A Ford do Brasil introduziu em seus mais recentes lançamentos - Novo EcoSport e New Fiesta - a transmissão sequencial PowerShift, a qual, segundo a empresa, une o conforto da transmissão automática com a esportividade das trocas manuais, de rápida e sem perda de torque ou desperdício de energia.
A caixa Powershift tem seis velocidades e sistema de dupla embreagem e não utiliza fluidos nem conversores de torque - o que a torna livre de manutenção ou troca de peças de desgaste. Da mesma forma, seu sistema dispensa a substituição dos discos de atrito, não exige a troca periódica do fluido nem conta com outros itens de desgaste. Todos os seus sistemas foram projetados para durar o tempo de vida útil da transmissão, o que não acontece com as automatizadas existentes hoje no mercado.
PowerShift x automatizadas
Por se tratar de uma tecnologia nova, é comum haver confusão do sistema de funcionamento da PowerShift sequencial com as chamadas transmissões automatizadas.
A transmissão automatizada (como a i-Motion da VW, Dualogic da Fiat, e EasyTronic da GM) é uma transmissão manual que recebeu atuadores eletrônicos, com controlador eletrônico para a troca de marchas. A PowerShift, porém, é uma transmissão que já foi projetada como automática, porém com só que com um conceito que busca maximizar o desempenho sem incorrer nas perdas advindas do uso do conversor de torque das transmissões automáticas convencionais.
Dupla embreagem
A caixa PowerShift conta com duas embreagens. Uma engata as marchas ímpares (primeira, terceira e quinta) e a outra as pares (segunda, quarta e sexta). Por isso ela é chamada de sequencial. Sempre que se faz uma troca, a marcha seguinte já está engatada – na verdade, o que ocorre é uma alternância de embreagem.
"É como um DJ operando dois toca-discos. Quando ele quer mudar a música, a outra picape já está no ponto, pronta para entrar em ação", diz Fábio Okano, gerente de Engenharia Veicular da Ford.
O sistema de dupla embreagem permite que não haja interrupção de torque entre as trocas, com um aproveitamento mais eficiente da energia e torque do motor. Por isso, é utilizado também em carros de competição.
Modos de condução
A transmissão PowerShift oferece três modos de condução: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência.
Fiz um test drive em um Fiesta e sinceramente, não vi diferença de um câmbio automático como por exemplo o automático do Focus II ou da primeira Ecosport. As marchas mudam sem que se perceba, o carrinho é bem ágil e muito gostoso de guiar. Acho que depois de 2 automáticos, nunca mais compro carro manual. O conforto é incomparável.
ResponderExcluirPois é, também andei no Ford powershift e achei até mais interessante que o automático.
ExcluirDaqui a pouco alguém vem dizer que só o DSG da VW é bom. Pura balela, visto que até revistas especializadas já arguiram sobre a similaridade dos dois - inclusive nos problemas.
Na boa, comparar esse Powershit com o DSG da VW é uma heresia. Se esse câmbio da Ford fosse tudo isso mesmo, porque ela não coloca no Fusion, heim? O DSG da VW está presente em todos os carros top da marca: Passat, Golf GTI e cia limitada.
ExcluirO powershift é melhor que os automatizados, e só.
Ainda precisa comer muito arroz com feijão para chegar aos pés de uma transmissão como a DSG da VW.
amigo....o DSG é tão bom quanto o powershift, se não for melhor...anda no Jetta TSi antes de falar besteira filho....ah esqueci....vc nem sabe pq não gosta de VW né ? critica por criticar....maria vai com as outras...
ExcluirQuis dizer que o Powershift é bom no comentário de 23:13. E, de fato, é bom. Só para constar:
Excluir"Na estrada, a transmissão automatizada (da Ford) mostra ainda mais suas virtudes, com trocas rápidas, precisas e nas quais o giro do motor pouco cai. Dá pra comparar, sem medo, ao DSG e S-Tronic de Volkswagen e Audi, respectivamente – só falta o motor turbo." (AutoEsporte)
Obviamente, não são iguais. Tem alguns defeitos (principalmente se comparada à DSG), mas pode-se comparar com um câmbio DSG (que dispensa comentários de tão bom) sem cometer uma "heresia".
