nova, etc. O cidadão soltar uma dessas é ignorância demais.

      Excluir
    3. ah! cala a boca! ashuashuash
      to falando de design e não de projeto, não venha dar de sabe tudo não ow viado!
      não te chamei na conversa! asuhasuashuashuas

      Excluir
  18. convenhamos, esse carro ''divino'' nada mais é que um carro normal para o padrao europeu, com um bom motor, especialmente no torque...nada mais...interior deprimente, design idem, valor do seguro exorbitante, fanboys cegos para outras opcoes...!!! alguem ainda acredita que o novo focus com design e interior melhores, diversas opcoes de verao nao vai dar uma tremenda surra nesse carro????? dou um selinho em quem me provar que o golf é melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH...
      Chupa, chupa, chupa que é de uva, Carrrrrlos...!!!!!!!! Mas, antes disso, tome umas gotinhas de rivotril, para se acalmar desse desafio!!!!!!! Hahahahahahahahaha

      Excluir
    2. para o padrão EUROPEU, massssssssss adivinha?
      NÃO ESTAMOS NA EUROPA..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Mas aqui comparam o Golf até com Ferrari,e adivinhem qual ganha.

      Excluir
  19. Fui ver o carro agora na concessionária, mas em minha cidade (São José dos Campos) só sábado dia 28/09.

    Aproveitei pra fazer o test-drive no Jetta TSi, um dentre os quatro carros que comprarei em novembro (Fusion Titanium, Jetta TSi, Golf Highline ou Focus Titanium).

    Embora sejam carros diferentes, a escolha vai ser definida se vai ser um sedan ou um hatch. Se for hatch, não pago mais que R$ 75 / 77 kg. Se for sedan, não quero ir além dos R$ 100 kg.

    Voltando ao Jetta, soberbo!!!

    Como anda aquela criança. Impressionante!

    Já havia dirigido o Jetta underline. Não gostei do motor e não gostei da suspensão. Não compraria nem com desconto.

    Mas o Highline é outro carro e quem disser que a suspensão multlink não faz diferença é porque não está com o bundômetro funcionando. Faz uma bela diferença para melhor.

    Dois inconvenientes: nesta concessionária só tem o Jetta Highline com teto. Pra mim não dá. Minha cabeça fica a um dedo e meio do forro do teto solar. Highline sem teto somente sob encomenda.

    Segundo inconveniente: preço.

    Sem o teto, sem banco elétrico, sem roda preta, branco e somente com o GPS fica em R$ 90 kg pagando a vista.

    Me desculpem, mas por mais que ele ande muito e gaste pouco, pago sem pensar meia vez os R$ 10 kg de diferença pro Fusion, que já testei e também é absurdamente animal e muito mais completo. Ou R$ 96 kg no GTi. Se fosse até uns 80 e poucos mil estaria bem pago.

    Mas o carro em sí é nota 10.

    O vendedor e o gerente me garantiram, assim como li em várias publicações, que a despeito do desempenho inferior, o Golf Highline é bem mais gostoso de dirigir, inclusive em comportamento de suspensão (não gosto de carros duros).

    Vou fazer o test drive no fim de semana e depois posto aqui.

    Mas gostando ou não (duvido muito que não goste) só compro em novembro depois de andar no Focus.

    ResponderExcluir
  20. O Golf ficou completamente descaracterizado...se confunde MUITO facilmente com um Gol ou um Fox. Sou muito mais um FOCUS 3 TITANIUM, pela beleza, refinamento, mecânica, equipamentos, acabamento, etc, etc, etc. Muito difícil comparar um VW com um FORD, pois o Golf passa a impressão de ser um carro mixuruca, enquanto o FOCUS 3 a sensação de refinamento é muito superior.

    ResponderExcluir
  21. não troco meu cruze esport6 por esse golf não ,,,

    ResponderExcluir
  22. a voks vagem almeja a liderança do mercado de suv com o nova combi e dos compacto premio com o novo fusca kkkkkkkkkkkkkkk n esse golf e' apenas um golzinho g 7e meio com motor adaptado ......e' dus auto pos das auto kkkkkk

    ResponderExcluir
  23. o bom e' que se quebrar o farol com alguma barbeiragem e' so adaptar o do fox ou voyage kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Pagar essa grana toda por um carro com cara de GOL ? Fala sério.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem