A Ford inaugurou o segmento de SUV compacto com o EcoSport, ficou quase uma década sozinha no mercado, e agora observa os concorrentes se prepararem para a disputa: Renault Duster, Chevrolet Tracker, Renault Caputur e a Volkswagen, com o Taigun, derivado do VW Up!, que chega ao mercado brasileiro em 2016, produzido em São Bernardo do Campo (SP), para ser o menor SUV do mundo.

VW Taigun

O VW Taigun mede 3.86 metros (3 cm a menos que o Gol) e a versão que está sendo mostrada à imprensa conta com motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de 110 cavalos @ 5.000 RPM e torque máximo de 17,8 Kgfm a 1.500 RPM, podendo ser acoplado a uma caixa de transmissão manual de seis marchas ou automática DSG de sete. A tração é dianteira. Com tal propulsor, o pequeno SUV acelera de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos para atingir uma velocidade máxima de 186 Km/h.

VW Taigun

O carro tem balanços dianteiro e traseiro de 71 cm e 68 cm respectivamente - curtos, o que permite superar com facilidade dos obstáculos, como lombadas e pedras, com menor risco de contato com a carroceria. Entretanto, apesar de tais credenciais, sua vocação maior é a cidade mesmo.

VW Taigun

Em termos estéticos, o VW Taigun se caracteriza por linhas retas e horizontais, lembrando seus irmãos maiores, como Tiguan e Touareg. Sua largura de 1,73 metros, além de conferir aspecto de robustez, ajuda a reduzir a tendência de inclinação maior de carrocerias de carros com centro de gravidade elevado, como o caso de SUVs. Neste caso, apesar de menor que o Gol, ele é 11 cm mais elevado, com seus 1,57 metros de altura.

VW Taigun

Interior

O aspecto interno do VW Taigun é similar ao do VW Up! - simplicidade é a palavra. No modelo conceitual há equipamentos como central multimídia e muitos porta-objetos em nichos do painel. O banco traseiro tem posição elevada - o que melhora a visão de quem lá viaja.

VW Taigun - painel

O porta-malas tem capacidade volumétrica de 280 litros - capacidade que pode chegar até 987 litros quando o encosto do banco traseiro é rebatido.

VW Taigun - interior

Preço

VW Taigun

O Volkswagen Taigun é um carro desenvolvido para mercados emergentes, e, portanto, seu preço será menor que o da EcoSport. As estimativas iniciais apontam para algo de R$ 48.000 reais no Brasil para a versão de entrada - o que representa um desconto de quase R$ 7.000 reais sobre o EcoSport mais barato, que tem preço de R$ 54.800 reais.

VW Taigun

Conclusão



Se a Ford criou a categoria de SUV compacto, a Volkswagen, com o Taigun, com tamanho de Gol e produção nacional, criará o segmento de mini-SUV´s. E, a julgar pelo sucesso que fazem modelos compactos aventureiros como CrossFox no Brasil, o Taigun, com preço compatível, tem tudo para seduzir o consumidor brasileiro.

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. não vale tudo isso não, 48 mil no de entrada, menor q o gol, bem mais simples q a eco, deve vir bem pelado na versão de entrada

    ResponderExcluir
  2. Por este preço é melhor a Duster da Renault não?

    ResponderExcluir
  3. Nossa que interior mais che-gay

    ResponderExcluir
  4. também não gostei desse interior,simples demais,inclusive os botões do ar condicionado achei frágeis.

    ResponderExcluir
  5. Acham que o carro virá assim? Virá com interior de plástico preto e duro como o Gol e Fox (talvez até pior, pois será baseado no up!) e motores 1.0 e 1.6 normais como os que temos por aqui, nada de turbo. E com certeza a versão de entrada virá com calotas e equipada como um carro de entrada

    ResponderExcluir
  6. Esse interior é uma porcaria para falar a verdade,os bancos parecem até com o do meu jipe willys,os botões do ar condicionado,de plastico parecem até que vão quebrar de tão frágeis que são,e ainda assim vão cobrar um absurdo por um carro desses cheios de plásticos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa cortaram custos msm,pois tiraram até as saidas de ar centrais e essa telinha de tão pequena no centro do painel dificulta a leitura.Na boa esse carro por 30k,já estaria bom demais.

    ResponderExcluir
  8. Os bancos até parecem com o do chevette 78 que tive.Parece até que voltei no tempo.

    ResponderExcluir
  9. esse interior das fotos eo da versão mais completa vendida la fora,para o Brasil conseteza vira com o interior mais simples,sem contar que na minha opinião esse interior e tosco parece de um fusca colorido interior todo quadrado,esse preço ta um absurdo!! prefiro um ecosport, pagar um pouco mais e levar algo melhor sem dúvida,o barato sai caro nesse caso,esse taigun não deve nem ter estabilidade o gol não tem,e o taigun e menor e mais alto,pode crer que vai ter muitos desses capotando por ae.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conseteza, o fucki era mio que esse trem ai.

      Excluir
  10. Visualmente falando na parte externa está muito parecido com o Duster.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exceto que o VW parece uma miniatura perto do Duster.

