O novo motor de três cilindros da família EA211 é o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção, quanto aos recursos de que dispõe. O motor é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, em um novo prédio recém-inaugurado na fábrica, que é a terceira maior unidade de motores do Grupo Volkswagen no mundo.


O motor – cujo nome completo é EA211 1.0l R3, em que o “R” identifica o termo alemão “Reihe”, “linha” em português – é um projeto global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível. Ele fez sua estreia no Fox BlueMotion 2014, que acaba de chegar ao mercado.



Entre as vantagens do novo motor estão seu menor peso, a maior eficiência térmica, a aplicação de soluções inovadoras e inéditas nessa faixa de cilindrada e o baixo atrito, que resultam em redução no consumo de combustível e nas emissões. Além disso, o desempenho também é aprimorado, graças à utilização de recursos como o comando de válvulas variável, que garante mais força em baixas rotações – 85% do torque está disponível já a partir de 2.000 rpm.

Com 999 cm³ de cilindrada, o motor EA211 1.0l é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW), à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol) e ocorre a partir de 3.000 rpm, mantendo-se por longa faixa de rotações.

Peso reduzido e eficiência térmica

A primeira vantagem do motor EA211 1.0l, o menor peso, foi obtida com a adoção de bloco e cabeçote de alumínio. Além dos materiais utilizados em sua construção, colaboram para o menor peso a configuração com três cilindros, o que reduz o número de componentes – biela, pistão e mancais – e árvore de manivelas (virabrequim) menor. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve.


Essa configuração gera outros benefícios, como maior eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros de mesma cilindrada, graças à menor perda de calor. Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4 mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão.

Com quatro válvulas por cilindro – sendo duas para admissão e duas para escapamento – e câmara de combustão hemisférica, o motor tem vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica. A taxa de compressão é de 11,5:1.

Para aprimorar o desempenho do motor, o cabeçote do EA211 tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. As válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão Rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência.

A construção da tampa do cabeçote é inovadora, em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito.

Menores emissões

O cabeçote do EA211 1.0l possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente.

O catalisador, instalado logo na saída do coletor de escapamento integrado, atinge rapidamente sua temperatura adequada de operação.

O líquido de arrefecimento também leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor, porque recebe o calor dos gases de escape. A fase fria, que é justamente aquela na qual a emissão de poluentes é mais alta, fica mais curta. Por outro lado, em alto regime de utilização, ocorre um controle da temperatura dos gases de escape na entrada do catalisador, permitindo que se opere mais tempo com a relação ar-combustível estequiométrica (ideal)..

Duplo circuito de arrefecimento

Outra solução inovadora adotada no motor EA211 1.0l é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível. Para o controle de circulação, o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.



Partida a frio sem tanque auxiliar

Outra novidade do EA211 1.0l é o fato de ser o primeiro motor flexível do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. O etanol é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C e se o teor de etanol na mistura for alto. Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0l BlueMotion utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto.

41 Comentários

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  1. De longe o melhor motor 1.0L produzido e vendido no Brasil.

    E ainda mostrou para a Hyundai como se faz motor 1.0L de três cilindros que preste, visto que aquele do HB20 bebe igual ou mais que os de 4 cilindros.

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    1. Você é famboy demais da volks, desencanta do jetta
      pede pra volks colocar esse motor de geladeira na kombi e pede pra ela voltar

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    2. "Motor de geladeira" 1.0 de três cilindros que tem quase a mesma potência do motor 1.4 da Fiat.

      A Fiat deveria tentar começar a fazer pizza, ou macarronada, porque carro tá difícil...kkkkk

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    3. Aiaiai... Esse Carlos é fanático por demais.

      Só vamos poder afirmar que o motor é realmente bom quando estiver NAS MÃOS DOS CONSUMIDORES e, mesmo assim, só depois de rodarem bastante. Se não me engano, alguns EA-211 que iam montados nos Fox exportados para a Europa (aliás, àqueles fabricados até 2008 eram uma VERGONHA) deram problemas de durabilidade... Resta saber se a VW resolveu esses problemas de vez.

      O Carlos mete o pau na Fiat (e eu também), mas o Fiasa 1.0 é um motor bem resistente... Já vi Mille ELX 95 com 500.000 km SEM ABRIR O MOTOR. Fumando pra cacete, mas andando ainda.

      E tem muitos motores que os APzeiros de plantão adoram meter o pau, mas são tão resistentes quanto... CHT por exemplo, é um bom motor, bem robusto e com MAIS TORQUE do que o "todo poderoso" AP-1600.

      Desencana, pô... Motor bom não é só a VW que faz.