Por fim, sou fã da VW; apesar disso, consigo perceber qualidades existentes em outras marcas sem problemas.
Uma coisa é certa: o Fiesta convence com este câmbio, e estes dias numa concessionária Ford o vendedor me disse que difícil é vender um com câmbio manual. Todo mundo quer o Powershift. E com a política acertada de preços da Ford, vende muito.
ExcluirDetestei o câmbio. Experimentei em uma subida com trânsto a 20-30km/h... o câmbio fica totalmente maluco e indeciso. Ele troca bem as marchas e não dá tranco quando está em giro alto. Em baixa, pelo amor de Deus. Temos Corolla aqui em casa, e nem comparação. O Powershift é bom para quem quer um carro que "troca as marchas". Para quem quer conforto máximo, é o automático de verdade.
ExcluirO princípio é o mesmo: câmbios comandados eletronicamente com dupla embreagem, em que a próxima marcha já está engatada. Óbvio que, pelo custo, o DSG deve ser mais rápido. Já andei no Audi A3 do meu sobrinho, é excelente, porem tem um barulho irritante quando anda em baixa velocidade num piso irregular, quem houve por fora, parece que está caindo uma peça. E a Volks diz que é normal em todas, esse barulho!
ExcluirA principal diferença está no modo sequencial e na economia.
ResponderExcluirEste câmbio possibilita o controle das marchas a qualquer momento bastando apertar um botão em qualquer modo (D ou S) diferentemente de um automatico convencional.
Outro dia li sobre um teste desse câmbio Powershift. Foi bem elogiado pelo avaliador e parece que a troca de marchas crescentes e feita de forma bem rápida, já que a segunda engrenagem fica sempre pronta para essa mudança. Já a troca de marchas decrescentes (redução) tem um pequeno atraso em função dessa característica.
ResponderExcluirDe qualquer forma, o Powershift é uma enorme evolução em relação aos câmbios automatizados e acaba ficando com desempenho bem próximo ao dos melhores câmbios automáticos, segundo a avaliação.
Powershift vs DSG leiam o artigo e tirem sus próprias conclusões.
ResponderExcluirhttp://www.auto10.com/especiales/es-el-cambio-automatico-powershift-igual-de-bueno-que-el-dsg/1193
Li e gostei do artigo. Outro aspecto muito interessante abordado é o menor custo do Powershift em relação ao DSG.
ExcluirEssa vantagem do menor custo do Powershift deverá beneficiar o consumidor com a nova geração do Focus que está chegando. Ponto para a Ford!
Verdade 09:42, o artigo contradiz todas as afirmações extremistas e ofendidas dos defensores mais bitolados do VW. Eu quase acreditei na deles. Contagem regressiva para os chiliques:5,4,3...
ExcluirNão é necessário ser nenhum engenheiro pra entender que a comparação Powershift x DSG, feita pelos leitores acima, é imprópria. É claro que o Jetta TSI é superior... Ele é equipado com motor turbo de 211cv!
ResponderExcluirE os preços então? Quantos Fiestas dá para comprar com o mesmo dinheiro gasto com os carros que estão comparando? Dois? Três? É ser muito bitolado. Troca o disco!
ExcluirTem um monte de coió que vai fundar a "IGREJA DSG DA SÉTIMA MARCHA"
ResponderExcluirfrancamente o mundo, alias a rodas não giram só entorno da WOLKS
Vão crescer e aprender a ver o mundo.
Apenas mais uma m para nossas carroças brasileiras,ponto
ResponderExcluirConsumidor sendo Fã... só no Brasil mesmo e... ei! As montadoras são fãs do nosso dinheiro também.
ResponderExcluirhttp://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=new+fiesta+2014&id=&BuscaTipo=E&x=18&y=20&BuscaTipo=G
ResponderExcluirQue evolução, hein?
È como eu sempre digo ou o Carro é mecanico ou Automatico de verdade,o resto é enganação.....Tenho dó desse pessoal que compra o fiesta com esse novo cambio,a manutenção então vai ser com o preço nas alturas....
ExcluirVocê deve ser daqueles bitolados que ainda acha o Fusquinha o melhor carro do mundo não é?
