O Audi A3 Sedan chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2014, importado da Alemanha Hungria (onde é fabricado), para posicionar a Audi no segmento de sedãs médios premium, nicho de mercado que contará em breve com o Mercedes-Benz CLA. Aliás, o termo "médio" é adequado, visto que o carro da Audi ostenta um comprimento de 4,46 metros e uma distância entre eixos são 2,64 metros.
Em termos comparativos, o Honda Civic, por exemplo, mede 4,52 metros e tem distância entre eixos de 2,66 metros. Entretanto, o sedã alemão tem um alvo diferenciado, sobretudo em termos de preço, graças à sua tecnologia, acabamento e qualidades dinâmicas - que o distanciam dos tradicionais sedãs médios do mercado brasileiro.
Estilo
Se o estilo do A3 hatch já agrada, o Sedan empolga, com sua traseira curta, spoiler na tampa do porta-malas e lanternas horizontais que emprestam ao carro um visual bastante esportivo. Na lateral temos vincos sutis, que buscam ressaltar as formas da carroceria, que também adota a caída do teto em formato de cupê.
Preços
Os preços do Audi A3 Sedan no Brasil não estão definidos, mas se for mantida a proporção observada na Europa, no Brasil teríamos seus preços variando entre R$ 103 mil reais (A3 Sedan 1.4 TSI) e R$ 135 mil reais (Audi A3 Sedan 1.8T), ou seja, uma versão mais barata e outra mais cara que o seu concorrente da Mercedes-Benz, no caso, o CLA.
Interior
O interior do Audi A3 Sedan mantém o mesmo painel dos modelos Sport e Sportback, mas conta com maior espaço interno. O porta-malas, por exemplo, tem 425 litros de capacidade, 45 litros a mais que o Sportback e 60 litros a mais que o Sport, mas é menor que o do Civic, por exemplo, que ostenta 449 litros.
O acabamento, como é tradicional nos carros da Audi, beira a perfeição, mas o carro ainda fica devendo um pouco mais de espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro, que sofrem também com um túnel central elevado - que acaba fazendo com que, na prática, a posição central seja usada por crianças, apenas. É importante considerar que, neste aspecto, o A3 Sedan é melhor que o Mercedes-Benz CLA.
O painel tem um visual minimalista, com ergonomia perfeita, e conta com tela retrátil de sete polegadas com interface sensível ao toque, que acessa a Internet por meio de conexão 3G e incluem um sistema de navegação baseado no Google Street View.
Motor
A Audi ainda está definindo os motores que virão para o Brasil. Entretanto, caso seja mantida a política das versões hatch, teremos o 1.4 TSFI de 140 cv e torque de 25,5 kgfm, que permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir uma velocidade máxima máxima de 217 km/h, e mesmo assim apresentar consumo médio de 21,3 Km/l, sempre com muito conforto graças ao câmbio S-tronic, de dupla embreagem e sete marchas.
Quem precisar de mais potência, pode optar pelo 1.8 TSFI, com 180 cavalos e o mesmo torque de 25,5 kgfm do 1.4, já disponível já a 1.250 rpm. Neste caso, aceleração de 0 a 100 Km/h em 7,3 segundos e máxima de 235 km/h.
Esse conjunto motriz impulsiona uma carroceria assentada sobre o chão por meio de um conjunto de suspensão independente nas quatro rodas, fourlink na traseira. Opcionalmente, pode ser incorporado o sistema Magnetic Ride, que altera o nível de firmeza da suspensão, e pode, inclusive, frear o carro automaticamente, caso o carro esteja abaixo de 30 Km/h, caso detecte um obstáculo.
Fabricação no Brasil
A Audi lançou o A3 Sedan sobretudo para os mercados dos EUA e da China. Entretanto, a empresa ainda estuda a viabilidade de fabricação do Audi A3 Hatch no Brasil, na fábrica da VW no estado do Paraná, na mesma linha do Golf 7. Caso a produção do A3 seja viabilizada, o sedan naturalmente seria incorporado. A decisão pode sair nos próximos meses, mas, mesmo assim, a produção só iniciaria, na melhor das hipóteses, em 2015.
Cara esse A3 sedan é muito bonito, mais ele não é feito na Alemanha, ele é feito na Hungria
ResponderExcluiro problema e o preço não onde e feito. acho que a audi perdeu a noção 135mil e praticamente um a4 e o mesmo caso da mercedes CLA que e mais cara que a classe C as versões mais "simples" estão ficando absurdamente caras e fracas motor 1.4 !!! num carro de cento e tantos mil tá doido.
ResponderExcluirO carro é lindo, só externamente pq internamente... O foda é que ele não vale o cobram nunca!
ResponderExcluirqual o preço do seguro e das revisões que devem ser de seis em seis meses?
ResponderExcluirÉ UM ABSURDO O PREÇO DAS REVISÕES NA AUDI DO RIO DE JANEIRO, É UM ROUBO
ResponderExcluirComo no Município do Rio de Janeiro temos apenas uma concessionária, a primeira revisão eles cobram 900,00, depois de seis meses vai para 1.900,00. É uma vergonha...
ResponderExcluirNO Rio a concessionária mete a mão nas revisões
ResponderExcluirMoro no Rio e estou namorando um A3. Porém o fato da revisão ser apenas em botafogo, preço da revisão e do seguro estão me fazendo pensar muito nessa questão. Sendo o caso, fico mesmo com o novo fusca 2015... =/
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.