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    4. EA211 no Fox antigo? An??
      O fox usava um EA111 3cc 1.2 de 6 válvulas.. Esse EA211 foi lançado no Up em 2011. Desculpe, mas sua afirmação nao tem fundamentos.

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    5. Depois que o carlos que me disse que o motor do golf e a suspensão dele são melhores que a do focus, perdi completamente o respeito!

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    6. Ao Anônimo:

      Ah, não era o mesmo motor?

      Não lembro direito onde li, mas dizia que esse motor do Fox exportação para a Europa era da mesma família. Se não for, retiro o que disse...

      E não tem fundamentos questionar a durabilidade de um motor? Você por algum acaso já comprou um carro com ele e rodou bastante para ver se aguenta o tranco?

      A VW ultimamente não tá com fama muito boa nos motores... E o recall dos 400.000 carros que deram problemas nisso?

      Mais do que natural questionar a durabilidade dessa nova linha de motores, concorda?

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    7. Ah, e complementando... Onde que afirmei que o EA-211 é antigo?

      Aprenda a entender o que lê, Anônimo...

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    8. Adoro os comentários do Carlos! Só fala besteira, mas faz a alegria do blog...

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    9. Tenho um UP 2015 135 mil km e o motor e muinto bom e resistente

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    10. tenho um up 2018, mpi, take up o modelo, até agora só alegria troca do óleo em dia , motor continua ótimo e silencioso com 186482 km rodados ..sou uber., aguenta a porrada.

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  2. Enquanto isso, a pizzaiola dublê de fabricante de carros no Brasil conhecida como FIAT, tem a maior parte de seus carros vendidos com um motor 1.0 de 66 cavalos de quatro cilindros, que anda muito menos que todos os demais motores 1.0 do mercado, e bebe muito mais.

    Detalhe: enquanto o motor 1.0L três cilindros da VW tem 82 cv, o Fire 1.0 da Fiat tem 66 cv!!!! E o motor da Fiat bebe mais.

    Como pode FIAT vende tanto no Brasil fazendo carros de tão baixa qualidade?

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    1. Não dá pra comparar os motores.

      O EA-211 é um projeto mais recente... Portanto, é obrigação ele ser mais eficiente do que o Fire.

      Na minha opinião, esse motor é para se comparar com o 1.0 Hyundai e com o 1.0 Ecoboost (a versão aspirada)...

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    2. Carlos se for para trollar, faça direito. Palio Fire 1.0:
      àlcool 75cv, gasolina 73cv.

      http://www.icarros.com.br/fiat/palio/ficha-tecnica/12499

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    3. Detalhe esse fox motor 1.0 vai custar perto de 40k completp, com esse preço da para comprar um new fiesta 1.5. Porém, esqueci do detalhe que o 1.0 da vw é melhor pq é vw! Hahaha

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    4. E qual carro 1.0 completo que compensa a compra?

      NENHUM. Você fica com um carro caro, manco e beberrão, já que 1.0 mal se arrasta quando carregado e com porta-malas lotado. Com AC ligado, fudeu de vez...

      Aí tem que pisar fundo para conseguir andar e a economia de combustível vai pro saco...

      Eu falo: carro 1.0 é bom, mas BÁSICO. Sem nada pra fazer peso...

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  3. Simples, a Fiat tem um pouco mais de equipamentos que a volks, vendem por preço de tabela (sem ágio), de revenda fácil (alguns) mesmo não tendo qualidade e existem peças no mercado paralelo.
    ou seja brasileiro compra carro pra vender depois.
    SÃO OS MESMOS MOTIVOS QUE FAZEM UMA PESSOA COMPRAR GM E VOLKS.

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  4. Todas as vezes que vejo uma pessoa em um carro novo e popular da vw, quase sempre pepados, da uma do. E na maioria das vezes sao pessoas simplis que dao a vida em um carro. E por isso que pessoas como o Carlos defendem tanto uma marca de veiculos e mais simpliscidade que esperteza.

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    1. Você também parece ser uma pessoa bem simples, nem sabe escrever...

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    2. A mensagem foi escrita no celular. Desculpe os erros de ortografia. Mas, ainda continuo com a mesma opiniao, forte ou nao. E assim que eu vejo. Desculpe se te ofendi. Vai curtir o seu VW e a vida com alegria.
      Abracos.....obs: escrito novamente pelo celular.

