A Suzuki do Brasil lança o seu primeiro produto fabricado em solo nacional. Trata-se do jipe Jimny, que é fabricado na planta que a empresa mantém no Estado de Goiás, e já está disponível nas 54 concessionárias da marca.
O Suzuki Jimny foi escolhido pela Suzuki para inaugurar sua linha de produtos brasileira pois é um carro preparado para enfrentar os mais adversos pisos, graças a uma combinação de estrutura formada por carroceria sobre chassi, tração 4x4 com reduzida,construção modular e suspensão por eixos trilink - características usadas predominantemente em veículos militares.
Em termos dimensionais, temos uma curta distância entre-eixos de 2.250mm, comprimento de 3,675 metros (13 cm menor que um Ford KA), 1,60 metros de largura, 1,705 metros de altura. O peso é de apenas 1060 Kg. O ângulo de ataque frontal é de 45º, e o ângulo de saída traseiro é de 51º.
Além disso, o Jimny dispõe de engate gerenciado eletronicamente, e a tração pode ser comutada de 4x2 para 4x4 on the fly, com o carro em movimento em velocidades de até 100 km/h. O motor é um quatro cilindros 1.3 16V com 85 cavalos de potência e 11,2 Kgfm de torque, acoplado a uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades. (No Japão há uma opção à diesel e uma caixa automática, mas não há planos de oferecer estas versões em um primeiro momento).
As capacidades off-road do Jimny vêm sendo aperfeiçoadas desde o lançamento da primeira geração, no Japão, em 1970, e desde então o modelo tem sido um sucesso no mercado asiático e europeu. O modelo brasileiro tem capacidade de superar terrenos com alagamento de até 1 (um) metro altura, mas existem vídeos na Internet que mostram o carro superando alagamentos de até 1,60 metros.
Dessa forma, o Suzuki Jimny se posiciona em um segmento de mercado único, visto que na sua faixa de preços, entre R$ 56.000 e R$ 62.000 reais, não há modelos com as credenciais verdadeiramente off-road para enfrentar pisos ruins. Além disso, em função de suas dimensões reduzidas, o Jimny adequada-se ao uso em trânsito urbano também.
No interior, o Jimny fabricado no Brasil se apresenta com um acabamento com boa montagem de peças, ar-condicionado, sistema de som com conectividade Bluetooth e leitor de MP3, tomada de 12V, direção com assistência hidráulica progressiva, inúmeros porta-objetos, travas elétricas acionadas por comando keyless, rodas de liga-leve e revestimento dos bancos embossed (prensado), além de sistema ISOFIX para cadeiras de crianças. O espaço interno é adequado para quatro pessoas.
Em termos comerciais, seus preços variam de R$ 56.000 reais a R$ 62.000 reais, e é vendido com garantia de 3 anos, e um sistema de seguro específico feito em parceria entre a Suzuki do Brasil e a Ace, de modo que, em média, o preço de seguro do Jimny fica em torno de R$ 2.200 reais.
A montadora também estabelece um valor fixo de revisões para o Jimny, que devem ocorrer a cada 6 meses ou 10.000 Km, sendo que o valor da primeira é de R$ 450 reais.
O Suzuki Jimny é vendido em 4 versões de acabamento: Jimny 4All, destinado ao uso em cidade, mas que permite um off-road no final de semana, graças a tração reduzida. Depois temos o Jimny 4Sun, que tem como diferencial um teto-solar de fabricação alemã, de acionamento elétrico e com duas posições de memoria. O modelo topo é o Jimny 4Sport, com pneus mud (para uso mais radical), snorkel, engate traseiro (de encaixar - de bola ou gancho), ghincho. Na frente, tem a opção de um gancho na dianteira, o que permite montar a bola na dianteira, facilitando a manobra de carretas em locais como represas e etc.
Para o público corporativo há o Susuki Jimny 4Work, com agilidade para cidade e durabilidade para trabalho: ele é indicado para o cliente que usa o carro como meio de trabalho. Esta versão não vem com pneus MUD, não tem carpete, o interior é lavável e há a possibilidade de customização.
Quem não conhece o Suzuki Jimny fica realmente impressionado com a capacidade off-road apresentada pelo modelo. A combinação de uso de características técnicas de veículos militares, tração 4x4 com reduzida, pequenas dimensões, inclusive na largura, e bons ângulos de ataque de entrada e saída permitem ao jipe encarar trilhas off-road só acessíveis com modelos bem mais caros.
No evento que a Suzuki do Brasil fez em Campos do Jordão, o Jimny enfrentou uma trilha verdadeiramente difícil, e se saiu com desenvoltura das situações mais adversas. É realmente impressionante a capacidade do carro de superar valas, troncos e rampas de barro.
Quem quiser conhecer ao vivo às características do Jimny, a Suzuki mantém na cidade de Campos do Jordão um local denominado Suzuki Jimny Experience, onde os interessados na aquisição do carro podem fazer um test-drive verdadeiramente off-road, por diversas trilhas na região.
O Suzuki Jimny é um modelo até então pouco conhecido no Brasil, e, com suas dimensões reduzidas, em geral, passa despercebido nas cidades, sobretudo no que respeita suas reais e impressionantes capacidades off-road. É importante considerar que na sua faixa de preço - R$ 56 a R$ 62 mil - o mercado brasileiro só oferece modelos "off-road" de mentirinha, como CrossFox, HB20X e Gol Rallye, que nem de perto apresentam a disposição do Suzuki para encarar piso ruim.
Não sabia que esse jipinho tinha 4x4..achava que era outro modelo "poser". Interessante esse carro, mas o preço de R$ 56k para um modelo pequeno ainda é elevado.
ResponderExcluirQue bela matéria, parabéns e concordo d+. Falar que Gol Rallye, HB20X, Ford ka Trail, CrossFox são off-road??? piada né. Eles colocam um quebra-mato, elavam um pouco a suspensão e dizem: esta pronto o fora de estrada. "comprem trouxas".
ResponderExcluirAgmar.
O CrossFox, Gol Rallye e HB20X não têm a capacidade off-road do Jimny, concordo, mas são mais adequados ao uso urbano, em pisos ruins, que é aonde a maioria das pessoas anda com o seus "aventureiros".
ResponderExcluirNão sabia que o Jimny era fabricado no Brasil, foi uma surpresa para mim esta informação.
Agora, para quem precisa ou quer andar em trilhas, os "aventureiros" como HB20X não servem mesmo, aí é melhor andar com um carro desse.
Nada disso, o melhor é o Gol Rallye! Será que a VW não pensa em fazer um Jetta Rallye?
ExcluirFica dica!
Carrinho mais feio,parece até aqueles jipes da década de 80,e o interior pior que o do uno mille,por isso que os utilitários esportivos aqui no Brasil nadam de braçada,com mais tecnologia e tração 4por4 com mais recurso e sistemas mais atual,ex vw tiguan,hyundai santa fé,e mitsubishi asx.
ResponderExcluirSó que esses aí são no mínimo o dobro do preço do Jimny...
ExcluirO triplo do preço.
ExcluirE o interior do Jimny é show!!!
56k é o preço de uma eco de entrada... dúvido chegar na porteira enquanto o Jimny chega onde você quer. (E eu tenho um Eco, sei o que é possível fazer com ela).
Excluirprojeto do fim dos anos 90
ExcluirEstes asx,tiguan, Santa de, não presta para trilha.
ExcluirSegundo o Fabio o Gol rallylixo é melhor kkkk
ResponderExcluirgostei do jipinho o problema e que não tem airbag nem abs nem como opcional !!!!!!
ResponderExcluirA partir de 2014 vai ter!
ExcluirParece ser legal o jipinho,preço de uma strada Adventure,mas onde esta na reportagem as informações sobre motor,desempenho,consumo,etc!?
