Convenhamos, o C4 Pallas já
apresentava sérios sinais de cansaço no mercado brasileiro. Afinal o sedã médio
foi introduzido no País no ano de 2006 e, desde então, recebeu poucas mudanças
para atrair os consumidores. Mas para dar uma reviravolta no segmento, a
Citroën apresentou o novo C4 Lounge, que prima pelo visual bem projetado e pela
cabine refinada.
O novo Citroën C4 Lounge é um
modelo global e seu projeto foi iniciado há dois anos e meio. O visual do
modelo foi projetado por equipes de design da França, China e América Latina,
com aproximadamente 15 profissionais da área de Design do PSA Latin America Tech
Center, com desenvolvimento específico ao gosto de cada região de produção e
comercialização.
“O equilíbrio de volumes e formas
foi nosso ponto de partida. Buscamos, desde o início, desenvolver um design com
personalidade própria, mas que se caracterizasse pela harmonia de suas linhas,”
explica Thierry Hospitel, diretor de Estilo da América Latina. Todo o conjunto
do C4 Lounge lembra bastante os modelos da linha de luxo DS, em especial o DS4.
Por dentro dá pra notar logo de
cara que o novo Citroën perdeu a ousadia do antigo C4 Pallas. O painel de
instrumentos (que exibe informações analógicas e digitais e, dependendo da
versão, permite cinco personalizações, que variam do branco ao azul) passou do
centro do painel para atrás do volante e este agora é convencional – o antigo
trazia cubo fixo.
O painel traz revestimento em
Slush (material com toque mais macio, o mesmo usado no C5, que permite
modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e
brilhantes). As portas ganharam painéis com toque soft, enquanto os bancos têm
densidade variável, de acordo com a área. Os bancos de tecido trazem
revestimento Crepe Meridien e tear de efeito de relevo Gung. Nas versões mais
caras, os bancos são em couro Zina na cor Tramontane.
Dependendo da versão, o novo
Citroën C4 Lounge conta com botão start/stop e sistema Keyless, que dispensa o
uso da chave para destravar as portas.
A equipe de engenharia da Citroën
trabalhou a sério também no silêncio a bordo do carro, realizando testes que
buscaram isolar todas as fontes possíveis de ruídos (vento, ar-condicionado,
motor, transmissão, suspensão, pneus, etc). Há ainda o para-brisa acústico, formado
por um “sanduíche” de vidro e uma película plástica no centro, que tem a função
de filtrar os ruídos.
Na gama de motores o C4 Lounge
traz o conhecido bloco 2.0 litros de 16 válvulas, equipado com comando de
válvulas variável (VVT – Variable Valve Timing) e bloco em alumínio, que
entrega 143 cv com gasolina ou 151 cv com álcool, sempre a 5.250 rpm, e 20,2
kgfm de torque e 21,7 kgfm, respectivamente, sempre a 4.000 rotações.
Entretanto, a novidade é o propulsor 1.6 THP, o mesmo da linha DS, de 165 cv,
que leva o sedã de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcançar velocidade máxima de
214 km/h.
Outra novidade do modelo é a nova
transmissão automática Auto6 de seis velocidades, projetada pela empresa
japonesa Aisin, oferecida como opcional no bloco 2.0 e de série no 1.6 turbo.
Esse câmbio substitui o antigo automático de quatro marchas e estará disponível
em breve nos primos 308 e 408, da Peugeot.
O modelo traz suspensão dianteira
com eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas
helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na
traseira, o Lounge conta com travessa deformável, molas helicoidais,
amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Os pneus são Michelin
Primacy 225 45/R17 (versões Tendance e Exclusive).
Entretanto, na lista de
equipamentos o modelo, que tem preços entre R$ 59.990 e R$ 77.990, peca. Itens
como airbags laterais e de cortina e controles de tração e de estabilidade
estão disponíveis apenas na versão mais cara. Os equipamentos e preços você
pode conferir aqui.
A Citroën espera vender cerca de
1.500 unidades do novo C4 Lounge por mês no Brasil, sendo que deste volume, 55%
seria da versão Tendance, 40% da Exclusive (2.0 e 1.6 THP) e apenas 5% da
Origine. O modelo será oferecido nas cores Gris Aluminium, Noir Perla Nera, Blanc Banquise, Gris Moondust, Blanc Nacré, Rouge Rubi e Bleu Bourrasque. A garantia é de 3 anos, com revisões de preço fixo.
Na Alemanha, o C4 ficou em terceiro lugar no VOSS,no segmento compacto.
ResponderExcluir1o. lugar o Toytota Prius, 2o. lugar o Mazda 3, 3o. lugar o C4.
O Golf não apareceu entre os 3 primeiros.
C4 na frente de Golf? Carlos tem um ataque!!!
http://autos.jdpower.com/content/press-release/1I3KG6H/2013-germany-vehicle-ownership-satisfaction-study-voss.htm
Não esqueça que temos um novo defensor mor da VW que é o Man on the Edge. Essa dupla vai pirar com essa notícia. kkk
ExcluirSerá que vai dar pra tirar o modelo tendance 2.0 automatico na isenção de impostos para deficientes físicos?
ResponderExcluir"Itens como airbags laterais e de cortina e controles de tração e de estabilidade estão disponíveis apenas na versão mais cara". Novamente as montadoras capando itens de segurança para as versões "mais baratas".
ResponderExcluirO que seria um diferencial para diminuir a diferenca em relacao os primeiros mais vendidos. Mas, no nosso pais as pessoas preferem um desenho mais bonito que seguranca um son, reboque do que um airbag. As montadores sabem disso.
ExcluirE gostei muito do carro. Designer muito legal, preço razoável comparado ao nosso mercado e motorização condizente com o tipo de carro.
ResponderExcluirCompraria!!!
Se comparado ao que era o C4 Pallas em seu lançamento em 2007, é um retrocesso, e junto com a má fama das concessionárias Citroën, que arruinaram o Pallas, acho que vai vender bem num primeiro momento, por que é novidade, mas depois que deixar de ser vai vender como o seu primo Peugeot 408. A não ser que seja um mega sucesso nas vendas pra empresas e órgãos públicos, caso do Fluence e do Focus Sedan, que, mês ou outro batem Civic e Corolla nessa modalidade.
ResponderExcluirLembrando que o preço inicial da Citroën não consta a pintura, seja ela sólida ou metálica, e no lançamento é de praxe as concessionárias Citroen cobrarem ágio pra pegar os trouxas.
C4 Lounge THP na Veia !!!!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.