ExcluirDSG
Excluirhttp://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=dsg&id=&BuscaTipo=E&x=-743&y=-152&BuscaTipo=G&siteurl=
Em linha de produção sempre terá algum com problema, isso tanto para celulares, eletrodomésticos e CARROS.
Pesquise sobre as Ferrari que pegavam fogo sozinhas!
Problemas no DSG parte 2;
Excluirhttps://www.google.com.br/#fp=e89e9afbe5392ed9&q=dsg+problemas&safe=off&spell=1
http://www.reclameaqui.com.br/2471657/volkswagen/volkswagen-jetta-cambio-tiptronic-quebra-com-apenas-20-mil-k/
Excluirse vc for procurar no reclamei aki verá diversos cambios dsg da vw quebrando com poucos km rodados... assim como terá diversas reclamações de outras montadoras também.... temos que parar de ficar defendendo montadoras como se fossem nosso time de futebol... por isso temos os carros que merecemos pelos preços que querem as montadoras...
Excluirnetovski, por que não vimos ainda nenhuma mídia especializada em automóvel divulgar matérias sobre problemas no powershift?
ResponderExcluirEu assino as revistas QR e Autoesporte, além de acompanhar sites, blogs e programas de carro na tv, até o momento, nenhuma matéria a respeito.
Para ter cadastro nesse site e "relatar seu problema" não é preciso preencher cpf e rg ou nota fiscal do produto, qual a procedência então?
Ah! E eu também não tenho um Powershift na garagem e não odeio a VW.
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho os dois, automático (Focus II) e Powershift (New Fiesta) e é nítida a vantagem do Powershift! Não vejo a hora de ter um Focus 3 com esse câmbio!
ResponderExcluirTambém tenho o automático e considero excelente apesar das críticas por ser ultrapassado, só ter 4 marchas, não ter borboletas e por aí vai a ladainha. Mas a verdade é que o carro é silencioso, confortável, seguro, preciso, potente e nos trechos que uso - 150km/dia, cidade/estrada (São Paulo) faço até 13km/litro com gasolina.
ExcluirO powershift é ótimo, um dos melhores cambios nacionais. Mas DSG realmente e um passo a frente, tem uma central mais elaborada, mais inteligente, e tem uma vida util maior. Na china houve alguns problemas com o DSG, mas a VW deu uma garantia de 10 anos a caixa então né... Como o amigo falou, esse cambio poderia ta nos carros tops da Ford assim como estão nos VW
ResponderExcluirDSG melhor e deu problemas? Tiveram que estender a garantia para dez anos para compensar o papelão? Compra você que acredita nisso.
ExcluirNão foi exatamente um problema, ela fazia um barulho que foi ajustada com uma atualização de software do cambio. Sim, problema ou ajuste todo cambio automatico tem, seja ele qual for. E o powershift ja deu problemas, mas isso é normal no meio dos autos. Extender não, deram essa garantia pro compradores confiarem no produto.
ExcluirCâmbio power daqui, Ds não sei o que de láaa...
ResponderExcluirBom mesmo é o câmbio da Kombi. A segunda escapa e é emoção pra valer.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... 19:05 boa!
ExcluirA Ford deveria tomar vergoha na cara e melhorar o acabamento de péssima qualidade, se preocupar em parar de depenar o Fiesta que era Mexicano e bem acabado e melhorar os encaixes do carro... feito isso eh mais fácil admitir que o melhor cambio é o CVT... ele não dá tesão de dirigir, mas indiscutivelmente é o melhor....
ResponderExcluirPena que não é para qualquer motor, acho que essa é a maior limitação dele.
ExcluirÉ Thyago, a VW é assim mesmo. Lança tudo correndo para ser a primeira e faz do consumidor seu piloto de testes por sua própria conta. Depois, de vez em quando faz um recall, a contra gosto.
ResponderExcluirPessoal tem alguém aí pra me dizer qual a diferença entre automatizado e automático... nunca tive carro automático somente manual;...
ResponderExcluirabraços
Acho que sistemas de câmbio automático com caixas automatizadas com dupla embreagem podem ser mais eficientes do que a maioria das caixas genuinamente automáticas, mas convencionais. Ainda assim, considero que isso seja apenas uma jogada de marketing, uma vez que uma tecnologia como esta, não é nova no mercado, assim se considera pelos brasileiros poderem ter esse equipamento só agora e que o sistema Power-Shift está sendo alvo de crítica na Europa, no mercado norte-americano (EUA, Canadá e México) assim como na Asia.
ResponderExcluirAcho esse tipo de caixa genial, uma vez que as trocas de marcha são incrivelmente rápidas, mas já que outros mercados já testam há alguns anos o equipamento antes de nós e já os critica, vale uma sinal amarelo aí.
O problema é que o mercado automotivo SABE que o brasileiro é movido a imagem e, é justamente isso que a FORD está fazendo, tentando mostrar esse equipamento como algo futurístico, fora do comum. Menos, Ford!
O câmbio realmente e moderno e fora do comum, teve críticas lá fora (tanto o Powershift quanto o DSG), mais se você pesquisar nos fórums gringos verá que após ajustes estes câmbios estão sendo bem aceitos e estão vendendo muito bem.
Excluirse vc for procurar no reclamei aki verá diversos câmbios dsg da vw quebrando com poucos km rodados... assim como terá diversas reclamações de outras montadoras também.... temos que parar de ficar defendendo montadoras como se fossem nosso time de futebol... por isso temos os carros que merecemos pelos preços que querem as montadoras...
ResponderExcluirPesquisa de carros Ford usados no Brasil
ResponderExcluirEu tenho um fiesta powershift, eh mto bom de dirigir, to fazendo mais de 10 no álcool andando na cidade e estrada sem pensar pra acelerar, ele é levinho e da prazer de andar. Tive alguns problemas de acabamento mas coisas comuns que todo mundo que já tirou alguns modelos zero km sabe que podem existir. O carro pode ser novo, qualquer marca, nunca será perfeito só porque é 0KM.
ResponderExcluirO que mais gostei do carro foi mesmo o live driving, vc pode fazer as reduções de marcha sem tirar o cambio da posição drive.
Já que o Dsg da volks é tão bom, | e acredito que é mesmo | o que ainda estão fazendo com o I-motion nos gols e voyages e fox? O powershift no fiesta é como colocar Dsg no fox, mas isso a volks não faz, né? Porque?
ResponderExcluirOs câmbios I-motion (VW), dualogic (Fiat) e easytronic (GM) são câmbios manuais robotizados de primeira geração e os piores em termos de qualidade. Nem deveriam estar sendo comercializados no Brasil.
ExcluirEnquanto o brasileiro continuar pagando por baixa qualidade, as montadoras vão continuar empurrando esses câmbios ultrapassados.
Os bons câmbios são os automáticos e os de dupla embreagem que hoje estão até mais eficientes que os automáticos.
A VW já usa os câmbios de dupla embreagem DSG há 10 anos na Europa e poderiam muito bem colocar no GOL, Voyage e outros carros, porém no Brasil só empurram essa tranqueira de i-motion.
A Ford ter colocado os câmbios de dupla embreagem em vários carros no Brasil já é um grande avanço. Certamente vai mexer com a VW, Fiat e GM e espero que aposentem os câmbios (i-motion, dualogic e easytronic) que estão totalmente ultrapassados.
a diferenca e que ele tem dupla embreagemnao deixando o giro do motor cair o torque ne,e tb sem precisa de troca de disco de embreagem na manutencao periodica e sem troca de fluido
ResponderExcluircomprei o novo golf 1.4 tsi porem ja apresentou ruidos fortes no cambio.
Excluirmais de cinco carros q eu conheco esta com o mesmo problema.
Ruído? Fala sério. Dessa forma você não convence ninguém.
ExcluirOlha Srs tenho um Titanium PowerShift e confesso que me decepcionei um pouco principalmente com esse sistema ao contrario do que dizem sobre as trocas de marchas suaves e rápidas, não ocorre com o meu qdo saio de uma aclive para uma via normal é preciso rodar uns 100 mts até que ocorra a troca de marchas o giro vai as alturas ante disso tbm no meu com vidros fechas é possível houver ruídos muito alto na retomada de aceleração, talvez pela demora na troca de marchas, um bom ex. nos antigos qdo se tentava subir a aceleração e o motor "grilava" realizei teste drive no HB20 e isso não ocorre, tbm não ocorre no Novo Focus.