ResponderExcluirÉ movido a gasolina,flex ou diesel?
eu tenho um jimny cara e sinto t fala, vc nao manja nd! e um puta carro! encara oq nenhum desses aventureiros ai encara, ja tive eco em casa, 3 fiat strada sendo 2 adventure, crossfox e nenhum chega aos pes do jimny em aventura, so chegam junto se forem arrastados pelo jimny! vai aprende oq e jipe p depois vim dar opiniao!
ExcluirJipinho ridículo, se for pra comprar um nojo desses que não guenta off road de verdade é melhor comprar uma Strada Adventure ou uma Saveiro Cross que são mais bonitas e mais baratas, piada hen Suzuki...
ResponderExcluirTá falando bobagem. Esse jipe é 4x4 com reduzida. Quando Saveiro e Strada tiverem isso dá para comparar. Esse Jimny tem capacidade real de off-road. Saveiro, Strada e demais "aventureiros" de mentirinha não.
ExcluirO preço é caro, mas paga-se pelo tipo de carro, com carroceria sobre chassi, isso é quase um tanque.
Dá uma olhada no vídeo que tem no meio da reportagem e ve se algum dos "aventureiros" do mercado brasileiro consegue fazer o que faz esse jipe.
Excluirridículo é você que faz comentários sem saber nada sobre o jimny, muito menos SOBRE a Suzuki...deixa de ser IMBECIL !!!!
ExcluirTo acostumado a andar em estrada de chão aqui no Mato Grosso isso eu falo com propriedade esse estado honra o nome que tem. Com carro comum ou os famosos altinhos vc vai freqüentar a oficina algumas vezes durante o ano, é pneu, é roda, alinhamento, balanceamento, torno, pára-choque e etc. na época da chuva então se vai ficar muito feliz quando ouvir o barulho do trator que vem vindo te puxar, a esse serviço é pago tbém. Com um jipe isso vira passado mas, é outra categoria mesmo cada um no seu quadrado. Conclusão seja a onde vc estiver, vai viajar em estrada de chão bom mesmo é de 4x4.
ResponderExcluirPegaria um troller semi novo por esse preço.
ResponderExcluirNão sei se só foi eu que observei isso,mas esse carro tem muitos plasticos para se usar fora de estradas,ou em trilhas por ex,acho que em pouco tempo esses plasticos principalmente em volta das caixas de rodas podem se soltar pois dão aparencia de frageis,e os para choques tinham que ser de ferro ou metal,pois de plastico além de riscar com facilidade,parecem ser frageis tbem,e será que aguenta colocar um guincho e rebocar outro carro em trilhas,agora qto a airbag e abs neste tipo de carro acho indispensável,pois depender de onde se anda com o jipe o air bag dependendo do impacto pode se inflar acidentalmente.E por isso ainda prefiro o troller,acho mais robusto.
ResponderExcluircompanheiros de blog, na boa, eu com essa grana sou mais esse suzuki do que o ecosport. podem criticar o que quiser....mas pra aguentar mesmo a pauleira mesmo com motor, acabamento e segurança inferior, na minha opiniao sou mais esse off road de verdade do que essas farsas enganativas de eco, duster, crossfox e familia fiat adventure.
ResponderExcluirLembrando que gosto é gosto, o eco e o duster sao mais "presença" é claro...mas pras pessoas que nao ligam pra status e sim utilidade, praticidade e razao um troller ou esse suzuki fazem jus ao nome off road.
ExcluirFalô e disse, tb concordo
Excluircara o eco e o dustes sao mais modernos mesmo e tem um charme diferente, de carro mais luxuoso, porem o jimny chama mta atenção, principalmente o 4sun q nem o meu, mta mulher qubre pescoço p acompanha, garanto!!
ExcluirApaixonei nesse suzuki. É antiquado e ultrapassado sim, mas pra mim muito melhor do que essas tralhas nacionais que as montadoras dizem ser off-roads.
ResponderExcluirpossuem ABS e Airbaig?
ResponderExcluirDo jeito que andam as estradas no nosso país, o pessoal das capitais precisará de jipe e o pessoal do interior de helicópteros.