      Excluir
  11. Todo enfeitado, parecendo bloco de carnaval ou talvez lembre novo UNO.

    ResponderExcluir
  12. Menor ainda que Ecasport? Mais um fracasso... ainda mais se vier com motor 1.6 de 104cv que é o que nós servos (pois parece que é assim que eles nos veem) sempre recebemos dos nossos colonizadores.

    ResponderExcluir
  13. Embaixo da Central Multimidia tem duas garrafas térmicas

    hueuheheheh

    ResponderExcluir
  14. Um carro desse porte sem porta malas e um fiasco. Estou fora.

    ResponderExcluir
  15. Não se julga um carro apenas pelo tamanho. Esse não é o único fator de preço.
    O mini é bem pequeno e vale cada centavo cobrado por ele.

    Vamos esperar chegar ao mercado.

    ResponderExcluir
  16. Não concordo em muitas coisas que o Carlos escreve, mas aqui eu sou obrigado a concordar...

    Temos vários especialistas em mercado por aqui, não?

    O carro ainda é um CONCEITO e já ficam falando que não dará certo, etc... A versão final pode sofrer modificações significativas antes de ser produzida em série.

    Só quando o carro for lançado é que saberemos se vingará ou não. Já sabemos que o consumidor brasileiro aceita bem esse tipo de carro...

    ResponderExcluir
  17. Se ele é menor que a Eco e menor que o Gol, certamente é o substituto do Crossfox

    ResponderExcluir
  18. Todos Q critiaram, Amanhã Estaram Implorando P Gerente Liberar Credito...

    ResponderExcluir
  19. O carro nao e mais bonito que os seus concorrentes e tambem nao tera mais equipamentos de seria, resta apenas os precos. Como se trata de VW no Brasil teremos um carro relativamente feio, pouco equipado, pessima relacao de custo, beneficio e um monte de pessoas comprando porque e um VW.. Na mesma leva do gol pelado por trinta e pouco....
    Eta Brasil...

    ResponderExcluir
  20. Muitos comentários sobre o o Taigun - Conceito. Para quem gosta de SUV / Crossover, no caso, e para até quem nunca pensou comprar um pelo custo da categoria - vai começar a pensar no assunto já que a proposta é de preço menor!? - O carro é bonito em sua categoria, tem dimensões externas c/ proposta de torque que lhe conferem agilidade no trânsito urbano e, quem esteve no salão, conferiu um interior com boa altura de teto, painel e espaços adequados (atrás: dois lugares, mas cabe 3) com boa visibilidade. Enfim é um projeto inovador da VW onde esperamos freios, direção e suspensão amigáveis versus pisos / lombadas irregulares de nossas cidades e o mais que de bom que possa vir... Esta é a realidade dos fatos x lucros da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual e a inovacao desse carro em relacao a todos os concorrentes....Qual a grande tecnologia...Vira recheado de airbags por precos abaixo da concorrencia... Acho que nao e ainda acho que as pessoas deveriam amar menos as marcas...que apenas buscam o lucro...

      Excluir
  21. Menor que o Gol e com esse interior de Brasília vai ser um carrinho para quem não gosta de SUV mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Fico com este: Ficou claro que esse carro nada tem haver com Eco, Gol, etc., pois será o primeiro crossover compacto com essas dimensões únicas no mercado - a não ser que os chineses mandem antes uma "cópia" para cá! -. Na versão final a "praia" do Taigun é o TRÂNSITO URBANO onde: suas dimensões externas; direção suave; altura do solo ( x buracos e lombadas); visibilidade; espaços internos adequados; tração; torque c/economia; a beleza de um painel simples e etc., estão adequados aos deslocamentos diários nos afazeres do dia-a-dia na cidade em que estiver! E, de extra, ainda, arriscar alguns pisos irregulares fora do asfalto! Não estou fazendo apologia à VW, mas reflexionando o aspecto positivo do conceito...

    ResponderExcluir
  23. parece uma no versão do duster carro Volkswagen quando pega fogo derrete de tanto plastico

    ResponderExcluir
  24. Tanta conversa e ainda não sei o preço do cujo em questão

    ResponderExcluir
  25. Com certeza o Carro será um sucesso vejam o exemplo do Up, o carro é sensacional tem um porta malas maravilhoso, um espaço interno invejável, não conheço outro carro compacto com um espaço interno melhor, além da direção elétrica.

    ResponderExcluir
  26. Bem bonito, mais 1.0 mesmo que seja turbo contra o 2.0 da ford?? eu pago os 7 mil a mais para ter segurança e potência!! R$ esse carro vale 30 mil no máximo!! mais Brasileiro paga os caras cobram...

    ResponderExcluir
  27. Prefiro pagar 70.000 num Jeep autêntico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O taigun sairá por 45 mil, e o Jepp por 70. Prefiro o Taigun....que é fabricado por quem faz Porsche Cayenne, Macan, Toaureg, Tiguan...etc.

      Excluir
  28. Os brasileiros aceita tudo,vai aceita esse também com esse valor alto...preço de carrão nos estados Unidos...

    ResponderExcluir
  29. Taigun é KCT, esse carro é Duster com emblema da VW.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem