A Fiat do Brasil lança do a linha 2014 do Fiat 500 com uma novidade: o motor MultiAir, que equipa as versões mais sofisticadas, agora é Flex.
Entre os itens que equipam o Fiat 500 - carro que chega ao Brasil importado do México - destacamos: ESS (sinalização de frenagem de emergência), freios com sistema ABS e EBD, ASR (controle de tração), ESP (controle de estabilidade), Hill Holder, Isofix e até sete air bags (dependendo da versão).
Motor MultiAir Flexível
O motor MultiAir é uma unidade 1.4 16V Flex que agora equipa as versões Sport Air e Cabrio Air. Este novo motor foi desenvolvido e calibrado pela equipe de Engenharia Powertrain da Fiat em Betim (MG), com aumento da taxa de compressão (que cresceu em 8%, para 11,7:1) e a nova abordagem em relação à admissão do ar, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão.
Com a taxa de compressão mais alta (11,7:1) para otimizar também a queima do etanol, foram necessárias mudanças em alguns componentes. O novo MultiAir 1.4 16V Flex possui pistões de baixo atrito e, para suportar o uso de etanol, ele traz ainda novas bronzinas e junta do cabeçote, ambas de origem no motor T-Jet. A nova junta de cabeçote é metálica e com multicamadas, que garante a vedação em altas pressões de combustão.
Outra alteração do motor MultiAir Flex foi a adoção do coletor de aspiração com quinto bico injetor para partidas a frio mais eficientes. A pulverização de combustível efetuada ganha em eficiência, pois este injetor de gasolina também é controlado eletronicamente. Se comparado aos sistemas tradicionais, principalmente na dosagem de gasolina na partida, este quinto injetor do MultiAir Flex garante melhor dirigibilidade a frio e menor emissão de poluentes. E, em função do uso do novo coletor, novos chicotes de motor também foram empregados no propulsor.
Outros componentes que são novos em relação ao motor MultiAir gasolina são as velas e os injetores. As velas do propulsor flex possuem características para a nova condição de temperatura a fim de funcionar também com etanol, além de tratamento superficial da rosca da vela para melhor proteção contra corrosão. Enquanto os novos injetores da família EV6P, já validados para outros motores flex, são de maior vazão, característica exigida na queima do etanol. Com as alterações para se tornar flex, o Fiat 500 SportAir chega aos 105 cv de potência e torque máximo de 13,6kgfm com gasolina e 107 cv com torque de 13,8kgfm quando alimentado com 100% de etanol.
Tecnologia MultiAir
O MultiAir é um sistema eletro-hidráulico de acionamento das válvulas, que permite um controle dinâmico e direto do ar admitido pelo motor, controlando também indiretamente a combustão, cilindro a cilindro e ciclo a ciclo. Tudo gerenciado eletronicamente. Graças ao controle da quantidade de ar admitida nos cilindros, o MultiAir oferece como principais benefícios a redução de emissões e de consumo de combustível, aumento de potência máxima e torque, além de melhor resposta dinâmica.
Na maioria do motores, a massa de ar admitida nos cilindros é controlada principalmente pela abertura da válvula tipo borboleta do acelerador e também pela abertura total e constante das válvulas de admissão. No MultiAir, a admissão do ar é mais precisa, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão.
Câmbio
Associado ao motor Multiair, temos um câmbio manual de 5 marchas ou automático sequencial de 6 marchas, em ambos os dados unidades do fabricante AISIN. O câmbio automático sequencial de 6 marchas traz novos ajustes na linha 2014, e mantém as tradicionais funcionalidades do câmbios automáticos como:
- Kick-Down: reduz rapidamente as marchas em caso de retomada;
- Brake Assistant: reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas;
- Sensor Up-Down Slope: para adaptação das marchas do veículo à inclinação;
- Função Cornering: inibe o avanço das marchas em curvas de baixa aderência;
- Função Fast-Off: impede a “subida” de marcha quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador.
O Fiat 500 2014 ainda conta com direção elétrica Dual Drive, com dois modos de direção (normal ou Sport), teto-solar Sky-Dome, até 7 Air bags, Hill Holder - o veículo não desce enquanto o motorista controlar a embreagem corretamente, garantindo uma arrancada fluida e segura.
Ainda no quesito segurança, o carro conta com ESP (Eletronic Stability Program ou controle de estabilidade), ASR (Anti Slip Regulation ou controle de tração)m, sendo este parte integrante do ESP, e que impede que o veículo derrape na partida ou em outras situações.
Novo sistema de áudio ALPINE
O Fiat 500 2014 tem um novo sistema de som composto por rádio/CD/MP3 Alpine associado com dois tweeters, um em cada coluna “A”; dois woofers High Motor Force de neodímio, um em cada porta; dois alto-falantes de longo alcance, um em cada painel posterior; um woofer abaixo do banco dianteiro direito; e amplificador com sete canais de equalização personalizada localizado no porta-malas.
A nova gama 2014 do Fiat 500
Na linha 2014, o novo Fiat 500 está disponível em cinco versões. São duas motorizações e três tipos de câmbio, em três níveis de acabamento. Conheça-as:
- Fiat 500 Cult e Cult Dualogic: motor 1.4 EVO Flex, com 88 cv e torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol)
- Fiat 500 Sport Air , Sport Air Automático e Cabrio Air Automático: Motor MultiAir 1.4 16V Flex com 107 cv e torque de 13,8 kgfm / 3.850 rpm (etanol)
Garantia
O Fiat 500 tem garantia de dois anos. Os preços das versões serão divulgados em agosto.
Apesar de pequeno no tamnho esse carrinho é um gigante!!
ResponderExcluirMuito bom de dirigir! impressiona!
Sim, com certeza. Tive a oportunidade de dirigir um em 2017 e realmente é muito bom de guiar.
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