ResponderExcluirA minha cidade parece a lua, cheia de crateras.
Revisão cara e semestral, heim? Daí não dá...
ResponderExcluirNa verdade ele custa 61,900,00 ;... e o top com pneus mud banco couro estribo alarme trava step inso film reboque extra 65,000,00
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou só esperando pelo ABS e Airbags para comprar um 4Sport. Vai ser o segundo carro da família para a cidade e diversão nas trilhas dos fim-de-semana.
ResponderExcluirVou ter que esperar mais um pouquinho...
Pelo amor de Deus!!!!!!!!
ExcluirEsperando freios ABS e airbag?????
Tens certeza????????????
Veiculos fora de estrada não são obrigados por lei a ter air bag
Ninguém quer ABS na trilha, e muito menos airbag.
Já imaginou forçando na subida ou na descida de um barranco ou escorrengando de frente em um mourão de cerca ou uma árvore e estourando o airbag no mato, longe de tudo?
Na página global da Suzuki tem as especificações do modelo vendido lá fora Jimny Specifications Global Suzuki, e em lugar nenhum fala de ABS, e sim que vem equipado com freios a disco grandes na frente para segurar bem o carro e tem uma válvula de segurança chamada de LSPV que tem a função de perceber a carga de frenagem e evitar que as rodas traseiras travem.
A lei (ref. Airbag e ABS) exclui veiculos off-road como Stark, Marruá, Defender, Jimny, Troller, etc.
Há exceção. O Jeep Wrangler vem equipado com estes itens, mas é muito difícil encontrá-lo nas trilhas. Deve ser para atender os aventureiros urbanos pois a maioria vem também com câmbio automático e preço salgado e apimentado, bem temperado. USA gosta de nos fazer de bobos.
Até dá para aceitar airbag e ABS nos modelos 4ALL e 4SUN para pessoas que querem se aventurar na cidade, mas o freio ABS e o airbag em um verdadeiro fora de estrada como o 4SPORT e o 4WORK seria bem estúpido.
Na trilha os dois só servem para causar uma tragédia.
Aliás, a Fábrica me informou (Ligue 0800 770 3380) que em 2014 o mod. 4ALL deverá ser equipado com airbag e ABS para atender os aventureiros urbanos.
Compre um SX4 ou um SUV para sentir as emoções de dirigir um 4x4, mas se você for em uma trilha, seria prudente desligá-los.
Desculpe Anônimo(1), mas procure se informar mais sobre o Jipe, antes de falar besteira pacas.
ResponderExcluirVc quer um carro maquiado ou um Jipe de verdade??
Tenho um Jimny HR 2010 e o Jipe é show. Moro em São Paulo e anda bem tanto na cidade quanto em buraqueiras. Na estrada ele é limitado sim, por ser um Jipe, mas andando até 120km vai tranquilo. Se quer mais conforto ou andar mais rápido, compre um carro.
Já fui para o Ceará, Lençóis Maranhenses, Uruguai, e protendo ir para o Ushuaya na minha próxima trip, eu garanto que o carro não deixa na mão.
Tem suas limitações como espaço interno, capacidade do tanque de gasolinha, mas tudo é questão de se adaptar com que tem. Gosto muito dele, acho bonito, e muito prático, fácil manutenção e não quebra. Gosto é gosto e não se discute.
Obs: Sim, muito provável que terá ABS e Airbag em 2014 pelo o que esta saindo na mídia. Se o vendedor fala que não vai sair com ABS e airbas em 2014 é por que ele quer quimar o estoque de 2013 que esta parado. Os modelos Japoneses e Europeus tem. Conheço muita gente que esta esperando sair estes intens, para comprar um. Se não sair a Suzuki esta vacilando!!!
Eu estou nesta fila. Só estou esperando a fabricação com ABS e Air Bag e vou buscar o meu Suzuki 4Sport isso é certo!
ExcluirEsse mini SUV (kei car) é fera!!