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    3. Eu também tenho essa sensação, principalmente no interior, as pessoas compram um gol, fox pratas com medo de arriscar em um HB, March, Ethios, Onix e por ai vai. E, na sua grande maioria são pessoas com baixo salário ou aposentados que dão um peso bem maior na desvalorização e na questão da proximidade das autorizadas. O que não é um erro para quem tem renda baixa e tem um carro nessa perspectiva. Isso é normal e não é demérito. Eu por exemplo estou em uma dúvida desgraçada entre o novo sentra e o novo Corolla. No caso do Sentra o acho mais carro e infinitamente mais seguro, por que é feito para os EUA, porem desvaloriza mais. No caso do novo Corolla também o acho inferior ao novo Sentra (principalmente quando o assunto é segurança) porem mais fácil de vender e com menor desvalorização.Então, acho que principalmente quem não nada no dinheiro deve pensar nessas questões, seja a pessoa simples ou não!

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  5. Deveriam ter colocado esse motor no gol tbem.

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  6. Concordo em numero e grau com o anônimo acima quando disse :
    Brasileiro compra carro pra vender depois.
    SÃO OS MESMOS MOTIVOS QUE FAZEM UMA PESSOA COMPRAR GM E VOLKS.
    Perfeita colocação.

    Agmar.

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    1. Que carros e de que marcas devem comprar?

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  7. Quem compra carro pensando em revender deveria trocar o tipo de "investimento". Não compram apartamentos, porque a VW não faz imóveis ainda.

    Motor 1.0 Fiat de 66cv é só no Mille. O Palio, desde 2009, tem um Fire de 73/75cv e que por sinal aguenta muito mais o tranco que os VW.

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    1. Então, Vinícius. As pessoas deve blog deveriam parar de usar esse tipo de argumentação: vou comprar marca X porque desvalorizou apenas 9% enquanto a marca y desvalorizou 11%.. Quando essa diferença é astronômica acho válido a discussão, mas quando não é, passa a ideia que a pessoa é sim um fã da marca X ou uma pessoa pobre de espirito ou coloca em um carro novo sua vida!!

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    2. O Carlos é um bom exemplo..

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    3. O problema é que não respeitam opinião da galera e acham que tudo que falam é lei aqui no blog. Não dá..

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    4. Eu considero o Rocam 1.0 da Ford um bom motor, melhor do que o Fire e o EA-111 1.0, mais "liso" de funcionamento quando se usa álcool e bem resistente também...

      Como disse antes, não é só a VW que faz bons motores...

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    5. O 1.0 da Fiat é péssimo, o desempenho é ridículo! O Palio 1.0 faz 0-100 em 19s e bebe mais que o Gol. Até o Novo Uno, que é leve e pequeno, anda menos e consome mais que o Gol. Qualquer um pode atestar facilmente isso, basta dirigir esses veículos. Quem não quiser, basta apenas observar qualquer teste de imprensa, o Uno 1.0 faz 0-100 em 18s e bebe bem. Recentemente teve até uma avaliação no Carplace onde Gol enfrentou Uno e ganhou de lavada. Foi visto que o Uno, mesmo sendo menor e mais leve, bebe mais e anda muito menos. No Palio esse 1.0 tem mais dificuldades ainda, pois o Palio é bem mais pesado que o Uno.

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  8. O Fox BlueMotion é o primeiro carro da VW com essa motorização 1.0 12V e já foi testado pelo pessoal do NA.

    O motor tem suas qualidades, no entanto, vibra mais do que o desejado e como todo 4 válvulas por cilindro, perde força até 2.500 rpm, mesmo com comando variável e bloco de alumínio. Isso ficou claro no teste prático do carro.

    O Fox BlueMotion 1.0 completo está sendo vendido por R$42K e a conclusão do NA após o teste foi bastante óbvia: "por melhor que ele seja, pagar demais para economizar não faz sentido".

    Eu achei o preço um absurdo, mas entrei no site da VW, fiz uma simulação, e o preço é esse mesmo, na cor metálica. Dá para acreditar?

    No dia em que a VW colocar esse motor moderno 1.0 12V em carros compactos como o Gol, Fox e Voyage e VENDER POR PREÇOS JUSTOS, talvez o consumidor comece a ter alguma vantagem.

    Até lá, falando apenas em carros 1.0, existem opções mais interessantes no mercado como o HB20 1.0 Comfort Plus com áudio (R$36,3K) ou até o Etios XS 1.3 (R$35K). Muitos carros com motorização maior como o Onix LT 1.4 (R$41K) e o New Fiesta S 1.5 (R$41K) também custam mais barato que esse Fox BleMotion 1.0 (R$42k).

    Com relação aos fogos de artifício pela chegada desse novo motor 1.0 12V, seria interessante um pouco mais de cautela, até porque o histórico recente da VW com motores no Brasil não é dos mais animadores.

    Um bom exemplo disso são os brasileiros que tiveram o azar de comprar um Gol, Fox ou Voyage daquela série defeituosa de mais de 400.000 motores, sujeita a desgaste prematuro e com garantia acabando em 2013.