ResponderExcluirSão comentários e comparações meramente emocionais. tem gente que argumenta em favor do DSG exclusivamente por ser o Jetta um carro turbo com 211 cavalos. Acho que são absolutamente TODOS MÍOPES em avaliar o câmbio da VW como revolucionário. Eu tenho os dois e, sinceramente, são PERFEITOS e quase idênticos. Ao invés de discutir deveríamos agradecer a diversidade e leque de tecnologias.
ResponderExcluirhttp://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036&pg=2
ResponderExcluirhttp://www.reclameaqui.com.br/10532585/ford-tropical/quando-voces-vao-resolver-meu-problema
ResponderExcluirCaiu a casa para o câmbio Powershift. Milhares de reclamações e processos judiciais conta a Ford. Nunca serão UM DSG!
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirquer ler sobre problemas do DSG ?? Um montão ?? Leia até o final desta matéria :
http://automatik.com.br/2013/01/a-fascinante-e-problematica-transmissao-dsg-02e-volkswagen/
"(A caixa Powershift tem seis velocidades e sistema de dupla embreagem e não utiliza fluidos nem conversores de torque - o que a torna livre de manutenção ou troca de peças de desgaste. Da mesma forma, seu sistema dispensa a substituição dos discos de atrito, não exige a troca periódica do fluido nem conta com outros itens de desgaste)!".
ResponderExcluirIsto é uma inverdade! na segunda revisão os mecânicos da ford trocaram os discos e as fitas de freio dizendo que estava tudo danificado; "guardei os discos e fitas de lembrança", caso alguém duvide.
Agora, estou tendo problemas com a troca de marchas. Faz um barulho estranho, outro dia ficou travado na aceleração. Já levei 02 (duas vezes) a oficina da ford ginambo canoinhas e eles dizem que as leituras estão todas corretas. mais o problema continua! Balela essa conversa de tudo de bom, sem manutenção! Isso que a Ecosport titanium powershift 2.0 esta apenas com 12.000,00 km. Antes de comprar um carro com este sistema melhor realizar uma detalhada pesquisa de quem já usa o modelo.
Maria da Penha
ResponderExcluirAdquiri uma Ecosport Freestyle 2.0 14/15 Powershift achando que estava adquirindo um carro automático e qual não foi a minha surpresa quando levei para a revisão de 1 ano com apenas 2.000km fui informada da necessidade de troca das embreagens pois estão patinando prejudicando o arranque do carro.
Até ai pode ser um defeito da peça, mas o pior de tudo é que o consultor orientou o uso sempre que estiver no transido e parado colocar a alavanca na posição N (neutro). Meu DEUS como pode a Ford falar que é uma evolução do cambio automático se eu tenho que toda vez que o carro parar colocar em N. Pra mim isso e um retrocesso e não acaba por ai : o carro vai ter que ser desmontado e aguardar a autorização da Ford para substituir as peças, com uma demora de 15 dias(palavra do consultor). Será que no país da Ford(USA) isso acontece ou só aqui para nós Brasileiros é que temos que aguentar essas aberrações.
Maria da Penha
ResponderExcluirAdquiri uma Ecosport Freestyle 2.0 14/15 Powershift achando que estava adquirindo um carro automático e qual não foi a minha surpresa quando levei para a revisão de 1 ano com apenas 2.000km fui informada da necessidade de troca das embreagens pois estão patinando prejudicando o arranque do carro.
Até ai pode ser um defeito da peça, mas o pior de tudo é que o consultor orientou o uso sempre que estiver no transido e parado colocar a alavanca na posição N (neutro). Meu DEUS como pode a Ford falar que é uma evolução do cambio automático se eu tenho que toda vez que o carro parar colocar em N. Pra mim isso e um retrocesso e não acaba por ai : o carro vai ter que ser desmontado e aguardar a autorização da Ford para substituir as peças, com uma demora de 15 dias(palavra do consultor). Será que no país da Ford(USA) isso acontece ou só aqui para nós Brasileiros é que temos que aguentar essas aberrações.
Essa câmbio é uma bomba relógio. Tenho um New Fiesta com o mesmo câmbio e posso dizer, fujam! Pra quem duvida, tem até petição on-line. A Ford finge que o problema não existe, não da solução definitiva, e continua vendendo esse erro de projeto para os desinformados. FUJAM!
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