Querer comparar o Jimny com Ecosport, Duster, Crossfox, HB20x, Fiat Adventure ou outros veículos fantasiados de Offroad, construídos para o asfalto é covardia. Sem chance!!
Esse "jipinho" merece comparações com o Troller, Jeep, Land Rover, Engesa, Toyota. Verdadeiros offroads. Agumas fotos do Suzuki em ação no Suzuki Fest 2010: http://www.4x4offroads.com/suzuki-fest-2010.html Abs
estou só esperando sair air-bag e abs pra comprar o meu!
ResponderExcluirTenho um Suzuki Samurai 92 e uma Palio Adventure 2010! Acabei de comprar um Jimny, pois o meu Samurai velhinho, é show de bola! Não vendo, não troco e nem empresto! Esses jipinhos são tudo de bom! Não aguentei esperar 2014! Aff!
ResponderExcluirPode até ser que a Suzuki instale ABS e air bag nos modelos 4SPORT e 4WORK.
ResponderExcluirA Fábrica me informou (Ligue 0800 770 3380) que em 2014 somente o mod. 4ALL deverá ser equipado com airbag e ABS para atender os aventureiros urbanos.
Estão nos empurrando mais uma, apesar das Resoluções CONTRAN e normas ABNT nº 311 (Air bag) no Art. 4º (Estão dispensados do atendimento aos requisitos desta Resolução os veículos fora-de-estrada (off road), os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da ABNT e os de uso bélico.) e nº 312 (freio ABS) no art. 6º (Ficam dispensados do cumprimento dos requisitos desta Resolução os veículos de uso bélico e os fora-de-estrada).
É complicado, pois acho que isso tudo, se acontecer será por decisão das próprias fábricas para aumentar o preço final dos veículos.
Acho que consumidor brasileiro está confundindo tudo comparando o Jimny com SUV’s (veículos utilitários esportivos), Hatchs mascarados e Pick-ups.
O pessoal que utiliza mesmo os veiculos off road (fora de estrada) entram em alagados com profundidade de aprox. 80 cm. e não somente rebocam, mas às vezes empurram com o próprio para choques, batem de frente em troncos e pedras.
Tudo bem. Uma empresa de reflorestamento, mineradora, etc., ou um particular que roda em terreno ruim pode até trocar os freios e anular o air bag.
A Tac Stark já está desenvolvendo em conjunto com a Bosh um freio ABS blindado para instalar em seu veículo para atender consumidores que não dispensam estes dois equipamentos de segurança.
Não posso andar com meu fora-de-estrada do mesmo
modo que ando com meu carro de passeio, pois as configurações são completamente diferentes, a começar pelos pneus MUD.
Até dá para aceitar airbag e ABS nos modelos 4ALL e 4SUN para pessoas que querem se aventurar na cidade, mas o freio ABS e o airbag em um verdadeiro fora de estrada como o 4SPORT e o 4WORK seria bem esquisito.
Pegar um Hatch 4x2 e mascarar com quebra-mato, estepe externo, parafusinhos e rebites aparentes e chamar de cross para enfiar no consumidor até dá para entender.
Não dá para entender porque certos consumidores querem um jipe com airbag e ABS.
Tudo vai depender da maioria dos consumidores brasileiros. Se a força for muita as fabricas vão socar veículos fora de estrada com estes equipamentos nos consumidores e entupir o mercado com jipes rodando pelas cidades e estradas, aí nem ABS nem air bag vão salvar os motoristas, na maioria barbeiros e imprudentes) acostumados a dirigir carros de passeio.
Afinal, estamos no Brasil.
FUI A CONCESSIONÁRIA E O JIMMY JÁ TEM AIRBAG E ABS. CONTUDO AUMENTO R$ 2000,00
ResponderExcluirFoi o que paguei no meu.
Excluirninguém falou sobre o consumo do jimny!!
ResponderExcluirestou esperando lançarem a versão com câmbio automático para comprar o meu! Acho lindo!!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.