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/regra-de-tres-fox-bluemotion-perde-um-cilindro-para-ganhar-em-economia/

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    1. A curva de torque desse motor é bem plana e não perde força antes das 2500rpm, apenas não está com força total, porém 85% do torque está disponível em 2000rpm. O torque dele aparece antes dos 1.0 8v do nosso mercado, além disso, o consumo é bem melhor que os concorrentes, inclusive que o HB20 1.0, conforme todos os testes realizados pela imprensa especializada.


      O Bob Sharp avaliou e até gravou um vídeo com o Fox bluemotion e considerou o veículo bem mais esperto que outros 1.0 do mercado desde baixas rotações, inclusive bem mais que o próprio tec 8v de outrora. A Car and Driver também ressaltou o bom torque em baixa rotação, bem melhor que com o 8v utilizado anteriormente, também foi citado o bom silêncio a bordo. A Quatro Rodas confirmou também o bom comportamento em baixos giros e o silêncio a bordo. Ainda foi citado que o Fox, mesmo mais pesado que o HB20, andou igual e consumiu muito menos.

      http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/07/fox-bluemotion-10-no-uso.html


      O interessante desse motor é que seu torque aparece antes do que qualquer outro 1.0 do mercado(2000rpm = 85% do torque, 3000rpm = torque máximo), além de ser o 1.0 mais econômico da categoria.

      Porém, eu CONCORDO que o preço está muito salgado, mesmo sabendo que vem com vários itens não encontrados em um Onix 1.4 LT(espaço interno bom, acabamento de qualidade, bancos corrediços, repetidores de seta nos retrovisores, 3 encostos de cabeça traseiros, controles no volante), não vale a pena pelo que se pede na tabela, mas conseguindo um desconto é possível ser um bom negócio. O comprador levará um veículo melhor acabado, com espaço interno superior, mais econômico e com algumas coisas não encontradas nos concorrentes citados. Os tempos de retomadas do Fox Bluemotion 1.0 foram idênticos aos tempos de retomadas do Etios 1.3 na Quatro Rodas, o consumo foi melhor e o 0-100 foi 2,2s mais lento(12,8s ante 15s).

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  9. tanta ladainha a pergunta e não vai fundir como os outros motores nhe ?? dona VW e na ora que a casa caiu vc pulo fora do recall meu amigo que compro um gol g 5 acho que foi a pior besteira da vida dele que assistência que ele teve? isso ai todo mundo já esqueceu?? bando d hipocrisias.. eu não quero e nem vou gastar meio dinheiro com essas escolas de samba..

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  10. Será que aprenderam a fazer um novo motor,ou é a msm coisa que eram os motores do gol ou parati turbo 1.0 16v que só davam problema,tanto é que quase não se ve muitos gol turbos rodando,devem estar tudo na oficina.

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  11. hahahahaha... como dou risada... post repetido e o Carlos falando que é o melhor motor do mundo... deve ser mesmo.. a Ferrari que se cuide!!

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  12. Não é o melhor motor do universo, mas pro Brasil ta de bom tamanho. Esse papo que o 3 cilindros vibra é verdade, porem e silencioso e não é exclusividade VW.

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  13. Quantos motores a volks tem mesmo ? 1.0 e 1.6 só isso é muito pouco infelizmente os engenheiros da volks não são tão inteligentes pois no teste de colisão frontal o g5 não supera o palio 96 cade sua tecnologia a caixa do estepe é a mesma do gol quadrado até hoje e porque eles não lançam o motor 1.4 da kombi no gol quem sabe ela consegue competir com o palio e a strada .

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  14. Ficam essas "brigas" pra defender uma ou outra montadora. Acredito que no Brasil nenhum consumidor é respeitado. Os carros fabricados aqui não entram de forma alguma sem modificações
    em países da Europa ou nos USA. Precisamos de carros seguros e com preços mais acessíveis e acredito que nenhuma montadora anda fazendo isso aqui no Brasil.

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  15. SEM PALAVRAs. Motor MUITO bom, comprei meu carro ano passado um gol Track 2018, com esse motor, o meu carro anda demais. deixa muito neguinho perguntando se ele é mexido, Porque o ronco é lindo.. Parabéns a VW!! Meu carro já esta com 40.000km e só alegria.

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    1. 1.0 está andando muito bem, acompanha tranquilo o 1.4 na estrada

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  16. Tenho um up mpi 3 cilindros, está com 82 mil rodados e bateu o motor, desde os 70 mil ele começou com um barulho que mecânico não identificava de onde vinha o barulho, as revisões foram feitas na concessionária até 70 mil, e com 82 o motor bateu. Não recomendo de forma alguma, carro descartável.

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